• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ateus, graças a Deus

Primeiramente devo dizer que acho que o ateísmo não é um ramo filosófico, nem religioso, nem ao menos tem obrigatoriamente nenhuma relação entre seus praticantes, apenas é a negação de uma “certeza” praticamente imposta pelo resto da sociedade. Ateus há muito são vistos como pessoas maldosas e sem escrúpulos (não digo por todos, claro), como se ao negar a existência de um Ser Superior, quer dizer que não são humildes ou bons. Isso é um erro estupendo. Não ter uma crença significa apenas ter um pensamento mais aberto para outras possibilidades, uma noção mais ampla, tornando-se assim menos estáticos.
Já pensei muito sobre o assunto e (pode parecer arrogância e falta de humildade) simplesmente não vejo como esse Deus que pregam por ai (como o Cristão) em que as pessoas tenham que ser totalmente dependentes dele, viver para ele, intensa e exclusivamente para adorá-lo, e no fim, no paraíso, quando todas as mazelas humanas se irem, e só restar a paz e o amor, passarmos toda a eternidade a adorá-lo amando-o e amando-nos em um estático e insuportável mundo em que se acaba tudo que torna a vida uma coisa que almejamos por conservar e por apreciar. Pode parecer uma visão humana e limitada, que se acostumou ao caos do mundo, mas não foi o que, segundo os religiosos, Deus criou? Humanos. E essa visão humana eu não quero que seja apagada, mesmo que seja para se ter uma vida “perfeita”, pois mesmo no total contentamento e harmonia, a perfeição nunca irá existir, sempre haverá algo que falte, pois essa é a condição humana básica, sempre buscar algo que precise para completar-se. Perfeição não existe quem crê nela é um tolo.
Não sou ateu, e muito menos religioso. Creio que uma entidade superior, com um conhecimento inefável, Possibilitou as condições para a criação do Universo, e da “Mente Humana”, levando em consideração todos os seus aspectos, como inteligência, criatividade, imaginação, sabedoria, memória, capacidade de sentir... Creio que algo como o Cérebro humano não foi criado do acaso (CREIO), um humano pode parecer incrivelmente insignificante, fadado a um tempo de existência tão curto, e uma parcela tão ínfima nas grandiosas coisas do Universo. Porém não é o ser humano que conseguiu se desenvolver de forma tão ampla e significativa em tantos aspectos? A medicina, Astronomia, Biologia, Matemática, Engenharia, Filosofia, Artes... é uma visão quase divina a que o ser humano tem de interpretação, de raciocínio, de adaptação, e muito mais.
Leonardo Da Vinci, Thomas Edison, Aristóteles, Sócrates, Platão, Darwin e Wallace, Einstein, Jesus, Buda, Gandhi, Luther King, Mandela, John Lennon, Castro Alves, Machado de Assis, Erico Veríssimo, Madre Tereza de Calcutá.... e muitos outros que minha ignorância me impedem de colocá-los aqui (alem de varias pessoas menos conhecidas que são tão incríveis quantos eles). Mostram quanto pode chegar a capacidade humana desde a inteligência até a sabedoria e a bondade. Um Humano que a partir de estudos de uma vida consegue compreender os tão distantes e quase irreais movimentos dos planetas, ou consegue manipular a Natureza para construir algo como o Computador (que pra mim é algo por demais fascinante), uma pessoa que consegue abdicar de tudo para amenizar a vida sofrida de um semelhante, que importasse mais com os outros que consigo mesmo, um outro que consegue com simples versos tocar de forma tão profunda a alma de todos que entendem o que ele quis transmitir, e esses versos conseguem passar uma mensagem que serve a todos em qualquer tempo... Isso tudo foi feito pela Vontade Humana, qualquer um poderia se dedicar a isso, basta que tenham vontade, talvez recursos sejam necessários, mas qualquer um tem a CAPACIDADE de ser uma dessas pessoas, e não é Deus quem define isso, não é Deus quem dá essa vontade a todos, ele criou a existência da Consciência (segundo meu credo) e o que fazemos a partir disso, cabe somente a nós...A frase “Deus quis assim”, é a maior prisão que pode-se impor a alguém. Como se fossemos incapazes de mudar nosso próprio destino. Não há tal coisa. Não há interferência divina, pois se houvesse o misericordioso Deus que pregam jamais deixaria que atrocidades como escravidão, mutilação, torturas, guerra, fome, e diversas repugnâncias humanas ocorressem, e não se pode usar como argumento que Deus não o faz para que os humanos aprendam, ou que sofrendo eles serão recompensados, que Divindade Bondosa é essa que requer sacrifício de seus “súditos”? ou serão escravos?
Não faço a mínima idéia do o que ou quem ou como foi criado o universo, muito menos o que nos acontecerá quando nos formos, só o que consigo fazer nesse momento é tentar continuar a evoluir. Para que? Para tentar atingir e quiçá ultrapassar os limites a mim impostos. Tentar a cada dia ser um humano melhor, com meus próprios esforços, sem depender de ninguém nem da nada, por mim e pelos que tenho apreço.

PS.: Isso não foi uma crítica a nada que tenham dito aqui, nem direcionado a um grupo e/ou outro. São apenas pensamentos de um garoto de 17 anos que ainda tem muito que aprender.

PS2.: Sei que parece muito ligado essa critica a religião cristã. Ocorreu simplesmente por essa ser a minha realidade. (sei que devo me aprofundar mais nas outras).
 
Já pensei muito sobre o assunto e (pode parecer arrogância e falta de humildade) simplesmente não vejo como esse Deus que pregam por ai (como o Cristão) em que as pessoas tenham que ser totalmente dependentes dele, viver para ele, intensa e exclusivamente para adorá-lo, e no fim, no paraíso, quando todas as mazelas humanas se irem, e só restar a paz e o amor, passarmos toda a eternidade a adorá-lo amando-o e amando-nos em um estático e insuportável mundo em que se acaba tudo que torna a vida uma coisa que almejamos por conservar e por apreciar. Pode parecer uma visão humana e limitada, que se acostumou ao caos do mundo, mas não foi o que, segundo os religiosos, Deus criou? Humanos. E essa visão humana eu não quero que seja apagada, mesmo que seja para se ter uma vida “perfeita”, pois mesmo no total contentamento e harmonia, a perfeição nunca irá existir, sempre haverá algo que falte, pois essa é a condição humana básica, sempre buscar algo que precise para completar-se. Perfeição não existe quem crê nela é um tolo.

Perfeito. E tem mais: segundo o cristianismo, nós iremos para esse paraíso onde o Mal não existe. Então por que Deus não nos colocou lá diretamente? Se ele consegue criar um lugar onde só exista o Bem e poderemos viver para sempre, por que não fez isso antes? Teremos livre-arbítrio lá também? Se no Jardim do Éden tudo era assim, o que garante que não vá se repetir? Ou no paraíso só entrarão os verdadeiramente bons? Nesse caso, muitos ateus estarão lá, e muitos cristãos ficarão fora. Meio injusto para eles, não?

O que crentes não compreendem é que acreditar em Deus não responde nada. É apenas fé de que quando morrer tudo será respondido. O que dá na mesma que a vida de um ateu.
Imagine se os inventores de tudo o que compõe nosso mundo atual tivessem ficado esperando seus inventos cairem do céu...
 
Não sou ateu mas os repeito muito pois vivemos em uma sociedeade livre (teoricamente).
Uma vez uma menina cristã disse para uma outra que era ateísta que ela iria queimar no fogo do inferno... A menina ateísta respondeu a outra da seguinte maneira: Segundo sei sobre a sua religião não cabe a você julgar as pessoas pois você não é justa quando me condena pois não conhece meus verdadeiros atos. O seu Deus não a consagrou juíza então não me julgue.

Acho que todos devemos nos respeitar, seja ateu, cristão, judeu dentre tantos outros que existem no mundo. Afinal não quer dizer que só pelo fato de ser de uma religião você será salvo pelo seu salvador. Os seu atos também importam.

