• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cajados

Archbalt

Saruman
Afinal, sobre os cajados, qual era sua real importância? Gandalf poderia utilizar seus poderes sem ele? Frodo conseguiria realizar algum feito mágico com um cajado? O que faria um mago se ele perdesse seu cajado?
 
Penso que o cajado era soh um canalizador do poder dos magos, uma maneira de eles colocarem o poder "pra fora"...Acho tambem que Frodo nao teria muitas chances de realizar feitos magicos a nao ser que tivesse alguma esecie de poder enraizada em si, como os magos...quanto ao fato de um mago perder seu cajado, isso eu ja nao sei...acho que ele poderia fazer outro, mas entao, porque Saruman nao fez outro para si???
 
Também penso q o cajado seja um canalizador de energias, em se tratando de magias, mas uma coisa é certa: no caso dos Istari, o cajado servia tb como um instrumento de identificação da Ordem, ou seja, se vc tem o cajado, pertence a Ordem...
A destruição do cajado de Saruman representa sua expulsão da Ordem, daquele momento em diante, ele não era mais um Istar, logo, não poderia fazer um outro com a mesma utilidade.

Post original de Archbalt
Gandalf poderia utilizar seus poderes sem ele?

Não só pode, como usa, como também Saruman. É só vc se lembrar do poder de encantamento do voz de Saruman e do 1o encontro de Gandalf com Legolas, Gimli e Aragorn em Fangorn, qndo Gandalf os paralisa para q eles não o ataquem.

O arco e a flecha cairam das mãos de Legolas, e os braços ficaram paralisados ao longo do corpo.
...
Imediatamente, como se um feitiço tivesse sido removido, os outros relaxaram e se moveram.
Senhor dos Anéis: As Duas Torres - O Cavaleiro Branco, pags. 515 e 516 do volume único

Post original de Archbalt
Frodo conseguiria realizar algum feito mágico com um cajado?

Não...o cajado não era mágico, mas sim o ser q o carregava. Dessa forma, a não ser q Frodo tivesse algum poder (o q não era fato!!), ele não poderia realizar "magias" com o cajado.
 
Quanto a "reconstrução" do cajado acho que podia ser feito sem problemas.

Quando Gandalf torna-se branco, ele ganha um cajado novo, certo?
 
Mas se é possível realizar magia sem o cajado, por que gandalf insiste em entrar com o cajado ao ir visitar théoden?
 
Hum..

Tens razão, acho que é possivel sim, em alguns causos.

Sendo que poderes de dominio não precisem.
 
Eu entendo que o cajado funcionava como uma espécie de "gatilho" para realizar o que chamamos magia (lembrem que Tolkien tinha uma idéia bem diferente da nossa osbre "magia"). Quando Gandalf quebra o cajado de Saruman ele faz com que esse não possa recorrer a certos "poderes" mais sensíveis; atentem que o poder da voz de Saruman continua com ele. Ao terem seus fëas num hröa os Istar perdem boa parte de suas capacidades naturais (mágica para nós).

Sobre a insistência de Gandalf com o cajado não podemos também deixar de lado uma explicação mais prosaica: se algo desse errado (e Gandalf NÃO era oniciente) um bordão é uma arma!! ;-)
 
Última edição:
o cajado na minha opinião não é um canalizador mas um símbolo de poder
ao entrar na terra média os istari não podiam se apresentar como maiar
o cajado é o símbolo de sua ordem e no caso do "exorcismo" de théoden
mostrar ser "o guardião da chama de anor" se fez necessário creio que gandalf teria de ser mais invasivo se não tivesse sem cajado
e é claro o fato de gandalf quebrar o cajado de saruman revoga os poderes concedidos a saruman na terra media
ele diz
"esta expulso"
"seu cajado esta quebrado"
ou seja o símbolo de seu poder está destruído
 
bem mudemos então para
o "esclarecimento da mente do rei théoden"
então seria para o mago o que a espada seria para o guerreiro
afinal o guerreiro pode lutar com suas mãos certo?
agora alguem que não sabe usar uma espada pouco pode fazer com ela
 
Pra mim tb não tem muito o que falar não!
O Cajado eu vejo como um "facilitador" de algumas magias. Sem contar no grande poder de persuasão que ele tinha na época. Oras, para os homens, Galdalf sem o cajado era só um velho sábio. Mas aquele velho com o cajado era um mago poderoso.
 
Essa eu quoto o próprio Deriel em outro tópico que eu não to com tempo de procurar...

O cajado do Gandalf tinha tanto poder quanto a colher de pau que a mãe de vocês usa na cozinha.
 
Eu tenho até vergonha de indicar esse tópico que eu criei aqui na área Tolkien quando eu era apenas um pobre leigo (e continuo sendo, acho ahauahua).

Made in...
 
Essa duvida acabou virando minha tbm, e depois de ler o topico indicado eu ainda n vejo em que a resposta conclusiva foi baseada. por que ainda n pode existir a teoria de q o cajado servia para a emissao do poder do mago(interrogacao)*. que eu me lembre, todos os momentos em q Gandalf usou magia, ele utilizou o cajado.

*perdoem meu teclado desconfigurado. to sem acentos e sinais, e tendo q usar atalho pra maioria das letras. :dente:
 
Post original de Eria
que eu me lembre, todos os momentos em q Gandalf usou magia, ele utilizou o cajado.

Como eu disse no meu 1o post, lembre-se do re-encontro de Gandalf, agora como O Branco, com Legolas, Gimli e Aragorn...

Qndo os 3 companheiros tentam atacá-lo pela 1a vez, ela os paralisa, mas não há nenhuma indicação de q ela usa o cajado para tal!!
 
sim, mas ele está com o cajado nas mãos, de qualquer forma, então não é possível dizer se ele usou-o ou não..
 
Acho que o cajado é só um símbolo (e um apoio também). Gandalf podia usar seus poderes com ou sem o cajado.
Mas Gandalf perder o cajado seria como Aragorn perder a Anduril. O cajado está para Gandalf, assim como Anduril está para Aragorn.
 
Larissa - Aredhel disse:
Acho que o cajado é só um símbolo (e um apoio também). Gandalf podia usar seus poderes com ou sem o cajado.
Mas Gandalf perder o cajado seria como Aragorn perder a Anduril. O cajado está para Gandalf, assim como Anduril está para Aragorn.

Concordo com vc Larrisa (ou Larrisa.. nunca sei ,..rssss) mas só no ponto em que vc diz que ele é um símbolo. Agora comparando o cajado de Gandalf com Anduril de Aragorn, já não acho que sejam, em importancia, iguais.

Anduril também era um simbolo para Aragorn, mas muito mais significativo do que o cajado para Galdalf.
 
menegroth disse:
Larrisa (ou Larrisa.. nunca sei ,..rssss)
Cara, é tão simples!
Leia o que você escreveu. Não tem sentido alguém se chamar Larrisa.
O som de dois erres juntos "rr" é igual o erre de "rato". O erre do meu nome é o som do erre de "caramba". Repare que tem um erre só em "caramba".
Já o som de um esse só depois de uma vogal no meio de uma palavra tem o som de "z", como em "asa". No meu nome, usam-se dois esses, que, depois de uma vogal no meio de uma palavra, tem o som de "s" mesmo, como em "assim".
Portanto, LaRiSSa.

;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo