• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cancelamentos/Remoção de homenagens

Companheirinho, não se faça de idiota, eu sei que tu és melhor que isso.

"É preciso lembrar que os índios já eram bélicos. O europeu é outro ser bélico." passa a ideia de que os pobres europeus foram injustamente atacados só por porem os pés aqui, quando o que houve foi uma defesa.

Sobre o MST: uau, que debochadilis vc, muito logiclis. Se tu defendes a concentração fundiária e a proteção de latifúndios improdutivos que estão parados para servir à especulação, realmente, o MST deve te incomodar bastante.

Acho super fofo os fodidos que pensar estar a um degrau do Jeff Bezos.
 
Em que ponto a frase do historiador deu a entender de que os bandeirantes são os vingadores dos pobres europeus? Leia o que eu disse sobre invasão de impérios sobre outras e que queimar estátua é uma completa falta de noção de história.

Não fica nervoso. Relaxa. Caralho, me comparou com Jeff Bezos? De onde tu tirou isso?
 
Sobre o Borba Gato, tem duas coisas engraçadas:

1-Geral achando que pneus vão fazer alguma coisa numa estátua de concreto e aço;
2-Geral fingindo conhecer a história do Borba Gato;

É foda porque você consegue acessar links e livros confiáveis sobre sua biografia sem nenhum esforço. E aí em 20mim você descobre que ele não escravizou índio algum, nem teve escravos negros, nem tem absolutamente nada em sua biografia que fale sobre genocídio, estupro ou coisas que o povo que apoia a destruição da estátua diz saber sobre ele. Na verdade seu único crime documentado foi contra um castelhano que trabalhava para a coroa portuguesa, e depois disso ele viveu 15 anos entre os índios, de forma pacífica, ao ponto de se tornar cacique na região de Ipatinga. Se olhar bem o que temos é a história de um mestiço que enfrentou um representante dos colonizadores e conviveu super bem com nativos, era pra ser uma história de vida que agradasse a turba esquerdista.

E justamente esse povo que é totalmente ignorante sobre a vida de Borba Gato, está na internet de forma extremamente arrogante querendo ensinar sua história de forma totalmente mentirosa, como justificativa de um incêndio. :lol: É realmente patético.
 
"É preciso lembrar que os índios já eram bélicos. O europeu é outro ser bélico." passa a ideia de que os pobres europeus foram injustamente atacados só por porem os pés aqui, quando o que houve foi uma defesa.
O que houve foi que um povo mais desenvolvido que outro tomou sua terra. O nome disso é História.

Antes dos portugueses e espanhóis, povos ameríndios guerrearam por essas terras por milênios, inclusive exterminando o primeiro povo a habitar a América, que é o povo de Luzia, de traços negroides, e que chegaram aqui milhares de anos antes dos povos que estavam aqui em 1500, de traços mongolóides.

Assim como a península de onde vieram os Portugueses, que já foi celta, romana, gótica, moura, e assim por diante. Não faz sentido ficar nessa romantização de um lado perdedor da História, essa postura só existe por ideologia, de narrativas que querem pintar os europeus como povos malvadões que tomaram conta do mundo, quando na prática qualquer povo vai agir dessa forma se tiver força para tal, como foram impérios africanos, americanos ou asiáticos. Não por um acaso centenas de milhares de nativos da região de onde hoje é o México apoiaram uns poucos espanhois na conquista contra os exércitos Aztecas: estavam de saco cheio da opressão azteca em toda a região, responsável pela morte de 40mil nativos de outros povos todos os anos apenas em sacrifícios religiosos.

Pessoal tem que parar de tratar a História do Brasil de forma maniqueísta, como se tivessem lados bons e ruins, mocinhos e vilões, e é nessa que entram os bandeirantes, que não eram heróis nem vilões, eram brasileiros, fruto de miscigenação entre colonos portugueses e índios, tanto que o homem que é considerado o primeiro bandeirante, com direito inclusive a estátua em Santana de Parnaiba, foi Tibiriçá, cacique Tupiniquin e sogro de João Ramalho, veja estátua abaixo:

1627390594279.png

Devemos queimar essa estátua também? Ou entender que não é tudo preto no branco?
 
Essa "caça as bruxas" aos monumentos e tentar queima-los como se fosse as bruxas na fogueira dos tempos medievais está patética demais.
 
Acho que o pessoal viu o filme do Conan e acreditou que era possível botar fogo num templo de pedra, daí quis tocar fogo numa estátua de concreto. :lol:

Mas ela bem que podia vir abaixo, mesmo; se não pelo critério ideológico, ao menos pelo estético. Monumentos deveriam embelezar uma cidade, não enfeá-la.
 
Ficaria mais bonito, porque se tem algo que é válido, é criticar a beleza desse monumento. :lol:

Mas o negócio pra derrubarem vai dar um trabalhinho, o interior dele é todo de concreto com trilhos de aço uma antiga linha de bonde na parte interna, tem tudo pra durar uns bons anos.
 
Essa "caça as bruxas" aos monumentos e tentar queima-los como se fosse as bruxas na fogueira dos tempos medievais está patética demais.
Porque?
explica ai.

Acho que o pessoal viu o filme do Conan e acreditou que era possível botar fogo num templo de pedra, daí quis tocar fogo numa estátua de concreto. :lol:

Mas ela bem que podia vir abaixo, mesmo; se não pelo critério ideológico, ao menos pelo estético. Monumentos deveriam embelezar uma cidade, não enfeá-la.
Eu curti a estética e o peso que é queimar uma figura desse tipo.

borbagato (1).jpeg

Monumentos jamais deveriam glorificar individuos. Individuos são falhos por natureza.

Todos bandeirantes e suas expedições sempre foram exploratorias: seja a captura de indigenas para trabalho escravo, seja para apropriação territorial e exploração de minério.
Mas é melhor não perguntar se alguém realmente defende essas pessoas (ou acha esse período histórico como algo... bom) pq tem paulista aqui, e eles celebram a derrota em guerra.
 
Porque não passa de uma simples estátua e brasileiro adora dedicar tempo pra protestar contra coisas pouco ou nada impactantes pra sua vida futura.
Então tirar a estátua tem maior impacto na vida futura, já que não existe custo de manutenção e preservação.

Mas não entendo o seu ponto de protestar contra um passado opressor não ser impactante na vida futura. Talvez não te impacte, mas e se te afetasse, inclusive na forma que você lida com a sociedade, você se importaria?
 
A cidade é viva, e evolui e se adapta assim como as pessoas que nela vivem. A cidade nada mais é que essas pessoas.
É esperado que os monumentos também se moldem às demandas das pessoas que constituem a cidade em sua época. Aos que clamam pelo valor histórico, museu existe, entre outras coisas, pra preservar esse tipo de coisa.

Eu, particularmente, adoro estátuas, de qualquer tipo. Bonitas, feias, imponentes, ofensivas. Nem que for pra ridicularizá-las. Faz parte do charme de uma cidade. Acho que faz falta no Brasil. Eu adoraria uma estátua do bolsonaro pra tacar bosta,e quando alguém limpasse, tacar de novo. Mas entendo que tenha gente que prefira removê-las.
 
Monumentos jamais deveriam glorificar individuos. Individuos são falhos por natureza.

Todos bandeirantes e suas expedições sempre foram exploratorias: seja a captura de indigenas para trabalho escravo, seja para apropriação territorial e exploração de minério.
Mas é melhor não perguntar se alguém realmente defende essas pessoas (ou acha esse período histórico como algo... bom) pq tem paulista aqui, e eles celebram a derrota em guerra.
Monumentos não necessariamente glorificam pessoas, podem ser apenas um ode à sua memória, seja ela boa ou mesmo ruim. Não por um acaso a Polônia mantêm Auschwitz de pé, para que os horrores ali ocorridos não sejam esquecidos.

No caso de estátuas, existem espalhadas pelo mundo para todos os gostos. Imperadores romanos, czares, reis e rainhas europeus, conquistadores asiáticos, presidentes americanos, cosmonautas soviéticos e assim por diante, cada um representando determinadas pessoas e contextos, isso faz parte da cultura de cada país.

No caso dos bandeirantes, existe essa guerra de narrativa onde os dois lados erram. Tanto a direita que quis dar um ar de heroísmo e unidade nacional e desenvolvimento, quanto a esquerda que os demoniza, como o caso do Borba Gato, que foi muito mais um explorador (e um malandro) do que qualquer outra coisa. E não vejo sentido algum em demonizar a exploração do interior brasileiro. Vocês esperavam o quê? Que a colônia portuguesa se mantivesse na costa até quando? Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, interior de São Paulo, Tocantins, Goiás, não deveriam ter cidades, estradas por qual motivo? Para proteger os pobres índios? Pessoal não percebe que tratar os índios como diferentes dos europeus é um puta de um racismo. São humanos, mesmo com culturas diferentes, e esse choque de cultura foi inevitável, algo comum em toda a História. Mas justamente a colonização portuguesa foi sem sombra de dúvidas a menos sangrenta de todas as potências europeias, até pela pequena população lusitana e o tamanho gigantesco do Brasil. As bandeiras mesmos eram composta em sua grande maioria de índios e mamelucos, povo que Darcy Ribeiro inclusive considera como primeiros "Brasileiros" de fato, a junção de ameríndios e europeus que ocupou grandes porções do atual mapa brasileiro.

O período das bandeiras não foi heroico nem genocida, mas foi importante para existir um país chamado Brasil com as atuais proporções e culturas. Sem as bandeiras, é praticamente impossível imaginar o que seria o Brasil, seu tamanho, suas cidades e riquezas. E não vejo porque monumentos à sua memória não seriam bem vindos, seja para conhecer mais a respeito, seja para criticar crimes ou seja para lembrar das conquistas desses milhares de brasileiros que ocuparam territórios gigantescos, fundando cidades, vilas e consequentemente estados brasileiros. Só que julgar homens do século XVII com a régua moral do século XXI tanta ignorância que beira a desonestidade intelectual.
Eu não quero emburrecer por linha não. Deixo isso para vocês.
Ad hominem pra variar um pouco, ajuda a manter a discussão no raso, né? Eu entendo, faz parte de narrativas que são enfraquecidas pela verdade.
 
Sobre o Borba Gato, tem duas coisas engraçadas:

1-Geral achando que pneus vão fazer alguma coisa numa estátua de concreto e aço;
2-Geral fingindo conhecer a história do Borba Gato;

É foda porque você consegue acessar links e livros confiáveis sobre sua biografia sem nenhum esforço. E aí em 20mim você descobre que ele não escravizou índio algum, nem teve escravos negros, nem tem absolutamente nada em sua biografia que fale sobre genocídio, estupro ou coisas que o povo que apoia a destruição da estátua diz saber sobre ele. Na verdade seu único crime documentado foi contra um castelhano que trabalhava para a coroa portuguesa, e depois disso ele viveu 15 anos entre os índios, de forma pacífica, ao ponto de se tornar cacique na região de Ipatinga. Se olhar bem o que temos é a história de um mestiço que enfrentou um representante dos colonizadores e conviveu super bem com nativos, era pra ser uma história de vida que agradasse a turba esquerdista.

E justamente esse povo que é totalmente ignorante sobre a vida de Borba Gato, está na internet de forma extremamente arrogante querendo ensinar sua história de forma totalmente mentirosa, como justificativa de um incêndio. :lol: É realmente patético.
Ao que me consta ele matou UM MILHÃO DE ÍNDIOS.
 
Sobre o Borba Gato, tem duas coisas engraçadas:

1-Geral achando que pneus vão fazer alguma coisa numa estátua de concreto e aço;
2-Geral fingindo conhecer a história do Borba Gato;

É foda porque você consegue acessar links e livros confiáveis sobre sua biografia sem nenhum esforço. E aí em 20mim você descobre que ele não escravizou índio algum, nem teve escravos negros, nem tem absolutamente nada em sua biografia que fale sobre genocídio, estupro ou coisas que o povo que apoia a destruição da estátua diz saber sobre ele. Na verdade seu único crime documentado foi contra um castelhano que trabalhava para a coroa portuguesa, e depois disso ele viveu 15 anos entre os índios, de forma pacífica, ao ponto de se tornar cacique na região de Ipatinga. Se olhar bem o que temos é a história de um mestiço que enfrentou um representante dos colonizadores e conviveu super bem com nativos, era pra ser uma história de vida que agradasse a turba esquerdista.

E justamente esse povo que é totalmente ignorante sobre a vida de Borba Gato, está na internet de forma extremamente arrogante querendo ensinar sua história de forma totalmente mentirosa, como justificativa de um incêndio. :lol: É realmente patético.
Que tal vossa senhoria mostra as fontes historiográficas de onde retirou essa falácia.
 
Que tal vossa senhoria mostra as fontes historiográficas de onde retirou essa falácia.
Brasil, Uma História, do historiador Eduardo Bueno, o livro inclusive trás textos da época, como uma citação do período em que o Borbao da massa estava vivendo entre os índios. Segue trecho a respeito dessa convivência:

" levou a se refugiar nos inexplorados sertões do rio Doce, no
sudeste de Minas, e lá viver homiziado por quase duas décadas. De fato, de
acordo com o relato registrado por um certo Bento Furtado, Borba Gato
retirou-se para o coração do misterioso “Reino dos Mapaxó” e lá, por cerca
de quinze anos, “viveu barbaramente, sem concurso de sacramento algum,
nem comunicação com mais criaturas desse mundo” além do grupo de
indígenas “que domesticou à sua obediência, vivendo entre eles, respeitado
como um cacique”. Pesquisas mais atualizadas sugerem que “Mapaxó”
eram os nativos hoje conhecidos como Botocudo (cujo território tribal de
fato se espraiava pelas cercanias do rio Doce), mas que Borba Gato não
teria permanecido tanto tempo sem contato com a civilização, uma vez que,
em 1689, teria sido o principal responsável pela descoberta de ouro e pela
fundação do arraial de Barra das Velhas, às margens do rio São Francisco."

E seria falácia baseado em quê? :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo