• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conservadorismo no RPG

Não iremos mais dicutir isso então.

Todo mundo tem direito de gostar ou não gostar de um produto. Agora, embore não goste de um produto, as vezes temos que ele foi importante para a indústria. O Vampiro foi importante para nos montrar o "lado rpg do rpg", ou seja, o lado interpretativo. O Gurps foi importante devido a vários suplementos de conteúdo excelentes (alguns até didáticos, embora não sei dizer se seriam "bons"), além de certa forma a realidade do Gurps foi importante mesmo para influênciar outros sistemas a bolarem mais regras que tentam se aproximar de realidade, mesmo o D&D/D20 e seus suplementos pode ter sido lá influenciados por coisas do Gurps. Alguns pode até negar, mas que isso é um fato, é.
 
Jogo AD&D ha pelo menos 15 anos e os jogadores não reclamam, penso que o mais importante é o conhecimento das regras, uma boa ambientação e a interpretação dos jogadores. O sistema ele tem que ser o que o mestre, junto com os jogadores, gostem.

Mestro MERP também e apesar do preconceito inicial o pessoal tem aceitado bem, penso que esse tipo de preconceito que o Arkanjo SK lançou no início do post apareceu principalmente após o lançamento do D&D d20, que não tenho nada contra, o considero somente mais um sistema. Basta só observar como começaram a aparecer um "enchente" de livros para d20, empobrecendo o mercado em variedade de sistemas e cenários, gerando mais é adaptações, muitas delas grotescas, e desvalorizando o que existia de original como Desafio dos Bandeirantes, Era do Caos e Tormenta, que apesar de não gostar desse último, foi de carroçada o RPG nacional que mais teve sucesso; infelelizmente não manteve sua coragem em manter seu sistema, fazendo adaptações para o d20, recentemente apareceu o 4D&T, ainda não dei uma olhada, mas penso que pode ter sido desnecessária isso...

Geralmente, são os mestres e jogadores de d20 propagam esse tipo de preconceiro de sistema de RPG, é uma coisa recorrente; aqueles que mestram outros sistemas apenas se defendem, gerando o que podemos pensar num "conservadorismo".

Deforma nenhuma um RPG que nem foi editado aqui no Brasil como o MERP (somente um básico que não é exatamente MERP) é antiquado, para o meu grupo aqui ele está sendo completamente novo! por isso acho que não existe essa coisa se "conservador", geralmente é o pessoal de d20 que se acham "ultra avançados" e que os outros sistemas é que não prestam, como se eles fossem os evoluídos, como se tudo o que já foi feio não prestasse para mais nada. Não quero dizer que essa é a opinião de todos que curtem d20, mas é a da maioria.
 
Olá pessoal! essa é minha primeira mensagem e gostaria de deixar registrado como é gratificante encontrar um espaço onde discutir sobre esse nosso "exótico " hobby.:D
Com relação ao conservadorismo no Rpg,acredito que ele acontece mais em relação à temática do que ao sistema propriamente dito.Apesar de existirem inúmeros argumentos sobre este ou aquele conjunto de regras serem os melhores,acredito que o mais difícil de romper é o favoritismo de certos ambientes.Existem pessoas que só jogam temas vampíricos e aqueles cujo jogo sem dragões e itens mágicos não é jogo.Por fim creio que este é o real conservadorismo no rpg, muito mais que regras e sistemas :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo