• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conflito Rússia e Ucrânia

Só EUA e sua mídia queriam uma guerra ali. Líderes da Europa continental eram totalmente contra, e principalmente Putin sempre soube que seria algo invíavel ainda mais no inverno, qualquer tipo de conflito em larga escala. Essa guerra não seria boa pra Moscou, apenas pra Washington.
prêmio postagens que envelheceram como leite fora da geladeira
 
prêmio postagens que envelheceram como leite fora da geladeira
Não sei onde ou como, continua plenamente válida.

O que o Biden realmente quer não é guerra, é derrubar o Putin porque ainda acredita em manter o poder do Império.

Putin quer provocar o Ocidente enquanto mexe seus pauzinhos para a confecção do que entende como sua ordem multipolar.

Guerra mesmo ninguém quer, porque nenhum dos dois é maluco.
 
Mas não houve guerra nem invasão. Só reconhecimento de Moscou das duas regiões autônomas de Donbass, que já estavam nessa situação desde 2013 mais ou menos.

As tropas Russas na região foram enviadas com autorização dos governos locais dessas duas repúblicas inclusive.
 
Para o mundo inteiro, a Rússia já invadiu a Ucrânia, mediante esse artifício canalha aí de reconhecer às vesperas a independência de Donbass. Só para a própria Rússia suas tropas entraram em duas repúblicas autônomas e soberanas, a pedido, sem estar fazendo nada de errado. 🤷‍♂️
 
Só pra Rússia e pra quem interessa: População de Donbass. A gente não está falando de Kiev, e sim de uma região que na prática não faz mais parte do governo do Zelensky desde a crise da Criméia. Tanto que os blindados entraram sem nenhum tipo de oposição na região por parte dos locais.
 
Para o mundo inteiro, a Rússia já invadiu a Ucrânia, mediante esse artifício canalha aí de reconhecer às vesperas a independência de Donbass. Só para a própria Rússia suas tropas entraram em duas repúblicas autônomas e soberanas, a pedido, sem estar fazendo nada de errado. 🤷‍♂️
Para o mundo inteiro, não, para a mídia ocidental e para a comunidade internacional alinhada à OTAN.

Sei lá, parece que a galera deu uma infantilizada depois do negacionismo bolsonarista. Agora, de repente, num passe de mágica, os pronunciamentos oficiais dos Estados se tornaram livres de erros e mentiras e a liberdade de imprensa tornou qualquer groselha dita por jornalista algo inatacável.

Só ver o monte de merda que a elite intelectual da Globo News fala sobre a associação ideológica entre Putin e Bolsonaro, associação que só existe na cabecinha minúscula deles. Quer dizer, rs, cabecinha minúscula ou intenções disfarçadas com jornalismo chapa branca.
 
Ah peraí. Qual outro país já reconheceu a independência de Donbass? Se você souber, me avise. Para quem não a reconhece, aquilo é Ucrânia ainda. Simples né? Pois é. Não sei como o assunto chegou ao jornalismo ou ao Bolsonaro tão rápido.
 
Ah peraí. Qual outro país já reconheceu a independência de Donbass? Se você souber, me avise. Para quem não a reconhece, aquilo é Ucrânia ainda. Simples né? Pois é. Não sei como o assunto chegou ao jornalismo ou ao Bolsonaro tão rápido.

E não, não é, o status de autodeterminação como nação, bem com o direito d sucessão e integração, não são arbitrados pela vontade arbitrária de Estados, ou por um quorum deles (todos os países foram ouvidos sobre isso? Acho que não.). Essa declaração se inicia com a manifestação do povo, e passa por um processo de reconhecimento internacional dos Estados envolvidos, posteriormente ratificado pela comunidade internacional.

Há regras para isso: normas de direito internacional, convenções, estatutos, costumes internacionais e jurisdição internacional. Não é a opinião do Guga Chacra, do Paganus ou do Calib que configuram praxe internacionalista.
 
Ah peraí. Qual outro país já reconheceu a independência de Donbass? Se você souber, me avise. Para quem não a reconhece, aquilo é Ucrânia ainda. Simples né? Pois é. Não sei como o assunto chegou ao jornalismo ou ao Bolsonaro tão rápido.
Chegou na questão de comparação. Não é porque deu no jornal que é necessariamente verdade. Ainda mais um negócio tão complexo quanto esse. Aqui existem interesses ocidentais, em querer reprimir o crescimento russo e usando a Ucrania de bode expiatório, com o papo de inclusão na OTAN como uma clara provocação, quase uma declaração de guerra contra a Rússia.

Um paralelo bem simples de traçar é: Imaginem a Rússia fechando uma aliança militar irrestrita com o México, e com a possibilidade real de colocar blindados, tropas, aviões e mísseis às margens do Rio Grande. Qual seria a repercussão disso no mundo, e qual seria a postura norte-americana? Pois é isso que os EUA estão fazendo com o fantoche Zelensky, e já fizeram inclusive nos anos 90 com outras nações ex-soviéticas. A própria existência da OTAN pós-91 não tem mais sentido, já que fora uma aliança anti-soviética, né? Pra quê serve essa aliança, senão para ameaçar Moscou? Agora querem que o Putin fique parado e assistindo a toda essa movimentação em todos os países vizinhos?

Está na hora de aceitarmos que os EUA não são mais donos do mundo, e que se o seu imperialismo é aceitável e banalizado, a Rússia fará o mesmo em sua zona de influência. Se a gente condenar Moscou por isso seremos apenas hipócritas, já que vemos Washington fazendo pior há décadas e achando super comum, mesmo em países bem longe da América, sempre em nome de uma falsa bandeira de Liberdade e Democracia.

E esse reconhecimento às repúblicas de Donbass foi inteligentíssimo, mesmo com a forte repercussão momentânea. Mesmo que Putin recue, a Ucrânia jamais verá seu nome como membro da OTAN depois disso, e ele terá tudo o que queria desde o início da crise. Mérito dele e de seu governo, que colocará os EUA em seu devido lugar, e ainda assegurará suas fronteiras e zonas de influências.

___

Fora isso tudo, a Ucrânia ainda tem uma questão ainda mais confusa e complexa que é a identidade dela como país, já que fez parte do Império Russo por muito tempo, são no fundo um mesmo povo, e isso deixa a própria população confusa, hoje o país é bem dividido entre os pró-Russia e pró-Ocidente, por exemplo, e é uma questão que não vai se resolver tão cedo. Criméia por exemplo sempre se viu como Russa (e de fato sempre foi, inclusive sua população), e Donbass é um caso bem parecido.
 
É sempre bom lembrar que lá pelos idos de 2014 a revolução que depôs o presidente Ucraniano pró-Rússia foi fortemente apoiada por grupos neonazistas. A dicotomia entre UE/Rússia é permeada de um monte de interesses paralelos e não é claro onde termina um e onde começa o outro.
O buraco é bem mais embaixo. Não que Putin seja o bonzinho da história, mas pintá-lo como o malvadão é tão equivocado quanto.

Se o parâmetro para falar que começou a guerra é o conflito em Donbass, então a guerra já começou lá em 2014. Desde então nunca terminou. Se o parâmetro é uma invasão à Ucrânia de fato, então não começou.

E a diplomacia Americana está sendo ridícula. Só sabem ameaçar e por mais fogo. Parece que são os mais assanhados pra que a guerra aconteça. Enquanto os europeus, que sabem que se a coisa estourar vai sobrar pra eles, parecem muito mais interessados em apaziguar os ânimos e fomentar um acordo de paz.

E eu estou achando a cobertura de impressa bastante parcial sim. Falam como se os Russos tivessem simplesmente chegado lá querendo invadir e pronto. Sem contexto, sem história, quase nunca com menção ao conflito (armado) que se estende na Ucrânia desde a remoção não democrática de um presidente.

Por que o golpe foi tão apoiado pelos neonazi? Por que o presidente que sucedeu é um cara podre de rico ligado ao setor financeiro e que financiou pesadamente a oposição ao governo anterior? Por que imediatamente após o golpe (ou revolução, como preferir), boa parte da população ficou contra a ponto de algumas províncias inteiras se declararem independentes e atraírem para si uma migração massiva de gente, mesmo estando em conflito armado com país natal?
Não dá pra resumir isso tudo como Putin mau, ditador, quer expandir o território russo na marra. É claro que ele tem interesses, mas não é o único que tem interesses nessa história toda.
 
"We decided to launch a special military action [...] aimed at demilitarisation and denazification of Ukraine."

Veremos se agora a imprensa vai passar a abordar essa questão. Provavelmente não é aí que reside o interesse Russo, mas, mesmo que seja só uma desculpa, não é um detalhe irrelevante.

A UE fechou os olhos pra isso e foi condescendente por mais tempo do que deveria. Tanto não é irrelevante que dá pra se perguntar por que a Alemanha decidiu enviar ajuda pra Ucrânia mas se negou a enviar armamento. Quem eles estariam armando?

É um ponto que foi abordado no início do conflito, lá em 2014, e depois disso foi sendo sumariamente ignorado. Espero que com a fala do Putin isso volte pra pauta, embora eu ache que boa parte vai continuar ignorando.
 


24 horas e as postagens de vocês envelheceram novamente igual a leite fora da geladeira

vocês tão se superando em como vocês falam merda com propriedade e ainda negam a realidade
Belo e moral, Putin segue sendo o maior líder do século XXI. E bem feito pro Zelensk e pra todo esse governo ilegítimo, Russia vai fazer o que deve para se defender da ameaça de uma OTAN em sua fronteira.
E que fique o aviso do Putin para os demais governos:

“Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”

Pelo noticiado até aqui, a maioria dos ataques são em comandos militares ucranianos, e já tem relatos de soldados ucranianos deserdando. Se prometiam uma grande resistência, na prática vemos exercito sendo desmontado em horas. Se nem mesmo os ucranianos querem morrer por Kiev, imagina o povo da OTAN.

E segue o questionamento: Por que não houve tanta condenação e comoção da comunidade Internacional, e muito menos sanções aos EUA e seus aliados em suas seguidas invasões e ataques em dezenas de países? Russia malvadona por não querer mísseis norte-americanos em sua fronteira, mas EUA só levando a liberdade aos povos? Chorem mais que tá pouco.
 
Ainda bem que aproveitei bem os últimos dias pra adiantar ao máximo algumas compras no AliExpress, pois sei que a cotação do dólar vai dar uma boa inflada nos próximos dias.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo