• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ateus, graças a Deus

Até que ponto é racional acreditar apenas na ciência, e fechar sua mente para evidências históricas e até cientificas sobre um "Criador Inteligente" (sem colocar o Deus cristão no meio, e sim citar qualquer outra divindade"?

Neithan, se nós somos ateus justamente por falta de evidências científicas de qualquer coisa que seja sobrenatural (incluindo Deus). Você está invertendo as coisas.

E você também valoriza a ciência, já que pelo seu comentário você vê como positivas as supostas evidências científicas sobre um criador.
 
Sobre as "provas", não existem, existem apenas evidências muito bem documentadas da época, de vários autores diferentes.

Que evidências, que documentos e que autores? :)
Se existirem mesmo, eu ficaria agradecido pois poderia ler as mesmas evidências que leste!

Mas, essa questão de prova concreta, é algo bem difícil de se conseguir, sobre acontecimentos na época. Assim como muitos acontecimentos da antiguidade, como batalhas, pessoas ou até reinos, o que nós temos para analisar e acreditar são fortes evidências, como provas arqueológicas e principalmente textos da época.

Nem mais, e é por isso que gostaria de ver uma prova arqueológica da ressurreição! Até os textos que existem foram escritos pelos seus seguidores. Aliás, a existência de Jesus está bem fundamentada, creio, os seus milagres são relatados na Bíblia e em obras baseadas nela.

Duvidar os textos de Lucas, seria parecido com duvidar de Heródoto, por exemplo.

Heródoto escreveu factos, que são assim chamados porque são corroborados por achados arqueológicos e por outros relatos.

Craig Blomberg, uma das principais autoridades americanas a respeito das (...) livros que falam sobre isso, é só "abrir a mente para novos pensamentos", não ser ignorante, nem irracional...

Bem, para mim, esse é o problema. Os apóstolos fizeram, os homens criaram, os homens concordaram, etc, etc. As religiões são feitas pelos Homens, Homens erram. Eles até podiam ter-se juntado para criar uma barbaridade qualquer. Seria possível transmiti-la a outros, se o soubessem fazer.

Sobre a fé ter de ser totalmente sem evidências ou provas, eu gosto da frase (...) Nem cristãos são seres ignorantes, sem pensamentos. Que o diga um tal de Tolkien...

A fé não pode ser uma resposta racional, visto que não se baseia na razão. Não é possível (creio eu) provar a existência de Deus através do raciocínio, muito menos da experimentação. Decartes tenta prova-la e na minha opinião, não o consegue, mas alguns acreditam que sim. Sendo assim, a fé é uma resposta justificável, isso sim, às evidências que existem, porque os fenómenos desconhecidos no mundo, são muitos, mas não podemos por isso acreditar logo na existência de um Deus/Ser Divino. Muitos dos fenómenos inexplicáveis da Natureza vão sendo explicados ao longo dos tempos pela ciência, por exemplo. Eu acredito que a maioria dos segredos ainda está à espera de ser desvendado.

A própria Igreja fala do Mistério da Fé e diz que quando este acabar, também acabará a Igreja (eu pelo menos ouvi isto várias vezes, da boca de sacerdotes, incluido). Eu concordo, quando muitos dos mistérios actuais forem descobertos, as religiões deixarão de ter utilidade.

Sim, mas não todos, muitos foram movidos por ambição, e apenas usaram Deus como um pretexto. E outra, atrocidades dessas não invalidam a existência de Deus.

Sim, sem dúvida. Apenas quis salientar que existiram mesmo muitas cruzadas em que se acreditava serem aquelas as ordens de Deus. Porém, os primeiros cristãos acreditavam na paz incondicional.

Então, eu frequentei uma igreja evangélica por cerca de 6 anos, (...) Embora muitos aqui possam duvidar, o que eu estou sendo sincero nisso.

Desculpa, a sério, peço mesmo desculpa, mas continuo a não perceber!
Provavelmente deve-se ao facto de não ter sentido, alguma vez, algo do género. Nunca senti nenhum tipo de sensação transcendente em relação a isso! Talvez por isso não compreenda, mas gostaria que mo explicassem.

Sobre essas declarações de Cristo, não foram com essas palavras, mas ele (...) sobre isso, e é bem interessante para pessoas que pensam, e que não possuem a mente fechada.

Eu acredito na existência de Jesus Cristo, mas verdade seja dito, bota egocêntrico nisso! O homem acreditava ser o Messias e por isso é desculpável, mas acreditar que é o caminho para a vida eterna, acreditar que é filho de Deus, pow, custa! :lol:

Sobre os milagres de Jesus, entre eles a ressureição de Lásaro, existem apenas escritas, relatos da época, que como disse, seriam recentes demais, e de vários autores diferentes, para ser uma lenda divulgada na Judéia.

Bem, datas confundem-se. Descobri há pouco tempo que a data de nascimento de Jesus Cristo é 6 a. C. e não o ano 0/1 (nem sei!). Pelo menos os historiadores acreditam nisso. Os escritos, realmente existem, mas "vários autores diferentes" seria o quê? :)

Bom, aí é a Bíblia, e embora muitos a consideram incompleta ou contraditória, eu (...) da igreja pois queria viver com uma mulher. Enfim, assunto e história para outro tópico...

Mais uma vez, digo e repito, a Bíblia foi feita por Homens que a escreveram segundo os seus costumes. Eu sei que a condição com que vivo me foi imposta de alguma forma alheia às minhas escolhas e não consigo acreditar que é suposto, segundo a Igreja, eu ir contra os meus sentimentos, o meu coração ou seja lá o que for, para poder entrar no céu. Simplesmente é custoso demais para mim e vou continuar a acreditar que SE existe um Deus, ele ama-me da mesma forma que ama qualquer outro e vai compreender as minhas dúvidas e questionamentos.

Até que ponto é racional acreditar apenas na ciência, e fechar sua mente (...) fechados...E não estou discutidno religião, estou falando sobre a existência de um Deus.

Bem, eu não me insiro nesse grupo! Pelo contrário, eu anseio por uma prova da existência de Deus, do Céu e de uma vida após a morte! Até porque é muito mais agradável viver com essa convicção do que acreditar que depois da morte, há a morte... Mas sei que existem muitas pessoas assim, sem dúvida. Eu, porém, não rejeito a existência de uma entidade Divina, rejeito sim, as religiões. O Mestre Fëanor resumiu bastante da minha opinião no seu post!

Mais uma vez mostrou falta de conhecimento...A Bíblia foi algo escrito através (...) havia se espalhado de uma forma meteorica, mesmo com a resistência e opressão Romana para com os novos cristãos.

Sim, a Bíblia foi escrita durante alguns séculos, mas isso só mostra o quão falsa pode ser. Como já referiste há pouco, coisas escritas e relatadas tão próximo dos acontecimentos, dificilmente seriam mentira ou fruto de lendas, mas e textos escritos séculos depois? :)

Aliás, a Bíblia em si é uma reunião de alguns evangelhos, após a exclusão de muitos outros que não eram "convenientes" para os Apóstolos. Outras versões das histórias foram contadas, mas apenas uma foi passada para a Bíblia.

Para se ter uma ideia, no Primeiro Concílio de Niceia, foi discutida, inclusive, a própria divindade de Jesus. Se seria ele filho de Deus, o próprio Deus, ou apenas um Messias!!!

(...) Poupe-me.

Aqui tenho de concordar com tudo o que o Deriel disse! :)

Seria muito melhor se cada um possuísse sua crença pessoal, e só. Mas ao invés disso, as pessoas se unem em organizações que tentam provar aos demais que seu deus é o único e verdadeiro, e daí para o início de conflitos violentos é só um passo.

O Mestre falou muito e bem! Concordo com tudo, mas este excerto que deixei aqui resume a minha opinião! Eu acredito na crença pessoal, a minha crença pessoal, a minha forma de estar na vida, de falar com a divindade e desde que siga certos valores (a maioria consegue distinguir entre bem e mal), viver a minha vida.

Agora, uma dúvida que sempre tive: vocês ateus creem no que, sobre criação do Universo, da Terra, da Vida na terra e dos Seres humanos? Ok, não creem em um Criador, nem nada que seja divino, certo?

Eu, que sou Agnóstico, não sei como foi criado o Universo! :)
Não acredito em nenhuma teoria, e apesar de saber que queria saber como foi criado, sei que provavelmente nunca o saberei, mas não é por isso que me agarro a um Deus provavelmente imaginário.

E Baldwin, peça para seu pai ir mais a fundo, pois em menos de dois anos (...) encontrados não só na Bíblia, mas em vários livros acerca do assunto.

É verdade, mas em 2 anos, milhares de pessoas seguiam já o Cristianismo? Não creio, podiam acreditar ou mesmo ser alvo dessas peregrinações, mas acreditar já, acho difícil.

(...) coerente com a Bíblia e sem textos posteriores a época de Cristo. A Bíblia de Lutero, que resgatou alguns princípios Cristãos. A igreja católica realmente mudou várias coisas e acrescentou outras que não concordo, como essa infinidade de Santos, rezas e etc...(...)

Mas tu próprio disseste que a Bíblia foi escrita durante séculos, como podes afirmar que não acreditas em textos posteriores à época e Cristo? :think:

;D

p.s.: Se esta discussão me estragar a nota!!! :rofl:
 
Eu vi muitos posts nesse tópico pregando a infalibilidade da ciência. Isso não deixa de ser um certo tipo de crença. Cientistas as vezes podem ser extremamente irracionais. Não estou com isso dizendo que Deus realmente exista. Mas exageros podem partir de ambos os lados.
 
Um homem "um pouco" inteligente já disse uma vez:

"A ciência sem fé é manca. A fé sem a ciência é cega". Este homem, é claro, trata-se de Albert Einstein.


Até concordo, sou agnóstico, acredito na existência de um ser divino, que deve ser investigado. Mas ainda não foi provada a sua existência, e muito menos a existência do Deus Católico, do Protestante ou de qualquer outro Deus.

É esse o problema, nós queremos uma explicação para acreditar, vocês procuram fazer-nos acreditar sem procurar explicação!
Uma "escolha" sábia preferir o agnosticismo. Eu sou cristão, apesar de não frequentar Igreja e não crer em dogmas que não estejam de acordo com os ensinamentos elementares do cristianismo. Mas pela história da Igreja Católica ter sido do jeito que foi, privando, alienando, distorcendo, ameaçando pessoas (em sua imensa maioria, pessoas simples e ignorantes) , fica claro várias coisas, principalmente o motivo da aversão à fé que milhões de pessoas possuem. Pois a fé ganhou má fama sobretudo pelos atos da Igreja que se dizia "defensora da verdadeira fé" e blablabla.

Com relação ao que grafei em negrito, considere que um Ser superior poderia ter decidido não se mostrar coletivamente e nem cientificamente, mas em cada indivíduo de maneira única, em fases distintas em cada pessoa, por meio de processos interiores (principalmente uma força chamada fé, que, no entanto, é diferente da fé religiosa. Nenhuma Igreja ou crença pode se dizer representante de algo superior pois seria, no mínimo, absurdo. Mesmo Jesus, nunca disse que a Igreja Católica seria a sua representante na Terra).

Creio sim que a experiência da fé é algo muito particular e impossível de ser "descoberta" cientificamente. É como o amor...podemos interpretar esse sentimento como uma reação química, mas ninguém entende por que essas reações acontecem. Ninguém entende como podemos nos emocionar, imaginar, refletir, inclusive, sobre a possibilidade da existência de um ser superior.

Fora essas divagações, deve haver algo por trás de tanta harmonia no universo. Já imaginou que as disposições de planetas e outros corpos celestes são milimetricamente "planejadas", sem o qual tudo viria a "não-ser", prevalecendo apenas o caos? Einstein dizia que o segredo de Deus reside nos números, mas que aceita a idéia deste Deus ser uma inteligência, mas não tendo uma mera razão (como a dos seres humanos), mas uma natureza tão singular como (fazendo uma analogia ridícula) a de um buraco negro, que NÃO PODE SER PERCEBIDO DIRETAMENTE, mas através do comportamento de outros corpos celestes a milhares de anos-luz).


Um Ser Superior, neste caso, tal qual a natureza de um Buraco Negro que não pode ser observado diretamente, só pode ser apercebido indiretamente, através da fé. No caso, não devemos usar do argumento: "ah, mas o Buraco Negro é fato cientificamente comprovado". Tudo bem, mas isso não anula a analogia como sendo valida; como um dos vários exemplos que podemos ter para crer no quão razoável é considerar uma força inteligente superior. Pois a "prova" da existência poderia manifestar-se de diversos modos que talvez não fossem consistentes mas mesmo assim válidos, sendo um deles por que não, a analogia.


O que chamamos de prova é aquilo que nós aceitamos como parte de uma comprovação cientifica. Mas isso não quer dizer que a ciência seja infalível. Ela erra, e por mais evolução que sofra, permanecerá limitada à falibilidade humana. Se Deus é infalível, como diz a Bíblia, a fé é justificável, pois antes uma fé sem provas em algo infalível" que sabe o que faz do que uma ciência que prova somente aquilo que o homem consegue pensar, levando em consideração que nosso cérebro é muito pouco desenvolvido. Se o nosso cerebro é usado em torno de 5 a 10% e que, segundo cientistas, o homem não conseguiria atingir não muito mais do que 15 ou 20% do total de sua capacidade, eis um mistério nos outros 80%: o que significariam e o porquê do ser humano nunca conseguir utilizá-lo plenamente? Alguns neurologistas "rebeldes" chegaram a dizer que o mistério da alma, do espírito, residiria numa área cerebral cujo desenvolvimento meramente racional seria inalcançável, pela inaplicabilidade de suas potencialidades.


Embora eu não ache que, nem com 100% do cérebro usado em toda a sua capacidade fosse possível "provar" a existência de Deus, creio sim que a ciência avançaria a tal ponto de analisar o quão complexo e crível pode ser a capacidade de um Deus.


E se um pai católico leva o filho para o batismo, não é lavagem cerebral, isso faz parte da cultura dele.

Infelizmente está aí um exemplo de como os católicos são ignorantes, pois seguem antes as doutrinas da Igreja e não aquilo que, primeiramente, é o motivo da própria Igreja: Jesus, fé, Escrituras Sagradas.


Se um católico fosse um pouco mais atento, saberia, neste caso do batismo, que se trata de um ato consciente que serve como símbolo de uma nova vida, deixando para trás a antiga, que era pecaminosa. Um bebê ou mesmo uma criança nem deveria ser batizada, pois seria no mínimo absurdo e sem significado, já que somente um adulto pode ter a consciência de querer mudar de vida, "nascer" de novo através do batismo nas águas. Sem contar o fato de que o batismo, apesar de simbólico, é por imersão, caso contrário, haveria contradição sobre o seu próprio sentido


Muitos, MUITOS mesmo, religiosos simplesmente não querem nem pensar na não existência de Deus :)
Mas, em contrapartida, muitos, mas MUITOS ateus simplesmente não querem nem pensar na existência de Deus. Como se acreditar em Deus significasse perder a liberdade e a personalidade. O que não procede.

Enfim, qual dos lados está certo ou mais razoável? Qual a vantagem da razão e da ciência se as mesmas se mostram ineficazes diante de tanta "involução" humana? De que serve a razão se homens inteligentíssimos fazem guerra, criam bombas atômicas, levam vantagens sobre os menos instruídos, criam o capitalismo e as desigualdades sociais, destroem a natureza, etc?

E a ciência é limitada, antes que pensemos que seu conhecimento não tem fim. Ela pode descobrir muitas coisas, mas se algum Ser Superior não quer dar provas de sua existência, este Ser pode ter motivos que não entendemos. Talvez seja para testar nossa fé, mas não como um jogo, pois como Einstein bem dizia: "Deus não joga dados com o homem".

Aliás, muitas de nossas indagações sofrem pelo fato de que estamos a julgar algo que nos é superior em tudo. Então, como poderíamos aceitar realmente os ensinamentos bíblicos apenas usando da razão? Aí entra em ação a fé, mas não a fé burra e irracional, mas a fé que sabe considerar todas as possibilidades, mesmo que no campo da razão nos pareçam absurdas, afinal, a ciência provavelmente não descobriu nem a pontinha do gigantesco iceberg do mistério da nossa galáxia, o que dirá então sobre o cosmos como um todo (incluindo aí outras centenas ou milhares de outras galáxias, com um número insano de estrelas e possivelmente outros mistérios que o homem ainda sequer está perto ou, possivelmente, nunca irá descobrir). Se levarmos em consideração (admitida como fato pela ciência) de que o Sol irá se expandir a tal ponto que engolirá nosso Planeta miserável, e que até lá não teremos descoberto quase nada sobre nossa galáxia ou sobre outros universos, que dirá então de algo imaterial, invisível, de outra dimensão e natureza?


Então Fëanor, peço que analise o cristianismo, mas o protestantismo, se tiver interesse ou ir mais a fundo na fé cristã. O porque que os católicos fazem isso, ou que padre não pode transar, ou que uma imagem de madeira signifique algo, eu nunca entendi. São dogmas se uma época posterior aos primeiros cristãos. Eu, Igor (ou Neithan), creio num cristianismo bem mais simples, coerente com a Bíblia e sem textos posteriores a época de Cristo. A Bíblia de Lutero, que resgatou alguns princípios Cristãos. A igreja católica realmente mudou várias coisas e acrescentou outras que não concordo, como essa infinidade de Santos, rezas e etc...a Bíblia (Jesus) nos ensina o Pai Nosso, mas como um modelo, não uma obrigação. Uma oração é algo muito pessoal, cada um ora de um jeito, com suas palavras e tudo mais. A oração cristã é muito mais informal que a pregada em templos católicas, sem essa de latim, etc...até porque Jesus nem latim falava :lol:. Eu creio num Deus presente, real, pessoal, amoroso e justo.

Perfeito! Merece um karma.

Infelizmente muitas pessoas têm repulsa pela religião cristã por causa da Igreja Católica, sendo que esta é o último "exemplo" a ser seguido. O cristianismo é algo muito simples, e livre de dogmas criados por uma Igreja que durante muito tempo foi guiada por homens de caráter duvidoso, sendo que muitos deles antes nem eram realmente ligados ao cristianismo, mas às vantagens do poder que a Igreja oferecia. Aliás, provavelmente nunca houve, na história depois de Cristo, uma Instituição tão influente negativamente quanto a Igreja Católica. Principalmente no que se refere ao conhecimento: ela detinha o conhecimento dos maiores pensadores dos tempos antigos (gregos principalmente) e daqueles tempos, deixando uma esmagadora maioria numa completa ignorância e escuridão, enquanto o mundo árabe florescia grande e ricamente do ponto de vista filosófico e cultural , sob o islamismo de Maomé.


Claro, durante toda a Idade Média europeia, a Igreja e os poderes políticos constituídos eram um só no sentido de controle sobre a massa, a despeito das divergências naturais daquele período, e ambos se ajudavam e controlavam a maioria esfomeada e servil. Muitos dos absurdos inerentes a dogmas religiosos foram criados como mecanismos de controle mesmo (impondo medo aos "infiéis" para que andassem na linha e não ameaçassem a tranquilidade de um reino. Nisso vemos como a Igreja confundia-se com o Estado, ditando as regras espirituais e inclusive laicas, como se fossem "inspiradas" por Deus, e que eram adotadas como Leis pelos governos provinciais, inclusive. Com o tempo, por não haver quem enfrentasse a Igreja, esses mecanismos transformaram-se em rituais religiosos (que em nada têm a ver com o Cristianismo primitivo).

Felizmente existiram homens de visão que romperam com a Igreja, como é o caso de Lutero e Calvino.
 
Última edição:
Brodi Roy, essa postagem realmente me fez bem. Andei tão perdido nos ultimos tempos(leia-se últimos dias) tentando crer que o homem é capaz de provar tudo, que era só uma questão de tempo.
Mas o fato é que esqueci de uma visão muito melhor, que eu já carregava de longa data, inconscientemente:

Nós somos uma ''merdinha'' num universo tão imenso. E, ainda sim, supomos que nossas 'leis' físicas realmente funcionam em todo o espaço e tempo, apenas pelo fato de que com elas construimos o nosso grande império. E porque nossas observações nos permitem dizer que elas sempre(ou quase) funcionaram. Mas nem mesmo a estatística mais evoluida nos garante a repetitividade eterna do sucesso dessas leis.
A lógica que desenvolvemos nos deu um rumo, nos ajudou a governar as sociedades, e criar a ciência. Mas, realmente ela nos limita a um espaço tão pequeno de pensamento e existência que, de fato, parece impossível sermos plenos sem ter fé. Sem supor algo mais complexo (ou superior) ao nosso mundinho.

A suposta liberdade que eu senti nos últimos dias não passava de uma arrogância ufanista, de um ser que se impressiona de forma exagerada com a raça humana: Uma grande entidade, mas incrivelmente insignificante quando olhamos para FORA.
 
Última edição:
Pensamento do dia

O Povo diz que futebol, política e religião não se discutem, e dizem que a voz do povo é a voz de deus, então estamos todos pecando neste fórum.

By Raphael S
 
Neithan, se nós somos ateus justamente por falta de evidências científicas de qualquer coisa que seja sobrenatural (incluindo Deus). Você está invertendo as coisas.

E você também valoriza a ciência, já que pelo seu comentário você vê como positivas as supostas evidências científicas sobre um criador.

Concordo.

Roy Batty disse:
Mas, em contrapartida, muitos, mas MUITOS ateus simplesmente não querem nem pensar na existência de Deus. Como se acreditar em Deus significasse perder a liberdade e a personalidade. O que não procede.

Pelo contrário! No meu caso, e no caso de muitos ateus que conheço, nós pensamos muito nisso, e alguns de nós chegamos a ser cristãos. Eu já fui, tenho até 3 terços aqui guardados, que tiveram muito valor para mim.

Roy Batty disse:
Enfim, qual dos lados está certo ou mais razoável? Qual a vantagem da razão e da ciência se as mesmas se mostram ineficazes diante de tanta "involução" humana? De que serve a razão se homens inteligentíssimos fazem guerra, criam bombas atômicas, levam vantagens sobre os menos instruídos, criam o capitalismo e as desigualdades sociais, destroem a natureza, etc?

Isso é uma das coisas que me fascina... o homem não foi criado á imagem e semelhança de Deus? Então :roll: deus nao era assim tao perfeito

Roy Batty disse:
E a ciência é limitada, antes que pensemos que seu conhecimento não tem fim. Ela pode descobrir muitas coisas, mas se algum Ser Superior não quer dar provas de sua existência, este Ser pode ter motivos que não entendemos. Talvez seja para testar nossa fé, mas não como um jogo, pois como Einstein bem dizia: "Deus não joga dados com o homem".

Mas eu não acho que a a ciência seja ilimitada, nem acho que tudo o que a ciência diz esta certo e é incontestavel. Talvez eu seja agnóstico e não ateu, tudo bem. Mas na minha opinião, Deus é uma personagem saida da imaginação humana para explicar todas essas coisas que a ciência ainda não explica. Mas é a tal história: eu digo que é impossivel Deus ter transformado água em vinho; você diz que não. Eu procuro na net, ou em algum livro, e mostro a equação, ou qualquer coisa daquelas estranhas, matematicas, e digo que essa equação prova que é impossivel. E então, você diz que essa equação está errada. Aí eu não posso mais argumentar.

Roy Batty disse:
Aliás, muitas de nossas indagações sofrem pelo fato de que estamos a julgar algo que nos é superior em tudo. Então, como poderíamos aceitar realmente os ensinamentos bíblicos apenas usando da razão? Aí entra em ação a fé, mas não a fé burra e irracional, mas a fé que sabe considerar todas as possibilidades, mesmo que no campo da razão nos pareçam absurdas, afinal, a ciência provavelmente não descobriu nem a pontinha do gigantesco iceberg do mistério da nossa galáxia, o que dirá então sobre o cosmos como um todo (incluindo aí outras centenas ou milhares de outras galáxias, com um número insano de estrelas e possivelmente outros mistérios que o homem ainda sequer está perto ou, possivelmente, nunca irá descobrir). Se levarmos em consideração (admitida como fato pela ciência) de que o Sol irá se expandir a tal ponto que engolirá nosso Planeta miserável, e que até lá não teremos descoberto quase nada sobre nossa galáxia ou sobre outros universos, que dirá então de algo imaterial, invisível, de outra dimensão e natureza?

Biliões de anos nos separam desse dia, então, acho que até lá, já o cristianismo estará extinto há muito tempo :mrgreen:

Bem, e porquê, derivado de a ciência humana não conseguir desvendar esses mistérios do cosmos, havemos de nos refugiar numa suposta inteligência superior? É isso que se faz. Mas se você for ver bem, você vai acabar de bater na mesma parede que bate na ciência. Donde raio veio esse deus? No caso da ciencia, donde raio veio essa particula?

Se eu nao fosse morrer e desaparecer da face da terra daqui a 60 anos, eu fazia aqui uma aposta! Em quanto tempo o cristianismo irá desaparecer? Sim, porque daqui a algum tempo (algum tempo na escala da história da terra, não da história da humanidade), já o cristianismo estará sendo investigado pela ciência como uma antiga religião.

A vida na terra, existe há muito mais tempo do que aquele em que surgiu o homem. Isso é explicado pela ciência, mas a Bíblia diz o contrário. E ai eu digo todo o blábláblá dos dinossauros, e animais pré-históricos, que, cientificamente, está provado serem mais antigos, muito mais, que os homens. Mas ai, você me fala que a ciência está errada. E o que argumento eu?

aistano disse:
Brodi Roy, essa postagem realmente me fez bem. Andei tão perdido nos ultimos tempos(leia-se últimos dias) tentando crer que o homem é capaz de provar tudo, que era só uma questão de tempo.
Mas o fato é que esqueci de uma visão muito melhor, que eu já carregava de longa data, inconscientemente:

Nós somos uma ''merdinha'' num universo tão imenso. E, ainda sim, supomos que nossas 'leis' físicas realmente funcionam em todo o espaço e tempo, apenas pelo fato de que com elas construimos o nosso grande império. E porque nossas observações nos permitem dizer que elas sempre(ou quase) funcionaram. Mas nem mesmo a estatística mais evoluida nos garante a repetitividade eterna do sucesso dessas leis.
A lógica que desenvolvemos nos deu um rumo, nos ajudou a governar as sociedades, e criar a ciência. Mas, realmente ela nos limita a um espaço tão pequeno de pensamento e existência que, de fato, parece impossível sermos plenos sem ter fé. Sem supor algo mais complexo (ou superior) ao nosso mundinho.

A suposta liberdade que eu senti nos últimos dias não passava de uma arrogância ufanista, de um ser que se impressiona de forma exagerada com a raça humana: Uma grande entidade, mas incrivelmente insignificante quando olhamos para FORA.

E porque raio uma merdinha de religião, saida da cabeça de uma raça chamada de humana, nesse canto do Universo, tem de explicar os mistérios de tão grande cosmos? A vaidade do homem, provém de Deus! Segundo a biblia, somos os unicos com vida nesse enorme universo!
 
Vale lembrar que o cientificismo descrito aqui é só uma parte tosca do ateísmo, reclusa geralmente não ao meio científico, e sim a ateus-de-internet que dizem "admirar e seguir preceitos científicos" mas ficam reclusos a programas da Discovery Channel, Dawkins e similares. A ciência, de uma forma genérica, não tem a pretensão de descrever fielmente a realidade, e sim de apresentar uma perspectiva particular desta, perspectiva esta que é continuamente reescrita e, tendo esse caráter mutável, sempre estará longe da "realidade como ela é" (conceito cuja validade alias já foi muito questionada na história da filosofia). O principal da ciência, no meu ponto de vista, não é sua relação com a realidade (seja lá qual for essa relação), e sim seu caráter estético.

"O cientista é um pintor que toma como natureza morta a própria Natureza, e, usando a tinta da causalidade, retrata sobre a tela uma realidade totalmente nova e adversa daquela da qual tomou por inspiração".
 
Última edição:
Um homem "um pouco" inteligente já disse uma vez:

"A ciência sem fé é manca. A fé sem a ciência é cega". Este homem, é claro, trata-se de Albert Einstein.

E?

Albert Einstein foi uma grande cientista, que teve fantásticas descobertas (e alguns erros grosseiros como a constante cosmológica) e deve ser homenageado e lembrado por toda a eternidade. Como cientista.

A vida pessoal dele ou as opiniões dele sobre futebol, política, sexo ou religião são tão válidas como as minhas ou as suas. Ser grande numa área não implica em ser grande em todas.
 
E?

Albert Einstein foi uma grande cientista, que teve fantásticas descobertas (e alguns erros grosseiros como a constante cosmológica) e deve ser homenageado e lembrado por toda a eternidade. Como cientista.

A vida pessoal dele ou as opiniões dele sobre futebol, política, sexo ou religião são tão válidas como as minhas ou as suas. Ser grande numa área não implica em ser grande em todas.

Concordo.
 
Um homem "um pouco" inteligente já disse uma vez:

"A palavra Deus é para mim nada mais do que expressão e produto da fraqueza humana". Este homem, é claro, trata-se de Albert Einstein.
 
a propia matematica em suas bases "partem do principio que". ou seja estipulam algo baseado em suposições. quando vc aplica matematica ao infinito, os calculos caoticos são um verdadeiro ato de fé. existem fronteiras que extrapolam a propia conceituação humana, pois buscar fronteiras é inerente a sua natureza buscar territorios alem dela.
quem chega mais perto de tentar quebrar isto são os fisicos quanticos ou aqueles que buscam atraves de um formula fisica universal uma constante dentro do entendimento humano que seja inabalavel e incontestavel, algo que nunca se podera provar, o que é tão anti cientifico quanto acreditar no deus macarrão.
 
Um homem "um pouco" inteligente já disse uma vez:

"A palavra Deus é para mim nada mais do que expressão e produto da fraqueza humana". Este homem, é claro, trata-se de Albert Einstein.

Essa palavra já define tudo, mesmo sendo usada para Einstein. Um homem, com todas as limitações, preconceitos e quaisquer outros defeitos inerentes à nossa espécie.
 
Essa palavra já define tudo, mesmo sendo usada para Einstein. Um homem, com todas as limitações, preconceitos e quaisquer outros defeitos inerentes à nossa espécie.

Não duvido. Só não consigo enxergar limitação ou preconceito na frase, não mais do que qualquer outra frase casual.
 
é impressão minha, ou a intenção é dizer que Einstein era de fato Ateu?
não que isso tenha importância para a discussão, mas o fato é que não sei de qual biografia foi tirada essa idéia.

Os homens estabelecemos dogmas variados. A ciência estabelece dogmas iniciais(Ex.: Nada poderá ser mais veloz que a luz). Os que crêem em alguma forma de divindade também tem seu dogma: O mundo não surgiu do nada.

Enfim, a cada um cabe seguir a filosofia que lhe traz bem estar, respeitando, é claro, o bem estar alheio.
 
é impressão minha, ou a intenção é dizer que Einstein era de fato Ateu?
não que isso tenha importância para a discussão, mas o fato é que não sei de qual biografia foi tirada essa idéia.

Foi tirado disso aqui:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u402056.shtml

De fato, pelo que parece Einstein sempre fora deísta/panteísta/pandeísta/paneteísta/wathever, todas suas conhecidas frases e muitas biografias indicam isso. Muitos ateus, especialmente depois de Dawkins (argh), tentaram a todo custo converter a figura de Einstein ao ateísmo, apresentando interpretações nebulosas de suas frases e tudo mais (e indicando que Einstein tinha um fetiche pela palavra Deus para usá-la tanto sem acreditá-lo :hihihi:).

O que parece, com essa carta, é que Einstein cedeu ao ateísmo no final da vida, mas em todo seu decurso foi (ou pareceu ser) possuidor de alguma crença de caráter "divino", mas que, claro, distancia-se bastante do deus teísta/religioso.

Os homens estabelecemos dogmas variados. A ciência estabelece dogmas iniciais(Ex.: Nada poderá ser mais veloz que a luz). Os que crêem em alguma forma de divindade também tem seu dogma: O mundo não surgiu do nada.

O caráter mutável da ciência impede-a de ter dogmas, não há verdade absolutas nela, e sim constante revisão de seus conceitos.
 
Neithan, se nós somos ateus justamente por falta de evidências científicas de qualquer coisa que seja sobrenatural (incluindo Deus). Você está invertendo as coisas.

E você também valoriza a ciência, já que pelo seu comentário você vê como positivas as supostas evidências científicas sobre um criador.


Sim, a ciência é importante. Dar as costas para os bens que a ciência trouxe para a humanidade é irracional também. E a própria ciência comprovou muitos dizeres bíblicos, como esse pequeno texto que encontrei na internet, um autor chamado Cláudio Neves :



A Ciência reencontra a Bíblia

A falsa discrepância entre a Ciência e Escrituras começa a ser revista.



Um dos maiores equívocos da História foi a implementação da idéia de que a Bíblia e a Ciência são incompatíveis. Na verdade, a Palavra de Deus nunca esteve em choque com a Ciência. Por mais que os inimigos do cristianismo tenham tentado provar uma discrepância entre as Escrituras e a Ciência, durante séculos, nunca tal afirmação se sustentou.

O grande mal-entendido começou no século 16, quando a Igreja Católica Romana, em represália à Reforma Protestante, desdobrou-se em uma contra-reforma que se utilizou dos diabólicos tribunais da Inquisição para intimidar, reprimir e matar todos que discordassem dela. Melindrado pelo avanço das conquistas protestantes, o clero de Roma opôs-se cegamente a qualquer inovação. Para aumentar a insatisfação, com o advento da Reforma e do Renascimento, os prelados católicos romanos perderam o magistério. Durante a Idade Média, tanto o ensino teológico como o secular estavam em suas mãos, e eram fornecidos apenas a poucos. Mas, depois da Reforma, houve uma democratização do saber, diante da qual reagiram fechando os olhos para os progressos científicos conseguidos fora das abadias e dos conventos, e partindo para a hostilidade.

Foi assim que Nicolau Copérnico (1473-1543), astrônomo polonês que revolucionou a Ciência e a Filosofia de sua época ao afirmar que a Terra não era o centro do universo, mas se movia ao redor do Sol, teve sua revolucionária obra sobre o movimento celeste incluída no Index — o catálogo das obras condenadas pela Igreja Católica.

Em um outro exemplo tresloucado, em 1633, o "Santo" Ofício acusou Galileu Galilei de perjúrio e heresia, por causa de sua obra Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo, onde refuta todos os velhos conceitos astronômicos, como a idéia de que a Terra é uma grande superfície plana. Para não morrer, o cientista renegou suas maravilhosas descobertas.

Com o passar do tempo, Roma começou a perder sua força, enquanto a Ciência começou a provar os tais "absurdos" condenados pela religião romana. O romanismo passou, então, a ser visto como um mal social, um obstáculo ao progresso da humanidade. Mas, pior do que a sandice romana foi a exposição da Palavra de Deus ao fogo cerrado da Ciência, como se ela fosse a base da teologia católica. A Bíblia, pelo contrário, jamais apoiou os equívocos de Roma e, por isso, foi a fonte do saber de muitos cientistas e filósofos sérios, como Isaac Newton. Mesmo boa parte daqueles que nela não se debruçaram devotam-lhe respeito.

O filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), um dos maiores pensadores de todos os tempos, afirmou certa vez a respeito dos cristãos: "Fazem bem basear a sua paz e piedade nos Evangelhos, porque somente Neles está a fonte das verdades profundas e espirituais, depois de a razão ter explorado em vão todas as possibilidades". Friedrich Hegel, filósofo alemão (1770-1831), criador do método dialético, tão usado por alguns teólogos liberais para justificar filosoficamente seu ceticismo em relação a partes das Escrituras, não permitiu que se lesse outro livro para ele no leito de morte, a não ser a Bíblia. Segundo ele, se sua vida se prolongasse, ele faria da Palavra de Deus seu único estudo, pois Nela encontrara o que a razão não lhe pudera conceder.

