• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cajados

Larissa - Aredhel disse:
Cara, é tão simples!
Leia o que você escreveu. Não tem sentido alguém se chamar Larrisa.
O som de dois erres juntos "rr" é igual o erre de "rato". O erre do meu nome é o som do erre de "caramba". Repare que tem um erre só em "caramba".
Já o som de um esse só depois de uma vogal no meio de uma palavra tem o som de "z", como em "asa". No meu nome, usam-se dois esses, que, depois de uma vogal no meio de uma palavra, tem o som de "s" mesmo, como em "assim".
Portanto, LaRiSSa.

;)

Aulas de Português com LaRiSSa! =D

Eu acredito que o cajado é mais um "objeto de estimação" dele, algo que ele carrega há muito tempo e, por isso, tem tanto apreço por ele. Talvez, também, ele tenha ganho de alguém importante, ou conseguido de um jeito louvável, mas acredito que todo o poder dele está nele mesmo. ^^

Agora podemos começar a nos questionar: como Gandalf conseguiu seu cajado? :mrgreen:
 
Depois de ler o tópico indicado inteiro, passo acreditar na hípotese de ser apenas um pau em que Gandalf se apoia...

Acho que o fato dele usar o cajado enquanto "faz" seus poderes, vem mais pelo fato de apoio, ou apenas um transmissor do poder de Gandalf (viajei?), como se fosse uma arma descarregada... você bota as balas e ela dispara com seu manuzeio.

Ou então é simplismente um apoio...
 
Larissa - Aredhel disse:
Cara, é tão simples!
Leia o que você escreveu. Não tem sentido alguém se chamar Larrisa.
O som de dois erres juntos "rr" é igual o erre de "rato". O erre do meu nome é o som do erre de "caramba". Repare que tem um erre só em "caramba".
Já o som de um esse só depois de uma vogal no meio de uma palavra tem o som de "z", como em "asa". No meu nome, usam-se dois esses, que, depois de uma vogal no meio de uma palavra, tem o som de "s" mesmo, como em "assim".
Portanto, LaRiSSa.

;)

Afê!!!
Desculpa por ter nascido.
Da próxima vez que for nascer eu peço pra minha mãe me abortar...
 
menegroth disse:
Afê!!!
Desculpa por ter nascido.
Da próxima vez que for nascer eu peço pra minha mãe me abortar...
Hey, calma!
Às vezes eu pareço grossa, mas é sem querer... :oops:

É que já ví diversas vezes você postando "Larrisa (ou Larissa?)", então resolvi por um ponto final na história. rsrsrs

Desculpa!
 
Post original de .{Ascagalad}.
Depois de ler o tópico indicado inteiro, passo acreditar na hípotese de ser apenas um pau em que Gandalf se apoia...

Acho que o fato dele usar o cajado enquanto "faz" seus poderes, vem mais pelo fato de apoio, ou apenas um transmissor do poder de Gandalf (viajei?), como se fosse uma arma descarregada... você bota as balas e ela dispara com seu manuzeio.

É um pau em q Gendalf se apoia?? Sim. Possui poderes?? Não!!

Mas todos os outros Istar utilizam Cajados, e Saruman diz "...quando você também tiver as própria Chaves de Barad-Dûr, suponho eu; e as coroas dos sete reis, e os cajados dos Cinco Magos...", considero que os cajados eram o Símbolo da Ordem, como a coroa é para um rei, e não somente um pau de apoiar!! :mrgreen:
 
Calimbadil o fiel disse:
o cajado na minha opinião não é um canalizador mas um símbolo de poder
...

e é claro o fato de gandalf quebrar o cajado de saruman revoga os poderes concedidos a saruman na terra media
ele diz
"esta expulso"
"seu cajado esta quebrado"
ou seja o símbolo de seu poder está destruído
:beer: :cheers:
 
Olha, dizer que (se o cajado fosse só um pau mesmo) Saruman se sentiu derrotado depois que Gandalf quebrou seu cajado é meio utopia né?

Poxa...louco por poder como ele era, derrepente vem o Galdalf e quebra o seu cajadinho que não vale nada e diz: - Está expulso!

Bem, eu acho que por ai podemos ver que o cajado ALÉM de ser um símbolo de poder também deve ter uma forte ligação com o seu mago (magicamente falando).
 
menegroth disse:
Olha, dizer que (se o cajado fosse só um pau mesmo) Saruman se sentiu derrotado depois que Gandalf quebrou seu cajado é meio utopia né?

Poxa...louco por poder como ele era, derrepente vem o Galdalf e quebra o seu cajadinho que não vale nada e diz: - Está expulso!

Bem, eu acho que por ai podemos ver que o cajado ALÉM de ser um símbolo de poder também deve ter uma forte ligação com o seu mago (magicamente falando).

Li e reli seu argumento e juro que não consegui achar lógica nele! O que tem o Gandalf quebrar o cajado de Saruman com a sede de poder desse? :think:

Se você parar para ler o que escreveu vai perceber que na verdade você está concordando com a tese que o cajado era apenas um símbolo e nada mais. Seria como alguém chegar num Rei e tirar sua coroa; um ato que por si só demonstra que o dito rei não possui mais autoridade/poder algum.

Façamos assim: Apresente textos do autor ou de outros estudiosos, leia o que foi escrito sobre "magia" no legendarium; então refaça seus argumentos combatendo essa tese.
 
Ramalokion disse:
Li e reli seu argumento e juro que não consegui achar lógica nele! O que tem o Gandalf quebrar o cajado de Saruman com a sede de poder desse? :think:

Se você parar para ler o que escreveu vai perceber que na verdade você está concordando com a tese que o cajado era apenas um símbolo e nada mais. Seria como alguém chegar num Rei e tirar sua coroa; um ato que por si só demonstra que o dito rei não possui mais autoridade/poder algum.

Façamos assim: Apresente textos do autor ou de outros estudiosos, leia o que foi escrito sobre "magia" no legendarium; então refaça seus argumentos combatendo essa tese.

Afê..só to tomando nesse tópico...:eek:

Assim: Se o cajado fosse só um pedaço de pau Sarumam não teria se abalado tanto com a quebra dele. Esse é o argumento.
 
Post original de menegroth
Assim: Se o cajado fosse só um pedaço de pau Sarumam não teria se abalado tanto com a quebra dele. Esse é o argumento.

O cajado dos magos era um pedaço de pau no sentido mágico, ou seja, ele não possuía mágica alguma...Não era um instrumento imprescindível para a realização de magias!!!

Mas, eu interpreto através do trecho q eu citei no meu post anterior, que o Cajado era o símbolo da Ordem, e que sua quebra represente a expulsão definitiva de Saruman. Leia esse trecho:

"Sou Gandalf, o Branco, que retornou da morte. Agora você não tem mais cor alguma e eu o expulso da Ordem e do Conselho.
Ergueu a mão e falou lentamente em uma voz límpida e fria: -Saruman, seu cajado está quebrado. - Houve um estalido, e o cajado se partiu em pedaços, e sua parte superior caiu aos pés de Gandalf."
O Senhor dos Anéis - As Duas Torres, A Voz de Saruman

Pra mim, ao menos, esse trecho mostra claramente o significado do cajado como símbolo da Ordem!!!
 
Uma prova de que Gandalf não precisava usar o cajado para realizar qualquer magia é o seu confronto com os nazgul em Minas Tirith:"ele ergueu a mão e dela um raio de luz branca cortou os ares acima". Mas há momentos como na luta com o balrog e no despertar de Theoden que o cajado aparece não como uma peça importante para a magia e sim como uma peça de cerimonial, algo que confere a Gandalf uma imponência necessária ao ato.
 
Se o cajado é apenas um pedaço de pau, por que Gandalf fez questão de levá-lo a Medulsed? :think:
 
Post original de Haran Alkarin
Se o cajado é apenas um pedaço de pau, por que Gandalf fez questão de levá-lo a Medulsed? :think:

Post original de *laninha*
Mas há momentos como na luta com o balrog e no despertar de Theoden que o cajado aparece não como uma peça importante para a magia e sim como uma peça de cerimonial, algo que confere a Gandalf uma imponência necessária ao ato.

A resposta da *laninha* é a q para mim mais se aproxima do papel do cajado nas magias (Pq o papel dele como símbolo da Ordem é outra coisa!!): ele era uma peça cerimonial...Novamente: um mago sem seu cajado é como um rei sem sua coroa!!
 
*laninha* disse:
Uma prova de que Gandalf não precisava usar o cajado para realizar qualquer magia é o seu confronto com os nazgul em Minas Tirith:"ele ergueu a mão e dela um raio de luz branca cortou os ares acima". Mas há momentos como na luta com o balrog e no despertar de Theoden que o cajado aparece não como uma peça importante para a magia e sim como uma peça de cerimonial, algo que confere a Gandalf uma imponência necessária ao ato.

Gostei da idéia.

É mais ou menos como "Eu sei meter medo sem o cajado, mas com o cajado eu garanto que tu vai sair correndo".. :mrgreen:
 
Archbalt disse:
Afinal, sobre os cajados, qual era sua real importância?
Vamos ver o que podemos ajudar.

Archbalt disse:
Gandalf poderia utilizar seus poderes sem ele?
Acredito que sim. Tanto que quando esteve preso em Orthanc, deveria estar sem seu cajado.

Archbalt disse:
Frodo conseguiria realizar algum feito mágico com um cajado?
Acho que não, pois como alguns já disseram, quem tinha poder era o mago, e não o cajado.

Archbalt disse:
O que faria um mago se ele perdesse seu cajado?
Ficava manco.
 
O Cajado para um Mago eh um "instrumento" mágico que facilita o uso da magia e deixa um Mago mais segunro em seu oficio!



Mas o Istari Gandalf, como era um Mago, em forma humana, portanto obtendo um mesmo ou um pouco mais elevado poder de um Mago humano, podia manusear e usar sua Magia livremente, mas em alguns casos, o Mago vira um dependente em seu intrumeto!
 
Desculpem, ainda não me convenço. :lol: Dêem-me uma passagem em que Gandalf faz uso de seu poder sem estar com o cajado em mãos que eu finalmente vou me convencer. Se o cajado era um simples pedaço de pau simbólico, pra que ele o utilizou visivelmente em claras situações, e não simplesmente usou as mãos?
 
Não tenho as passagens aqui mas ele faz sim uso só das mão..o que não tira a importancia do cajado.
 
Vai ver Tolkien queria apenas continuar com a onda de que todo mago tem que ter um Cajado ou varinha...

:roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo