• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cruzada (Kingdom of Heaven, 2005)

Estava até animada para ver este filme. Mas no final, saiu todo mundo do cinema com aquela cara de "pois é..." .

Bem fraquinho, tinha potencial mas deixou a desejar. Uma pena o Godfrey/Liam ter morrido tão rápido. E o Edward Norton como rei Baldwin estava ótimo, apesar da máscara e da lepra (o q eu torci pra tirarem aquela máscara não foi brincadeira). Gostei muito do Salahadiem tb.

As cenas de batalha do filme me lembraram vários outros, mas a defesa de Jerusalém sempre me fazia pensar em Helm. Ainda mais com o Orlando lá. Ele inclusive evoluiu uma pouquinho desde Tróia, mas está longe de ser perfeito. Uma pena a Sybilla não ter morrido, depois da C@#$%& q ela fez nomeando o Guy rei, merecia uma flechada no pescoço. :disgusti:
 
Eu achei o filme mais ou menos, indo pro menos. Eu só gostei da batalha final, e daquela cruz gigante dourada ( :lol: ) mas tudo que veio antes foi ruim...

Ainda mais o fato que em uma semana, o cara ferreiro passou a ser um guerreiro humilhante que mata cavaleiros com pedras...
 
Tipo, eu queria saber se alguém confirma os erros históricos que eu vi no filme, eu percebi essas coisas, mas nem todas tenho certeza de que estão erradas:

- O cara colocando gelo no copo. De onde diachos ele tirou gelo em pleno deserto e em plena idade média? (esse é o pior, na mnha opinião)
- A rainha tomando banho toda linda, a água purinha, camisola de seda, etc. Até onde eu sei, na época eles tomavam banho de vez em nunca, e sempre o patriarca tomava primeiro, depois as mulheres e as crianças por ordem de idade, na mesma água.
- As unhas limpinhas e cortadas que aparecem na hora que o Balian dá a mão pra outro cara. Parecia que tinham acabado de sair da manicure, não de uma guerra.
- As espadas batendo diretamente uma na outra, oq ue acontece várias vezes durante o filme. Até onde eu sei, se isso acontece na vida real, ou as duas espadas se quebram ou os dois ficam tendo uma crise de tremedeira igual às das histórias do Pernalonga
- O beijo que o Balian dá na rainha enquanto eles tão no "bem bom". O beijo na época não tinha esse sentido amoroso, ou tinhja? Até onde sei, ele servia pros homens verem se as mulheres beberam vinho.
- Aquele Guy, depois de virar rei, matando o mensageiro. Isso era um crime de guerra, não? Ainda mais na frente de um monte de templários e cavaleiros, que têm todo um código de ética e honra, não acho que isso seria tão bem aceito.
- Aquela rainha, na teoria, é pra ser linda. Concordo que ela era muito bonita, mas pra época era bem feia. Na época as mulheres realmente bonitas eram brancas que nem fantasmas e gordas. Nenhum sos dois é o caso dela.

Bom, acho que é só isso. Não são erros do filme em si, mas são coisas que eu pensava/sabia da idade média e que ficaram fora de contexto no filme. Alguém confirma que sejam erros mesmo, ou apenas criações da minha mente perturbada?
 
Dante Aqueronte disse:
Tipo, eu queria saber se alguém confirma os erros históricos que eu vi no filme, eu percebi essas coisas, mas nem todas tenho certeza de que estão erradas:

Vou te auxiliar com o que eu sei.

- O cara colocando gelo no copo. De onde diachos ele tirou gelo em pleno deserto e em plena idade média? (esse é o pior, na mnha opinião)

Essa eu não sei se era realmente verdade, mas já ouvi falar que os árabes realmente conseguiam gelo (:eek:) naquela época. Agora, até onde isso é verdade, não me pergunte.

Porém, o correto alí não era Saladino oferecer gelo a Guy de Lusignan, mas sim um refresco feito de pétalas de rosas.


- A rainha tomando banho toda linda, a água purinha, camisola de seda, etc. Até onde eu sei, na época eles tomavam banho de vez em nunca, e sempre o patriarca tomava primeiro, depois as mulheres e as crianças por ordem de idade, na mesma água.

Isso tá correto, de certa forma. Os árabes eram bem mais asseados que os europeus, estes últimos que raramente tomavam banho.


- As unhas limpinhas e cortadas que aparecem na hora que o Balian dá a mão pra outro cara. Parecia que tinham acabado de sair da manicure, não de uma guerra.

:lol:

Isso aí já foi erro do filme mesmo, não histórico. Porém, no final do filme, corrigiram iso meio que deixando a mão do balian bem suja. :lol:

- As espadas batendo diretamente uma na outra, oq ue acontece várias vezes durante o filme. Até onde eu sei, se isso acontece na vida real, ou as duas espadas se quebram ou os dois ficam tendo uma crise de tremedeira igual às das histórias do Pernalonga

:think:

Isso sempre aconteceu em qualquer filme do gênero e ninguém nunca falou nada.


- O beijo que o Balian dá na rainha enquanto eles tão no "bem bom". O beijo na época não tinha esse sentido amoroso, ou tinhja? Até onde sei, ele servia pros homens verem se as mulheres beberam vinho.

Bah, então ninguém se beijava na época e antes disso?

Sim, o beijo também tinha esse sentido, mas convenhamos, ambos eram amantes e não marido e mulher. :mrgreen:

E vale lembrar que na relação de suserania e vassalagem, o beijo entre os dois senhores feudais tinha um outro sentido também. :mrpurple:


- Aquele Guy, depois de virar rei, matando o mensageiro. Isso era um crime de guerra, não? Ainda mais na frente de um monte de templários e cavaleiros, que têm todo um código de ética e honra, não acho que isso seria tão bem aceito.

Não seria mesmo não, mas a intenção era mostrar que já existia fanatismo religioso na época, queriam figurar isso em cima de Guy. Alguém tinha que bancar um fanático católico que realmente pensava em que a conquista de Jerusalém era em nome de Deus, que tinha que brigar de frente com Saladino por conta disso. E boa parte das ordens religiosas da época pensavam assim também.


- Aquela rainha, na teoria, é pra ser linda. Concordo que ela era muito bonita, mas pra época era bem feia. Na época as mulheres realmente bonitas eram brancas que nem fantasmas e gordas. Nenhum sos dois é o caso dela.

Isso é um filme, ela tinha que ser lindíssima de morrer. Ridley não seria louco de colocar uma mulher com feições mais realista as da época e as suas descrições. Isso é estratégia. :wink:


Mas enfim, vamos aos comentários acerca do filme!

Fui ver ontem, e não achei o filme tão ruim assim como a maioria veio dizendo, muito menos uma cópia sem vergonha de Senhor dos Anéis. O filme é bom, melhor épico que lançaram até então - poxa, o filme acaba com Tróia, Alexandre e Rei Arthur.

Ele tem suas falhas, algumas históricas e algumas de edição, como o termilique das câmeras nas cenas do ataque de Saladino a Jerusalém e o corte repentino na cena amorosa entre Baliane Sybilla - essa parte sim me revoltou, foi algo muito mal cortado, mas que segundo Ridley Scott, será consertado no DVD.

Algumas influências de SdA tem , como aquele bando de gente no exército árabe. Mas pára por aí. Eu comecei a rir quando veio a cena das torres de sítio caindo e lembrando do comentário de alguém por aqui, que disse que era uma cópia da cena dos Olifantes caindo; uma coisa nada tem a ver com a outra. E o tal cara que continua lutando após receber uma flecha no pescoço nada tem a ver com o Boromir; aquilo alí foi dez vezes mais exagerado e diferente!

Gostei muito do figurino, das armas, da cenografia... Hum, a trilha sonora é boa, mas não tão emocionante e não atrapalhou em nada também.

Ah sim, o senhor Orlando Bloom deu uma "leve" melhorada, já que os tiques nervosos que ele apresentou tanto em Tróia quanto em Piratas do Caribe sumiram - ao menos isso tinha que desaparecer, né. Mas ele continua inexpressivo em alguns momentos cruciais, embora isso não tenha prejudicado tanto assim o filme.

O fato de Balian ter virado cavaleiro do nada é simples, mas não condiz nem com a verdadeira história de Balian de Ibelin e muito menos com a Idade Média: Balian realmente existiu, seu pai na verdade tinha outro nome e era um cruzado . O fato que me incomoda é que o Balian do filme é apresentado como um bastardo que virou cavaleiro...Hum...E as cenas iniciais desenvolveram mais ou menos como ele veio a se tornar o sucessor de Godfrey.

Não me decepcionei com relação a falta de cenas de batalha mais fortes. Já fui preparada pra isso,desde o ano passado que o Ridley veio dizendo que não teriam momentos de grandeza bélica durante o filme todo, justificando que a sua intenção era fazer um filme mais tolerante do que sangrento. Aliás, em Gladiador foi a mesma coisa, embora sejam ocasiões bem diferentes.

Uma coisa que determina muito é a falta de empolgação no filme. Se a intenção do Ridley foi fazer um filme sobre tolerância, então isso é justificável. Mas mesmo assim, acho que faltou um puquinho a mais de empolgação.
NOTA: 7,8/10
 
Outra coisa:

Como é que o Guy usa o manto templário e é casado? Ou ele não era templário?
 
Os dois realmente eram casados na história real, mas Guy de Lusignan não era templário coisa alguma; era apenas um aristocrata francês que sucedeu o trono de Jerusalém após a morte de Balduino IV ao casar-se com Sibilla.

Ele era meio louco mesmo, pois liderou um exército de mil cristão contra cerca de 30 mil muçulmanos de Saladino, na Batalha de Hattin (que aparece no filme, mas não recebeu o destaque que deveria).

Mas agora que você perguntou isso, Fosco, eu percebi que colocaram ele como um templário...:think: :|
 
Uma outra coisa errada que eu percebi foi que, depois da batalha de Hattin, todos os cristãos foram decapitados. Isso não condiz com o Corão, que até onde eu sei, diz que os corpos dos mortos devem ser respeitados e tal.
 
horrivel o filme omg....

gastei grana a toa :\

nao gostei nem das cenas de batalha... sei la mas nao me agrado o tema tb.... kd o folco pra comenta esse filme ....
 
Eu acho que semelhanças em coisas simples como ângulos de câmera ou tomadas são perfeitamente aceitáveis. Especialmente em cenas que giram em torno de um mesmo assunto, como batalhas. São parecidas porque as situações que elas simulam são parecidas. Não é nenhum desmérito então "copiar" detalhes que tenham ficado legais.

Enfim, eu gostei do trabalho do Riddley Scott, especialmente do Rei Leproso. A primeira impressão foi de descrença total, mas eu realmente achei um personagem bom. Da mesma forma o ritmo do filme é agradável, apesar da sensação de que o tempo passa de uma cena pra outra de forma aleatória.

A única coisa que me desagradou foi, veja só, o Orlando Bloom. Por mais que eu esperasse que ele fosse um completo babaca, eu não esperava nada tão ruim quando a reação dele ao ouvir que a revelação do pai, logo no início. Ou o discurso de guerra mais desanimador que eu já ouvi. Sério, a impressão que eu tinha enquanto ele falava com os soldados era de que tudo alí era extremamente entediante e chato, e que ele estava pensando "Isso é muito chato, Cérebro. Vamos dormir?". O que ele tinha a dizer era aceitável, tão bom quanto qualquer outro discurso do gênero, mas a maneira como ele deixou tudo tão sem sal foi bizarro. Algo como carisma -25. Eu não iria á guerra por um mané daqueles. :eek:

Abstraindo isso e olhando apenas o trabalho do Scott, fica uma sensação agradável. E eu me diverti bastante com o Guy, o personagem que fazia o filme acontecer.
 
poh essefilme deve ser bom...mas meu amigo viu e m disse q nun gostou :| !!!
poh neu vo ver um dia desses e volto a comentar
 
Slinker disse:
poh essefilme deve ser bom...mas meu amigo viu e m disse q nun gostou :| !!!
poh neu vo ver um dia desses e volto a comentar
Particularmente, eu deixaria o filme sair nas locadoras e alugaria. Eu assisti e, se tivesse pago 12 reais na entrada, teria morrido de raiva.
 
Só que tem um probleminha. É uma estratégia difícil, especialmente quando você vê aquele trailer fodástico e pensa: Putz, eu PRECISO ver aquele filme!!

Só quando você nem se importa se vai ver ou não que essa estratégia funciona, infelizmente. :osigh:
 
Só que tem um probleminha. É uma estratégia difícil, especialmente quando você vê aquele trailer fodástico e pensa: Putz, eu PRECISO ver aquele filme!!

Só quando você nem se importa se vai ver ou não que essa estratégia funciona, infelizmente. :osigh:
 
po...eu to querendo saber se o filme é bom....

meu amigo me falou que esse filme é ruim...

se alguém viu e achou-o bom me diz......quem sabe eu me convensa e assista o filme...
 
Você quem sabe se espera o lançamento do DVD que,s egundo o Ridley, terá as cenas que foram cortadas, ou gasta até R$15,00 pra ir no cinema. Não me arrependi de ter gasto pouco menos que isso pra ver no cinema, mas eu te recomendo esperar o lançamento do DVD, já que você Não sabe se vai gostar ou Não do filme, etc... :wink:
 
Jedi Solo disse:
Só que tem um probleminha. É uma estratégia difícil, especialmente quando você vê aquele trailer fodástico e pensa: Putz, eu PRECISO ver aquele filme!!

Só quando você nem se importa se vai ver ou não que essa estratégia funciona, infelizmente. :osigh:

é realmente não funcionou....o filme não é perfeito mas também não é ruim ..eu axei até bomzinho
 
Slinker disse:
Jedi Solo disse:
Só que tem um probleminha. É uma estratégia difícil, especialmente quando você vê aquele trailer fodástico e pensa: Putz, eu PRECISO ver aquele filme!!

Só quando você nem se importa se vai ver ou não que essa estratégia funciona, infelizmente. :osigh:

é realmente não funcionou....o filme não é perfeito mas também não é ruim ..eu axei até bomzinho
Quais os defeitos dele que você achou pra considerar que não é perfeito e quais as qualidades pra você falar que é bonzinho?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo