• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como surgiram os Hobbits??

Das duas uma, ou eles nasceram junto com os seres humanos como já eram, ou eles evoluíram mesmo dos seres humanos. E se os hobbits evoluíram dos seres humanos, os seres humanos podem muito bem ter evoluído de outra forma de vida mais primitiva... eu dira... que tal... um macaco?
 
Os humanos nos mitos de Tolkien não evoluíram de nada. Eles já surgiram exatamente daquela forma.

Eru os criou e os colocou em Hildórien, para despertarem no momento apropriado (da mesma forma como fez com os elfos em Cuiviénen e como Aulë fez com os anões). Quando despertaram, estavam "prontos".
 
Bom Tilion, isso é como os elfos achavam que foi. Como está descrito no Silmarilion, um livro supostamente baseado na cultura e conhecimento dos elfos. Mas é muito pouco provável que eles realmente soubessem como se passou o "despertar" dos homens. Os elfos sabem como eles mesmos surgiram por causa de sua própria natureza mais permanente e sábia. Entretanto os homens não têm relatos deste tipo. Então não é correto dizer que os homens surgiram exatamente daquela forma porque isso não se sabe. Eu acho pouco provável que eles tenham surgido da maneira mágica e perfeita que os elfos surgiram porque estes são seres mágicos e aqueles não. A origem e o destino dos homens é do conhecimento somente de Eru.

Os elfos achavam que os homens "brotaram" em Hildórien com o surgimento do Sol e da Lua porque foi na Primeira Era que eles entraram em contato com os homens. Isso nos dá apenas trezentos anos de existência desde de seu suposto "despertar" até o momento em que encontraram os elfos. E quando isso ocorreu eles já tinham uma lingua e já eram organizados e tinham cultura e etc.. etc.. etc.. Pra mim essa cronologia está toda cheia de buracos.

É por isso que acho que tem um pequeno espacinho aí para encaixar a mitologia de Tolkien com o nosso mundo exato de hoje. Mesmo Tolkien sendo totalmente averso à ciência e ao mundo "frio" e exato..... :-P
 
Os hobbits são considerados uma evolução dos homens, o próprio Tolkien disse isso.

Eles representam o simples interiorano inglês.


Eu sempre achei que os ingleses eram meio anormais...


Lá só diz que os hobbits são um ramo da raça humana, não que eles evoluíram deles, só que são da mesma raça. Eu acho que os hobbits são que nem os pigmeus africanos, simplesmente ficaram pequenos.

Bom, com isso acabamos recaindo na questão do evolucionismo, pois é com teorias evolutivas que se explica a origem dos pigmeus. :mrgreen:
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Bom Tilion, isso é como os elfos achavam que foi. Como está descrito no Silmarilion, um livro supostamente baseado na cultura e conhecimento dos elfos.

Mas, independente do que os elfos escreveram, há o fato de que Eru nada mais é do que o Deus cristão nos mitos de Tolkien (fato incessantemente confirmado pelo próprio Tolkien). É dito claramente que Eru deu um "toque" a mais no tema da Música, e esse toque nada mais era do que os elfos e homens. Pela lógica cristã da criação (que se aplica principalmente nessa parte dos mitos de Tolkien), os seres humanos foram criados diretamente por Eru, e já de uma forma "completa" (como Adão e Eva). Teologicamente, não houve evolução de uma espécie inferior... e o mesmo se dá com os homens no legendário.

Eru criou diretamente os Ainur, elfos e homens. Os outros animais (como os macacos, por exemplo), foram sub-criações dos Valar, principalmente Yavanna. Supor que os homens evoluíram a partir de alguma criatura (novamente, como os macacos) nos mitos de Tolkien é dizer que eles foram, primordialmente, criados por Yavanna... e sabemos que isso não é verdade.

Os homens já foram criados "feitos" por Eru. A relação biológica deles com os elfos é muito parecida, ao ponto de gerarem filhos com a mistura das raças. E sabemos muito bem que os elfos também já acordaram "prontos" em Cuiviénen. A teoria evolucionista simplesmente não se encaixa na criação de elfos e homens: ela é, em última instância, completamente "divina", e "completa" desde o início.
 
Qual a origem dos Hobbits??

Algo que eu nunca entendi direito em Sda é a origem dos pequenos...são sub-raças de humanos?? Porque Eru teria criado os hobbits e os druedain diferente dos homens "normais"?Outra pergunta, existem goblins em Sda??
 
Goblins são Orcs. Tolkien usou ambos os nomes.

Quanto à origem dos Hobbits, tem um tópico na primeir apágina do Obras sobre isso.
 
Realmente nao acho essa questao muito complicada. Pra mim,os hobbits nasceram juntos com os homens, e sao diferentes por que Eru quis assim.
 
O curioso é que em pelo menos dois pontos do SdA aparecem idéias evolucionistas de maneira clara: nas descrições dos olifantes e das montarias dos Nazgûl. Eu não quero, lembrando disso, sugerir que os hobbits poderiam afinal de contas ter evoluído dos homens. Realmente acho que eles já apareceram daquele jeito mesmo e em Hildórien "porque Eru quis" (sobre desenvolvimento precoce da fala e de uma cultura: essas eram características inatas dos filhos. Os elfos começaram a falar assim que acordaram, e os homens também tinham essa capacidade, pois também eram filhos). Essa teoria parece ser a mais simples e a que concorda mais com o que é dito sobre a criação dos Filhos e dos animais no Silma. Se o Tolkien tivesse tido mais cuidado com essas coisas, acho que ele teria expurgado esses vestígios de evolucionismo dos livros.
 
Há varios tipos de homem: druedain, edain, orientais e hobbits, eu acho q os hobbits adquiriram vidas mais longas pq não viviam em guerra como os homens.
 
Eu ainda não li o livro "Hobbits", imaginei que a resposta á essa pergunta estivesse lá, mas com essa discussão percebi que Tolkien não escreveu nada parecido, ou então ninguém aqui leu o livro, o que acho que não é provável...
Eu imagino que os Hobbits não tiveram descêndencia de outro tipo de seres, são uma espécie diferentes de humanos, elfos, anões... etc...
 
Não, hobbits são homens. A questão é como eles ficaram pequenos, se acordaram em Hildórien assim ou encolheram depois.
 
Eu acho q eles eram uma casa mais baixa de homens q acordou junto com os outros, e foram diminuindo a cada geração, até a altura da 3 Era.
 
Há varios tipos de homem: druedain, edain, orientais e hobbits, eu acho q os hobbits adquiriram vidas mais longas pq não viviam em guerra como os homens.

Isso é lamarquismo. 8O

Eu acho q eles eram uma casa mais baixa de homens q acordou junto com os outros, e foram diminuindo a cada geração, até a altura da 3 Era.

Eu andei pensando que de repente eles tem uma criação em paralelo a maneira dos woses que ajudaram os Rohirin no caminho pra Gondor, curvados, troncudos e com dialeto próprio. E mais! O dialeto dos hobbits é uma variação local do westron, a língua comum falada nos reinos de Gondor e Arnor e entre os homens de um modo geral... :D
 
Tolkien nega explicitamente a relação entre hobbits e Drúedain no Contos Inacabados. A relação entre eles é a de mortalidade, e não de "parentesco".

O conceito de evolução não está presente na obra, a não ser nos exemplos que a Swanhild colocou. Mas, será que não foi apenar um exagero de um Pequeno Sam ao ver um simples elefante? E as montarias, não podem ser só sub-criação se Sauron?

A história que eu tinha falado da prova em branco eu pensava que fosse mais conhecida. O meu primeiro contato com Tolkien contava ess ahistória logo de cara, por isso eu pensava que todos soubessem.
Foi aquilo lá mesmo. Tolkien corrigia provas, e em uma em branco ele escreveu, do nada: "Em uma toca no chão morava um hobbit" ("In a hole in the land there lived a hobbit", certo?). Nem ele sabia o que era um hobbit, só que eles moravam em tocas. :mrgreen:
Daí pra frente ele resolveu imaginar o que era um hobbit e pronto. Por isso que eu disse que eles nasceram da prova em branco. :D
 
Maglor disse:
O conceito de evolução não está presente na obra (...). Mas, será que não foi apenar um exagero de um Pequeno Sam ao ver um simples elefante? E as montarias, não podem ser só sub-criação se
Sauron?

O problema, Maglor, é que é o texto do SdA que sugere essas idéias evolucionistas, e não o que qualquer personagem aparece falando na história. No caso dos olifantes, o texto diz que eles eram muito mais majestosos do que seus parentes de eras posteriores, e no caso das montarias o texto diz que eles eram provavelmente seres que já deveriam estar extintos, ou algo assim. Mesmo que a gente imaginar que os hobbits possam ter escrito isso, de onde, num universo criacionista, eles iam tirar essas idéias evolucionistas que aparecem no Livro Vermelho de Westmarch? Por isso acho que esse tipo de coisa teria sido simplesmente expurgado pelo Tolkien se ele tivesse notado.

Ou talvez não... mas aí preciso pensar melhor, e numa hora em que esteja com menos sono...
 
Também acho que eles surgiram em Hildórien, mas a única coisa isquisita é que não relatos deles em tempos antigos.

Mas eu tenho uma teoria: Os hobbits até pouco tempo eles viviam nas margens do Anduin certo? Talvez, nos tempos antigos quando os elfos moravam em Beleriand, eles já existisem só que não atravessaram as montanhas para o oeste, deste modo não havia relatos sobre eles, e só depois da guerra da ira que os elfos comecaram a conhece - los, parecendo se tratar de uma raça nova, mais que na verdade já existia desde do despertar dos homens.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo