1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Coincidências": Brumas de Avalon X SdA

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Eärwen Eärtári Æ, 3 Mai 2004.

  1. Almarë Nildor!!!
    Gente... eu estou lendo o 1º volume da série de Marion Zimmer Bradley: " As Brumas de Avalon - A ilha da magia".
    Pra começar, eu quis ler esse livro(assim como quero ler os outros) por interesse em compará-lo ao SdA, eu digo,comparar a história e ver as similaridades.
    A primeira coisa que eu sempre tivena cabeça foi a coincidência entre os nomes Avállonne(em Tol-Eressëa) e Avalon(a Ilha da magia).
    Outra é a do reino das fadas que se separado reino dos mortais.As fadas que eles dizem, eu penso se não tem algo a ver com os elfos, afinal, quando Morgana é uma criança de cabelos negros e longos, e da pele branca, eles a comparam a uma fada.
    Tem o tal qeu eles dizem, que qd alguem ia sem querer pro mundo das fadas, qd pensava que tinha passado 1 dia lá, tnha passado na verdade mts anos, e todos os seus parentes haviam falecido(as terras imortais?).
    Tem o negócio de Atlâtida tbm...segundo eles, o continete no oeste caiu por causa de uma "traição"(resumindo) ocorrida (igualzinho Númenor) e que mlhare de homens, mulheres e crianças pereceram lá.
    Tem o negócio daquele circulo de pedras, muitos diziam ter sido construído pelos druidas, mas aquilo havia sido feito mt antes dos druidas
    surgirem na terra...quanto a essa história de surgir...quem não se lembra dos Istari???
    Tem outras coisas...que não vou citar agora, depois eu continuo (coisas tipo nome de mulher terminado com -wen, sufixo usado para donzela em "qenya")
    Enfim...a que vc acham que se devem essas coincidências???

    Obs.:Eu gosto bem + de SdA, ams Brumas eh bem legal msm caso alguém se interesse....
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Nob

    Nob Usuário

    Eu li em algum lugar que Tolkien queria que pensassem que teriam copiado o nome da ilha de Aman para criar a mitologia d'As Brumas. Não sei se é verdade, mas seria bem interessante que fosse.
     
  3. Idril

    Idril Usuário

    Eu percebi tais semelhanças também, em especiall na similaridade dos nomes (os sons são parecidos).

    A questa do nome Avalon também não me passou desapercebida. Logo vi certas , como posso dizer, coicidências: o nome, o desaparecimento, o tempo , enfim, tudo o que você citou.

    Muito provavelmente essa obra foi uma influência para Tolkien em seus trabalhos.
     
  4. Fox

    Fox Visitante

    Dificilmente é coincidência, já que Tolkien usou as lendas e mitologia geral relacionados ao Rei Artur pra inserir no seu mundo.

    Bruman de Avalon sendo uma versão dessas lendas, obviamente ia acabar pelo menos esbarrando em conceitos que Tolkien pegou emprestado.
     
  5. Ehlana

    Ehlana Usuário

    Isto acontece simplesmente porque tanto Tolkien como a MZB foram beber das mesmas fontes ;) A presença de lendas e conceitos da tradição celta (e também o mito da Atlântida) aparecem nas duas obras, embora em Tolkien surja de forma mais velada. Não me parece que as "Brumas" tenham sido assim tão influenciadas por Tolkien.
     
  6. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Exatamente.

    As lendas de Avalon são muito antigas, muito anteriores a Tolkien. 'As Brumas de Avalon' é apenas um primeiro romance a respeito de tais lendas.

    A crença no povo das fadas também é outro costume pagão muito antigo, associado aos povos celtas. Quando li o SdA pela primeira vez, na hora imaginei que Tolkien tivesse baseado os elfos nesse povo, pois as semelhanças são, de fato, enormes. Mas o próprio Tolkien já disse em uma das letters que não tem nada a ver uma coisa com a outra, então eu descartei essa idéia (rs).

    'As Brumas de Avalon' foi escrito depois do SdA, mas as lendas são bem mais antigas que o SdA. O fato é que inevitavelmente ambos beberam da mesma fonte, que é a cultura celta antiga.
     
  7. Súlimo

    Súlimo Usuário

    Pra mim fica mto claro q ambos autores usaram de fontes iguais, a mitologia celtica... Mesmo os nomes. Eu nao li as "Brumas de Avalon" , mesmo quase tendo comprado o primeiro livro, mas eu li "As cronicas de Artur" ( que eu achei otimo) e os nomes de alguns personagens tambem me lembram mto ao tipo que Tolkien usou. Alguns exemplos, Ceinwyn , Morwenna, Morwen e etc e etc ;)

    Eu so vim aki fala a mesma coisa que alguns de vcs a disseram...
     
  8. Dark Sage

    Dark Sage Usuário

    :obiggraz: Bom, eu ainda não tive oportunidade de ler as Brumas de Avalon (mas quero), mas já lí A Sacerdotisa de Avalon (da Marion Zimmer também), e acho que existem algumas coincidências nas obras desses autores, como na forma de descrição quando a alguns nomes (não lembro agora, mas vou pesquisar).
     
  9. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    1 - Algumas das fontes de inspiração mais pontuais em Tolkien são as mitologias nórdica e grega e o folclore britânico. As lendas arthurianas são fonte de inspiração clara. Não pensem que o rei que retorna empunhando a espada a muito perdida no mito (Excalibur/Anduril), ou qualquer comparação entre Merlin e Gandalf são obra do mais absoluto acaso.

    Porém cuidado. As Brumas de Avalon não são a fonte mais fidedigna da obra e foi uma obra escrita até bem depois de SDA, se não estiver enganado. É uma interpretação livre da Marion Zimmer Bradley com requintes de fan-fic, sem desmerecer. É uma literatura agradável porém não muito fiel ao escopo original do mito que lemos em referências mais antigas, como em "A Morte de um Rei".

    Logo, Tolkien se inspirou na lenda do Rei Arthur, mas definitivamente não em As Brumas de Avalon. :wink:
     
  10. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    O Sindarin também é inspirado nos galês e no celta não é? Talvez por isso os nomes soem parecido.
     
  11. Oakshield

    Oakshield Usuário


    sim, já havíamos discutido isso lah no topido de literatura... ambos os autores se inspiraram em fontes comuns, no caso, a mitologia celta.

    E muitas outras coincidencias podem ser encontradas na obra de MZB, pois na verdade, AS BRUMAS eh o final da historia que eh iniciada em A CASA DA FLORESTA depois vem A SENHORA DE AVALON, a SACERDOTISA DE AVALON e entao chegamos as BRUMAS DE AVALON.

    Desses, o livro com maiores coincidencias eh A SENHORA DE AVALON, no qual excalibur eh descrita como "uma espada de gume escuro, feito a partir de um meteorito que caiu na terra", onde em festas eh servido HIDROMEL, onde temos uma das personagens chamada de TELERI, o conceito de um REI IMORTAL tb eh explicado nesse livro...

    mas isso nao implica que MZB se inspirou em tolkien, mas sim, que ambos derivaram seus romances dos mesmo mitos...

    aah! fica aki a dica.. para quem gostou das brumas, leiam a SENHORA DE AVALON, muitas coisas sao explicadas ali... e quem nao leu as brumas, comecem pela SENHORA...

    vlw
     
  12. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Er... Oakshield, só corrigindo..

    A seqüência é: Casa da Floresta, Senhora de Avalon e As Brumas de Avalon.

    A Sacerdotisa de Avalon não "entra" na seqüência, porque na verdade é uma mistura dos dois primeiros livros, com a história de ambos entrelaçada e contada de outra maneira.
     
  13. Oakshield

    Oakshield Usuário

    Thais,

    cronologicamente, a Sacerdotisa se encaixa entre duas das três histórias de A SENHORA DE AVALON, se nao me engano, se encaixa entre a SUMA SACERDOTISA e a SENHORA DO LAGO... basta, olhar a data em que começam as histórias no início de A SACERDOTISA e das sub-histórias de A SENHORA.

    Mas concordo que a Sacerdotisa nao tem o mesmo clima mítico e nem mantém o ritmo envolvente de A Senhora.
     
  14. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Sim, e com os nomes repetidos de alguns personagens, tipo a Eilan (Casa da Floresta).
     
  15. Oakshield

    Oakshield Usuário

    Eh sim.. mas soh alguns nomes sao iguais.....


    vc que parece ter lido todos esses.. tem mais alguma coincidencia berrante que eu tenha esquecido de citar, thais?
     
  16. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Não me lembro agora, Oakshield, mas vou dar uma olhada essa semana. É uma pesquisa que há um tempo quero mesmo fazer, mas acabo sempre adiando. :roll:

    Se alguém souber de algum rtecho, de alguma característica, seria legal colocar aqui também, não acham? :D
     
  17. Imrahil de Dol Amroth

    Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

    Tolkien usou dos estudos dele de línguas, como o Anglo-Saxão e o Celta, para criar o Qenya. Os nomes das "Brumas" são por excelência ou Celtas ou de Inglês Arcaicas.

    detalhe: Lancelot significa "flecha dos elfos" :wink:

    Eu acho que SdA é mais antigo que as Brumas...
     
  18. Imrahil de Dol Amroth

    Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

    Excalibur não foi perdida - nem presa à uma pedra - Ela foi guarda para só ser entregue ao Gamo-Rei certo...
     
  19. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Imrahil,

    1) Lancelot = "flecha dos elfos", mas não são os mesmos elfos do SdA, por favor, NÃO CONFUNDA! Refere-se ao "povo das fadas", também chamado de "povo pequeno", que viviam na Irlanda antiga ou então compôem o "outro mundo" celta.

    2) 'As Brumas de Avalon' é de 1982, se não me engano.. Ous seja, é bem posteior às obras de Tolkien. No entanto, isso não significa que tenha sido inspirado no SdA.
     
  20. Imrahil de Dol Amroth

    Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

    não sou tão burro assim :x , em Celta elfo=duende (ellot, se eu não me engano)
     

Compartilhar