• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conservadorismo no RPG

Barlach disse:
O problema é que tem muito jogador que não faz esse esforço, porque é "só D&D, não precisa interpretar". Já ouvi essa desculpa de jogadores experientes de Vampiro e Lobisomem, que não se esforçavam em nada pra criar uma boa história quando jogavam D&D. Como eu disse no outro tópico (aliás, essa discussão tá tomando todos os tópicos do fórum), do mesmo jeito que tem muito jogador que tem preconceito de GURPS, tem muito jogador que tem preconceito de D&D, dizendo que é um jogo pra jogadores imaturos e inexperiente, que não conhecem o RPG "de verdade".

Imaturos e inexperientes pq de fato somente dois rpgs atraí uma onda de novos players. Que é o D&D e o Vampire, mas como eu disse, os bons mestres estão em grupos fechados e a maioria parou de jogar. Eu me classifico no primeiro. Confesso que é muito raro eu ensinar alguem a jogar, perdi a paciência. Eu gosto quando o jogo é corrido e de fato quando se tem que ensinar alguem a jogar demora em média uns 2 a 3 meses pra deixa-lo no parametro do grupo( isso pq jogamos toda semana, ritualmente).
 
Estou com a nítida impressão de que isso que eu tenho a dizer é chover no molhado, mas eu queria escrever assim mesmo: o fato do sistema ter regras detalhadas para combate necessariamente quer dizer que ele é um sistema voltado pra combate?

Pergunto isso porque, a exemplo do que o pessoal falou acima, eu mesmo já joguei sessões inteiras com o grupo usando apenas interpretação, sem que ninguém precisasse sacar uma arma ou fazer uma magia ofensiva uma única vez. E aí, a interpretação é que estamos jogando... "desvirtuados" do que o D&D realmente representa?

Eu já senti falta de mais informações nos livros sobre interpretação, background para campanhas, etc. Como mestre, já tive problemas de inspiração que poderiam ser reduzidos se tivesse um apoio literário bom o suficiente. Mas analisando bem, vi que eu estava apenas procurando a informação no lugar errado.

Enfim, o que fica é a mesma mensagem original:
Já foi dito: o problema não está no sistema, e sim nas pessoas que o usam.
 
Mais uma vez, vou repetir:

Cada um faz o que quer com qualquer sistema - ou sem sistema algum!


O meu ponto é ver tanta gente botando a culpa nessa geração nova por jogar D&D de forma mais hack-slash do que outra coisa, chamando-os de imaturos, inexperientes, etc.

Quando, afinal, os livros basicos de D&D sao 99% combate ( não me refiro a como cada um joga, me refiro ao sistema - numeros, mecanicas, regras - olhem minha listinha se quiserem ). Como voces esperam que eles intepretem e joguem os livros... :roll: Ignorando 99% das regras...:roll:




E cada um joga da maneira que quiser. Se quiserem jogar video-game no papel não ha problema algum. É mais uma possibilidade como todas as outras.
 
Última edição:
Fiz umas contas aqui, comparando os capítulos de combate do Livro do Jogador, do Mini GURPS (blé, fala sério. Pra que comprar o livrão se esse pequenininho já é uma merda? hehehe) e do novo World of Darkness.

Livro do Jogador: 276 páginas, 25 de combate = 9%
Mini GURPS: 38 páginas, 8 de combate = 21%
World of Darkness: 222 páginas, 38 de combate: 17%

Curioso que o jogo que é mais voltado pra combate é o que dedica menos páginas para a mecânica dessa situação, não acham?
 
Fiz umas contas aqui, comparando os capítulos de combate do Livro do Jogador, do Mini GURPS (blé, fala sério. Pra que comprar o livrão se esse pequenininho já é uma merda? hehehe) e do novo World of Darkness.

Livro do Jogador: 276 páginas, 25 de combate = 9%
Mini GURPS: 38 páginas, 8 de combate = 21%
World of Darkness: 222 páginas, 38 de combate: 17%

Curioso que o jogo que é mais voltado pra combate é o que dedica menos páginas para a mecânica dessa situação, não acham?

Peraí, de onde você tirou esse número de só 25 páginas de combate? Não dá pra considerar só o capítulo combate como voltado para combate. E todas as magias voltadas para combate??
 
(blé, fala sério. Pra que comprar o livrão se esse pequenininho já é uma merda? hehehe)

Porque ele revolucionou o RPG e o mercado de RPG brasileiro. Porque ele é o primeiro RPG genérico. Porque o mini não fala pelo manual básico. Porque ele é extremamente detalhado. Porque...

Quando, afinal, os livros basicos de D&D sao 99% combate ( não me refiro a como cada um joga, me refiro ao sistema - numeros, mecanicas, regras - olhem minha listinha se quiserem ). Como voces esperam que eles intepretem e joguem os livros... Ignorando 99% das regras...

Esses livros de D&D eu não conheço.
 
Última edição:
Fala sério, os únicos jogos que, de fato, revolucionaram o RPG no Brasil foram o Vampiro: A Máscara e o D&D 3E.

Fala sério você, os primeiros RPGistas brasileiros jogavam GURPS, foi por causa do GURPS que começaram a surgir traduções. Eu conheço uma pancada de gente que começou com GURPS. Vai ler a história do RPG no Brasil. Os suplementos não são mal feitos, bem pelo contrário, são os mais detalhados que conheço.
 
Fala sério você, os primeiros RPGistas brasileiros jogavam GURPS, foi por causa do GURPS que começaram a surgir traduções. Eu conheço uma pancada de gente que começou com GURPS. Vai ler a história do RPG no Brasil. Os suplementos não são mal feitos, bem pelo contrário, são os mais detalhados que conheço.

GURPS foi o primeiro só porque era o jogo preferido do dono da Devir...
 
"GURPS sigla que significa Generic Universal Role Playing System (Sistema Genérico universal para jogos de interpretação), é um sistema de RPG genérico, criado pela Steve Jackson Games em 1986, famoso pela sua flexibilidade, abrangência e detalhismo.Sua primeira tradução para a língua portuguesa foi efetuada pela Devir em 1991.

Sua terceira edição é a mais famosa e que tem mais livros publicados: comporta cerca de 240 livros que tratam dos assuntos mais variados, da idade da pedra até o futuro distante, passando por quase todo tipo de realidade fantástica imaginável. Todavia, os títulos mais presentes são os de ficção científica (Transhuman Space, Lensman, Hellboy, Traveller) e os históricos (World War II, Greece, Japan, Imperial Rome, etc). Sendo considerado o RPG mais realista e um dos mais vendidos consegue um lugar de honra no ( museo da fama ) em 2000.

Em Agosto de 2004, teve sua quarta edição lançada nos EUA, com uma proposta de renovar de forma sutil a mecânica do sistema e de forma intensa a qualidade gráfica das publicações, que foi melhorada.

A quarta edição vem ganhando espaço no mercado dentro e fora do RPG sendo usada como referencia para criação de GAMES e simuladores de realidade."
 
Aham. E o que me diz de suplementos como GURPS Vampiro: A Máscara, GURPS Cthulhu punk (?), GURPS Burrows & Bunnies, GURPS Illuminatti (esse eu tenho, li e posso falar mal com total conhecimento de causa), GURPS Fantasy (que precisa do GURPS Magic pra funcionar), dentre tantos outros suplementos patéticos lançados?

E mais: detalhismo não quer dizer qualidade. E grande coisa o GURPS ter sido o primeiro a ser traduzido. É notório que o BOOM do RPG só se deu com o lançamento do Vampiro: A Máscara. Depois disso, o GURPS mórreu, praticamente.
 
Bem é interessante como uma linha só com suplementos mal feitos consegue lançar 240 livros. Interessante. Muito interessante...

Consegue fazer uma quarta edição.
 
Última edição:
Muito simples: A Steve Jackson possui várias linhas de jogos, não só o GURPS. E o GURPS não é o principal produto deles, mas sim o Munchkin (e sua versão..ahm... como direi? Ah, sim, d20.).

O GURPS, pra mim, segue muito mais de birra do que por qualquer outro motivo.

Eu gostaria de ter acesso a um censo de RPG, pra saber o que vende mais, o que é mais jogado...
 
Não disse que era o mais jogado, disse que revoluciuonou o RPG e o mercado de RPG brasileiro. E que julgá-lo pelo Mini GURPS era ingenuidade. Os 240 livros são só sobre GURPS.

(blé, fala sério. Pra que comprar o livrão se esse pequenininho já é uma merda? hehehe)

É ridículo. É falta de conhecimento. É expressar seu gosto particular e
afirmá-lo sem base alguma. Não jogo GURPS mais, mas negar seus méritos é patético. Dizer que os suplemento são mal feitos é prior ainda. Vai ler Artes Marciais...

GURPS has been the leading "universal" game system for more than a decade. You can roleplay in any background with just the rules in the GURPS Basic Set . . . but over 250 other GURPS books have been released with details about different genres. (Tirado do site da Sjgames)

A Write Wolf lançou livros com selo D20 também, isso não quer dizer nada para nosso debate. Quanto a Munchkin ser o principal produto da Steve Jackson, eu tenho minhas dúvidas.
 
Zayffiros, acho que voce é meio novo por aqui.

Entao vou te iluminar: A maioria dos usuarios daqui sao fas de D&D (o moderador Sky entao, é praticamente fanatico ), e nao gostam de GURPS. Alguns sao sensatos e imparciais (como Barlach, Drakon, TT, Ingwar, entre outros ). Resumindo: O Meme-set deste forum é pesadamente D&Dístico, e pesadamente anti-GURPS, inclusive ha um topico de defesa a GURPS aqui em algum lugar.

Tudo que voce afirmou sobre GURPS é verdade. Eu sei. Mas certas pessoas aqui nunca vao aceitar. (inclusive os suplementos de GURPS sao excelentes mesmo! )

Não tente defender GURPS aqui, vai perder seu tempo - e o moderador vai retrucar a cada afirmativa sua, nem que seja pra falar besteiras. Ele tem necessidade de ter a ultima palavra. Confie em mim.:roll:

Agora voltando ao papo...

Pessoas, o que dizer de um jogo que gira em torno de combate, cujos herois-protagonistas são definidos por especialidades combatentes (mago, clerigo, monge, etc. nada mais sao do que formas diferentes de dizer: artilharia de longo alcance, médico de campo, batedor mano-a-mano, etc ), seu enfoque no combate é tão colossal, que um livro inteiro é dedicado a inimigos potenciais, e mais uma penca de coisas (ver minha listinha)...

Acho que dizer que tal livro, ou sistema, é 99% combate não só é justo - como é óbvio. Entao nao culpem jovens novatos hack-slashers por isso.

Joguem como queiram, da maneira que lhes agradar, mas sejam francos.
 
Não tente defender GURPS aqui, vai perder seu tempo - e o moderador vai retrucar a cada afirmativa sua. Confie em mim.

Valeu pela dica. Eu já tinha percebido é que não vou com a cara do moderador. E vou retrucando, mas o cara é cara de pau... As discussões nunca buscam a verdade, o cara sempre leva para o lado pessoal. (Sei que reclamações não são para postar aqui).

Quanto a D&D, o jogo enfatisa o combate sim, mas 99% é um exagero. Lendo os livros de ambientação você vera isso. O Forgotten, é épico, mas não é dungeon crawlers por exemplo. Dizer que ele é 99% combate é exagero. Dragonlance? O mesmo.

Agora os livros básico, os livros de regra sim, eles enfatisam o combate e as regras. É como o manual de GURPS. O Vampiro também tem muita regra, mas ele também é um livro de ambientação. Não da para comparar Livro do Jogador e Vampiro. Um é livro de regra, o outro e livro de regras mais ambientação. Entende o que quero dizer?

Acho que dizer que tal livro, ou sistema, é 99% combate não só é justo - como é óbvio. Entao nao culpem jovens novatos hack-slashers por isso.

Como acha que os novatos vão jogar vampiro? Usando a porradaria possivel. Eu já vio isso.
 
o cara sempre leva para o lado pessoal.

Ah não, pera aí um pouquinho. Se tem uma coisa que eu não admito que falem de mim é que eu levo as discussões pro lado pessoal. Eu te desafio a revirar a Valinor inteira e procurar um ataque pessoal meu em um debate.

Eu sempre defendo o mote "ataque as idéias, não as pessoas".

Eu retruco sim, porque acho o D&D o melhor sistema de RPG do mercado e que o GURPS é que nem o Pink Floyd: já deu o que tinha que dar e deve encerrar as atividades e viver das glórias do passado.

Não que o GURPS tenha qualquer tipo de qualidade pra ser comparado ao Pink Floyd, claro.
 
Eu achava que o nivel da valinor era mais elevado. Tem cada moderador por aqui. Vc foge da discussão meu querido. E não consegue assumir que eu estou certo. Ninguem aqui falou que o GURPS é o mais jogado, falei que ele foi importante pro RPG. Uma coisa obvia, mas que vc apenas para discutir nega. Não merece ser moderador e o pior cara para debates que existe, quer ser do contra. Se eu disser que homem tem que ser macho vc vai dizer que defende os gays. Isso está obvio. Não posto mais nada contra vc.
 
Eu achava que o nivel da valinor era mais elevado.

Pois é, tem entrado cada sujeitinho aqui que vou te contar.

Vc foge da discussão meu querido. E não consegue assumir que eu estou certo.

Eu, fugir de discussão? Blé, conta outra!

Ninguem aqui falou que o GURPS é o mais jogado, falei que ele foi importante pro RPG. Uma coisa obvia, mas que vc apenas para discutir nega.

Pra mim a importância de um RPG é medida a partir da popularidade dele. Isso sim é uma coisa óbvia.

Ah, e diferente de ti, eu só ataco as idéias, não fico fazendo "ataquezinhos pessoais".
 
Zayffiros, voltemos ao ponto:

Quanto a D&D, o jogo enfatisa o combate sim, mas 99% é um exagero. Lendo os livros de ambientação você vera isso.

Sim, concordo. É que me refiria ao basico. Com certeza os cenarios sao muito bem feitos e abordados - já joguei otimas campanhas em Forgotten e uma vez em Planescape (um cenario fascinante ).

Agora os livros básico, os livros de regra sim, eles enfatisam o combate e as regras. É como o manual de GURPS

Sim, mas o sistema GURPS é muito mais... abrangente digamos, em termos de explorar ambientes/esferas de regras diversos (social, marcial, intra-pessoal, profissional, etc). Enquanto D&D enfoca o combate. Inclusive isso é um dos fatores que permite a GURPS produzir personagens mais... humanos digamos, multidimensionais. Enquanto em D&D / D20, eu costumo chamar os personas de unidimensionais, pois se restringem predominantemente no ambiente marcial, e os outros ambientes (inter-pessoal, intra-pessoal, profissional, etc. ) são muito sutis, e geralmente essa parte é fluff por parte de cada jogador, fluff esse que pode ou nao vir a ser explorado pelo mestre, mas o sistema em si liga muito pouco pra isso.

Vampiro também tem muita regra, mas ele também é um livro de ambientação. Não da para comparar Livro do Jogador e Vampiro. Um é livro de regra, o outro e livro de regras mais ambientação. Entende o que quero dizer?

Perfeitamente. E concordo.

Como acha que os novatos vão jogar vampiro? Usando a porradaria possivel. Eu já vio isso.

Sim. Mas voce pode chamar isso de uma possibilidade, nao uma tendencia. Afinal, foi o Vampire que esitmulou os jogadores a refortalecer o LiveAction no mundo inteiro - e isso já mostra que cada um joga como quer, mas cada sistema influencia/estimula/direciona de certa forma as partidas.

Nao estou aqui dizendo que todo jogade D&D é um hack-slash - estou aqui mostrando que D&D, enquanto sistema (regras , numeros, etc. ) é enfocado em combate, o que pode ser um fator importante na sugestao a novatos,de como utilizar o sistea, o que voce (e a maioria ) parece ter ja concordado. O que nao quer dizer que seus cenarios nao sejam lindos, e suas partidas possam ser cheias de socialização. Ja tive bons momentos em seus cenarios.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo