• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Coincidências": Brumas de Avalon X SdA

Almarë Nildor!!!
Gente... eu estou lendo o 1º volume da série de Marion Zimmer Bradley: " As Brumas de Avalon - A ilha da magia".
Pra começar, eu quis ler esse livro(assim como quero ler os outros) por interesse em compará-lo ao SdA, eu digo,comparar a história e ver as similaridades.
A primeira coisa que eu sempre tivena cabeça foi a coincidência entre os nomes Avállonne(em Tol-Eressëa) e Avalon(a Ilha da magia).
Outra é a do reino das fadas que se separado reino dos mortais.As fadas que eles dizem, eu penso se não tem algo a ver com os elfos, afinal, quando Morgana é uma criança de cabelos negros e longos, e da pele branca, eles a comparam a uma fada.
Tem o tal qeu eles dizem, que qd alguem ia sem querer pro mundo das fadas, qd pensava que tinha passado 1 dia lá, tnha passado na verdade mts anos, e todos os seus parentes haviam falecido(as terras imortais?).
Tem o negócio de Atlâtida tbm...segundo eles, o continete no oeste caiu por causa de uma "traição"(resumindo) ocorrida (igualzinho Númenor) e que mlhare de homens, mulheres e crianças pereceram lá.
Tem o negócio daquele circulo de pedras, muitos diziam ter sido construído pelos druidas, mas aquilo havia sido feito mt antes dos druidas
surgirem na terra...quanto a essa história de surgir...quem não se lembra dos Istari???
Tem outras coisas...que não vou citar agora, depois eu continuo (coisas tipo nome de mulher terminado com -wen, sufixo usado para donzela em "qenya")
Enfim...a que vc acham que se devem essas coincidências???

Obs.:Eu gosto bem + de SdA, ams Brumas eh bem legal msm caso alguém se interesse....
 
Eärwen_Eärtári disse:
A primeira coisa que eu sempre tivena cabeça foi a coincidência entre os nomes Avállonne(em Tol-Eressëa) e Avalon(a Ilha da magia).

Eu li em algum lugar que Tolkien queria que pensassem que teriam copiado o nome da ilha de Aman para criar a mitologia d'As Brumas. Não sei se é verdade, mas seria bem interessante que fosse.
 
Eu percebi tais semelhanças também, em especiall na similaridade dos nomes (os sons são parecidos).

A questa do nome Avalon também não me passou desapercebida. Logo vi certas , como posso dizer, coicidências: o nome, o desaparecimento, o tempo , enfim, tudo o que você citou.

Muito provavelmente essa obra foi uma influência para Tolkien em seus trabalhos.
 
Dificilmente é coincidência, já que Tolkien usou as lendas e mitologia geral relacionados ao Rei Artur pra inserir no seu mundo.

Bruman de Avalon sendo uma versão dessas lendas, obviamente ia acabar pelo menos esbarrando em conceitos que Tolkien pegou emprestado.
 
Isto acontece simplesmente porque tanto Tolkien como a MZB foram beber das mesmas fontes ;) A presença de lendas e conceitos da tradição celta (e também o mito da Atlântida) aparecem nas duas obras, embora em Tolkien surja de forma mais velada. Não me parece que as "Brumas" tenham sido assim tão influenciadas por Tolkien.
 
Fox disse:
Dificilmente é coincidência, já que Tolkien usou as lendas e mitologia geral relacionados ao Rei Artur pra inserir no seu mundo.

Bruman de Avalon sendo uma versão dessas lendas, obviamente ia acabar pelo menos esbarrando em conceitos que Tolkien pegou emprestado.

Exatamente.

As lendas de Avalon são muito antigas, muito anteriores a Tolkien. 'As Brumas de Avalon' é apenas um primeiro romance a respeito de tais lendas.

A crença no povo das fadas também é outro costume pagão muito antigo, associado aos povos celtas. Quando li o SdA pela primeira vez, na hora imaginei que Tolkien tivesse baseado os elfos nesse povo, pois as semelhanças são, de fato, enormes. Mas o próprio Tolkien já disse em uma das letters que não tem nada a ver uma coisa com a outra, então eu descartei essa idéia (rs).

'As Brumas de Avalon' foi escrito depois do SdA, mas as lendas são bem mais antigas que o SdA. O fato é que inevitavelmente ambos beberam da mesma fonte, que é a cultura celta antiga.
 
Pra mim fica mto claro q ambos autores usaram de fontes iguais, a mitologia celtica... Mesmo os nomes. Eu nao li as "Brumas de Avalon" , mesmo quase tendo comprado o primeiro livro, mas eu li "As cronicas de Artur" ( que eu achei otimo) e os nomes de alguns personagens tambem me lembram mto ao tipo que Tolkien usou. Alguns exemplos, Ceinwyn , Morwenna, Morwen e etc e etc ;)

Eu so vim aki fala a mesma coisa que alguns de vcs a disseram...
 
:obiggraz: Bom, eu ainda não tive oportunidade de ler as Brumas de Avalon (mas quero), mas já lí A Sacerdotisa de Avalon (da Marion Zimmer também), e acho que existem algumas coincidências nas obras desses autores, como na forma de descrição quando a alguns nomes (não lembro agora, mas vou pesquisar).
 
1 - Algumas das fontes de inspiração mais pontuais em Tolkien são as mitologias nórdica e grega e o folclore britânico. As lendas arthurianas são fonte de inspiração clara. Não pensem que o rei que retorna empunhando a espada a muito perdida no mito (Excalibur/Anduril), ou qualquer comparação entre Merlin e Gandalf são obra do mais absoluto acaso.

Porém cuidado. As Brumas de Avalon não são a fonte mais fidedigna da obra e foi uma obra escrita até bem depois de SDA, se não estiver enganado. É uma interpretação livre da Marion Zimmer Bradley com requintes de fan-fic, sem desmerecer. É uma literatura agradável porém não muito fiel ao escopo original do mito que lemos em referências mais antigas, como em "A Morte de um Rei".

Logo, Tolkien se inspirou na lenda do Rei Arthur, mas definitivamente não em As Brumas de Avalon. :wink:
 
O Sindarin também é inspirado nos galês e no celta não é? Talvez por isso os nomes soem parecido.
 
Ehlana disse:
Isto acontece simplesmente porque tanto Tolkien como a MZB foram beber das mesmas fontes ;) A presença de lendas e conceitos da tradição celta (e também o mito da Atlântida) aparecem nas duas obras, embora em Tolkien surja de forma mais velada. Não me parece que as "Brumas" tenham sido assim tão influenciadas por Tolkien.


sim, já havíamos discutido isso lah no topido de literatura... ambos os autores se inspiraram em fontes comuns, no caso, a mitologia celta.

E muitas outras coincidencias podem ser encontradas na obra de MZB, pois na verdade, AS BRUMAS eh o final da historia que eh iniciada em A CASA DA FLORESTA depois vem A SENHORA DE AVALON, a SACERDOTISA DE AVALON e entao chegamos as BRUMAS DE AVALON.

Desses, o livro com maiores coincidencias eh A SENHORA DE AVALON, no qual excalibur eh descrita como "uma espada de gume escuro, feito a partir de um meteorito que caiu na terra", onde em festas eh servido HIDROMEL, onde temos uma das personagens chamada de TELERI, o conceito de um REI IMORTAL tb eh explicado nesse livro...

mas isso nao implica que MZB se inspirou em tolkien, mas sim, que ambos derivaram seus romances dos mesmo mitos...

aah! fica aki a dica.. para quem gostou das brumas, leiam a SENHORA DE AVALON, muitas coisas sao explicadas ali... e quem nao leu as brumas, comecem pela SENHORA...

vlw
 
Oakshield disse:
E muitas outras coincidencias podem ser encontradas na obra de MZB, pois na verdade, AS BRUMAS eh o final da historia que eh iniciada em A CASA DA FLORESTA depois vem A SENHORA DE AVALON, a SACERDOTISA DE AVALON e entao chegamos as BRUMAS DE AVALON. vlw

Er... Oakshield, só corrigindo..

A seqüência é: Casa da Floresta, Senhora de Avalon e As Brumas de Avalon.

A Sacerdotisa de Avalon não "entra" na seqüência, porque na verdade é uma mistura dos dois primeiros livros, com a história de ambos entrelaçada e contada de outra maneira.
 
Thais,

cronologicamente, a Sacerdotisa se encaixa entre duas das três histórias de A SENHORA DE AVALON, se nao me engano, se encaixa entre a SUMA SACERDOTISA e a SENHORA DO LAGO... basta, olhar a data em que começam as histórias no início de A SACERDOTISA e das sub-histórias de A SENHORA.

Mas concordo que a Sacerdotisa nao tem o mesmo clima mítico e nem mantém o ritmo envolvente de A Senhora.
 
Eh sim.. mas soh alguns nomes sao iguais.....


vc que parece ter lido todos esses.. tem mais alguma coincidencia berrante que eu tenha esquecido de citar, thais?
 
Não me lembro agora, Oakshield, mas vou dar uma olhada essa semana. É uma pesquisa que há um tempo quero mesmo fazer, mas acabo sempre adiando. :roll:

Se alguém souber de algum rtecho, de alguma característica, seria legal colocar aqui também, não acham? :D
 
Idril Nénmacil disse:
Eu percebi tais semelhanças também, em especiall na similaridade dos nomes (os sons são parecidos).

A questa do nome Avalon também não me passou desapercebida. Logo vi certas , como posso dizer, coicidências: o nome, o desaparecimento, o tempo , enfim, tudo o que você citou.

Tolkien usou dos estudos dele de línguas, como o Anglo-Saxão e o Celta, para criar o Qenya. Os nomes das "Brumas" são por excelência ou Celtas ou de Inglês Arcaicas.

detalhe: Lancelot significa "flecha dos elfos" :wink:

Idril Nénmacil disse:
Muito provavelmente essa obra foi uma influência para Tolkien em seus trabalhos.

Eu acho que SdA é mais antigo que as Brumas...
 
Eru disse:
1 - Algumas das fontes de inspiração mais pontuais em Tolkien são as mitologias nórdica e grega e o folclore britânico. As lendas arthurianas são fonte de inspiração clara. Não pensem que o rei que retorna empunhando a espada a muito perdida no mito (Excalibur/Anduril), ou qualquer comparação entre Merlin e Gandalf são obra do mais absoluto acaso.

Excalibur não foi perdida - nem presa à uma pedra - Ela foi guarda para só ser entregue ao Gamo-Rei certo...
 
Imrahil,

1) Lancelot = "flecha dos elfos", mas não são os mesmos elfos do SdA, por favor, NÃO CONFUNDA! Refere-se ao "povo das fadas", também chamado de "povo pequeno", que viviam na Irlanda antiga ou então compôem o "outro mundo" celta.

2) 'As Brumas de Avalon' é de 1982, se não me engano.. Ous seja, é bem posteior às obras de Tolkien. No entanto, isso não significa que tenha sido inspirado no SdA.
 
Thais Tûk disse:
Imrahil,

1) Lancelot = "flecha dos elfos", mas não são os mesmos elfos do SdA, por favor, NÃO CONFUNDA! Refere-se ao "povo das fadas", também chamado de "povo pequeno", que viviam na Irlanda antiga ou então compôem o "outro mundo" celta.

não sou tão burro assim :x , em Celta elfo=duende (ellot, se eu não me engano)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo