1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Criaturas Tumulares

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Müller, 31 Ago 2007.

  1. Müller

    Müller Eorlingas

    Como diz na enciclopédia:


    Minha dúvida é quanto aos poderes deles, como eles faziam para aprisionar as pessoas e tal. E qual seriam as "armas" e poderes para confrontar eles.


    Abraços,
    Müller
     
  2. Srta. Pippin

    Srta. Pippin Usuário

    boa pergunta. nunca tinha pensado nisso, mas agora tb estou curiosa.:think:
     
  3. NACIL ERUNTALON

    NACIL ERUNTALON Cavaleiro de Rohan

    nessa eu fico voando...
     
  4. Fharallwad

    Fharallwad Usuário

    Bem, eu nao sou um especialista no assunto, mas no livro "A Sociedade do Anel" Frodo e os outros ficaram presos em um tumulo, quando Frodo acordou ele viu os outros do seu lado deitados dormindo como se ja estivessem mortos, ao que parece todos sonharam e Frodo relatou que paraceu ter ouvido um encatamento, de modo que acredito que seja dessa forma que eles levem suas vitimas para seu covil, através de encatamento.
     
  5. Fharallwad

    Fharallwad Usuário

    Quanto a forma de confronta-los, bem na ocasiao eles foram salvos pelo jovial Tom Bombadil e no livro Tom usa um encatamento para afastar a criatura dos hobbits, depois ele entra no tumulo e se ouve o barulho de "ossos quebrando", entao acredito que deve ter sido usado ataque fisico por Bombadil.

    Bem pessoal como disse nao sou especialista, mas acredito que esteja correto.

    Obrigado.:abraco:
     
  6. Tuor

    Tuor Usuário

    Olha, eu não sei não, mas se fosse pra eu responder agora, eu arriscaria dizer que é por causa da tal maldição. Nela, é exatamente isso o que eles, as criaturas, fariam: aprisionariam. Agora, sobre como confrontá-los, não sei... Depois de tudo o que eu disse, e que nem sei se falei besteira, me surgiu a dúvida com relação ao porquê de eles fazerem isso. Se eles foram amaldiçoados, e não descansaram, ainda assim eram controlados? Não teria que ser como aqueles que viviam nas Sendas? :eh:

    Nem responderam a pergunta do cara e eu venho com outra :mrgreen:
     
  7. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    Isto mesmo, tbm creio nos encantamentos... mas, como eles são espiritos, tbm penso que eles possuam os corpos enquanto a vitima sonha.
     
  8. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Pra quem assiste Naruto, ira me entender:

    Para aprisionar as pessoas, eu acho que eles
    usavam algum tipo de Genjutsu, para a pessoa andar em circulos
    e eu acho que tinham a aparencia da morte
    os poderes para mata-los, seria os mesmo do Gandalf Branco, jogando
    aquela Luz Celestial.

    Fuiii
     
  9. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Bem, ao meu ver eles usavam encantamentos basicos para confundir, mesmo porque eles tinham o dominio completo da regiao onde habitavam. E tinha tambem o fator medo. Creio que a presença deles era um pouco parecida com a presença dos nazgûl, mas menos ameaçadora. Ja quanto a forma de combate-los, creio que nada mais basico que a luz solar, que deveria ser letal a eles....



    Acho que é isso...

    Abraços a todos^^
     
  10. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Apesar de ser fã de Naruto, infelizmente creio que o cerne da questão discutida no tópico não possa ser respondido, senão com suposições.
    As análises citadas acima, no primeiro post, já são uma analogia usada para entender as criaturas, ou ao menos as influências que lhes deram origem.
    Entender "poderes" particulares das criaturas, não seria possível, pois nem mesmo os dos seres que influenciaram sua criação podem ser descritos com detalhes.

    Não podemos, mesmo sendo interessante, utilizar sempre de idéias de rpgs (ou de animes/mangás) para comparar as questões, em muitos casos nem mesmo das mitologias concretas de outros povos.
    Podemos, no máximo, analisar a passagem na qual aparecem as criaturas tumulares, e deduzir uma força de ação, como corpórea, metafísica, etc.

    Abraços.
     
  11. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    O máximo que podemos definir sobre a criação desses espíritos malignos, no final, são "artes necromânticas". O que explica, ao mesmo tempo não satisfaz todas as nossas dúvidas. Como funciona? Não há como saber...

    Abraços.
     

Compartilhar