Obs: (Ateísta é adjetivo de dois gêneros, portanto serve tanto para homem quanto para mulher, mas segundo dicionário também pode ser atéia (fem. de ateu.)
 
O fato de um ser humano não compreender como funcionam as leis do universo o torna joguete de algo, esse algo é Deus, um conceito que foi formado equivocadamente, e agora preenche a cabeça de 98% da população mundial.

[1]

O fato de este Deus todo-poderoso, onipotente, cujos poderes são ilimitados, não teria poder o suficiente para criar um livre-arbítrio sem sofrimento? (porém isso não é possível já que ele não existe).


[2]

Não quero desrespeitar nenhuma religião, mas digo que Deus privilegia seus filhos:

Segundo a Igreja quem não aceita Jesus como filho de Deus vai para o inferno.

"Eu sou o caminho e a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai a não ser por mim "

Ou seja, tecnicamente eu, Ateu, vou para o inferno pelo simples pretexto de não aceitar o filho de Deus, mesmo levando uma vida justa e respeitanto as morais vigentes de uma sociedade. Então, um assasino, estuprador, apenas por aceitar Jesus terá tecnicamente mais chances de ir ao céu?

Se Deus é o senhor da moral, o mais justo de todos, ele deveria privilegiar seus filhos? Isso contrapõem-se à idéia de justiça.
 
Segundo a Igreja quem não aceita Jesus como filho de Deus vai para o inferno.

"Eu sou o caminho e a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai a não ser por mim "

Não posso falar nada a respeito das outras religiões cristãs, mas a Igreja católica já reviu esse ponto de vista a bastante tempo. O próprio Cristo dizia que eram os atos do homem que lhe garantiriam a salvação. Se algum religioso de mente corrompida disse o contrário Cristo não tem nada a ver com isto.
 
O próprio Cristo dizia que eram os atos do homem que lhe garantiriam a salvação. Se algum religioso de mente corrompida disse o contrário Cristo não tem nada a ver com isto.

Concordo inteiramente. :yep:

Diria até mais: Cristo não tem nada a ver com o que se passou desde que Roma tomou conta da igreja.
Provavelmente, só os primeiros cem anos após a sua morte foram de puro cristianismo e boa vontade.
Daí para cá, muitas barbáries se fizeram em nome de Jesus.
:disgusti:
 
Tava fuçando lá no fundo do baú do fórum, e achei esse tópico sendo devorado por traças.. Não quero ressuscitar rixas antigas, apenas achei interessante que, mesmo considerando religiões e crenças em geral (principalmente a cristã) uma total perda de tempo e tolice, todos os ateus desse fórum só estão aqui porque amam a criação literária de um certo... cristão religioso fervoroso. Criação literária esta que está cheia de alusões à crença do seu criador (muita gente nega, mas só cego pra não ver). Soa um tanto incoerente e chega a ser até engraçado, mas quem sou eu pra questionar os superiores? ¬¬
 
Bom...

você gosta de cinema né? Está no seu perfil. Você só assiste filme de diretores e atores que sejam teístas? =]

Obviamente que sua lógica não tem lógica nenhuma :g:
 
todos os ateus desse fórum só estão aqui porque amam a criação literária de um certo... cristão religioso fervoroso. Criação literária esta que está cheia de alusões à crença do seu criador (muita gente nega, mas só cego pra não ver). Soa um tanto incoerente e chega a ser até engraçado, mas quem sou eu pra questionar os superiores? ¬¬


