• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski

Pra quem gosta de extrapolar, sugiro que assista o anime Death note.

O personagem principal é o que está no meu avatar

Creio que o criador do anime tenha lido crime e castigo e/ou nietzsche

É a história de um gênio adolescente,entediado com a vida e com as pessoas ,e que por acaso encontra um caderno em que está escrito que a pessoa que tiver o nome inserido naquele caderno, morrerá de ataque cardiaco caso a morte nao for espeficada, ou morrerá conforme você queira, escrevendo os detalhes da morte da pessoa.
Incrédulo ele acaba fazendo um teste e ve que o caderno funciona. Ele acha que está acima do bem e do mal e decide acabar com todos os criminosos que fazem mal par a sociedade.O anime nao fica só nisso, outros personagens sao envolvidos( assim como criaturas extraordinarias, o shinagami , dono do caderno) e há uma tensão intelectual muito forte.Tem episódios que sai transtornado de tanto pensar, pois você se vê numa mente de um gênio psicopata.
Claramente no anime se ve a ideia das pessoas extraordinarias e as pessoas que nao fazem bem para ninguem ou que aliás,sua morte ocasiona o bem geral.Levanta-se a questão do moralismo, da aparencia das pessoas ,até que ponto podemos ir com nossa liberdade?


Quem já leu crime e castigo, por favor:

http://www.animetotal.com/downloadcenter/index.php?categoria=1&subcategoria=198
 
Nas primeiras tentativas de ler este livros, não conseguia passar das 5 primeiras páginas, mas quando entrei na história, descobri ser o melhor livro até ler Cem Anos de Solidão. Meu personagem preferido de Crime e Castigo é Svidrigailov.
 
Eu ainda não consegui terminar de ler. To bem perto do final, e na verdade, nem acho o livro chato, acho até interessante, é só que ele não me prende como outros sabe. Acontece nas melhores famílias.:calado:
 
Gostei muito desse livro!
Li em setembro, acho, e não conseguia desgrudar dele. Foi essa obra, junto com algumas outras, que começaram a, também, me deixar apaixonado pela literatura!
 
Terminei de ler essa obra a poucos dias. Confesso que não estava tão preparado para uma leitura tão densa. Sou acostumado a ler livros de história e/ou livros mais simples. Pretendo re-ler com mais atenção e atentar mais aos personagens, porque os próprios nomes russos já são confusos.
 
è mesmo... os nomes russos me confundiram muito... tinha vezes que eu pensava estar a ler sobre um personagem enquanto era outro...:happyt:
 
Ganhei este livro de presente, mas ainda não foi entregue. Pelo que vi no site comprado, é da Editora L&PM, não sei até que ponto o conteúdo é ou não fidedigno. Como não sou de reclamar de presente :) e este livro sempre me chamou atenção pelas resenhas, confesso que estou ansiosa pra lê-lo.
 
L&PM é uma editora séria, normalmente possui excelentes traduções, e fora uma série escolar, se não me engano, suas obras são texto integral... not to worry
 
Li e gostei muito! É um livro que trata de temas brutais como a miséria, a culpa com um mix de aspereza e delicadeza! Quem não leu, leia e quando terminar de ler, saberá que está diante de uma obra de arte! Li pela LePM
Raquel
 
Acabei de assistir a Festim Diabólico, do Hitchcock. Não tem como não se lembrar de Crime e Castigo. Alguns diálogos me pareceram uma referência bem direta à teoria do personagem principal, sobre homens ordinários e extraordinários.(eram esses os nomes né?) Só trocar por inferiores e superiores.
Aos fãs do livro, recomendo o filme. :sim:
 
Não tive estômago para terminar de ler este livro no ano passado, ele estava me deixando meia depressiva, então larguei depois de ter lido três quartos do livro. Espero que esse ano eu o termine!
 
Anne! disse:
Não tive estômago para terminar de ler este livro no ano passado, ele estava me deixando meia depressiva, então larguei depois de ter lido três quartos do livro. Espero que esse ano eu o termine!

Termina sim! É ótimo, o final é surpreendente. Também me senti assim... meio acuada rsrsrs, mas li até o fim e gostei!
 
.Penny Lane. disse:
Acabei de assistir a Festim Diabólico, do Hitchcock. Não tem como não se lembrar de Crime e Castigo. Alguns diálogos me pareceram uma referência bem direta à teoria do personagem principal, sobre homens ordinários e extraordinários.(eram esses os nomes né?) Só trocar por inferiores e superiores.
Aos fãs do livro, recomendo o filme. :sim:

"FEstim Diabólico". Anotado. Obrigada pela dica!
Li Crime e Castigo em 2002.. magnífico! E agora *revivi* neste tópico. =)
 
Crime e Castigo em alguns filmes: Match Point, O Sonho de Cassandra, Crimes e Pecados - todos filmes do Woody Allen. Ele ainda zoa Irmãos Karamazov, Guerra e Paz, Noites Brancas e Anne Karenina em A Última Noite de Boris Grutchensko.

Esse livro do Dostoiévski influenciou filmes de crimes com teor psicológico, um muito bom é A Ponta de Um Crime (Brink).
 
Foi um dos livros que li com maior expectativa (o que pode ter atrapalhado). Li vários outros do autor antes, comprei a edição da 34, fiquei esperando e...

Gostei. Gostei bastante. Mas ficou aquém das minhas expectativas. Ainda mais porque eu já havia lido Notas do Subsolo (o meu favorito dele até agora e TOP 10 de todos autores). O Notas é mais direto, te surpreende. É um tapa na cara. O Crime e Castigo eu achei grande sem necessidade. Alguns núcleos não acrescentavam muita coisa. Eu gostava mesmo das partes com o Raskolnikov. Alguns diálogos geniais, de fato. A ambientação muito boa... Mas poderia ser mais enxuto.

E não gostei do final. =/

Mas, claro, pretendo reler. O próximo dele será Karamázov, também da 34, está ali aguardando na gaveta (tem alguns na frente ahuihiuoa).
 
Li da coleção dos Clássicos da Abril e realmente a leitura não fluiu muito legal, mesmo eu gostando do enredo.
Vou procurar de outra editora pra ver a diferença...

E realmente as alucinações do personagem é uma das coisas mais angustiantes do livro.. sem contar os nomes russos que me confundiram o livro inteiro... rs
 
Loyanne disse:
Ganhei este livro de presente, mas ainda não foi entregue. Pelo que vi no site comprado, é da Editora L&PM, não sei até que ponto o conteúdo é ou não fidedigno. Como não sou de reclamar de presente :) e este livro sempre me chamou atenção pelas resenhas, confesso que estou ansiosa pra lê-lo.

Eu o li na edição da LPM já faz algum tempo. Gostei muito do livro. Recomendo.:cool:

Se não me engano o argumento do "homem extraordinário" citado pela Penny tem por base uma biografia sobre Napoleão que era editado na época em que Dostoiévski escreveu. Depois até tentei descobrir qual era o título dessa obra para ler algo sobre a mesma. Infelizmente não consegui descobrir. Dunia, Rodka, Sonia, Razhumikin são personagens fantásticos.
 
[align=justify]A grandeza de Dostoiévski (1821-1881) é inquestionável. Foi capaz de influenciar muitos dos escritores mais proeminentes do século XX (Proust, Kafka, Camus, etc.) e foi um dos maiores inovadores da literatura. Como escritor, em razão de sua nova forma de criação, conseguiu transcender, e muito, a ele mesmo como indivíduo, com todo o arcabouço ideológico que lhe era próprio e que, diga-se de passagem, era um tanto questionável. E “Crime e Castigo”, uma de suas obras mais conhecidas, além de ser um excelente exemplo do que é singular em Dostoiévski, talvez seja a melhor história envolvendo um homicídio em toda a literatura mundial. Na opinião de Harold Bloom, é a única obra que obteve a excepcional conquista de ser lida como um “pesadelo contínuo”.

Mas, afinal, qual a grande inovação de Dostoievski? Bem, nas críticas sobre o autor é bastante comum encontrarmos três maneiras de análise, a saber: a ideológica, a psicológica e a mística (sabe-se que ele era um cristão ortodoxo fervoroso). Mas, para Bakhtin, no seu livro “O Problema da Poética de Dostoiévski”, esses tipos de abordagem são por demais superficiais para serem capazes de captar a essência artística de Dostoiévski. Em relação à análise psicológica, ele até cita o próprio escritor para provar essa incapacidade: “Eles me chamam de psicólogo; isto não é verdade. Eu sou apenas um realista no sentido mais elevado, isto é, eu retrato todas as profundezas da alma humana”. Bakhtin defende que a singularidade de Dostoiévski está no fato de ter sido o criador de um novo gênero literário, o romance polifônico (termo criado por Bakhtin). Neste, as vozes dos personagens não estão subjugadas à consciência do narrador, elas interagem e obedecem a uma lógica própria.[/align]

CONTINUE A LER ESSA RESENHA NO BLOG MEIA PALAVRA
 
Esta semana o meu deve chegar. A primeira vez que tentei ler foi uma catástrofe... Entrei no piloto automático o máximo que pude; e quando fui ver, o Raskalgumacoisa estava em algum lugar fazendo não sei o quê depois de ter matado não sei quem.

Aí eu desisti; mas agora estou firme e forte :sim:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo