1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cinco Livros Favoritos Com Éomer

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Excluído046, 9 Mar 2011.

1. Excluído046

Excluído046 Banned

Para abrir com chave de ouro, uma lista com obras muito bem selecionadas. Éomer fez comentários pertinentes, mesclando uma excelente síntese do enredo das obras, uma sutil análise, com as sensações que elas lhe proporcionaram.

• Gostei! Gostei! x 4
  2. Éomer

Éomer Well-Known Member

E como é difícil selecionar. Eu me apoiei no fato de serem "favoritos" e não "melhores". Favoritos tem a ver com gosto, e nem sempre com a qualidade em si, apesar de que esses aí são livros inegavelmente bem escritos. Mas acabei deixando coisas como "Guerra e Paz' e "Irmãos Karamazovi" de lado que, apesar de serem ótimas experiências de leitura, são livros que eu acho "indigestos".

Última edição: 11 Mar 2011
  3. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Ótima lista.

Destes, só não li Ulisses e O Tempo e o Vento. Sempre tive vontade de ler este último, e agora também ganhei vontade de ler o primeiro.

4. Bilbo Bolseiro

Bilbo Bolseiro Bread and butter

Eu tenho uma edição muito boa do Dom Quixote, do começo dos anos 80. Vou ler ele logo.
    O Tempo e o Vento eu vi alguns volumes na biblioteca daqui, espero que tenham todos, pra eu poder pegar lá.

5. Éomer

Éomer Well-Known Member

Ulisses é fodástico. Tô chapado até agora. Só não pega a tradução do Houaiss. Ela é broxante. Foi o que fiz na primeira tentativa e me arrependi.

Última edição: 11 Mar 2011
  6. Kainof

Kainof Sr. Raposo

Mas meus parabéns! :clap:
    Só livrão!

Dom Quixote é, para mim, o maior romance do Ocidente, por vários motivos, no qual a diversão é o primeiro deles. Um motivo mais do que apropriado. Mas são as personagens que se sobressaem, por serem representativas de características arquetípicas do ocidental. Dom Quixote constrói um mundo que não existe fora de seus desejos e sofre por isso sem saber. É ridículo e através de seus esforços inúteis e absurdos cai em desgraça atrás de desgraça, sem dar-se conta que o intento está perdido antes que comece. Só no fim, quando é tarde demais. Dom Quixote é a encarnação da persona, um construtor de quimeras que visa aliviar com suas loucuras imaginadas a crueza da realidade. Sancho em nome da realização de seus desejos simples e materiais deixa-se enganar pelas promessas infundadas e fora de nexo. Ambos são homens que não querem enxergar. Temos todos um pouco de Sancho e de Quixote. Por isso é um livro tão importante e um clássico.

Além disso, é um panorama histórico da Espanha renascentista. É o melhor estilo literário e que os espanhóis parecem ter talento invejável: a tragicomédia. Um espelho da vida humana, embalada que sempre é por comédias e tragédias sucessivas.

Ulisses é um livro para se ler um dia depois da chuva. Vai sempre ficando para depois, mas que é inimaginável que se morra sem lê-lo.

Hamlet também é um livro do meu top 5. Por isso vou deixar pra falar sobre ele na minha lista.

Dorian Gray é excelente! Lord Henry é o personagem politicamente incorreto mais apaixonante da literatura. E, um adendo pessoal, me faz lembrar muito do feitor desta lista de livros no tópico...

O Tempo e o Vento eu nunca li e nem tenho vontade de ler, como provinciano que sou, que tive o cérebro colonizado pelo estrangeiro. Mas como todo bom gaúcho, conheço a maioria das personagens, suas características e alguns de suas falas que viraram bordões e ditados populares. Inegavelmente um ícone do estado e do regionalismo brasileiro.

Gostei muito da tua lista, Éomer. És um grande leitor!

7. Éomer

Éomer Well-Known Member

Inclusive as citações diretas ou alusões a Hamlet são profusas em Ulisses. Aliás, Joyce bebeu muito dessa fonte. Não adianta, mais cedo ou mais tarde qualquer escritor acaba por beber da fonte do Bardo. O maior fixador de arquétipos de toda a literatura :obiggraz:

8. Fëanor

Há alguma tradução que tu sugere?
    Senão leio em inglês mesmo.

9. Éomer

Éomer Well-Known Member

Ah, lê no original. Assim que meu inglês estiver em condições melhores será o que farei. Se não lê essa tradução da Bernardina Silveira Pinheiro que foi bem recebida.

10. Excluído046

Excluído046 Banned

É o lance da metáfora dos peixes. Os livros que sobrevivem aos tubarões, são mais 'saborosos'. Não que eu possa me servir, inteiramente, da metáfora, uma vez que odeio peixe. Mas é só eu deixar de ser chata e readaptar, mentalmente, a metáfora. :mrgreen:

Mas, sabe de uma coisa, estou com MUITA vontade de ser cruel. Então, situação problema, Éomer: os cinco livros selecionados por você - Dom Quixote, Ulisses, Hamlet, O retrado de Dorian Gray e O Tempo e o Vento - estão no seu quarto. Espalhados.

Acontece que um incêndio (incontrolável) tomou conta do seu quarto. Adivinhe quem é a culpada pelo incêndio? Sim, eu, euzinha, bombeira vinda diretamente de Farenheit 451 (ou de um bar, se você achar mais coerente :lol: ).

Se eu estiver de bom humor, você poderá salvar quatro livros da sua lista. Qual deles você deixará em minhas mãos para que eu possa sentir o prazer de ver o fogo devorar?

E se eu estiver muito mal humorada e só permitir que você fique com um livro, desse modo, alimentando a fome do fogo. Qual você salvará do fogo eterno?

Fëanor, se o seu projeto de ler Ulisses for para esse ano, leia a tradução da Bernardina da Silveira Pinheiro ou leia em Inglês. Mas, se não for, você pode esperar pela tradução do Caetano Galindo, que sairá no próximo ano. Só te dou um conselho: não apresse as coisas com Ulisses. Como disse Caetano Galindo, no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , ler Joyce tem de ser um projeto pessoal. Foi assim comigo. Não apressei a leitura. Não li porque 'oh! todos devem ler'. Li quando senti que estava preparada. Mas é claro que não estava. Ninguém nunca está realmente preparado para ler Ulisses, sempre estamos no processo de preparação.

11. Fëanor

Opa, valeu pela dica!
    E pode deixar, eu nuna leio livros por esse motivo. Geralmente eu vou no contramão. :lol:

12. Éomer

Éomer Well-Known Member

Hum, quer dizer que nos teus devaneios de incendiária tu queres tocar fogo no meu quarto. :hanhan:

Bom, no primeiro caso vai o Tempo e o Vento. Até por que a história dele está meio que gravada na alma. Posso deixar ele queimar.

Se puder salvar só um salvo Ulisses. Primeira leitura ainda, pretendo ler mais vezes até por que não se assimila tudo desse livro na primeira vez.

Última edição: 12 Mar 2011
  13. Turgon

Turgon 孫 悟空

Gostei da lista. Foi uma lista com bons clássicos.

14. Fernanda

Fernanda Andarilho de Eriador e

Éomer mau. :humpf:

Tempo e o Vento abriria a minha lista, eu até reconheço que você tem mais direitos bairrísticos sobre ele, mas tinha de pegar o Dorian também?

Lista muito boa. Só não li Ulisses, mas está no meu projeto. De repente eu sigo a sugestão da Melian e espera a tradução do Caetano Galindo.

Os outros quatro estão sempre entre os meus favoritos.

15. Éomer

Éomer Well-Known Member

Mas não podem ser repetidos livros? Não lembro de ter uma regra dizendo isso.

16. Excluído046

Excluído046 Banned

O fogo purifica. É o que diziam os carinhas da inquisição. E eu sou uma menina inocente, e acredito em TU-DO o que eles diziam. :yep:

P.S.: Não há uma regra para 'não repetir livros', mas acho que se a lista de uma pessoa for idêntica a de outra, fica, no mínimo, bizarro. Ou não. Será até interessante ver os motivos das escolhas. As pessoas têm experiências peculiares e intransferíveis com os livros. Então, será bom ler diferentes justificativas sobre uma mesma obra escolhida. Embora eu acredite que não haverá uma lista 100% idêntica a outra.

17. Turgon

Turgon 孫 悟空

O estranho será se as explicações forem as mesmas. :lol:

Eu ainda preciso montar minha lista. :think:

P.S.: Não Melian, não serão cinco livros de Harry Potter, apenas quatro. :mrgreen:

18. Bilbo Bolseiro

Bilbo Bolseiro Bread and butter

:lol:

Compartilhar