E onde fica a incoerencia de uma pessoa que não crê em deus ler uma obra de um fervoroso religioso e te-la como uma das preferidas? Onde esta a incoerencia de se ler e gostar de uma obra que tem referencias religiosas?
O fato de ser ateu, nao implica que eu nao aprove atos e até mesmo "conselhos" de religiosos ou religioes, se estiver fazendo bem a pessoa, esta valendo..
Acredito que reparei em um certo tom de sarcasmo em seu post, e tambem vi que faltou incoerencia nele.
Um religioso não pode gostar de Marx? Ou respeitar a obra dele? com certeza vc ja estudou o Capital. e dai??? Mesmo sendo religiosa o que tem de mal nisso?
Hipocrisia e uma pessoa dizer que por não acrecitar em deus, não posso ler obras com referencias religiosas ou escritas por fervorosos cristãos... Isso e uma grande hipocrisia de alguem que nao tem nada a dizer... E só quer chamar atenção... :think:
 
Eu não sei a religião dos diretores dos filmes que assisto. E se o Chris Nolan for anti-Deus, cairá no meu conceito, mas O Grande Truque ainda será uma obra-prima e ele um dos melhores diretores/roteiristas que conheço.

Agora se ele lançar um filme que faça apologia à crença dele, seja ela satanismo, ateísmo, ou qualquer uma que não seja a minha, eu não vou criar um fórum na internet pra discutir a obra dele, estudá-la a fundo, venerá-la, até. Talvez eu até assista ao filme, afinal a gente tem que conhecer os dois lados. Mas isso só pra poder ter uma base maior na hora de orar por ele :lol:
 
E onde fica a incoerencia de uma pessoa que não crê em deus ler uma obra de um fervoroso religioso e te-la como uma das preferidas? Onde esta a incoerencia de se ler e gostar de uma obra que tem referencias religiosas?
O fato de ser ateu, nao implica que eu nao aprove atos e até mesmo "conselhos" de religiosos ou religioes, se estiver fazendo bem a pessoa, esta valendo..
Acredito que reparei em um certo tom de sarcasmo em seu post, e tambem vi que faltou incoerencia nele.
Um religioso não pode gostar de Marx? Ou respeitar a obra dele? com certeza vc ja estudou o Capital. e dai??? Mesmo sendo religiosa o que tem de mal nisso?
Hipocrisia e uma pessoa dizer que por não acrecitar em deus, não posso ler obras com referencias religiosas ou escritas por fervorosos cristãos... Isso e uma grande hipocrisia de alguem que nao tem nada a dizer... E só quer chamar atenção... :think:


Faltou incoerência no meu post? Poxa, cara, obrigado! Não é todo dia que me elogiam assim!

Eu disse apenas (o que é minha opinião e interpretação da obra tolkieniana) que ele encharca seus escritos com seus valores por vocês considerados ultrapassados. Que ele tenta anexar a sua fé à obra. Sei lá, talvez essa foi a maneira dele de pregar o evangelho a toda criatura (apesar de ele não gostar de alegorias, vida seus desentendimentos com C. S. Lewis).

Eu lembro de uma cena do filme "O dia depois de amanhã" na qual um personagem (ateu) segura firme uma cópia antiga da Bíblia. Alguém pergunta se ele era religioso e ele disse que não acreditava em Deus. "E pq vc tá segurando a Bíblia?", o alguém diz. O ateu responde que é pq ela era um símbolo do progresso da Ciência em detrimento da a religião (!) .
É hilário, mas só chego a uma conclusão: Deus pensou em tudo mesmo :joy:

Mas é isso, tanta gente atéia gostar tanto de uma alegoria-não-assumida do cristianismo é estranho pra mim. Mas não quero ofendê-los, apenas manifestar minha opinião. Perdôem-me qualquer coisa.
 
Yehonatan disse:
Agora se ele lançar um filme que faça apologia à crença dele, seja ela satanismo, ateísmo, ou qualquer uma que não seja a minha, eu não vou criar um fórum na internet pra discutir a obra dele, estudá-la a fundo, venerá-la, até. Talvez eu até assista ao filme, afinal a gente tem que conhecer os dois lados. Mas isso só pra poder ter uma base maior na hora de orar por ele

:think:

Cara, lamento, mas é muita hipocrisia... lol

Tu acreditas em Mitologia Nórdica? Não? Bem, Tolkien tá cheio de influências, tal como as cristãs! Além disso, Tolkien não escreveu uma obra em que ele fazia "publicidade" da religião cristã! Ele tinha as suas influências, como é normal.

Eu veria um filme que fosse apologista da religião cristã, apesar da minha posição agnóstica/ateia/indeciso (lol), e isso não me faria hipócrita, penso!

Se formos a considerar todas as "características" de Tolkien, então o grupo de fãs seria mínimo! Hipoteticamente, como eu não considero que a obra de Tolkien seja apologista da religião cristã, eu continuaria a lê-la, mas se pensasse como tu e limitasse as minhas obras predilectas às que tivessem as mesmas "crenças" que eu, eu não utilizaria tecnologia (Tolkien era um pouco "avesso" a industrialização) e, por exemplo, conduziria o menos possível, porque ele também não gostava de conduzir (creio ter lido algures).

De qualquer forma, mesmo que não tenham sido os melhores exemplos, espero que tenhas percebido! ;)

Quanto ao post todo do Deriel...

[2]

EDIT:
Yehonatan disse:
Eu disse apenas (o que é minha opinião e interpretação da obra tolkieniana) que ele encharca seus escritos com seus valores por vocês considerados ultrapassados. Que ele tenta anexar a sua fé à obra. Sei lá, talvez essa foi a maneira dele de pregar o evangelho a toda criatura (apesar de ele não gostar de alegorias, vida seus desentendimentos com C. S. Lewis).

Ah cara! Desculpe, realmente! Quem é esse tal de Tolkien pra afirmar que na obra que ele escreveu, ele não criou alegorias intencionais né? :roll:

Rapaz, pára com isso, como o Deriel já falou! Queres falar, fala, mas não te desculpes com "peço perdão"!

Yehonatan disse:
É hilário, mas só chego a uma conclusão: Deus pensou em tudo mesmo

Explica lá, por favor!

Pessoalmente, irrita-me a tentativa constante de alguns religiosos meterem religião e significados que lhe fazem jeito em tudo o que dá sucesso! Pára de ver o que não existe! Semelhanças? Claro! Influências? Até acredito! Mas só porque o homem era cristão ele está a tentar "anexar a sua fé à obra"? Que seja inevitável ele desligar-se, acredito e acho normal, agora ele intencionalmente colocar lá alegorias e afirmar o contrário? :roll:

;D
 
Última edição:
Você só quer ofender sim.

Afirmação temerária, essa sua. Mas não se preocupe, não levarei para o lado pessoal; vou até levar na esportiva, ó: :mrgreen:
Ah, e findo minha prolífica participação neste tópico com esse post. Já disse o que queria/pensava, e fui recebido com intransigência suficiente.

Até logo!
 
Sem falar é o que tem na obra são valores cristãos (ou ao menos tidos como cristãos, se qualquer um ler a bíblia verá que ela não é tão cristã no sentido que a palavra tem vulgarmente) que em geral não são exclusivos do cristianismo, e que qualquer ateu pode simpatizar. E, mesmo proximidades com episódios bíblicos, podem ser vistos como são, proximidades. E podem ser apreciados como mitologia e não religião.
 
Afirmação temerária, essa sua. Mas não se preocupe, não levarei para o lado pessoal; vou até levar na esportiva, ó: :mrgreen:
Ah, e findo minha prolífica participação neste tópico com esse post. Já disse o que queria/pensava, e fui recebido com intransigência suficiente.

Até logo!

Fala o que quer, ouve o que não quer.

Hipócrita.
 
Eu disse apenas (o que é minha opinião e interpretação da obra tolkieniana) que ele encharca seus escritos com seus valores por vocês considerados ultrapassados. .
Toda generalização é burra! Pelo menos, quando existem tantas variáveis concernentes a naturezas morais, religiosas, idiossincráticas e por aí vai...

Eu, por exemplo, considero a obra de Tolkien marcada e fundamentada em valores que se identificam com os dos cristãos. Mas lembre-se que qualquer dogma possui em seu bojo praticamente os mesmos preceitos cristãos. Tirando a questão metafórica, o componente da humildade, retidão de caráter, esperança, amizade, sacrifício e vários outros blablablas cristãos (no bom sentido), a obra é, antes de tudo, um atestado de defesa àquilo que Tolkien considerava como bons ideais.

Rotular a obra disso ou daquilo é o de menos. Vai de cada um reconhecer o quão válido e importante é o caráter da obra no que tange ao aspecto referencial para aqueles que vivem em tempos cínicos demais.
 
Última edição:
Tava fuçando lá no fundo do baú do fórum, e achei esse tópico sendo devorado por traças.. Não quero ressuscitar rixas antigas, apenas achei interessante que, mesmo considerando religiões e crenças em geral (principalmente a cristã) uma total perda de tempo e tolice, todos os ateus desse fórum só estão aqui porque amam a criação literária de um certo... cristão religioso fervoroso. Criação literária esta que está cheia de alusões à crença do seu criador (muita gente nega, mas só cego pra não ver). Soa um tanto incoerente e chega a ser até engraçado, mas quem sou eu pra questionar os superiores? ¬¬

Caramba, eu tenho que ler cada coisa aqui. Só rindo mesmo. :lol:
 
Eu não sei a religião dos diretores dos filmes que assisto. E se o Chris Nolan for anti-Deus, cairá no meu conceito, mas O Grande Truque ainda será uma obra-prima e ele um dos melhores diretores/roteiristas que conheço.

Agora se ele lançar um filme que faça apologia à crença dele, seja ela satanismo, ateísmo, ou qualquer uma que não seja a minha, eu não vou criar um fórum na internet pra discutir a obra dele, estudá-la a fundo, venerá-la, até. Talvez eu até assista ao filme, afinal a gente tem que conhecer os dois lados. Mas isso só pra poder ter uma base maior na hora de orar por ele :lol:

Sou Cristã, batizada no catolicismo embora questiones várias de suas diretrizes... mas numa boa... a cada post seu eu consegui me envergonhar... não de acreditar em Deus e ter minha fé, mas de ver que uma pessoa que se diz crente, (no sentido de quem acredita em Deus sem analisar a religião) ter uma postura como a sua...

Seus post são agressivos e diretos à ofender aos que não acreditam. Qdo estudei a Bíblia entendi que todo aquele que crê em Deus deveria mostrar aos que não tinham essa "dádiva" o motivo de acreditarem... se eu fosse um ateu, graças a você eu continuaria sendo! Pq sua atitude foi ridícula, imoral e só deixa a desejar... demonstrando sua imaturidade e falta de sabedoria, fora a falta de respeito para com os semelhantes que não pensam em vc. Espero que quem ler suas asnices não pense que todos queseguem a Deus têm tanto cabresto a ponto de não enxergar outras coisas com formas mais amenas.

Quanto ao seu post, esse em particular... bem... "qquer uma que não seja a sua crença" espero que vcnão seja consumista, não coma pringles, num use nada da marca Vick e várias dessas coisas pq os donos se declararam servidores do capeta...

E ninguém aqui criou fórum "pra venerar" quem quer que seja, e sim para que houvesse um lugar onde os fãs de um autor cuja inteligência e a criatividade encantaram gerações, possam discutir suas obras e feitos... :think: Ou o Deriel colocou um Altar Virtual por aqui e eu ainda num vi pra acender minha velinha? :roll:

Acabei sendo tão rude quanto vc... que incoerência não?!
wtf... como já não sou a santa aqui do pedaço vou me limitar a não bater de frente com vc de novo nesses assuntos. Mas manere no jeito que trata o semelhante, ele sendo da sua crença ou não é um ser humano igual, pior OU SUPERIOR a vc, e como todo ser humano é FILHO DE DEUS... ou num é isso que sua crença te fala?

Ótimo final de semana cheio de pensamentos coerentes cumulados com maturidade.


EDIT: CADE A PORRA DO BOTÃO DE THANKS DE NOVO!!!! :no:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo