• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conversê

• Criador do tópico Criador do tópico Coiote
  • Data de Criação Data de Criação
Varatar disse:
O Steve Vai é o melhor exemplo possível da união de técnica e feeling. Os discos dele são ótimos, e ele não deixa a dever em nenhum ponto.

Acho que dá pra sacar o feeling com as mungangas que ele faz com a boca!!! :lol: eh muito feeeeeeeeeling!!!!

Outro bem virtuoso que faz solos maravilhosos é o Steve Morse. O riff e o solo de Sometimes I Feel Like Screaming que o diga.

Verdade , fala de virtuosos com feeling eh falar do satriani ... da pra ve bem essa comparacao de feeling com virtuosismo no dvd do G3 com o steve vai , satriani e malmsteen ... Os dois dao um show no malms ..

TiMcO disse:
Verdade , fala de virtuosos com feeling eh falar do satriani ... da pra ve bem essa comparacao de feeling com virtuosismo no dvd do G3 com o steve vai , satriani e malmsteen ... Os dois dao um show no malms ..

Não sei se é o gosto pela virtuosidade ou a vontade de um dia chegar perto de Paganini no violino... mas no dvd do G3, eu gostei mais do Malmsteam...O Steve Vai...é o Steve Vai... sempre vou me surprender com ele, mas paro pra ver o Malmsteam...

Se feeling for tocar como o Joe Satriani...sei não.. nada contra o cara... mas prefiro os outros dois...

Eu axo q o malmsteen eh muito ´´fritao´´ as improvisacoes dele no DVD sao muito repetitivas , e tem ateh uma hra q o Vai corta eleXD , ele eh um otimo guitarrista sem duvida , mais eh um tanto enjoativo ..( isso eh minha opniao =P , muita gente discorda ...)

Um que eu sempre respeitei mas nunca gostei foi o Satriani. Ele tem ótimos solos e músicas, mas não é nada genial.

O Malmsteen é o mesmo caso. Eu acho que ele sola muito bem e tudo mais, o problema é ele ser repetitivo e sem feeling algum.
Mas ele tem uns discos q eu gosto como o Seventh Sign por exemplo.

TiMcO disse:
Pelo q eu sei ouvido absoluto eh dom , o q vc pode treinar e desenvolver eh ouvido relativo .

Dá pra desenvolver um ouvido absoluto sim! Com MUITO estudo, sim, mas dá!

Meio off, mas só por comentar: Não sei se vocês pensam assim, mas odeio a palavra dom - "pra ser músico tem que ter dom e tal". Parece que limita as pessoas a fazer algo; tipo, só pode ser músico quem tem dom.

Eu tmb não gosto de sse negócio de dom, Amarante; As pessoas devem se esforçar, aprender, treinar, evoluir qualquer aptidão que lhes é conveniente. Por N motivos, alguns encontrarão mais facilidades ou mais difiuldades.

Faramir Estel disse:
O Malmsteen é o mesmo caso. Eu acho que ele sola muito bem e tudo mais, o problema é ele ser repetitivo e sem feeling algum.
Mas ele tem uns discos q eu gosto como o Seventh Sign por exemplo.
O Seventh Sign é uma jóia! Melhor disco do malmsteen

Krebain disse:
Um que eu sempre respeitei mas nunca gostei foi o Satriani. Ele tem ótimos solos e músicas, mas não é nada genial.
Ele é genial. Um excelente compositor!!
As músicas são divertidas e cativantes.

Hoje mesmo eu estava assistindo o show do Satriani, um DVD que presenteei o meu cunhado no natal.

Anexos

• JPN-SIBP-3_front.webp
    JPN-SIBP-3_front.webp
    238,2 KB · Visualizações: 18
Existem guitarristas q realmente são máquinas de solos...impressionam só pela velocidade e a virtuosidade e fica aquela coisa "masturbadólica" (by André Mattos),mas eu não acho q seja o caso do Kiko ou do Petrucci.Aliás,eu acho o Petrucci o oposto disso...ele consegue ser marcante ,emocionalmente objetivo até nas passagens mais rápidas e virtuosas.Com relaçãom ao Kiko,também.Po,o trabalho solo dele é cheio de riffs marcantes,solos fortes.E o lance do feeling realmente é relativo...eu acho q vc pode esquece esse termo...é melhor dividir entre talento artístico e instrumental( q nem podem ser separadoa,aliás).A música é uma arte q necessita de instrumentos pra ser realizada.Portanto são necessários dois talentos,os dois talentos se interlaçam,um potencializa o outro,um é impregnado do outro...Mas,no final,um não vive sem o outro,eles acabam se modificando... Eu tenho uma teoria com relação a isso,aliás.Imagine o talento instrumental como x.E o artístico como y.O talento real seria x elevado a y :mrgreen:
É lógico q não é pra ser uma coisa matemática,é só uma noção,um conceito abstrato q valoriza, logicamente, o talento artístico..E aí,vcs concordam?

Dá pra desenvolver um ouvido absoluto sim! Com MUITO estudo, sim, mas dá!

Meio off, mas só por comentar: Não sei se vocês pensam assim, mas odeio a palavra dom - "pra ser músico tem que ter dom e tal". Parece que limita as pessoas a fazer algo; tipo, só pode ser músico quem tem dom.

concordo com a parte do dom , nao axo q pra ser musico precise ter dom , soh a parada do ouvido absoluto , sobre o qual eu vou me informar mais =D
Mas se for assim qual eh a diferenca do ouvido absoluto para o relativo?

Não sei se estou certo (faz tempo que não vejo teoria musical), mas ouvido absoluto é quando você consegue saber as notas (e afinação precisa - "aquele instrumento tá afinado em 440", por exemplo) de qualquer tipo de som, desde a voz de alguém e um copo quebrando até um instrumento, como eu citei.

Ouvido relativo é quando (o próprio nome diz) você precisa de uma primeira nota como referência pra depois saber qual foi tocada.

Como eu já falei em outro tópico, se você "decorar" as notas - bem afinadas, diga-se de passagem - dá pra ter um ouvido absoluto. No meio desse caminho até o ouvido absoluto, você adquire o ouvido relativo.

Acho que é isso! :mrgreen:

Coiote disse:
É lógico q não é pra ser uma coisa matemática,é só uma noção,um conceito abstrato q valoriza, logicamente, o talento artístico..E aí,vcs concordam?
Concordaria se a fórmula fosse talento = x.y, ponderando igualmente a aptidão artística/criativa e a habilidade com instrumentos musicais.

Po, pra mim, feeling é 10 vezes mais importante do que técnica.

Ah e quanto a ouvido absoluto, muitos dizem que nós nascemos com um, mas por falta de estímulo acabamos perdendo essa habilidade. Enfim, meu filho vai ouvir muita Música Clássica quando bebê. :mrgreen:

Varatar disse:
Eu sempre achei que o G3 fosse Steve Vai, Satriani e Eric Johnson :ahn?:

O G3 é formado pelo Steve Vai, Satriani e um mais um guitarrista não-fixo, que eles convidam.

John Petrucci!!!! E Mike Portinoy na bateria... :timido:

Krebain disse:
Ah e quanto a ouvido absoluto, muitos dizem que nós nascemos com um, mas por falta de estímulo acabamos perdendo essa habilidade. Enfim, meu filho vai ouvir muita Música Clássica quando bebê. :mrgreen:
Se for o caso é melhor a mãe escutar durante a gestação da criança :-D

Ja ta chato falar do Malmsteen. :|
Ele foi realmente foda no comeco de carreira, que foi quando ele comecou a usar uma escala pouco usada na guitarra na epoca, se eu num me engano a escala menor harmonica, e tem tambem a escala melodica que ele sempre usou muito. O grande problema e que com o passar do tempo ele nunca variou muito, e ficou fazendo fritacoes repetitivas, embasadas nas mesmas extensoes tonais.

Hoje em dia ele eh rapido, soh. :|

Jah o caso do Petrucci, vejam... eu concordo, ele eh muito bom e tem muito mais feeling que a maioria, mas muitas partes de varias musicas do DT sao pura tecnica, muito bem usada, mas sem feeling. Ele eh um otimo musico, mas nao consegue ter feeling pra tudo o que faz, nao.

Po, pra mim, feeling é 10 vezes mais importante do que técnica.

Ah, Krebain, como voce eh emo. :)

Ah, e o papo de ouvido absoluta, a coisa vai alem. Desde percepcao de nota, ateh percepcao agucada de harmonia, enfim, uma percepcao muito agucada em relacao aos sons e suas relacoes sao inerentes a quem tem audicao absoluta. Mas dizem ter lah seus problemas em relacao a essa capacidade.

O que me agucou a curiosidade foi o negocio de nascermos com o ouvido absoluto... Acho dificil, tanto porque os conceitos sonoros que adquirimos sao em grande parte culturais. Por esse motivo que estranhamos demais ouvir instrumentos caracteristicamente orientais, que muitas vezes nao seguem padroes ocidentais de afinacao e relacoes sonoras. Mas vai saber. :think:

PS grande e gordo: To num PC completamente estranho, e como visto o teclado nao colabora nada com acentuacoes. Foi mal. :D

Valinor 2025

Total arrecadado
R$0,00
Termina em:
Back