• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Filmes Como você vive? / O menino e a garça (Kimitachi wa Dō Ikiru ka, 2023)

dermeister

Ent cara-de-pau
... não sei ainda com que título ele virá pro Brasil, então por ora o tópico fica com a tradução literal que aparecia nas discussões até agora e a tradução do título adotado nos EUA. Melhor que incluir meu título pessoal: "Meu filho tá desonrando o nome da família e tive que me desaposentar de novo pra consertar isso" :D

Este é o último filme de Hayao Miyazaki (vou deixar a ambiguidade aí), produzido ao longo dos últimos sete anos usando técnicas tradicionais e que estreou último dia 14 no Japão -- propositalmente sem campanha de divulgação, trailer ou mesmo grandes detalhes do plot. Tem uma matéria do Verge (mirror) que o resume como "uma bela relíquia e o fim de uma era", outra do Polygon (mirror) que o chama de um "gloriously demented farewell", mas o diretor diz que será um presente para o seu neto para quando ele partir desse mundo.

poster-mini.jpg

O plot envolve um menino cuja mãe é morta pelos bombardeios a Tóquio em 1943 e evacuado para uma cidade pequena junto com o pai e a nova esposa dele. Lá ele encontra uma garça cinzenta que o leva a uma torre com uma passagem pra outro mundo -- e eu parei de ler aí porque acho que vou curtir melhor se souber pouco a respeito, mas fiquem livres para adicionar detalhes.

A trilha é novamente do Joe Hisaishi e, convenhamos, não tem como isso dar errado.

A Ghibli disse que o filme estreia ainda esse ano nos EUA e ninguém falou nada sobre lançamento no Brasil.
 
Esse filme está dando muito o que falar no nicho, principalmente, por causa de sua publicidade de ''não-marketing'', não vi ainda, mas, pretendo.
 
Tem umas horas que saiu um trailer para o lançamento nos EUA ... dia 08/dez por lá, e torço que isso dê ânimo para alguma distribuidora brasileira. E no IMAX também, se não for pedir muito :)



Edit para uma curiosidade: Ou eu perdi um trocadilho (não entendo nada de italiano, capisci?) ou tem um typo no portal lá e frase era para ser "fecemi la divina podestate" ("fui feito por poder divino" em português normal). É referência à Divina Comédia e parte daquelas frases escritas nos portões do Inferno que a gente conhece mais pelo "Vós que entrais, abandonai toda a esperança" mesmo. A citação completa na tradução do José Pedro Xavier Pinheiro é:

Dante disse:
“Por mim se vai das dores à morada,
Por mim se vai ao padecer eterno,
Por mim se vai à gente condenada.

“Moveu Justiça o Autor meu sempiterno,
Formado fui por divinal possança,
Sabedoria suma e amor superno.

No existir, ser nenhum a mim se avança,
Não sendo eterno, e eu eternal perduro:
Deixai, ó vós que entrais, toda a esperança!”
 
Última edição:
Eu finalmente criei vergonha e larguei de preguiça e fui atrás pra assistir os filmes do Studio Ghibli, estou 'tirando o atraso' e vendo desde o primeiro, hehe. Então ainda vai demorar pra eu chegar a ver esse.
 
O trailer francês que saiu ontem tem umas ceninhas extras:


(e isso que eu não queria saber muito sobre o filme antes de ver, né? rs)
 
Uma matéria de uns dias atrás da JBox afirma que a Sato lançará o filme no Brasil em março, sem data exata e sem dizer se ele sairá nos cinemas ou só no streaming (o que seria besteira; é um filme para se ver no cinema e, na real, não precisaríamos deles para ver nos streamings).

Tudo indica que o título nacional ficará como "O menino e a garça" mesmo, quando tiver uma fonte oficial eu mudo o tópico.

A matéria segue abaixo. Ela cita um press release como fonte mas não encontrei o original do dito-cujo:

JBox disse:
O Menino e a Garça: Filme de Hayao Miyazaki chegará ao Brasil
Longa tem distribuição da Sato Company e estreia até o começo de março.
Jean Clemente | 19 de dezembro de 2023 às 21:13

O aguardado filme O Menino e a Garça (Kimi-tachi wa Dou Ikiru ka), de Hayao Miyazaki, finalmente chegará ao Brasil! A distribuição nacional está a cargo da Sato Company, que ainda não deu uma data certa de estreia, mas prometeu trazer o filme até o início de março em todo o território nacional.

A data não é nenhuma surpresa, visto que é o mês da cerimônia do Oscar, que ocorrerá no dia 10. O filme do Studio Ghibli é um dos cotados a ganhar uma indicação, seguido das já indicações ao Globo de Ouro e Critics Choice.

O filme deriva do livro homônimo escrito por Yoshino Genzaburou, com publicação original em 1937. A trama aborda o adolescente Junichi Honda, mais conhecido pelo apelido Koperu, com boas notas na escola. Ele é filho de um banqueiro e uma empregada doméstica. Após a morte do pai, Honda se muda para a casa de um tio. A cada capítulo, seu tio conta sobre diversos temas, como estrutura da sociedade, visão de mundo e outros.

O cantor Kenshi Yonezu interpreta a música-tema, Chikyuugi (“Globo Terrestre”).

Fonte: Comunicado de imprensa
Fonte: https://www.jbox.com.br/2023/12/19/o-menino-e-a-garca-filme-de-hayao-miyazaki-chegara-ao-brasil/ (mirror)
 
Eu acesso tão pouco as outras áreas do fórum que precisei usar a barra de pesquisa para descobrir onde estava esse tópico!

De todo modo, adorei o filme! Muito gostoso de assistir... Te deixa com um sentimento bom no coração.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo