• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Comemoração do Dia Nacional do Samba no Quilombo Pedra do Sal

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
A galera do Rio de Janeiro, se tiverem interesse para conhecer, o momento é agora. Vale muito a pena conhecer uma comunidade quilombola, saber sobre as raízes e história afro-brasileira



A Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal – ARQPEDRA entidade representativa da comunidade remanescente do quilombo que tem como um de seus principais objetivos a titulação do território quilombola e a preservação da identidade cultural da comunidade quilombola convidada para mais um evento do projeto SAL do SAMBA - Tributo a Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô a realizar-se nos dia 01 de dezembro das 19 as 22 horas e dia 02 (Dia Nacional do Samba) das 06 as 22 horas, no quilombo Pedra do Sal localizado no bairro da Saúde, Zona Portuária do Rio de Janeiro, conforme especificações abaixo:


O quilombo Pedra do Sal é depositário da memória de uma das histórias mais lindas que a cidade do Rio de Janeiro tem para contar, envolvendo a formação de todo um complexo de atividades no entorno do mercado de escravos e de sal (cenários que aparecem nas gravuras de Rugendas), envolvendo o corte da Pedra do Sal para a construção da rua Sacadura Cabral, a construção e operação do porto do Rio (tudo isto obra dos escravos e de seus sucessores livres), o antigo rancho carnavalesco, o surgimento do samba com figuras de expressão nacional como Donga e João da Baiana, o candomblé, o bloco carnavalesco Afoxé Filhos de Gandhi.

Herdeiros de uma tradição importante na memória da cidade do Rio de Janeiro, de uma história de lutas e resistências, os quilombolas da Pedra do Sal constituem hoje o único contingente humano que pode legitimamente se reivindicar como continuador das implicações histórico-sociais da presença negra e escrava na área portuária; que pode como tal assumir a memória e dar seguimento às atividades rituais que constituem o patrimônio imaterial; e que finalmente pode reivindicar o território como constitutivo de sua identidade étnica. O Samba, o Santo e o Porto sumarizam a tradição que os quilombolas da Pedra do Sal atualizam.

Todo dia 2 de dezembro, o grupo do quilombo da Pedra do Sal celebra, no Largo João da Baiana, essa história e memória através da lavagem da pedra (rito simbólico de purificação), do samba, gastronomia e de depoimentos de antigos portuários. Celebram sua continuidade histórica na região e sua relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira. No último 2 de dezembro, a festa organizada pelo Quilombo, envolve a lavagem da Pedra do Sal pelo Afoxé Filhos de Gandhi e por pessoas ligadas ao candomblé.





Programação


SAL do SAMBA
Tributo a Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô

01 DE DEZEMBRO DE 2010

19:00 horas - Apresentação teatral do Grupo Entrou por Uma Porta
"Histórias Contadas e Compartilhadas" com direção de Reinaldo Santana
20:00 horas - Exibição de curtas dos cinestas negros Joel Zito de Araujo e Zozimo Bubbul
21:00 - Show com a Banda de reggae ANNCESTRAIS

02 DE DEZEMBRO DE 2010
Dia Nacional do Samba

Homenagens e depoimentos:
João da Baiana (in memoriam)
Claudio Camunguelo (in memoriam)
Egbomi Iraci de Ogum
Hiram Araújo
Audie

06:00 - Lavagem da Pedra do Sal com as tias Baianas e Afoxé Filhos de Gandhi
07:00 - Café da manhã quilombola
09:30 - Palestra: “O poder da Pedra do Sal” com Hiram Araujo e Damião Braga
11:00 - Roda de samba
12:00 hs - A tradicional feijoada do Nego Rico e Lucinha
12:30 horas - Roda de samba
18:00 horas - Roda de capoeira com o quilombola mestre Graúna
20:00 horas - Bloco Tradicional “Os Mariocas”
22:00 horas - Encerramento


Realização:
ARQPEDRA
Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal

Coordenação Geral:
Damião Braga - (21) 9701-8905
Produção:
Lucinha - (21) 9855-3759
Mauro Santos - (21) 9698-7689


--
Damião Braga Soares dos Santos
Presidente do Conselho Diretor da ARQPEDRA - Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal
Militante do MNU
Frente Nacional em Defesa dos Territorios Quilombolas



Visite o saite do CEDEFES: http://www.cedefes.org.br
 

Valinor 2021

Total arrecadado
R$150,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo