• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Boromir

Concordo que Boromir queria a posse do anel para ele, mas para salvar seu povo!
O mesmo pensamento ocorreu ao Sam quando ele usou o anel para salvar Frodo, ele pensou algo assim ( to sem o livro ):
- Use - o! Tome ele para você! você vai acabar com todo o mal e transformar toda essa terra em um lindo jardim!
Aí ao perceber o que estava fazendo, ele caiu em si e desistiu.
Concordo que Boromir foi fraco, mas temos que analisar a situação em que ele se encontrava, vendo seu povo morrer, vendo seu pai definhar.
Não vou defender o Boromir, mas não vou condená - lo também. Ele estava desesperado.

É isso ai que estou me referindo...
 
Isso sem contar que Denethor o pressionou, tb estou sem meu livro, mas me lembro de uma passagem na qual Denethor pede ao Boromir que lhe traga a arma ( anel) do inimigo, assim que ele parte para Valfenda desvendar o sonho de Faramir...
Boromir tinha uma responsabilidade enorme, e seu desejo era o de usar o anel para ajudar o povo... mas sua desesperança o traiu...
 
Nerwen disse:
Isso sem contar que Denethor o pressionou, tb estou sem meu livro, mas me lembro de uma passagem na qual Denethor pede ao Boromir que lhe traga a arma ( anel) do inimigo, assim que ele parte para Valfenda desvendar o sonho de Faramir...
Boromir tinha uma responsabilidade enorme, e seu desejo era o de usar o anel para ajudar o povo... mas sua desesperança o traiu...
sem contar que ele queria mostrar q ele ainda era o grande general das tropas de Gondor, e que, trazendo o anel, ele ia reviver o espirito de luta contra sauron em seus homens...
 
Boromir era sim o mais fraco da comitiva, não pq ele foi o mais atraido pelo Anel, pois isso é um problema conjuntural, ele foi o mais fraco pq de todos os nove integrantes, ele era quem tinha menos esperanças de que Frodo consiguiria completar sua missão.
 
Boromir era sim o mais fraco da comitiva, não pq ele foi o mais atraido pelo Anel, pois isso é um problema conjuntural, ele foi o mais fraco pq de todos os nove integrantes, ele era quem tinha menos esperanças de que Frodo consiguiria completar sua missão.

mas como dissemos ele somente tinha menos esperanças por ter visto e sentido que os outros não haviam até o momento sentido. Ele conhecia mordor e viu seu povo morrendo... a não irei escrever de novo. Mas ele somente FOI o mais fraco por esse motivo e isso não quer dizer que ele É o mais fraco. Não sou fã de Boromir e muito menos defendo o que ele fez, só não gosto de ver os outros dizendo que ele...
 
E um dos motivos que eu acredito que possa ter levado Boromir a fraqueza, ele o desejo pelo poder que ele tinha.
Pode ser que não fosse declarado, mas ele, assim como Denethor, tinham um desejo pelo " cargo " de rei, eles não queriam ser regentes, queriam ser O Rei!
Acredito que Boromir achava que com o anel, alem de salvar Gondor, ele seria aclamado como um grande general, e como os regentes, mesmo que pouco, ainda tinham sangue numenoriano, ele poderia assim requisitar o título de rei.
Pode ser que eu esteja enganado, em corrijam caso o esteja....
 
E um dos motivos que eu acredito que possa ter levado Boromir a fraqueza, ele o desejo pelo poder que ele tinha.
Pode ser que não fosse declarado, mas ele, assim como Denethor, tinham um desejo pelo " cargo " de rei, eles não queriam ser regentes, queriam ser O Rei!
Acredito que Boromir achava que com o anel, alem de salvar Gondor, ele seria aclamado como um grande general, e como os regentes, mesmo que pouco, ainda tinham sangue numenoriano, ele poderia assim requisitar o título de rei.
Pode ser que eu esteja enganado, em corrijam caso o esteja....

Não acho que Boromir queria ser Rei, como ele mesmo diz acho que ele queria apenas o bem de seu povo. Ele mesmo disse que seguiria Aragorn.
 
Eu gosto dele, porque ele é humano, não no sentido da raça, mas sim por suas fraquezas e suas qualidades.
Ele era leal ao seu povo e desejava o anel não por poder, mas livrar seu reino de um mal que era o pior pesadelo deles. :x

Ganhar aquele anel era acordar daquele pesadelo.

Porém tinha inveja de Aragorn e medo dele querer o trono de volta. Era orgulhoso, mas isso faz parte de uma criação de um pai arrogante e de um treinamento militar com certeza vigoroso.

Não era perfeitinho como Legolas. :evil:

Era um personagem real, se vcs me entedem.
 
Eu ñ tenho dúvidas que é possível conhecer muito mais todos os personagens na leitura do livro do que, apenas, assistindo o filme...
É claro que toda adaptação exige certas mudanças e PJ fez o possível p/ mostrar a fraquesa do homem comum da TM que facilmente era corrompido, e o personagem em que ele mais provavelmente demonstraria isso seria Boromim, pois apesar de ele ser um membro da comitiva (da sociedade do anel) é justamente o que tenta extrair o Um das mão do Frodo...
Eu gosto mais do Boromir do livro (assim como todos os outros personagens)... não penso que ele (o do filme) se encaixe perfeitamente ao personagem (do livro) como vc pergunta Menello... não não... :oops:
 
Eu gostava pra caramba do Boromir. E ele não era mal.Ele apenas teve uma vontade imensa de possui o Um. O mesmo aconteceu com o Frodo,e nem por isso ele é mal. Foi muito triste a morte dele. Eu achei que ele teve a mesma exposição no livro quanto no filme.
 
Boromir era sim o mais fraco da comitiva, não pq ele foi o mais atraido pelo Anel, pois isso é um problema conjuntural, ele foi o mais fraco pq de todos os nove integrantes, ele era quem tinha menos esperanças de que Frodo consiguiria completar sua missão.

Mas quando você diz isso, você tem que lembrar que até o próprio Gandalf, que idealizou a ida do anel para Mordor, não tinha muita esperança de que ele conseguisse de fato destruir o anel. Pelo menos não no começo, a única vez que ele teve esperança foi quando o Faramir disse que o Frodo tinha passado por Ithilien.
 
Mas quando você diz isso, você tem que lembrar que até o próprio Gandalf, que idealizou a ida do anel para Mordor, não tinha muita esperança de que ele conseguisse de fato destruir o anel. Pelo menos não no começo, a única vez que ele teve esperança foi quando o Faramir disse que o Frodo tinha passado por Ithilien.

Não acho que Gandalf não teve esperança. Acho que ele teve medo e ao mesmo tempo estava preocupado. Frodo e Sam passarem por Ithilien o deixou mais tranquilo por saber que eles estavam no caminho certo.
 
Primula disse:
Acho que grande parte do carisma de Boromir se deve ao fato dele ter morrido antes de sabermos tudo sobre ele.

Por um bom tempo a gente é impelido a não-gostar de Boromir, e depois ele faz algo realmente nobre e morre. Não é aquele negócio de santificar um diabo, é a questão de que nos deparamos com nossa culpa "pô julguei mal o sujeito e agora é tarde demais..."


Concordo!! Se ele n tivesse morrido tão precocemente não teríamos essa sensação de perda! Gostariamos de saber mais sobre a sua personalidade e sobre as reacções que ele teria em determinadas situações, mas n foi ele o único que sucumbiu à tentação do anel: O que se deixou levar mais foi Frodo (afinal, ele opÕs-se a destruir o anel porque o queria para si), enquanto Boromir queria o poder para ajudar o povo de Gondor!! São motivos diferentes! :wink:
 
Boromir é herói, vilão e vítima. Um personagem denso que me agrada pela sua força e fraqueza. Pensando de certa forma, era talvez um dos maiores chamarizes da comitiva que partiu de Valfenda ao lado de Gandalf, pois Aragorn ainda não tinha se revelado, Legolas ainda não tinha feito nome entre os eldar, valendo o mesmo pra Gimli entre os anões, e os hobbits eram tão somente pequeninos que não se metem em assuntos de gente grande. Boromir é um personagem denso, não é um herói clássico, ou um vilão clássico. Era alguém de boas intenções mas não linear, tinha nuances que o tornavam bom e outras que revelavam um lado mesquinho seu, menor. Boromir foi herói e vilão, mas creio, e aí sim eu reintero, que ele esteve muito mais próximo de ser considerado herói do que vilão. Só não era perfeito.

Herói pela coragem, pela resistência, pela determinação em enfrentar Sauron não medindo os riscos. E pela heróica e suicída ação de conter sozinho os uruk-hais para tentar salvar Merry e Pippin.

Vilão por querer fazer prevalecer sua vontade. Mas deve-se considerar até que ponto o anel agia sobre Boromir quando esse tentou tomá-lo a força de Frodo.

E vítima, uma variante a mais, pois foi mais um que cedeu ao poder do anel e acabou, por sua vez, sendo levado a ruína.

Quanto ao filme, acho que Boromir ficou bem retratado sim. Talvez uma das melhores caracterizações de um personagem. Transmitiu a angústia e, na VE do segundo filme, a insegurança e não vontade de ir até o Conselho de Elrond. Isso dá a deixa pra entender que Boromir estava alí cedendo ao poder do Um, e não simplesmente agindo de má fé, como pode parecer.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo