Parthadan
Pirata Autista Bebado e não um
Diz n'O silmarillion, e acho que isso não é desconhecido da maioria do fórum que Elrond e Elros tiveram, assim como seus pais Eärendil e Elwing, a escolha de qual casa pertenceriam, se seriam Homens ou Elfos.
Sabemos também que Elrond escolheu se juntar aos primogênitos, e seu irmão, Elros aos Humanos.
Mas venho aqui discutir o Dom dos Homens, ou a Maldição dos Homens, como foi chamada pelos Homens do Rei, em Númenor.
N'O Senhor dos Anéis vemos que Arwen, filha de Elrond, decidiu abandonar a vida dos Eldar, e tornar-se mortal, para viver sua vida com Aragorn, o Rei Elessar. E n"O Silmarillion vemos que o motivo da queda de Númenor foi a vontade do povo de Númenor pela imortalidade.
E Isso me pareceu estranho. Pois os filhos de Elrond ainda tiveram a chance de terem para si o Dom dos Homens, e os descendentes de Elros não puderam desistir desse destino.
Por que os descendentes de Elros não puderam desistir dessa dádiva que lhes foi dada por Iluvatar?!
Uma das possibilidades, seria talvez que o povo de Númenor tivesse, naquele momento, muito mais do sangue humano do que do sangue élfico em suas veias. Pois, até onde sei, claro, quem nasce completamente em uma dessas duas casas não tem decisão. Os Elfos estão presos á Terra até o seu fim, e os Homens morrem e seu destino é desconhecido. Talvez por terem agora muito pouco do sangue elfico os Númenorianos não pudessem compartilhar do destino dos primogênitos.
Outra teoria é que, uma vez livres, os espíritos não poderiam se prender mais à terra. explicando-me melhor, os espíritos dos Homens são livres, enquanto os espíritos dos elfos estão presos à Ëa, o mundo, até o seu fim. Talvez, uma vez que os espíritos são liberados dessa união, não possam voltar.
Essa é a minha opinião, e abro esse tópico para que possamos discutir esse assunto, já que não achei nada equivalente em tópicos anteriores, ou que algum texto que ainda não tenha lido me esclareça.
Diz-se entre os elfos que, depois que Eärendil se fora, em busca de sua mulher, Elwing, Mandos falou a respeito de seu destino.
- Pisará um homem mortal em terras imortais, e continuará vivo? - disse ele.
- Para isso foi ele trazido ao mundo – disse, porém, Ulmo. - Diga-me então se ele é
Eärendil, filho de Tuor da linhagem de Hador, ou se é filho de Idril, filha de Turgon, da
Casa élfica de Finwë.
- É indiferente – respondeu Mandos. - Os noldor, que se exilaram pela própria
vontade, não poderão voltar para cá.
Entretanto, no final do debate, Manwë tomou sua decisão.
- Nessa questão, o poder de decidir pertence a mim. O risco ao qual ele se expôs
por amor às Duas Famílias não se abaterá sobre Eärendil, nem sobre Elwing, sua esposa,
que correu o risco por amor a ele. Contudo, eles não voltarão a caminhar entre elfos ou
homens nas Terras de Fora. E esta é minha sentença sobre eles: Eärendil e Elwing, bem
como seus filhos, terão permissão cada um de escolher livremente a que família seus
destinos serão vinculados, e de acordo com que família serão julgados.
(O Silmarillion, Quenta Silmarillion, "Da viagem de Eärendil e da Guerra da Ira", J.R.R.Tolkien)
Sabemos também que Elrond escolheu se juntar aos primogênitos, e seu irmão, Elros aos Humanos.
Na Terra-média, permaneceram também Gil-galad, o Rei Supremo, e com ele
estava Elrond, o meio-elfo, que escolheu, como lhe foi permitido, ser incluído entre os
eldar. Já Elros, seu irmão, preferiu ficar com os homens. E somente por meio desses
irmãos passou para os homens o sangue dos Primogênitos e um traço dos espíritos
divinos que existam antes de Arda. Pois eles eram os filhos de Elwing, filha de Dior, filho
de Luthien, filha de Thingol e Melian; e Eärendil, seu pai.
Era filho de Idril Celebrindal, filha de Turgon de Gondolin.
(O Silmarillion, Quenta Silmarillion, "Da viagem de Eärendil e da Guerra da Ira", J.R.R.Tolkien)
Mas venho aqui discutir o Dom dos Homens, ou a Maldição dos Homens, como foi chamada pelos Homens do Rei, em Númenor.
N'O Senhor dos Anéis vemos que Arwen, filha de Elrond, decidiu abandonar a vida dos Eldar, e tornar-se mortal, para viver sua vida com Aragorn, o Rei Elessar. E n"O Silmarillion vemos que o motivo da queda de Númenor foi a vontade do povo de Númenor pela imortalidade.
E Isso me pareceu estranho. Pois os filhos de Elrond ainda tiveram a chance de terem para si o Dom dos Homens, e os descendentes de Elros não puderam desistir desse destino.
Por que os descendentes de Elros não puderam desistir dessa dádiva que lhes foi dada por Iluvatar?!
Uma das possibilidades, seria talvez que o povo de Númenor tivesse, naquele momento, muito mais do sangue humano do que do sangue élfico em suas veias. Pois, até onde sei, claro, quem nasce completamente em uma dessas duas casas não tem decisão. Os Elfos estão presos á Terra até o seu fim, e os Homens morrem e seu destino é desconhecido. Talvez por terem agora muito pouco do sangue elfico os Númenorianos não pudessem compartilhar do destino dos primogênitos.
Outra teoria é que, uma vez livres, os espíritos não poderiam se prender mais à terra. explicando-me melhor, os espíritos dos Homens são livres, enquanto os espíritos dos elfos estão presos à Ëa, o mundo, até o seu fim. Talvez, uma vez que os espíritos são liberados dessa união, não possam voltar.
Essa é a minha opinião, e abro esse tópico para que possamos discutir esse assunto, já que não achei nada equivalente em tópicos anteriores, ou que algum texto que ainda não tenha lido me esclareça.
Última edição: