• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Comparação da Qualidade Literária de J.R.R. Tolkien com ...

O que voces acham da Comparação da comparação da Qualidade Literária de J.R.R. Tolkien com a de Escritores Clássicos como Shakespeare, Tolstói, Dostoievsk, Nietsche, Homero, entre outros. Tolkien tem ou não tanta importância e Talento quanto esses grandes escritores? :twisted:[/color]
 
Esses livros são de estilos diferentes, não dá para compará-los. Mas em importância e talento, tenha certeza de que Tolkien não deixa barato.
 
Sim, são de outros estilos, mas... se forre compará-los, de uma maneira vaga, pois compará-los não é fácil... diria que Tolkien tem o mesmíssimo mérito :pula: :amem:
 
São assuntos bem diversificados...
Gosto da maneira como Tolkien escreve...
Parece q ele está falado contigo...
Te contando a história...
Acho q Tolkien ganha de todos... (principalmente da J.K.Rowling)
 
J.K.Rowling

A comparação que propus tem que ser vaga mesmo. Ela deve ser direcionada a importância dentro da literatura e a qualidade de cada um dentro de seu estilo.
Gosto desses escritores todos mas, com certeza, Tolkien é melhor pois pertence a outro mundo. E o que é melhor:Um mundo que ele mesmo criou.
Como ler nunca é demais recomendo que leiam Tolkien e os outros.
Agora: quanto a anteriormente citada J.K.Rowling, faça-me o favor.Que porcaria(Nada contra quem adimira e nem contra a pessoa dela mas tudo contra a sua "obra"). :evil:
 
Como todos disseram, não vou discordar, são escritores em graus diferentes. Não há como comparar a retórica de um Nietzche, filosófo, com um Homero "poeta", e junto a isso um autor fantástico como Tolkien. São todos excelentes, mas em stilos diferentes. Se a pergunta fosse analisar a competência e criatividade de cada um, eu acho que poderia dizer que Tolkien está no páreo! Inclusive, ele não foi eleito Escritor do Século?
A JK Rowling é ua escritora muito pequena para quaisquer destas comparações. Hp baseia-se em muito diálogo e passagens desconexas, mas o roteiro é bom. Só faltou uma oratória legal...
 
Não sou fã de Nietsche, portanto, não posso comparar Tolkien com todos as personalidades citadas. Mas acho que Tolkien deixa a dever sim, para algum destes (quanto à qualidade literária), mas certamente está no mesmo patamar que outros ...
 
eu acredito que Tolkien podee sim ser comparado a estes grandes escritores, não é pra menos que ele é considerado o melhor escritor do século XX, sda não fica atrás de Ilíada, Cavaleiros da távola redonda, romeu e julieta and so on!
 
Eu acho que são coisas muito diferentes. Não gosto de comparar ninguém, cada um tem seu estilo própio, seu modo de ser.

Mesmo assim vejo Tolkien como um escritor que está no mesmo nível desses que vocês citou, ele tem uma obra muito profunda e, como prova a Valinor, com muita coisa para ser discutida.
 
Bem.. Tolkien não apenas escreveu histórias sobre um universo diferente do nosso...
Ele criou um mundo próprio, com criação, vida, existência. Ele criou mapas, localidades, cultura, tudo.
Tolkien fez muita coisa que esses escritores, talvez, nem pensaram em fazer...
Na minha opinião(que pode ser aversa à de muitos), Tolkien deveria ser comparado como um Homero evoluído, pois, mesmo ele tendo relatado com perfeição a história grego-antiga, foi apenas um relato... Já Tolkien, como eu disse antes, foi criação. Ele fez tudo.
Temos que ver que ele não criou só literatura... ele criou uma mitologia...
 
Eu penso que nao da para comparar, alias acho que na unanimidade compreendemos que sao muito deiferentes, antes demais nao da para comparar poesia classica de homero com Tolkien, nem filosofia de Nietsche, nem obras dramaticas de Shakespeare e por ai fora, eu acho que sao tipos literarios diferentes e obviamente de correntes (ou mesmo sem seguirem correntes) literarias diferentes... Mas e so o k eu acho...
 
Aramak disse:
O que voces acham da Comparação da comparação da Qualidade Literária de J.R.R. Tolkien com a de Escritores Clássicos como Shakespeare, Tolstói, Dostoievsk, Nietsche, Homero, entre outros. Tolkien tem ou não tanta importância e Talento quanto esses grandes escritores? :twisted:[/color]
Tolkien tem um estilo próprio é legal diferente dos outros...Tipo Dostoievsk retrata mas o psicologico, os conflitos parecido tb discutidos por Kafka, Nietsche tem um estilo interessante...Tipo é meio vago tentar comparar, mas ele tem o seu lugar na literatura, parece q ele é um contador de história e fala diretamente pra vc, fazendo com q vc consiga montar a imagem na sua cabeça...Algumas pessoas n gostam do estilo prolixo dele.Como minha mãe q apesar de gostar da história acha q ele se prende em detalhes desnecessários, e ela gosta de J.K.Rowling pq diz q ela consegue fazer conecções entre um livro e outro entre um acontecimento e outro...Eu particularmente gosto de Harry Potter, é um leitura diversificada e boba, mas é divertida e bem pensa(na minha opinião)...Mas tolkien tem tanto importância e talento quanto esses outrso escritores, ele consegue atingir um grande número de pessoas e n fica ultrapassado, a história é incrivel e o Professo tb...Ele é íncrivel
 
Claro q tem, pra criar um universo novo, como o q ele criou, tem q ter alguma competência sim.

No seu estilo, com certeza ele foi um dos melhores, senão o melhor.
 
Rapaz... Agora complicou! Li alguns livros destes escritores e é dificil comparar. Os de análise de fora, os livros de Tolkien são fenomenais e de uma criatividade sem paralelo! De mitos tão díspares ele criou um mundo e idiomas nunca vistos na literatura. Tudo bem, não sou bacharel em nada, mas o trabalho que teve para dar vida a um universo vasto e complexo o coloca bem acima de muitos escritores! Ao lado de julio Verne, Isac Assimov e Arthur C. Clack!
 
Foi o que eu tinha dito... ele criou uma mitologia, com idiomas, mapas, tudo. Não só uma história...
Por isso que acho que Tolkien é o melhor...
 
Acho que tem outro porém em comparações, gosto pessoal. Além do mais o que faz um escritor melhor que o outro?

Na minha opinião Tolkien fez algo que normalmente outros escritores não fazem. Seu livro, O Senhor dos Anéis, é uma consequencia da História e criação de um mundo. E não a Terra-Média acabou surgindo porque Tolkien estava escrevendo o livro. Tolkien é um escritor diferenciado, mas não sei se melhor ou pior que os outros.
 
Existiram gênios literários, Tolkien não foi um, com absoluta certeza.

Entretanto o que seria dos fãs se não tivessem essa admiração estupenda pelo bom velhinho? Mas há que se lembrar de diferenciar o nosso lado parcial do Universo Literário que nos cerca.
 
É verdade, Tolkien não figura entre aqueles que mudaram os conceitos da literatura ou da humanidade, mas contribuiu muito para levar o gênero fantasia a todos os continentes. Aqui deixo no ar estas questões; o que seria do RPG sem as criaturas que ele criou? Haveriam rpgistas? E a industria que produz estes jogos que nos levam os trocadinhos? Explodiriam em lucros como agora acontece?
 
Com certeza não...

Agora, isso que você falou pode ser até levado em consideração à coisas que só Tolkien inspitou a fazer...
J.K. Criou o Potter. Teve repercussão. Muitos leitores. Livros. Jogos etc. Mais nada comparado à Tolkien. O mesmo com Homero. Muitos criaram filmes, livros... Mais se olharmos pelo lado "antiquário" da coisa, Homero tem um império milenar à seu favor, e mesmo assim Tolkien não fica atrás...

Vou mais além dizendo que se Tolkien não fosse tão bom quanto era, nunca estaríamos aqui, neste fórum, discutindo e analizando sobre tudo. Até mesmo nas áreas não Tolkien-based do fórum, pois se Tolkien não fosse tão "alem"(para não dizer f****), não existiria o fórum.

Talvez, daqui à uns 200 anos, Tolkien seja considerado por muitos como o melhor escritor de ficção que já existiu. Talvez não queiramos olhar com esses olhos porque a sua vida foi muito recente para essas suposições de grandiosidade.
Acho que, infelizmente, a humanidade valoriza mais o póstumo do que o vivo... Exemplos? Não preciso dar... A História faz isso por mim...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo