• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cruzada (Kingdom of Heaven, 2005)

eu axei bom pq sempre aodrei cruzadas...aoro estudar sobre elas e gostei do filme acho q por causa disso....nacho q as cenas deixaram bastante a desejar
 
Pô, não achei nada de mais não. Realmente, pra mim faltou empolgação. Achei as partes onde não rolam batalhas meio que sei lá, chatas, com excessão das que temos a presença do Rei Balduíno (que descobri ser interpretado pelo Edward Norton).
Mas acho que o que mais me incomoda são as mudanças históricas. Fui na Wikipedia depois de ver o filme e percebi que muita coisa foi mudada, e sei lá, acho que dava pra deixar muita coisa condizente com a realidade sem prejudicar em nada.
Ah sim, não sabia que o Marton "Celeborn" Csokas fazia o Guy de Lusignan!
 
Eu suponho que poderia até ter gostado mais caso eu tivesse visto no cinema (ou numa TV maior), mas a beleza fria do Ridley Scott -- flocos de neve, nuvens de poeira, jorros de sangue -- não me impressionou dessa vez. A relação entre as Cruzadas e as Guerras Santas atuais é provavelmente a melhor coisa do filme (não porque o roteiro trate o assunto de forma inteligente -- dica: não é o caso --, mas porque o simples fato de que mil anos se passaram e as pessoas ainda se matam por um pedaço de terra e umas pedras empilhadas é algo mais impressionante do que mil exércitos de CGI juntos). O filme parece querer seguir o Código dos Cavaleiros em termos de senso de justiça (existem sábios e fanáticos dos dois lados) o que é muito nobre e etc, mas a coisa é um vácuo emocional, nenhum personagem interessante, ninguém com quem se importar além das massas inocentes sem rosto que estão ali pra você temer pelo seu destino, etc. Dizer que "essa foi a melhor atuação do Orlando Bloom" seria como dizer "esse foi o ato mais humanitário de Adolph Hitler durante a Segunda Guerra" -- ou seja, pode até tecnicamente ser verdade, mas no contexto geral ainda é uma afronta à humanidade. Realmente não há justiça no mundo.

38
 
Já que o V desenterrou o tópico hoje, então vou dar meu pitaco também.

Assisti o filme no cinema e assisti o filme no DVD esta semana. O filme está um bocado acima da média de outros contemporâneos, IMHO, em nivel estético e ideológico. A não-atuação do Orlando Bloom já era esperada, mas não acho que isso tenha sido de tão grande impacto, pois o enfoque do filme é político. Era importante mostrar que haviam pessoas sensatas e insensatas em ambos os lados, e a pequenez e grandeza simultânea de Balian é melhor retratada na batalha em frente a Kerak, quando foi importante para salvar os "commoners", mas de nenhuma importância para impedir uma guerra. As vezes dá até para achar que a diferença gritante de força de personalidade entre Balian e Saladino tenha sido um dos motivos mais fortes para que ambos os lados tenham chegado a termos (Saladino deve ter sentido muita pena do líder patético que ainda assim conseguia matar muitos sarracenos), transformando o abismo de Gorgoroth da atuação do Bloom em algo até construtivo para o filme.

Para finalizar então, acho que é um filme divertido de se assistir. O DVD tem uma opção muito boa também, o Guia do Peregrino, que deve ser motivo suficiente para comprá-lo. Se surgir uma versão estendida eu compraria com certeza.


Nota final: 6,5/10 (entre os filmes dos últimos 10 anos).
 
V disse:
O filme parece querer seguir o Código dos Cavaleiros em termos de senso de justiça (existem sábios e fanáticos dos dois lados) o que é muito nobre e etc, mas a coisa é um vácuo emocional, nenhum personagem interessante, ninguém com quem se importar além das massas inocentes sem rosto que estão ali pra você temer pelo seu destino, etc.

Falou tudo: vácuo emocional é a melhor definição para esse filme onde não há nenhum tipo d empolgação ou identificação.

O roteiro é outra lástima. Parece q Scott tem a mania d criar boas premissas, mas acaba entregando-as nas mãos d péssimos roteiristas (como foi nesse caso e em Gladiador também). Muito gente elogiou o filme pela boa intenção d mostrar q os dois lados tem bons e maus, mas a intenção não basta, esse argumento tem q ser bem desenvolvido.

Por último, é bastante evidente a péssima edição do filme, e como uma grande número d cenas foram literalmente picotadas. Espero puder ver no futuro uma versão estendida, e aí quem sabe algo (além da ótima produção)possa se salvar desse longa.
 
Vi no cinema e agora vou tentar alugar para tentar melhorar meu conceito do filme.
Acho que esse filme funcionaria melhor como alguma daquelas dramatizações de documentários do History Channel.
 
A Academia Européia de Cinema concedeu a Orlando Bloom o prêmio de melhor ator, eleito pelo júri popular, por seu trabalho em Cruzada ...
ÓTIMO ATOR :sabia:
 
Última edição:
Mi6 disse:
Vi no cinema e agora vou tentar alugar para tentar melhorar meu conceito do filme.
Acho que esse filme funcionaria melhor como alguma daquelas dramatizações de documentários do History Channel.

Mas aquelas dramatizações são HORRENDAS :rofl:
Eu lembro daqueles documentários sobre os Bárbaros, todos feitos com um mesmo grupo de atores e com cenas repetidas :lol:
Os hunos pareciam os godos, que pareciam os vikings...
 
Annë Pitye disse:

Obrigado, minha mãe, minha avó e a minha namorada também acham.

Desculpe por eu existir! :ahn?:

Nada contra a sua existência. Se tem alguém que deveria pedir desculpas é o Orlando Bloom, já que eu gastei dinheiro pra ver ele conseguindo piorar a merda que o William Monahan escreveu, etc.
 
Eu não acho o Orlando uma maravilha de ator, mas ele se saiu melhor do que eu esperava.
O filme em si me pareceu muito fraco de enredo.A história, se é que de fato há alguma, se perdeu muito.

Duas coisas que gostei no filme:
A Fotografia azulada
O Rei tísico feito pelo Edward Norton (esse sim eu acho uma maravilha de ator) :grinlove: que dá um show de interpretação sem precisar sequer "aparecer"
 
Nossa gente que acidez nas respostas!!

Pq é tão difícil respeitar os gostos neste fórum?!
O que que se ganha discutindo a atuação do Orlando Bloon?? Pelo menos desta forma, nada!!

Sinceramente eu não achei o filme tão ruim não. Acho que a maioria das pessoas que criticaram usam termos de comparação muito cruéis. Não tem como vc querer que um filme como Kingdom of Heaven seja tão extraordinário como SDA ou Star Wars, ou outroas BolckBusters. Temos que encarar o fato que nem todo filme é feito para ser isso. Acho que a abordagem de Ridley é válida, conseguiu uma "certa" imparcialidade difícil de se encontrar hoje em dia. Queira ou não Saladino é o grande guerreiro da história, e não Balian. Além disso o roteiro foi pelo menos linear. Em qualquer filme porcaria o Ferreiro teria se tornado o Rei de Jerusalem... Veja bem Balian é o mesmo ferreiro durante todo o filme. Não houve quebra de lógica entende... Neste ponto, e repito, NESTE ponto, a construção da história foi muito bem equilibrada. Quanto a atuação de Orlando Bloon, concordo que não foi brilhante, mas atendeu ao papel que lhe foi exigido. Não acho que a mente de um ferreiro bastardo, dogmatizada pela cultura pobre daquela época, fosse mais brilhante do que a apresentada. Acredito que a carga pesada que os valores possuiam era bem esta mesmo. Daí a apatia justificada de Bloon...
 
Himo Nuemar disse:
Sinceramente eu não achei o filme tão ruim não. Acho que a maioria das pessoas que criticaram usam termos de comparação muito cruéis. Não tem como vc querer que um filme como Kingdom of Heaven seja tão extraordinário como SDA ou Star Wars, ou outroas BolckBusters. Temos que encarar o fato que nem todo filme é feito para ser isso.

Cruzada é um blockbuster d verão e foi lançado pra pegar a onda d Gladiador. Isso é fato. Ele pode até tentar ser mais introspectivo, mas falha completamente nessa empreitada, se tornando um longa cansativo, monótono e vazio emocionalmente.

Himo Nuemar disse:
Acho que a abordagem de Ridley é válida, conseguiu uma "certa" imparcialidade difícil de se encontrar hoje em dia. Queira ou não Saladino é o grande guerreiro da história, e não Balian. Além disso o roteiro foi pelo menos linear. Em qualquer filme porcaria o Ferreiro teria se tornado o Rei de Jerusalem... Veja bem Balian é o mesmo ferreiro durante todo o filme. Não houve quebra de lógica entende... Neste ponto, e repito, NESTE ponto, a construção da história foi muito bem equilibrada.

Imparcial ele foi mesmo (diria até q foi um pouco mais favorável aos muçulmanos). Entretanto, o longa não explora essa diferença cultural, ficando apenas na intenção, o q não é nem d longe o suficiente.

O ferreiro pode não ter se tornado o rei d Jerusalém, mas conseguiu desenvolver do nada todas as habilidades d um experiente general :roll: . Pura lógica :hanhan: . De qualquer forma, esse é o menor dos problemas do filme.

Himo Nuemar disse:
Quanto a atuação de Orlando Bloon, concordo que não foi brilhante, mas atendeu ao papel que lhe foi exigido. Não acho que a mente de um ferreiro bastardo, dogmatizada pela cultura pobre daquela época, fosse mais brilhante do que a apresentada. Acredito que a carga pesada que os valores possuiam era bem esta mesmo. Daí a apatia justificada de Bloon...

Não foi brilhante, e nem atendeu às exigências do papel. Balian é um homem atormentado, no meio d uma crise religiosa, ou pelo menos é o que filme tenta passar. E mostrar apatia não é um bom jeito d demonstrar isso. Bloom pode estar melhor do q Tróia (seria quase impossível um vexame maior do aquela atuação), mas está longe (a anos-luz) da capacidade d sustentar um filme como protagonista (ainda não vi Elizabethtown). O fato d ele ter recebido um prêmio por sua atuação em Cruzada coloca em grande dúvida a credibilidade da instituição responsável pela premiação.
 
Eu acho que nem é o fato de colocar a credibilidade da instituição em jogo. O prêmio dos jurados foram quase todos dados pro Caché. O ponto é que júri popular é sempre uma surpresa, porque engloba diversas opiniões diferentes e muitas pessoas de repente podem até fazer parte do fã clube dele, que não votariam com isenção, entende?

125-2591_IMG.JPG
 
Última edição:
É verdade, não tinha q reparado q era júri popular... o q não deixa d ser preocupante, pois ou há várias tietes do Bloom à solta ou a maioria das pessoas d fato enlouqueceu.
 
Himo Nuemar disse:
Nossa gente que acidez nas respostas!!

Não tanta quanto numa piscina cheia de vinagre!!!!

Pq é tão difícil respeitar os gostos neste fórum?!

Será que respeitar os gostos nesse fórum é difícil ou será que encontrar bom humor neste fórum é tão difícil quanto encontrar um coala na Lua!!???!!?!

O que que se ganha discutindo a atuação do Orlando Bloon?? Pelo menos desta forma, nada!!

Pelo contrário!!! Se ganha muitos momentos divertidos de boas gargalhadas!!!

Porque o Orlando Bloom é um dos piores atores de todos os tempos!!!

E mesmo assim ele ganha milhões de dólares!!!!

E tem milhares de fãs!!!!!!!

Isso é histérico!!!!!!!!
icon_biggrin.gif


Sinceramente eu não achei o filme tão ruim não.

A geral mediocridade de Hollywood agradece pelos seus critérios generosos.

Acho que a maioria das pessoas que criticaram usam termos de comparação muito cruéis.

Concordo, comparar esse filme com a maioria das coisas é geralmente cruel com a coisa em questão.

Não tem como vc querer que um filme como Kingdom of Heaven seja tão extraordinário como SDA ou Star Wars, ou outroas BolckBusters.

Ok, isso foi mais hilário do que todas as atuações do Orlando Bloom juntas. Então SDA e Star Wars e "outros blockbusters" (
roflmao.gif
) são a epítome do extraordinário?

Se fosse pra comparar só nesses termos, Kingdom Of Heaven não seria tão ruim assim.

Temos que encarar o fato que nem todo filme é feito para ser isso.

Realmente, nem todo filme é feito pra ser extraordinário; esse, por exemplo, foi feito para ser ruim, então a gente não deveria criticar o Ridley Scott, já que ele cumpriu com sua proposta não é mesmo.

Acho que a abordagem de Ridley é válida, conseguiu uma "certa" imparcialidade difícil de se encontrar hoje em dia.

Sim, hoje em dia normalmente os filmes são totalmente parciais, já que a gente definitivamente não vive em uma época obcecada com o politicamente correto. São tantos filmes maniqueístas e preconceituosos que eu fico até enojado e chego a pensar em desistir do cinema completamente.

Queira ou não Saladino é o grande guerreiro da história, e não Balian.

Certo, e isso definitivamente tem alguma coisa a ver com a qualidade do filme, eu só ainda não descobri o que, mas se você tá dizendo...

Além disso o roteiro foi pelo menos linear.

Sim graças a deus eu também odeio esses roteiros não-lineares eles são tão confusos.

Em qualquer filme porcaria o Ferreiro teria se tornado o Rei de Jerusalem... Veja bem Balian é o mesmo ferreiro durante todo o filme. Não houve quebra de lógica entende... Neste ponto, e repito, NESTE ponto, a construção da história foi muito bem equilibrada.

Na verdade no final do filme ele se torna um jardineiro, mas a atuação do Bloom foi tão ruim que você não percebeu.

Eu sou fã do Orlando Bloom desde que ele fez o Legolas e por isso estou tentando desesperadamente inventar desculpas pra justificar sua atuação totalmente podre nesse filme, mas o fato é tão gritante que eu estou me saindo terrivelmente mal

Nós sentimos sua dor.
 
V disse:
São tantos filmes maniqueístas e preconceituosos que eu fico até enojado e chego a pensar em desistir do cinema completamente.
Quando for assim, pense nas criancinhas.

lenfant09.jpg
 
Não é a primeira vez que isso ocorre, não sei se alguns recordam mas por As Duas Torres ele concorreu para melhor ator Inglês do ano se não me engano. :blah:


Acabei de ganhar um livro do Henry Rider Haggard que possui um formato igual ao do filme Cruzada, mas fui ver a história parece bem diferente. Alguém por acaso sabe se uma obra realmente não tem nada a ver com a outra ou é tudo a mesma coisa?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo