Arcanjo[SK]
Spartan Supersoldier
Aproveitando a idéia que tive no tópico sobre Falkenstein, resolvi criar um tópico sobre um tema estranho, mas aparentemente muito comum no RPG: op conservadorismo.
Pra começar, o que seria isso?
Bem, explicando, tirando do dicionário: "Estado de espírito daqueles que se opõem a inovações políticas, sociais, técnicas etc."
Ou seja, o conservadorismo no rpg seriam aqueles jogares e mstres que se opõem a novos sistemas, novos cenários, novas edições... mas, me pegunto, porque?
É engraçado, que a atual fase, a mentalidade do jogado do rpg, parece estar bem parecida com o das pessoas há muitas decadas atrás, recusando-se a adaptar ao mundo moderno. Assim como a socieade teve seu tempo mais conservador, a atual fase do rpg tb parece estar entrando nisso.
As vezes os jogadores deixam de conhecer sistemas ou cenários bem interessantes (Falkenstein, Daemon, Opera, etc... não que eu goste de todos eles...).
Porque? Porque o medo da novidade?
Jogadores mais antigos (mais tempo de rpg) tendem a ser mais conservadores, enquanto jogadores mais novos (menos tempo de rpg) costumo ter uma "mente aberta" quando se trata de novos sistemas, novos cenários, novas regras, etc...
Alguns as vezes não tempo mal para jogar seus jogos, quanto mais novos jogos, mas porque não tentar um dia? Outros não estão tão dispostos em gastar dinheiro com novos ceários ou sistemas, mas e o dinheiro que gastam comprando vários suplementos, que nem sempre são bons, de seu sistema habitual? Por que não, ao menos uma vez, arriscar-se a conhecer uma coisa nova??
Talvez se fossemos mais mente aberta em relação a isso, talvez o rpg pudesse dar um passo mais a frente, podendo expandir seus horizontes, abrindo novas portas para novas idéias, novas "invenções". Há tantas coisas a serem descobertas!!
E vcs? Costumam ser conservadores? Ou costumam aceitar de bom grado novas idéias??
Vou-me agora, esperando a resposa de vcs!!!
Abraços a todos!!!
FUUUUUIIIIIIIII!!!!!!!!!!!
Pra começar, o que seria isso?
Bem, explicando, tirando do dicionário: "Estado de espírito daqueles que se opõem a inovações políticas, sociais, técnicas etc."
Ou seja, o conservadorismo no rpg seriam aqueles jogares e mstres que se opõem a novos sistemas, novos cenários, novas edições... mas, me pegunto, porque?
É engraçado, que a atual fase, a mentalidade do jogado do rpg, parece estar bem parecida com o das pessoas há muitas decadas atrás, recusando-se a adaptar ao mundo moderno. Assim como a socieade teve seu tempo mais conservador, a atual fase do rpg tb parece estar entrando nisso.
As vezes os jogadores deixam de conhecer sistemas ou cenários bem interessantes (Falkenstein, Daemon, Opera, etc... não que eu goste de todos eles...).
Porque? Porque o medo da novidade?
Jogadores mais antigos (mais tempo de rpg) tendem a ser mais conservadores, enquanto jogadores mais novos (menos tempo de rpg) costumo ter uma "mente aberta" quando se trata de novos sistemas, novos cenários, novas regras, etc...
Alguns as vezes não tempo mal para jogar seus jogos, quanto mais novos jogos, mas porque não tentar um dia? Outros não estão tão dispostos em gastar dinheiro com novos ceários ou sistemas, mas e o dinheiro que gastam comprando vários suplementos, que nem sempre são bons, de seu sistema habitual? Por que não, ao menos uma vez, arriscar-se a conhecer uma coisa nova??
Talvez se fossemos mais mente aberta em relação a isso, talvez o rpg pudesse dar um passo mais a frente, podendo expandir seus horizontes, abrindo novas portas para novas idéias, novas "invenções". Há tantas coisas a serem descobertas!!
E vcs? Costumam ser conservadores? Ou costumam aceitar de bom grado novas idéias??
Vou-me agora, esperando a resposa de vcs!!!
Abraços a todos!!!
FUUUUUIIIIIIIII!!!!!!!!!!!