padmazangtol
Usuário
O que vc acharam daquela cena em que o Feiticeiro de Angmar no Cerco de Gondor destrói o cajado de Gandalf? uma boa invenção pro filme ou uma aberração?
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
lah feh, vc se confundiu, creio. Não estamos discutindo a quebra do cajado de Saruman (que simbolicamente representa a derrota de Saruman), mas sim desta cena:Uma aberração ..
pois deu a entender que no momento que o cajado de Saruman foi quebrado, ele havia sido derrotado ,"apesar que adorei a cena do cajado dakele traira sendo quebrado", mais não foi isso que aconteceu....
^^
Um outro caso parecido foi com o cajado de Saruman em Isengard, eu não gostei nenhum pouco do "quebrar de cajados" que PJ inventou para os Magos. Poderia ser um pouco diferente.
O Regresso do Rei disse:- Agora, contudo, sob o domínio do Senhor de Barad-dûr, o mais maldito de todos os seus capitães é já senhor das tuas muralhas exteriores - declarou Gandalf. - Rei de Angmar há muito tempo, Bruxo, Espectro do Anel, Senhor dos Nazgûl, uma lança de terror na mão de Sauron, sombra de desespero.
- Nesse caso, Mithrandir, tiveste um adversário à tua altura - replicou Denethor. - Quanto a mim, sei há muito tempo quem é o capitão-mor das hostes da Torre Negra. Foi só para dizeres isso que voltaste? Ou terás porventura retirado por estares em inferioridade?
Pippin tremeu, receoso de que tais palavras fizessem Gandalf explodir numa cólera súbita. Mas os seus receios foram inúteis.
- Assim poderia ser - admitiu Gandalf, brandamente. - Mas a nossa prova de força ainda não chegou. E se as palavras ditas em tempos antigos são verdadeiras, não será por mão de homem que ele cairá e está oculto aos Sábios o castigo que o espera. Seja como for, o Capitão do Desespero ainda não avança.
O Regresso do Rei disse:O Senhor dos NAzgûl entrou, a cavalo: um enorme vulto negro recortado nas chamas dos incêndios, uma forma descomunal transformou-se numa imensa ameaça de desespero. O Senhor dos Nazgûl entrou, passou sob o arco que jamais inimigo algum ultrapassara, e todos fugiram ao ver-lhe o rosto.
Todos menos um. À espera, silencioso e imóvel no espaço fronteiro à Porta, encontrava-se Gandalf, montado em Facho de Sombra, único cavalo livre do mundo capaz de suportar aquele terror, de o suportar imóvel, firme como uma imagem esculpida de Rath Dínen.
- Não podes entrar aqui - disse Gandalf, e a enorme sombra estacou. - Volta para o abismo preparado para ti! Volta! Cai no nada que te espera e ao teu amo. Vai!
O Cavaleiro Negro atirou para trás o capuz e... tinha uma coroa de rei, mas uma coroa que não coroava nenhuma cabeça visível. As labaredas vermelhas brilharam entre a coroa e os largos e negros ombros cobertos pela capa. Da boca invisível irrompeu uma terrível gargalhada.
- Velho tonto! Velho tonto! Esta é a minha hora! Não conheces a Morte quando a vês? Morre agora e pragueja em vão! - E, ao proferir tais palavras, ergueu muito alto a espada, por cuja lâmina correram chamas.
Para não fazermos dos filmes algo tão complexo quanto os livros, esqueçamos o fëa e o hröa. É certo que Pj e sua equipe (ou equipa em Portugal) sabia que Gandalf, o Branco, já não era limitado por um hröa, no entanto, talvez fazê-lo assim tenha sido mais uma licença poética do que falta de conhecimento da natureza do personagem em sua segunda encarnação.Gandalf era um maia! Enquanto foi cinzento, tinha o hröa que o limitava muito, mas quando se tornou branco, limitado apenas pelo seu fána (acho que era esse o nome) Gandalf tinha grandes poderes! E se derrotou um Balrog como cinzento, o que poderia fazer como branco!
Não. A confiança que o Rei Bruxo demonstra no livro é a mesma. Inclusive os diálogos são idênticos, TorUgo. Tudo é praticamente copiado do livro nesta cena em questão, não fosse por esse grande detalhe do cajado. Mas o Rei Bruxo era arrogante mesmo, desafiador e confiante quando o momento mostrava que Gondor e seus comandantes estavam sem reação que pudesse suportar a investida de Mordor.TorUgo disse:Porém, a confiança extrema do Rei dos Bruxos é estranha, pois ele parece pensar ser capaz de derrotar um Maia de Valinor e eu não o acho capaz de tal.
É da versão estendida!![]()
Éomer disse:Deveriam ter botado a tag de spoiler no post então. Mas como é um usuário novo tem que se dar o devido desconto. Eu não vi a cena, mas acho que foi um dos surtos do PJ. Acontece. Ficou meio sem sentido, é claro.
Para não fazermos dos filmes algo tão complexo quanto os livros, esqueçamos o fëa e o hröa. É certo que Pj e sua equipe (ou equipa em Portugal) sabia que Gandalf, o Branco, já não era limitado por um hröa, no entanto, talvez fazê-lo assim tenha sido mais uma licença poética do que falta de conhecimento da natureza do personagem em sua segunda encarnação.
E, bem, sobre ser maia: isso não o qualifica automaticamente num duelo físico. Basta notarmos que Fingolfin, um elfo, provocou sérios danos num Vala. Ou mesmo o fato de Fëanor, um "mero" elfo, massacrou diversos maiar (balrogs), coisa que um maia como Gandalf, na encarnação de cinzento, custou-lhe a vida. A questão é mais complicada do que parece.
A Irmandade do Anel disse:- Um balrog. - murmurou Gandalf. - Agora compreendo. - cambaleou e apoiou-se pesadamente ao bastão. - Que sorte cruel! E eu que já estou cansado.
Não. A confiança que o Rei Bruxo demonstra no livro é a mesma. Inclusive os diálogos são idênticos, TorUgo. Tudo é praticamente copiado do livro nesta cena em questão, não fosse por esse grande detalhe do cajado. Mas o Rei Bruxo era arrogante mesmo, desafiador e confiante quando o momento mostrava que Gondor e seus comandantes estavam sem reação que pudesse suportar a investida de Mordor.
Se não fosse pelo exército de Rohan, a coisa poderia terminar pior pra Gandalf. No livro temos mais ou menos essa impressão. E esse trecho que tu retirastes do capítulo "O Cerco de Gondor" ( cujo mesmo eu acabei de editar depois de notar que vc já havia transposto aqui) joga muita luz nas reflexões, e mesmo assim é difícil tirar uma conclusão definitiva.
Como não existe nenhuma besta alada, não existe grito nenhum! E mesmo que houvesse, Shadowfax seria capaz de aguenta-lo e não cairia como caiu no filme (eu acho)
Shadowfax não cai, no filme. Depois que o Rei-bruxo quebra o bastão de Gandalf, Gandalf cai para trás. Depois a besta-alada solta um rugido e o Shadowfax desvia-se. Tenho a versão extendida, e já a vi muitas vezes, mas mesmo que achem que estou enganado vejam aqui
Ah, e também não vejo nenhum gritovejo, isso sim, o Rei-bruxo falando, e o Pippin gritar porque não suporta a voz do Nazgûl. Vejo também a besta-alada rugindo, mas não gritando. E mais, os gritos diabólicos dos Nazgûl não são produzidos pelas bestas-aladas, são pelos próprios Nazgûl -.- e isso pode ser confirmado pelo facto de eles também soltarem esses silvos na Irmandade, quando estão no Shire, onde vão montados em cavalos. Ou nos livros podem ser as bestas aladas que gritam, mas dúvido.
De qualquer forma, tirando a referência à queda de Shadowfax e a referência sobre os "gritos" das bestas aladas, continuo a afirmar o mesmo. No livro não existe grito ou rugido nenhum e Gandalf NÃO cai!![]()
De qualquer modo, é dito nas cartas de Tolkien (os que conhecem melhor do que eu podem falar aqui), que o Rei Bruxo tinha "recebido" uma dose de poder de Sauron para que pudesse ser um líder à altura do posto a que fora destinado. Não sei, mas apesar da cena do cajado ser um absurdo, a cena do duelo demonstra de maneira muito boa que nem sempre o mais forte vence (Davi x Golias, etc).
A ênfase em negrito é minha."O perigo deles [dos Cavaleiros Negros] é quase completamente atribuído ao medo incontrolável que inspiram (como fantasmas). Eles não têm nenhum grande poder físico contra os corajosos; mas o que eles têm, e o medo que eles inspiram, é aumentado consideravelmente na escuridão. O Rei-Bruxo, o líder, é o mais poderoso que os outros de todas as maneiras; mas ele não deve contudo ser elevado ao nível do RdR [já que Tolkien está falando do Rei-Bruxo no Topo do Vento]. Lá, [em RdR] posto no comando por Sauron, para ele é dada uma força demoníaca adicional. Mas até mesmo na Batalha dos Campos do Pelennor, a escuridão tinha só enfraquecido".