Limpë
You already know too much...
Idem para nós. O que me lembra um antigo adágio medieval: Lex orandi, Lex credendi! (Lei da oração, lei da fé!)As críticas à espiritualidade são simplesmente indissociáveis das críticas teológicas já que para o Oriente não é concebível separar essas duas coisas, oração e teologia. Uma teologia que não é orante é mera especulação e oração é teologia.
Concordo.E eu sei dos bons olhos com que Roma vê o Oriente, apesar dos típicos preconceitos de quem ainda nos vê como bizantinos retrógrados, ritualistas, antiquados e outras palavrinhas mais bonitas. Isso é bom para o diálogo ecumênico, se levado em frente com caridade e verdade.
non-sense!apesar da reticência de algumas Igrejas Ortodoxas, como a da Sérvia, em participar deles, por desconfiança e zelo, como o do Santo sérvio, São Justino Popovich, que considerava o ecumenismo a pan-heresia do século XX e comparava a queda do papa de Roma à queda de Adão (!) e à traição de Jusas Iscariotes:
Minha opinião:
o ecumenismo pode ser uma ação inspirada pelo Espírito Santo como uma armadilha de Satanás, preparada para ludibriar e enredar os cristãos na heresia e no cisma. Tudo depende de um considerável número de variáveis, e principalmente da fé e honestidade que animar as Igrejas.
Assim também eu penso.
Isso foi retórico?Hahahahahahaha, falar mais o que?