• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Casais de aves do mesmo sexo podem ter relação estável, aponta estudo

Você reparou, Siker, a salada que você está fazendo com moral e ciência? Os fins morais das relações sexuais não nos dizem absolutamente NADA sobre a natureza psicológica e biológica das tendências homossexuais.
 
Você reparou, Siker, a salada que você está fazendo com moral e ciência? Os fins morais das relações sexuais não nos dizem absolutamente NADA sobre a natureza psicológica e biológica das tendências homossexuais.
Mas eu não misturei, respondi sobre os fins morais com relação à imoralidade pessoal que existe nas criticas ao homossexualismo. Eu falo sobre moral correlacionada com a razão para discernir o ato homossexual humano do irracional, sobre a origem ou natureza das "tendências" homossexuais eu só falo dos fatores externos e o instinto.
 
Mas eu não misturei, respondi sobre os fins morais com relação à imoralidade pessoal que existe nas criticas ao homossexualismo. Eu falo sobre moral correlacionada com a razão para discernir o ato homossexual humano do irracional, sobre a origem ou natureza das "tendências" homossexuais eu só falo dos fatores externos e o instinto.
Cara, receio não estar te entendendo. O que vem a ser 'imoralidade pessoal que existe nas criticas ao homossexualismo? E 'moral correlacionada com a razão'? Essa distinção entre ato homossexual humano e o ato animal (não concordo também com essa separação absoluta que você faz entre 'racional' e 'irracional') só existe no âmbito moral, existencial, da consciência, portanto, não-científico. Talvez dê pra racionalizar, mas depende de paradigma. Um ateu simplesmente te dirá que não há transcendentalidade na moral, que ela é relativa, logo, nem há fundamento científico na moral, nem filosófico.

Então podemos estudar os comportamentos homossexuais dos animais como forma de traçar paralelos entre eles e os homens (resguardadas as diferenças no que tange ao papel da razão humana, da consciência, da vontade, da liberdade etc), pode-se chegar a um certo consenso sobre a influência do meio e sobre, talvez, disposição genética.

Ok, instinto, ele existe em qualquer animal, racional ou não. Mas será que você consegue estabelecer mesmo uma nítida e clara separação entre razão e instinto? Esse impulso influencia nossos corpos, nossas mentes, e são nossas mentes e corpos que estabelecem as regras do próprio pensamento. E não importa o quanto você diga que a razão se separa do instinto porque 'contempla' a verdade do cosmo em si mesmo, ou porque interpreta as leis da natureza. Todo esse processo da razão é realizado sob um fortíssimo condicionamento histórico, cultural e principalmente psicológico.

ai, carai, viajei legal... é que não entendi bem esse teu post.
 
"Imoralidade pessoal" porque ela é subjetiva, ou seja, para um é imoral e para outro não é.
"que existe nas críticas ao homossexualismo" porque quem é contra o homossexualismo o define como imoral.
Ou seja, quando eu falei de moral eu falei com relação à essa visão, que homossexualismo é imoral segundo estes termos.

"Moral correlacionada com a razão" porque eu no momento não consigo imaginar uma racionalidade que não esteja atrelada com alguma moral, se há razão então há moral.

A distinção do homossexualismo animal se dá pela falta de razão, eles buscam um relacionamento instintivamente, neste caso das aves foi pela sobrevivência, não sei quanto a outros casos.
Nos humanos é dificil separar a razão de suas ações, um ser racional está destinado a viver sob suas escolhas, mesmo que exista o instinto.

Uma separação? Instinto de sobrevivência e o suicidio.
Nas vezes em que tentam assemelhar casos envolvendo animais com casos envolvendo humanos, a semelhança se dá pelo nivel de racionalidade, quanto mais racional e menos instintivo for o animal, mais suas ações chegarão perto do que causa uma ação semelhante humana. E vice versa também acontece.

Sobre genética até onde eu sei os estudos se baseiam em nosso cérebro, não em comportamentos de animais, e não existe determinismo genético, a personalidade é formada pelo meio, isso é fato.

Pra tentar resumir tudo: Neste caso as aves se juntaram com outra ave do mesmo sexo por causa de seu instinto de sobrevivência, não há homossexualidade (atração) nem uma escolha racional (óbvio), é instinto.
Nenhum humano busca um parceiro por instinto, mas por afinidades, a parte instintiva é sexual (atração), o único tipo de estudo que seria útil para se entender a origem desta atração seria em casos onde um animal escolhe outro do mesmo sexo por atração, não por instinto.
É complicado falar sobre isso, animais e humanos são muito diferentes em todos os aspectos.
Enfim, não sei se consegui ser um pouco mais claro...
 
E você conhece? Se conhece então disserte seu argumento, ou então leia aqui

Mas esse cara está argumentando em cima de genialidade, nisso eu concordo com ele, genialidade não é herdada, já que superdotados não tem pais superdotados, e os casos de crianças que nascem muito inteligentes? Com 5 anos aprendem matemática muito mais rápido que um adulto mediano, como elas conseguiram essa experiência? Não foi com a vida, então temos uma contradição aqui.

Mas os genes se sobressaem sobre o ambiente, quem diz o contrário é mais antropólogo que biológo. O genótipo se sobressai sobre o fenótipo.

Exponha seu pensamento que o levou a concluir que razão leva à psicopatia. E a resposta pra segunda questão, influências externas.

Essa é a definição de um psicopata, alguém que não possui emoções, é apenas racional.

E você já leu o original paper do estudo que postou?
"Because the pair-bond in socially monogamous species represents a partnership that may give advantages for survival"
Se fosse apenas sobrevivência eles teriam escolhido fêmeas, e mais da metade preferiu machos, não é só isso.

Não amoral, mas imoral. Tendo o ponto de vista do objetivismo com relação ao sexo, eu vejo o homossexualismo como algo imoral

Mas por quê?

Primeiro porque não existe pré requisitos sexuais para se escolher um parceiro (o comportamento deles difere do nosso, lembra?) e segundo porque nesse estudo eles separaram os machos para ver a proporção de casais que se formavam.

Mas depois de adicionadas fêmeas mais da metade continuou com os parceiros machos preterindo as fêmeas.
 
Cães tem relações com qualquer coisa que apareça pela frente, porque ficam no cio. Alguns humanos também agem assim, saem tendo relações com qualquer um só por estar com vontade, seja homem ou mulher. Isso nem é instinto, são reações normais que o corpo sente, mas nossas ações sempre serão guiadas pela razão acima do instinto de sobrevivência ou de ter uma prole, e as ações dos animais sempre serão guiadas pelo seu instinto, não há pensamento quanto a certo ou errado.
Por que definir um comportamento existente entre seres irracionais como natural para seres racionais?
 
Olha, essa discussão é interessante.

Tenho oito periquitos, quatro machos e claro, quatro fêmeas.

Os periquitos formam casais independente do sexo, no meu viveiro por exemplo, há um casal de machos, quero dizer, eles estão juntos principalmente pela amizade, aonde um vai o outro vai atrás e há troca de carinho. Enquanto isso, as outras duas fêmeas que formariam casais com esses periquitos machos acabaram por ficarem juntas dos outros periquitos machos.

Não estou aqui afirmando a prática sexual entre animais do mesmo sexo, mas uma curiosidade que acontece no mundo animal.
 
Mas esse cara está argumentando em cima de genialidade, nisso eu concordo com ele, genialidade não é herdada, já que superdotados não tem pais superdotados, e os casos de crianças que nascem muito inteligentes? Com 5 anos aprendem matemática muito mais rápido que um adulto mediano, como elas conseguiram essa experiência? Não foi com a vida, então temos uma contradição aqui.

Mas os genes se sobressaem sobre o ambiente, quem diz o contrário é mais antropólogo que biológo. O genótipo se sobressai sobre o fenótipo.
"Os genes têm uma forte influência, mas eles são ativados ou desativados, de acordo com o ambiente"
Tem provas que os genes se sobressaem? Falar que todo psicopata tem um determinado gene não é o mesmo que falar que todos que tem aquele gene é ou se tornará um psicopata, entendeu?


Essa é a definição de um psicopata, alguém que não possui emoções, é apenas racional.
Significado de Psicopatia

s.f. Perturbação da personalidade que se manifesta essencialmente por comportamentos anti-sociais (passagens a ato), sem culpabilidade aparente.

Se fosse apenas sobrevivência eles teriam escolhido fêmeas, e mais da metade preferiu machos, não é só isso.
Ok, se discorda dos cientistas que realizaram o estudo, não tenho como argumentar.

Mas por quê?
Eu falei disso num post anterior, sobre realização pessoal e tal...

Mas depois de adicionadas fêmeas mais da metade continuou com os parceiros machos preterindo as fêmeas.
Óbvio, como eu já tinha falado, o sexo do parceiro não é importante, se você já fez um amigão parceiro com quem você pode contar, vai largar ele por uma desconhecida só por ser fêmea?
 
Por que definir um comportamento existente entre seres irracionais como natural para seres racionais?

E por quê não? Se é natural para "eles" por que não para nós.

sem culpabilidade aparente.

Ou seja, sem sentimentos, não só de culpa, remorso.

Ok, se discorda dos cientistas que realizaram o estudo, não tenho como argumentar.

Não é opinião, é fato.

Óbvio, como eu já tinha falado, o sexo do parceiro não é importante, se você já fez um amigão parceiro com quem você pode contar, vai largar ele por uma desconhecida só por ser fêmea?

Eu largaria.
 
Última edição:
Olha, essa discussão é interessante.

Tenho oito periquitos, quatro machos e claro, quatro fêmeas.

Os periquitos formam casais independente do sexo, no meu viveiro por exemplo, há um casal de machos, quero dizer, eles estão juntos principalmente pela amizade, aonde um vai o outro vai atrás e há troca de carinho. Enquanto isso, as outras duas fêmeas que formariam casais com esses periquitos machos acabaram por ficarem juntas dos outros periquitos machos.

Não estou aqui afirmando a prática sexual entre animais do mesmo sexo, mas uma curiosidade que acontece no mundo animal.
É interessante mesmo, por isso fui procurar no estudo original se houve de fato copulação entre os animais ou só carinho.
Mas uma dúvida que eu tenho é se os animais fazem sexo pelo prazer ou só por procriação, porque os relacionamentos hetero ou homo são assim consumados pela atração sexual (prazer).
 
E por quê não? Se é natural para "eles" por que não para nós.
Nós não seguimos um instinto, nós pensamos e decidimos. No mundo animal é natural também matar para se alimentar, abandonar filhotes ou comê-los se for preciso, quem manda é o mais forte. Nossa sociedade pode se assemelhar com tal habitat?

EDIT:
Ainda faço uma comparação, do mesmo jeito que acusam alguns crentes de pegar da Bíblia somente a parte bonita e esconder as guerras e coisas do tipo, nesse caso da homossexualidade no mundo animal parecem só querer comparar isso, se esquecendo dos outros comportamentos dos animais que se diferenciam dos nossos.
 
Última edição:
Recomendo que todos assitam a quintologia do Planeta dos Macacos, eles abordam esse tema da racionalidade e o que nos torna diferentes dos outros animais...
 
Muito bom Ana, eu não conhecia essa psicologia evolutiva, mas me parece mais hipótese do que teoria, conhece algum estudo que dê mais base para este pensamento?
Quanto ao pensamento formado por fatores externos é possivel observar nos estudos sobre a influência dos genes, e sua falha quando se altera o ambiente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo