• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bárbaros da Lemúria

Armitage

Usuário
Esbarrei com esse joguinho recentemente...


zoom_6859001.jpg


O que é?

Fantasia sword & sorcery ala Conan, mas com um sistema simples e ágil (ou seja, sem a complicacão de D&D, Gurps ou BRP! ). O jogo se passa ha milênios atrás no continente da Lemúria que, segundo as lendas, se perdeu no que hoje é o Oceano Índico.

Como funciona?

O grande lance é seu sistema leve e, porque não dizer, charmoso ( :mrgreen: ).

Os testes se resumem a rolar 2d6, e tirar maior ou igual a 9. Para criar o personagem, cada jogador tem 4 pontos pra distribuir entre "carreiras". Exemplo:

Meu personagem nasceu um bárbaro nas Montanhas de Axos, mas logo na infância teve seu vilarejo arrasado e foi tomado como escravo. Depois fugiu para Qudesh, onde viveu como ladrão até crescer e se tornar um mercenário. Assim, minhas carreiras poderiam ser:

Bárbaro: 0
Escravo: 1
Ladrão: 2
Mercenário: 1

Se eu me deparar com uma situação que peça um teste relacionado a uma dessas áreas, eu posso rolar os dados. Exemplo:

Explorando um calabouço na planície de Klaar, me deparo com um baú empoeirado trancado com cadeado. Como meu personagem já foi ladrão (tem a carreira Ladrão: 2), eu posso tentar abrir. Eu rolo os dados, somando os valores de minha carreira (+2 de Ladrão) e o atributo relativo a tarefa (+2 de destreza, digamos), e se tirar um valor total maior ou igual a 9, tenho sucesso.

Além das carreiras, o jogador distribui 4 pontos entre 4 atributos (Força, Destreza, Mente e Carisma), e mais 4 pontos entre 4 habilidades de combate (Brawl, Melee, Ranged, Defense). Daí ele aponta sua região de origem no mapa..

lemuriamap1.jpg


...e pega 1 qualidade e 1 defeito relativos a esta. Exemplo:

Nascido nas Montanha de Axos, meu personagem possui a qualidade "Estilingue", que é a arma preferida das tribos das montanhas para caça; e possui o defeito "medo de feitiçaria", justificado pelas lendas que as tribos contam sobre bruxos malignos.

Toda vez que eu fizer algo relacionado a minha qualidade, rolo 3d6 (ao invés de 2d6), e considerando apenas os 2 maiores. Quando for um defeito, é o inverso: rolo 3d6 e considerando apenas os 2 menores.

Pronto, agora é só jogar.

Tá mas e daí?

O sistema de "carreiras" é muito prático, e elimina aquele tempo perdido em meio a tabelas de skills, feats, equipamentos, etc. que vemos em jogos tradicionais (nas palavras do autor, "Conan, Brak and Thongor never went shopping; neither should characters in Barbarians of Lemuria").

Além disso, o que faz a diferença nos testes é seu próprio personagem (na forma de atributos e carreiras), e não bonus de armas, armaduras, etc. o que motiva os jogadores a adquirirem equipamentos para ilustrar e colorir a estória do personagem (e não pela "matemática do jogo" ). Isso também tem o efeito de permitir os heróis que vemos nesse gênero - pés de sandália e peitos nús - pois a diferença que escudos e armaduras fazem são mínimas.

Outra coisa interessante é sua flexibilidade - o sistema pode ser mais ou menos verossímil/realista/letal, dependendo do gosto do grupo, pois tem regras opcionais para ajustar isso (variação de danos, variação de dificuldades, conceito de "mooks" - aqueles inimigos buchas feitos pra morrer com um tapa igual D&D4, etc.), além de ser adaptável pra outros cenários.

Moral da história: um jogo simples, rápido e charmoso. Vendido a $10 o pdf no site RPGNow. É uma pechinca. E eu quero jogar!!!


EDIT: esqueci de dizer como os personagens "avançam de nível": descrevendo como torram todo o ouro que ganharam no final da saga!!! Quer mais bárbaro que isso? :mrgreen:
 
puuuutz, Risus! pode crer!

Alias, lembro que quando eu estudava na 6a série meu professor faltou entao criei um jogo em que usavamos ficha telefonica (#@@%¨! to velho).

Atributos: Físico e Mental, variando de 2 a 6, sendo 4 a média. 8 pontos pra distribuir.
Teste: Eram 3df (ou 3d fichas) contra atributos "roll under".
Armas e Armaduras: parametros fixos.

Lá mestrei uma aventura de Horror (!!) em um cenário Dark Fantasy (!!!!). Foi bom pq o jogo levou a manhã toda... e foi ai que criei meu primeiro cenário de campanha.

Fichas telefonicas! aposto q tem gente nesse forum que nem viu isso na vida... trágico pra mim
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo