• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias China quer se tornar uma potência no futebol até 2050

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
A China não quer ser apenas o campeonato que paga alguns dos salários mais altos a jogadores de futebol. O país tem um plano ambicioso para se tornar uma potência no futebol até 2050. Para isso, os chineses traçaram um ambicioso plano estratégico.

A Federação de Futebol da China lançou hoje um documento em que afirma que pretende investir em 20 mil centros de treinamento e 70 mil campos até 2020. Isso porque, o país pretende ter 50 milhões de crianças e adultos praticando o esporte daqui a quatro anos.

Pela quantidade, os chineses pretendem extrair a qualidade que os fará formar uma boa seleção e com capacidade de fazer uma boa campanha em uma Copa do Mundo.

A China é uma potência olímpica, mas quando se trata do futebol o país ainda está engatinhando. Tanto que os chineses só disputaram uma Copa do Mundo, a de 2002 no Japão e na Coreia do Sul. Por isso, o país, cujo presidente Xi Jinping é um entusiasta do futebol, precisará trabalhar muito para se transformar numa potência. Atualmente, a China segue na briga por uma das vagas na Copa da Rússia, em 2018.

Dentro dos planos ambiciosos dos dirigentes está o de os chineses terem um campo de futebol para cada 10 mil habitantes até 2030. Neste mesmo período, o futebol masculino deve estar entre os melhores da Ásia, enquanto o time feminino deve ser um dos melhores do mundo.

Até 2050, diz o documento, a China deve se transformar "numa superpotência de primeira linha" que "contribui para o mundo futebol".

Atualmente, a China é a 81ª colocada no ranking da Fifa. Logo, a seleção ainda tem muito a melhorar para se tornar uma potência.

Fonte

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Material humano na China não é problema, mas é o mesmo discurso que já proferido por duas grandes potências econômicas (EUA e Japão), mas que até agora nenhum deles se tornou, (só no feminino que é um universo completamente diferente).

 
Avaliando o sucesso da China em outros esportes acredito que seja possível se tornar uma potência do padrão de Brasil e Alemanha. Mas se e somente se a população agarrar a ideia assim como os governantes.
Os EUA tinham um projeto de vencer a Copa de 2014, 20 anos após a copa sediada lá em 1994 e a seleção deles não evoluiu o esperado, então a missão chinesa é difícil mas não é impossível.
Também não estou lembrando de um esporte coletivo em que a China seja a melhor do mundo, alguém lembra algum? Sei que são bons em esportes individuais ou no máximo de duplas. (tênis de mesa e badminton).
Analisando as medalhas na última olimpíada, esse fato é confirmado:

Sport 16px-Gold_medal_icon.svg.png 16px-Silver_medal_icon.svg.png 16px-Bronze_medal_icon.svg.png Total
Diving 6 3 1 10
Gymnastics 5 4 3 12
Swimming 5 2 3 10
Badminton 5 2 1 8
Weightlifting 5 2 0 7
Table tennis 4 2 0 6
Shooting 2 2 3 7
Fencing 2 0 1 3
Athletics 1 1 4 6
Boxing 1 1 1 3
Taekwondo 1 1 1 3
Sailing 1 0 0 1
Cycling 0 2 1 3
Archery 0 1 1 2
Judo 0 1 1 2
Synchronized swimming 0 1 1 2
Modern pentathlon 0 1 0 1
Rowing 0 1 0 1
Wrestling 0 1 0 1
Total
38 28 22 88
 
até o basquete já foi forte.. mas hoje não é aquela coisa mais, né?
 
Falta mais consistência em esportes coletivos mais populares mesmo.

Quanto ao futebol, aos menos de imediato farão com que as eliminatórias asiáticas subam de nível, forçando as demais seleções do bloco a não se acomodar. A curto/médio prazo só vejo a China evoluindo o suficiente pra ao menos se garantir ao lado de Japão, Coréia do Sul e Austrália como os quatro que vão pra Copa diretamente sem repescagem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo