Bom, graças a Deus eu não fui viciado em Elifoot
Até hoje o melhor jogo do estilo MANAGER que eu joguei se chama PREMIER MANAGER 2 feito pro Amiga Comodore lá pra 91 ou 92.
Não tinha os inúmeros atributos que o CM tem oq pra mim era uma vantagem. Um jogador tinha HANDLING, TACKLING, PASSING, SHOOTING e FITNESS só mas a jogabilidade era muito superior.
Além disso, vc era realmente o gerente do time. Vc assinava contrato com um time de X anos e no final do contrato vc era disputado pelo mercado oq era a coisa mais foda que tinha. Qdo seu contrato chegava ao final podia ter times de outra divisão te contratando. Além disso vc cuidava tb dos contratos de patrocínio do time e das dependencias do clube, ou seja, vc manejava o dinheiro e não era só pedir mais pra diretoria, vc era a diretoria.
Vc contratava médico, treinador de juniores, preparador físico e por aí vai.
Os jogos eram assistidos com uma bolinha mostrando em que posição do campo a bola estava e toda vez que alguém chutava a gol mostrava o chute... tudo em 2D é claro.
É impressionante como um jogo feito pra um computador dos anos 80, que muitas das vezes tinha um HD de 20 MEGAS consegue ser mais foda doq qq outro já lançado até hoje.
Já o CM foi muito bom, quase do nível do Premier Manager 2. Atingiu seu pico antes de chegar no CM4 que pra mim tem tanta coisa mas tanta ciosa que se torna inviavelmente chato de se jogar.
A empresa q fazia o CM parou de fabricá-lo e lançou o Football Manager 2005 que tem os mesmos defeitos.
Eu só não fico jogando CM antigo pq eu gosto de acompanhar o desenvolvimento de novos jogadores, como o Milan Baros da Rep. Checa q hoje eu quero no meu time, mas se eu pego ele no CM 2002 ele não passa de um novato ruim.
Sobre meu time... meu ápice na minha opinião, foi qdo depois de demitido do Vasco(eu havia sido campeão da libertadores mas fui quase rebaixado do brasileirão) eu fui 2x vice campeão brasileiro com o Paraná.
Já ganhei tudo jogando pelo Roma e pela Inter, mas aí nem tem tanta graça. Mas o meu melhor time, eu ainda lembro... era
Toldo(Frey); Panucci, Nesta, Canavarro(Simic) e Cordoba; Zanetti, Simeoni, Zidane(Raul) e R. Gaucho; Vieri(Owen) e Ronaldo
entre parenteses foram os substitutos de tais jogadores na temporada seguinte. Foram 3 temporadas ganhando tudo sendo q 2 delas invicto.
Aí depois disso eu pedi demissão e fui pra juventus que havia caído pra 2a divisão e retornado naquele ano. No 1o ano eu ajeitei o time e contratei jogadores médios/promissores... no ano seguinte fui campeão italiano.
Po... me deu saudade de jogar o velho CM agora