• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como limpar capas encardidas?

Máscara Negra disse:
Apaga com uma boa borracha, de preferência aquelas brancas, quadradas e com uma capinha de plástico. Dá um trabalhinho mas funciona.

Eu prefiro as borrachas brancas que não são de vinil, pode crer que elas são mais eficientes, até em limpeza de capas de outros materiais. Elas não mancham, as de vinil podem manchar. E com essas borrachas que eu estou falando (não as de vinil) você pode limpar as páginas também, com um certo cuidado, mas elas não apagam tanto as letras se a impressão for boa. Mas não vá usar borracha para clarear folha de livro antigo!!! :wink: :wink:
 
Quando eu li o nome do topico achei que iam perguntar como os hobbits limpavam as capas (peças de roupa) que eles usavam no SdA...

Também pensei isso, mas já que são as capas dos livros, a capa do meu A Siciedade do Anel está bem encardida... Não fasso a mínima ideia de como se limpa...



:mrgreen: !!!!!!!!!!!!Feliz Natal!!!!!!!!!!!! :mrgreen:
 
Cara ....varias ideias boas pra limpar as capas ....
mas eu acho que as capas dos meus já eram...tão pessimas, devia ter pensado nisso antes hehe...
mas vo tentar algumas dessas ...tem varias ke podem ate funcionar ...
 
Bem eu tenhu vários livros atigos, eu encontrei um ontem e estava tadinhu sujo... então eu passei pano p/ tirar a poeira e depois com uma escovinha (pode ser de dente mais bem macia) com sabão de coco ci vai passando devagar e com cuidado p/ não molhar muito a capa e estraga-la! ai depois passo um paninhu seco e deixo no sol se depois ainda tiver muito sujo passo uma borracha branca mais aquela macia (não entendo de burrachas) e encapo com contact ou com um plastico mesmo.
 
Sinceramente decidi relaxar... Estava começando a ficar noinha já, sindrome da preservação do livro... tava lendo meus livros brochura quase fechados para fazer aquelas veias. Agora procuro dar o cuidado básico. Livro é um objeto de manuseio, estará frequentemente sujo.

Aliás, o que vc tem contra o "Sujo"? :mrgreen:
 
Ah, eu tive q reativar este tópico!!!

"Restaurei" meu Assassinato no Expresso do Oriente que comprei todo estourado num sebo...
Colei atrás da capa uma folha de desenho, refiz as letras que estavam apagadas, fiz uns cantinhos, pois o livro já tava quase redondo, passei cont-act...mas o mais legal foi que eu pintei as páginas dele! Pra quem faz a mesma coisa, usem aqueles lápis aquareláveis, dá muito certo! É só pintar de levinho as folhas e depois, sutilmente, passar um pincel com água (cuidado pra não molhar o livro!!!)...fica tão bonitinho!!!! :obiggraz:

Contem oq mais vcs fazem com os livros!!!!
 
Os meus livros também estão meio encardidos, principalmente os meus trÊs volumes de SdA, mas eu passo um paninho umido na parte de trás. Uma coisa que suja que parece ser impossivel de limpar são as folhas, vocês já perceberam que logo que você compra o livro quando ele fica fechado toda a parte onde as folhas se juntam (sabe em cima, do lado e em baixo) aquela parte que fica maior dependendo da grossura do livro está branquinha, mas deppis de um tempo ela começa a escurecer e não tem jeito de limpar, isso é uma pena.
 
Acho que o maior problema é que as encadernações de hj em dia são uma droga...
eu comprei os HP 5 e 6, por exemplo, na edição adulta da grã bretanha, capa dura e tals... vc acredita que não duraram quase nada? as lombadas já estão todas arrebentadas, e só 4 pessoas manusearam os livros - nada demais para algo que deveria ser feito para durar toda uma vida, certo?
Já a coleção dos 3 mosqueteiros que a Anigel comprou pra mim num sebo, que é de antes de 1970, está em muito melhor estado. Também é capa dura, mas numa qualidade muito melhor.

agora, uma coisa que eu acho que vale a pena para fazer os livros durarem mais é ler o livro apoiado sobre uma almofada, qdo ele é mto grosso. assim vc força menos a lombada, sem ficar com tanta paranóia de não abrir mto o livro e tals...
 
Michael Hasfel disse:
Os meus livros também estão meio encardidos, principalmente os meus trÊs volumes de SdA, mas eu passo um paninho umido na parte de trás. Uma coisa que suja que parece ser impossivel de limpar são as folhas, vocês já perceberam que logo que você compra o livro quando ele fica fechado toda a parte onde as folhas se juntam (sabe em cima, do lado e em baixo) aquela parte que fica maior dependendo da grossura do livro está branquinha, mas deppis de um tempo ela começa a escurecer e não tem jeito de limpar, isso é uma pena.

Não sei se também é o material de hoje em dia, mas não encontrei livros mais antigos com esses amarelamento nos lados (obviamente, o livro todo está amarelado devido a idade, pois a celulose, encontrada nas páginas dos livros ,amarela com o tempo mesmo). Se você perceber bem, depois de ler, essa é a primeira parte que amarela nos livros, a que você costuma manusear, folhear, etc... e isso não tem muito como evitar.
 
o Papel contact não é muito bom porque com o tempo, o simples fato de abrir e fechar o livro, faz o papel contact se rompa e estrague o livro.

Nos meus primeiros livros eu utilizei esse papel e um deles estragou...o ideal é utilizar um saco plastico de guardar folhas, dá um trabalho danado mas vale a pena.

Obs : também protege as folhas , não deixando que elas fiquem amareladas.
 
Última edição:
o Papel contact não é muito bom porque com o tempo, o simples fato de abrir e fechar o livro, faz o papel contact se rompa e estrague o livro.

Eu não sei que tipo de contact você usou (ou como usou), mas não deve ter sido um de boa qualidade. A grande maioria dos livros aqui estão com contact e não aconteceu isso que você falou com nenhum deles.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo