• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Boromir

Menello

Usuário
Bem, reparei que muitas pessoas falam no personagem Boromir volta e meia. Mas o que reparei, é que alguns falam dele como o personagem do filme, e juram que isso esta nas obras. Sobre personalidade, como ele se vestia e etc.
Agora pergunto, vocês acham que Peter Jackson mudou muito o personagem? Ou ele se encaixa perfeitamente ao personagem do livro?
No livro, ele aparece menos que os outros. Mas, muito se fala nele no resto da trilogia. Vocês acham que é possivel saber mais da personalidade dele, ou conhecer mais Boromir lendo o livro?

Ha, e outra coisa. Muitos gostaram do Boromir do "filme". Mas, essa é pra quem gosta do personagem: Você gostou do Boromir quando leu o livro?

Valeu, era isso.
 
eu gostei
ele so sucumbiu ao anel por causa do poder deste e de seu pai
acho q ele era muito parecido com faramir
 
eu gosto dele no livro, ele fazia tudo pensando sempre em Gondor. Ele morreria (e de certa forma morreu) por Gondor. Eu gosto disso nele. Mas eu acho que o di filme é mais legal. Só não sei se pela atuação do Sean Bean ou pelo fato de eu ter lido a muito tempo a Sociedade e não me lembrar direito dele.
 
Sim, isso que eu queria saber do pessoal. Pq quando se fala no Boromir, vem direto a imagem do Sean Bean no filme. O que eu queria saber, é se alguem gostou dele lendo o livro. Se tem alguma parte em especial no livro em que faz ele parecer especial. Tirando a parte que ele morre defendendo os Hobbits.
 
Kara, vou te falar que quando estava lendo o SDA, uns
dos personagens que mais mexeu com minha emoção
foi justamente o Boromir. Primeiro logo no conselho de Elrond
comecei a ficar desconfiado do caráter desse sujeito. Então
chega a hora em que ele tenta roubar o anel de Frodo, ainda mais
daquele jeito ameaçador, e como o livro acaba antes de sua morte terminei
com muita raiva do personagem.
Então veio ADT e logo no começo você começa a perceber quais foram
as intenções de Boromir quando tentou pegar o anel, e comecei a entender
o seu lado, vendo que a força dos homens é fraca perante o anel, e no fundo ele
só queria ajudar seu pai e Gondor...e no final quando ele sozinho tenta salvar
Merry e Pinpin, vemos a grande honra desse guerreiro...Que no filme também
foi umas das partes mais emocionantes
 
Acho que grande parte do carisma de Boromir se deve ao fato dele ter morrido antes de sabermos tudo sobre ele.

Por um bom tempo a gente é impelido a não-gostar de Boromir, e depois ele faz algo realmente nobre e morre. Não é aquele negócio de santificar um diabo, é a questão de que nos deparamos com nossa culpa "pô julguei mal o sujeito e agora é tarde demais..."

Então a gente tenta "compensar"... pensando nas motivações, nos sofrimentos dele... acho que por isso ele acaba sendo muito citado.

E a atuação de Sean Bean me pareceu se apoiar nessa lacuna "o que realmente sabemos sobre Boromir?". Durante o tempo livre da empreitada da Sociedade, será que ele não teve tempo de criar simpatia pelos hobbits (crianças), ao mesmo tempo que cobiçava o doce da criança (Frodo)? Será que era rabugento o tempo todo, ou o medo, a angústia de pensar naqueles que amava em Gondor morrendo o corroía de vez em quando quando havia tempo de descansar (Lórien)?

A lacuna as vezes é tão poderosa quanto a virtude em si. Cria espaço para o ator, e o leitor interpretá-lo e simpatizar com ele. A morte impediu o personagem de criar uma epopéia, então o bardo lamenta, o escritor registra. E quem sobra, tenta manter pelo menos a memória daquele que se foi.
 
Eu não gosto do Boromir. Ele é egoísta e por demais orgulhoso. E além disso é fraco: foi o único da Sociedade que sucumbiu à tentação do Anel.

Ele fez coisas nobres antes de morrer? Sim. Mas isso não compensa.
 
Pra falar a verdade, não fede nem cheira muito pra mim. Um personagem pelo qual eu tinha uma antipatia tremenda no começo mas aos poucos foi retirando isso de mim. Não acho que PJ tenha mudado muito não.
 
Sério, qndo eu li o livro pela primeira vez eu nem reparei nele direito, só qndo ele tenta roubar o Anel de Frodo, eu acho q ele nem fede nem cheira, afinal, a maioria de nós faria o mesmo na msma situação, aí qndo ele morre q começa a ganhar importancia e msmo assim não cria nem simpatia nem raiva...





E os atos nobres dele mudaram alguma coisa na historia?
 
O Boromir tem uma importância imensa. Se não fosse por ele dificilmente Frodo iria perceber o quanto era perigoso o objeto que carregava com relação à cobiça que ele pode despertar nas pessoas. Ou seja, ele não perceberia que deveria se separar dos seus amados companheiros para ter chances de concluir sua missão.

Essa eu acho que foi a principal função do Boromir.
O que tem de nobre nisso é que ele só foi corrompido pelo amor que tinha pelo seu povo, pela vontade de vencer o inimigo, e não por satisfações pessoais. Faramir tinha o mesmo amor, a diferença foi que Boromir também apreciava a arte da guerra, enquanto Faramir, por sua vez, preferia poderia passar toda a sua vida em paz, na sua cidade, com seu povo.
 
Boromir me cativa pelo seguinte: ele é o homem o qual mais se assemelha à um pequeno-empresário ganancioso da atualidade. Ele cobiça tudo: o Um, a Narsil, a vida mansa, a Guerra, a paz para seu povo, a vitória e a derrota. Enfim, tudo o que ele pode cobiçar, ele tenta. Claro, de maneiras diferentes.

Porém o que mais me cativou no filho de Denethor, foi, fora a paixão pelo seu povo, que ele é um homem. Não, esqueçam o micro-empresário. Ele foi estritamente humano com suas forças, fraquezas, qualidades e defeitos. Tolkien refletiu nele a história da humanidade, à meu ver. Teve erros, acertos, mas no fundo os propósitos tinham um benefício em mente. Fosse pra si ou para o povo. Ele começa ingênuo, e então acorda para a vida, faz uma revolução pessoal. Ele evolui aos poucos. Ele é simplesmente humano.

Posso ter dito certas contradições enumerando qualidades e defeitos aqui, mas o que é o homem algumas vezes senão um grande paradoxo? :mrgreen:
 
Ele foi um personagem q o PJ teve uma certa sensivilidade com a personalidade. Ele ficou bastante parecido.
Mas ainda sim falta coisa.. falta fundo, falta historia, falta conteudo.
O Boromir não era apenas um cara chaatu q num gostava de ngm, mtu pelo contrário. Ele tem bastante coisa q naum eh mostrada no filme.
Mas não posso exigir mais do filme pq eh mta informação em um curto periodo de tempo.
Então o Boromir do filme eh um cara vaziu, quase sem carater e carrancudo.
No livro ele tem essas caracteristicas tbm. Mas tem mtu mais!!!

Eh diferente. Por isso não achu q comparar o livro com o filme seja uma boa ideia.
 
Quando li, não lembro do Boromir ter dispertado em mim emoções mais fortes. No começo via ele como uma espécie de "ameaça" à Sociedade, mas depois vi que seu problema foi querer usar o feitiço contra o feiticeiro (claro, isso por influência do próprio Um). Realmente o ato dele foi heróico, digno de um nobre...foi um momento de lucidez em sua mente.

Achei que o Boromir do filme ficou bem parecido com o que Tolkien quis passar no livro. Também concordo que o mais encantador no Boromir é ele se parecer com a maioria dos homens na atualidade...com certeza ele é um grande espelho...
 
Nas primeiras vezes q eu li o livro eu não simpatizava nem um pouco com o personagem...não gostava dele...eu o vi mais como um personagem ganancioso, rude e que desejava o Um p/ fazer as coisas somente do jeito q ele queria.
Quando assisti ao filme eu gostei do personagem. (Adorei o Sean Bean tb). Comecei a vê-lo de outro modo, por um outro ponto de vista, daí reli o livro mais umas duas vezes. Percebi que o que ele desejava era o bem de seu povo e via no anel a alternativa de salvar a todos do mal que se aproximava. Ele continua p/ mim a ser um personagem rude mas não esconde que aquele é o jeito dele e mesmo assim é extremamente nobre. O que acontece é que ele no amor e no desespero de salvar o seu povo, acaba se corrompendo pelo poder do anel. Mas no final se redime e acaba morrendo nobremente. Hj sinto a morte do Boromir como uma grande perda p/ sociedade...
É o que eu acho...
 
Quando li o livro no começo eu realmente não gostei muito do Boromir, mas depois no final da Sociedade, ele se mostrou um dos melhores personagens, pois ele era o mais humanos (por isso ele foi o unico a sucumbir aos poderes do anel), e ele queria sim pegar o ficar com o poder para ele, mas de qualqer forma ele queria isso para lutar contra Sauron, ele tinha muita honra, e soube reconhecer seu erro quando Frodo fugiu e tudo mais...
Acho q quando Tokien fez o personagem ele queria que os leitores sentissem isso mesmo, não gostase dele no começo e gostar no final, eu acho.
 
Boromir era o mais Humano, humano no sentido atual, Humano, com suas fraquezas e suas forças.
Ele foi seduzido pelo poder do Anel, justamente por ser humano, morreria por Gondor, por seu pai e por seu Rei.
Foi seduzido pelo poder do Anel, porém voltou a sí, e se redimiu, com certeza se redimiu.
Peter Jackson tonou Boromir mais arrogante (embora no livro também seja, mas em menor proporção) e deu mais falas a Boromir para mostrar sua personalidade.
Mas no filme, ele não parece tão devoro à Gondor, no filme el é seduzido pelo poder em si, no livro ele é seduzido pela "arma" que seria o Anel contra Mordor, queria sobre tudo, ajudar Gondor.
Mas seu ato foi bravo, embora mais se falou de Boromir. E no decorrer do livro que se conhece quem era Boromir, pois até sua morte, ele é uma icógnita, ora arrogante, ora sábio, ora valente, ora seduzido pelo mal.
 
Eu gostei do Boromir tanto no livro como nos filmes, ele era um guerreiro forte e bastante honrado. Só sucumbiu ao poder do anel pois estava sobre mta pressão do seu pai que esperava que ele salvasse Gondor. Tem gente que não gostou do Sean Bean mas eu achei que ele estava bem no papel.
Mas no filme, ele não parece tão devoro à Gondor, no filme el é seduzido pelo poder em si, no livro ele é seduzido pela "arma" que seria o Anel contra Mordor, queria sobre tudo, ajudar Gondor.
Ele, no filme, quer sim usar o Anel pra salvar Gondor como ele mesmo discurssa no Conselho de Elrond e em outros momentos
 
Quando estava começando a ler o livro, logo no Conselho de Elrond, em que ele dá a idéia de usar o anel contra Sauron, e etc..., confesso que senti uma antipatia muito grande. Também achei ele bem convencido.

Mas, aos poucos comecei a entende-lo melhor. Acho que ele é o personagem na comitiva que mais se parece com nós, seres humanos. Ele demonstrou fraqueza em deixar se seduzir pelo anel? Sem dúvida, mas tenho certeza que a maioria de nós, com uma responsabilidade como a que ele tinha, de salvar seu povo, fariamos a mesma coisa.

Ele não é um dos meus personagens preferidos, mas acho ele fundamental para a história.
 
O Boromir do livro sabe o que quer, o que já é uma grande coisa. E se ele não é perfeito, também ele não é pior do que pode ser uma pessoa que quer a glória do povo que ajuda a governar e a própria tb (algo normal num ambiente como a Terra Média). No filme Boromir é mostrado cheio de conflitos, é muito diferente. Nem pior nem melhor, apenas diferente (e bem feito em ambos os casos).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo