• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Comparação da Qualidade Literária de J.R.R. Tolkien com ...

Alucard disse:
Temos que ver que ele não criou só literatura... ele criou uma mitologia...

Não, ele pegou outras mitologias e adaptou pra apresentar uma teória "mitologia das mitologias. A história real por trás de todos os mitos e religiões do mundo.

Ispaine/Estus disse:
Acho que tem outro porém em comparações, gosto pessoal. Além do mais o que faz um escritor melhor que o outro

Personalidade e maturidade. :)

Coesão, clareza de proposta, controle da expressão textual...

Criatividade e inventividade sempre ajudam.

Alucard disse:
J.K. Criou o Potter. Teve repercussão. Muitos leitores. Livros. Jogos etc. Mais nada comparado à Tolkien. O mesmo com Homero. Muitos criaram filmes, livros... Mais se olharmos pelo lado "antiquário" da coisa, Homero tem um império milenar à seu favor, e mesmo assim Tolkien não fica atrás...

Fama não é parâmetro pra nada.

Alucard disse:
Talvez, daqui à uns 200 anos, Tolkien seja considerado por muitos como o melhor escritor de ficção que já existiu.

Nossa, isso seria um tremendo exagero.

Tanto em termos criativos quanto narrativos, Tolkien é muito bom, mas longe de ser o melhor.
 
Opiniões... o que seria das discursões se todas fossem iguais? :o?:
Fox disse:
Tanto em termos criativos quanto narrativos, Tolkien é muito bom, mas longe de ser o melhor.
Talvez agora, para as pessoas do nosso tempo... mais daqui à alguns anos, eu não garantiria isso...
Bem, eu não acho tão impossível de acontecer o que falei mais... Cada qual com as suas idéias...
 
Fox disse:
Nossa, isso seria um tremendo exagero.

Tanto em termos criativos quanto narrativos, Tolkien é muito bom, mas longe de ser o melhor.
Acho q daqui a 200 anos, teremos uma gama enorme na bagagem de obras literárias geniais, e por que não dizer grandiosas. Tolkien pode ser um dos melhores exemplos, mas tmb pode ter sido um pioneiro em meio a um conjunto de fabulosos escritores do gênero ...
 
Alucard disse:
Opiniões... o que seria das discursões se todas fossem iguais? :o?:Talvez agora, para as pessoas do nosso tempo... mais daqui à alguns anos, eu não garantiria isso...
Bem, eu não acho tão impossível de acontecer o que falei mais... Cada qual com as suas idéias...

Não acho impossível também, mas seria um exagero mesmo.

O mérito do Tolkien é complar e costurar de forma coerente muitas histórias e ontextos diferentes.

Mas ele não inovou nada em termos de literatura por assim dizer.

Varatar disse:
Acho q daqui a 200 anos, teremos uma gama enorme na bagagem de obras literárias geniais, e por que não dizer grandiosas. Tolkien pode ser um dos melhores exemplos, mas tmb pode ter sido um pioneiro em meio a um conjunto de fabulosos escritores do gênero ...

Mas pra que esperar mais dois séculos se já temos uma gama estupidamente grande de obras grandiosas hoje?

Já dá pra julgar muito bem pelo que já temos que Tolkien não é o maior exemplo de criatividade do mundo.
 
Fox disse:
Já dá pra julgar muito bem pelo que já temos que Tolkien não é o maior exemplo de criatividade do mundo.
Não, com certeza não é ... mas eu acho q ele é um grande exemplo no "gênero" épico/fantástico ... um gênio. Sério mesmo!
 
Se Tolkien não fosse um gênio no seu estilo literário, ele não faria tudo que fez, e com a perfeição(se é que assim posso dizer) que fez.
 
Varatar disse:
Não, com certeza não é ... mas eu acho q ele é um grande exemplo no "gênero" épico/fantástico ... um gênio. Sério mesmo!

Eu nem estava contestando isso.

Conseguir juntar tanta história de contextos diferentes e juntar tudo sem ficar uma extrema bagunça já é uma vitória.

O que faz ele funcionar como escritor épico é por ser, na verdade, um escritor de momentos. Ele apenas improvisou em cima disso, costurando esses momentos juntos pra fazer uma ótima tapeçaria.

Ele é muito bom nisso, aliás.

Pelo que me lembro da última lembra, outro indíciuo desse estilo dele é o problema em descrever batalhas. Mas como tô relendo, vou esperar terminar pra ver se essa lembrança procede.

Alucard disse:
Se Tolkien não fosse um gênio no seu estilo literário, ele não faria tudo que fez, e com a perfeição(se é que assim posso dizer) que fez.

O que eu estava discutindo era sua importância no mundo literário em comparação a outros escritores.

Como Homero que foi um dos primeiros escritores ocidentais a compilar tradições orais em livros muito coesos ou Shakespeare que foi o primeiro a colocar monarcas e servos no mesmo nível, o dito "Escritor Bárbaro" ou só "Autor Bárbaro"... tá, depois eu confiro isso.

Ou mesmo H.G Wells ou Júlio Verne, com seus estilos inconfundíveis ou a Mary Shelley que merece menção honrosa por escrever Frankenstein em uma semana (ou duas?). :eek:

Posso dar dezenas de outros exemplos menos famosos de criatividade e inventividade aqui. É até bom pros fãs de Tolkien conhecerem trabalhos diferentes, isso só aumenta a cultura literária.

Mas, no fim das contas, isso viraria (se é que já não virou) um concurso de autores. O que soa ridículo já que provavelmente nem Tolkien nem esses outros autores estavam muito preocupados com isso.
 
Realmente, a intenção do tópico, acho, não é essa.

Tolkien foi muito bom, realmente. Não o melhor eu sei, embora "para mim" seja (frizei bem o "para mim", porque é o estilo literário que mais gosto de ler). Júlio Verne é fantástico, sem dúvida; e Homero é fenomenal.
Entrando nesse lado da coisa, epenas digo que acho Tolkien um Homero dos dias atuais, devido ao nível de suas epopéias - porque a saga de Arda pode sim ser considerada uma epopéia.

Bem, o que eu quero dizer com todo esse :blabla: é que, se Tolkien não é o melhor, de acordo com a opinião de muitos, deve, no nínimo, ser considerado um dos grandes gênios da literatura épico/medieval/fantástico, pois isso, com certeza ele é.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo