1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Comemoração do Dia Nacional do Samba no Quilombo Pedra do Sal

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Elessar Hyarmen, 23 Nov 2010.

  1. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    A galera do Rio de Janeiro, se tiverem interesse para conhecer, o momento é agora. Vale muito a pena conhecer uma comunidade quilombola, saber sobre as raízes e história afro-brasileira



    A Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal – ARQPEDRA entidade representativa da comunidade remanescente do quilombo que tem como um de seus principais objetivos a titulação do território quilombola e a preservação da identidade cultural da comunidade quilombola convidada para mais um evento do projeto SAL do SAMBA - Tributo a Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô a realizar-se nos dia 01 de dezembro das 19 as 22 horas e dia 02 (Dia Nacional do Samba) das 06 as 22 horas, no quilombo Pedra do Sal localizado no bairro da Saúde, Zona Portuária do Rio de Janeiro, conforme especificações abaixo:


    O quilombo Pedra do Sal é depositário da memória de uma das histórias mais lindas que a cidade do Rio de Janeiro tem para contar, envolvendo a formação de todo um complexo de atividades no entorno do mercado de escravos e de sal (cenários que aparecem nas gravuras de Rugendas), envolvendo o corte da Pedra do Sal para a construção da rua Sacadura Cabral, a construção e operação do porto do Rio (tudo isto obra dos escravos e de seus sucessores livres), o antigo rancho carnavalesco, o surgimento do samba com figuras de expressão nacional como Donga e João da Baiana, o candomblé, o bloco carnavalesco Afoxé Filhos de Gandhi.

    Herdeiros de uma tradição importante na memória da cidade do Rio de Janeiro, de uma história de lutas e resistências, os quilombolas da Pedra do Sal constituem hoje o único contingente humano que pode legitimamente se reivindicar como continuador das implicações histórico-sociais da presença negra e escrava na área portuária; que pode como tal assumir a memória e dar seguimento às atividades rituais que constituem o patrimônio imaterial; e que finalmente pode reivindicar o território como constitutivo de sua identidade étnica. O Samba, o Santo e o Porto sumarizam a tradição que os quilombolas da Pedra do Sal atualizam.

    Todo dia 2 de dezembro, o grupo do quilombo da Pedra do Sal celebra, no Largo João da Baiana, essa história e memória através da lavagem da pedra (rito simbólico de purificação), do samba, gastronomia e de depoimentos de antigos portuários. Celebram sua continuidade histórica na região e sua relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira. No último 2 de dezembro, a festa organizada pelo Quilombo, envolve a lavagem da Pedra do Sal pelo Afoxé Filhos de Gandhi e por pessoas ligadas ao candomblé.





    Programação


    SAL do SAMBA
    Tributo a Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Sinhô

    01 DE DEZEMBRO DE 2010

    19:00 horas - Apresentação teatral do Grupo Entrou por Uma Porta
    "Histórias Contadas e Compartilhadas" com direção de Reinaldo Santana
    20:00 horas - Exibição de curtas dos cinestas negros Joel Zito de Araujo e Zozimo Bubbul
    21:00 - Show com a Banda de reggae ANNCESTRAIS

    02 DE DEZEMBRO DE 2010
    Dia Nacional do Samba

    Homenagens e depoimentos:
    João da Baiana (in memoriam)
    Claudio Camunguelo (in memoriam)
    Egbomi Iraci de Ogum
    Hiram Araújo
    Audie

    06:00 - Lavagem da Pedra do Sal com as tias Baianas e Afoxé Filhos de Gandhi
    07:00 - Café da manhã quilombola
    09:30 - Palestra: “O poder da Pedra do Sal” com Hiram Araujo e Damião Braga
    11:00 - Roda de samba
    12:00 hs - A tradicional feijoada do Nego Rico e Lucinha
    12:30 horas - Roda de samba
    18:00 horas - Roda de capoeira com o quilombola mestre Graúna
    20:00 horas - Bloco Tradicional “Os Mariocas”
    22:00 horas - Encerramento


    Realização:
    ARQPEDRA
    Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal

    Coordenação Geral:
    Damião Braga - (21) 9701-8905
    Produção:
    Lucinha - (21) 9855-3759
    Mauro Santos - (21) 9698-7689


    --
    Damião Braga Soares dos Santos
    Presidente do Conselho Diretor da ARQPEDRA - Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Pedra do Sal
    Militante do MNU
    Frente Nacional em Defesa dos Territorios Quilombolas



    Visite o saite do CEDEFES:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar