• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasil x Úmbria - Vexame histórico da seleção brasileira completa 30 anos

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Em 1990, seleção perdeu para atletas de 4ª divisão e chegou à Copa em crise



A participação brasileira na Copa do Mundo-1990 foi desastrosa.
Com um esquema tático ainda pouco disseminado na época (3-5-2) e vários jogadores que só chegariam ao auge quatro anos mais tarde (Taffarel, Dunga, Romário, Bebeto e Mazinho, entre outros), a seleção teve uma primeira fase com vitórias sofríveis sobre Suécia, Costa Rica e Escócia e foi eliminada já na estreia nos mata-matas.

A derrota por 1 a 0 para a arquirrival Argentina, nas oitavas de final, fez a equipe comandada por Sebastião Lazaroni terminar a competição na nona colocação. Esse ainda é o pior desempenho do país em Mundiais desde 1966, ou seja, em 13 edições da competição de futebol mais importante do planeta.

O que muita gente não sabe (ou já se esqueceu) é que a tragédia brasileira na Itália começou antes mesmo do apito inicial para a partida contra os suecos, a primeira do time canarinho no torneio.

Em 28 de maio de 1990, 13 dias antes da estreia na Copa, a seleção foi a campo para disputar amistoso contra um combinado de jogadores de três clubes da região da Úmbria: Perugia e Ternana, então na série C1 italiana (terceira divisão), além do Gubbio, que na época estava na C2, o quarto escalão do Calcio.

Até aí, tudo bem. Sempre antes dos Mundiais, o Brasil enfrenta adversários de qualidade técnica para lá de duvidosa. Essa é uma estratégia normal para que a equipe chegue à competição embalada por uma goleada sem a necessidade de grande esforço físico e psicológico.

Só que o feitiço virou contra o feiticeiro. A tão esperada vitória elástica para encher os jogadores de moral para a Copa deu lugar a uma catástrofe capaz de abalar até mesmo os atletas e torcedores mais confiantes.

Mesmo enfrentando adversários acostumados a jogar nas terceira e quarta divisões e que jamais haviam atuado juntos, o Brasil perdeu.

A vitória por 1 a 0 do Combinado da Úmbria sobre a seleção então tricampeã mundial foi decidida por um gol de Edoardo Artistico, atacante que defendia o Perugia na época e que passou a maior parte da carreira atuando nos escalões inferiores do futebol italiano.

E não pensem que o tropeço aconteceu porque Lazaroni resolveu poupar os titulares para a estreia na Copa. A escalação da derrota histórica foi exatamente a mesma que começou o Mundial: Taffarel; Mozer, Ricardo Gomes e Mauro Galvão; Jorginho, Alemão, Dunga, Valdo e Branco; Müller e Careca.

Ainda que o resultado tenha sido minimizado por jogadores e pelo treinador na época (falou-se muito que aquele era um jogo-treino, e não um amistoso), a derrota para a Úmbria mostrou que o Brasil não estava no caminho certo para o Mundial.
E isso foi sentido no mês seguinte. Com atuações abaixo da média e sem empolgar ninguém, o Brasil deu adeus à Copa-1990 depois de apenas quatro partidas e com míseros quatro gols marcados.

O sonho tetra teve que esperar até 1994.
 
Me lembro de ter visto ao vivo esse jogo :tsc:

O Brasil foi com todos os titulares e enfrentou como se fosse um jogo oficial um combinado teoricamente muito fraco com vários jogadores que nunca atuaram juntos onde o esperado era uma goleada.

Muito se falou que por ser um jogo muito próximo da estreia, ninguém levou o amistoso a sério, não querendo entrar numa dividida, se machucar e ficar fora da Copa, ainda mais no caso do Romário que vinha se recuperando.

Mas perder pra um combinado de jogadores de 3a e 4a divisão até hoje é a única derrota que o Brasil tem antes de começar uma Copa.

Não dá pra comparar com os 7x1, mas entrou pra estatística como resultado vexatório e lembrando que a campanha do Brasil em 90 foi um verdadeiro desastre.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo