OS livros antigos de Ad&d eram um porre. Hoje em dia eu dou uma olhada numa aventura antiga e não consigo passar da segunda pagina. Os boxes eram legais mas tinham muita descrição inútil e a linguagem era enjoada.
Eu pessoalmente prefiro muito mais o estilo dos livros atuais, não por questão de preguiça de ler, mas por simples praticidade e objetividade. Tbm prefiro os materiais de descrição (fluffy) mais como guias de como imaginar um determinado local, npcs, etc, do que como descrições puras mesmo.
Akele post sobre os maneirismo nas tavernas eh um ótimo exemplo de como um material mais descritivo do q regratico pode contribuir pro roleplay, ao inves de uma longa historia dramatica. Aliás, é isso o que eu mais procuro e me interesso quando leio um capítulo de livro que não é de regras, algo tipo um guia que me ajude a interpretar o pc num determinado cenario da forma mais divertida possivel.
Em relação à questão dos livros da WOTC ou não, a WOTC sem dúvidas é a editora que mais produziu material do tipo até agora, desde a vinda da 3ª edição.