Antecipações científicas da Bíblia

Hoje em dia, está havendo no meio científico um forte movimento de reconhecimento das verdades bíblicas. Os cientistas estão redescobrindo as Escrituras. Vez por outra, a Ciência está recorrendo à Bíblia para explicar os fatos, como no caso da descoberta de provas do Dilúvio universal, encontradas no fundo do Mar Morto em fins de 2000; e da constatação, através do estudo do DNA de judeus e árabes, de que esses dois povos têm realmente um parentesco muito próximo, como a Bíblia já afirmava. Outro exemplo, e bem perto de nós, é o do físico Cesar Lattes, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e um dos cientistas brasileiros mais respeitados no mundo. Em agosto, ele refutou a teoria do Big Bang e afirmou que a verdadeira explicação para o surgimento do universo está no livro de Gênesis. "Foi Deus quem criou a matéria", asseverou.

Todos esses fatos não só comprovam que a Bíblia nunca se chocou com a Ciência. Eles também deixam claro que a Palavra de Deus sempre se antecipou a ela. Só como exemplo, eis algumas das antecipações bíblicas, só depois confirmadas pelos cientistas:

A Terra é redonda (Isaías 40.22);

O globo está suspenso sobre os espaço vazio (Jó 26.7);

A crosta da Terra está assentada sobre um fogo interior (Jó 28.5);

Esta crosta saiu das águas, sob as quais esteve muito tempo (Gênesis 1.9);

Os céus não são uma abóboda sólida nem um firmamento, mas a "expressão" (Gênesis 1.7);

A luz existia e dava vida à vegetação do período primário (Gênesis 1.5);

O ar, apesar de impalpável, tem peso (Jó 28.25);

Os ventos andam em circuitos e voltam sempre ao ponto de partida (Eclesiastes 1.6);

Plantas, aves, animais marinhos, insetos e répteis existiam antes do ser humano (Gênesis 1.26);
E a diferença biológica e citológica entre os vários grupos de seres vivos (1 Coríntios 15.39).
É bom ver alguns cientistas, antes empedernidos, correrem atrás das antecipações bíblicas. É sinal de que a Ciência está redescobrindo que a Palavra de Deus e a Ciência não são incompatíveis. Uma maior percepção das maravilhas da Criação só faz exaltar seu Criador

Palavras de homens que viveram séculos antes de Cristo, e Milênios antes dos cientistas atuais. Não sou contra a ciência, nem a fé cristã. Se alguém analisar profundamente dizeres cristãos e científicos, (não vou me aprofundar aqui, mas existem vários livros e estudos sobre isso) verá que eles não são tão contraditórios assim.

Que evidências, que documentos e que autores?

Se existirem mesmo, eu ficaria agradecido pois poderia ler as mesmas evidências que leste!

Olha, eu já vi em livros de vários especialistas do gênero, mas um livro que resume muito disso, escrito por um jornalista Ex-Ateu se chama "Em Defesa de Cristo", de Lee Strobel. Vale a pena, pra quem não tem preconceitos ou medo de abrir sua mente para algo novo, tenha um pensamento livre. :lol:

Nem mais, e é por isso que gostaria de ver uma prova arqueológica da ressurreição! Até os textos que existem foram escritos pelos seus seguidores. Aliás, a existência de Jesus está bem fundamentada, creio, os seus milagres são relatados na Bíblia e em obras baseadas nela.

Sim, como disse no livro acima, procure pela internet (mande-me uma MP) e te falo sobre ele. Evidências arqueológicas e históricas sobre Cristo existem. Agora, mostrem-me provas contra Cristo.

Heródoto escreveu factos, que são assim chamados porque são corroborados por achados arqueológicos e por outros relatos.

Assim como Lucas. Possuem sim evidências arqueológicas sobre Cristo, assim como qualquer outra pessoa da antiguidade.

Bem, para mim, esse é o problema. Os apóstolos fizeram, os homens criaram, os homens concordaram, etc, etc. As religiões são feitas pelos Homens, Homens erram. Eles até podiam ter-se juntado para criar uma barbaridade qualquer. Seria possível transmiti-la a outros, se o soubessem fazer.

Mas então você não pode acreditar em nada, certo? Pois qualquer trecho de qualquer livro histórico foi escrito por homens.

A fé não pode ser uma resposta racional, visto que não se baseia na razão. Não é possível (creio eu) provar a existência de Deus através do raciocínio, muito menos da experimentação. Decartes tenta prova-la e na minha opinião, não o consegue, mas alguns acreditam que sim. Sendo assim, a fé é uma resposta justificável, isso sim, às evidências que existem, porque os fenómenos desconhecidos no mundo, são muitos, mas não podemos por isso acreditar logo na existência de um Deus/Ser Divino. Muitos dos fenómenos inexplicáveis da Natureza vão sendo explicados ao longo dos tempos pela ciência, por exemplo. Eu acredito que a maioria dos segredos ainda está à espera de ser desvendado.

A própria Igreja fala do Mistério da Fé e diz que quando este acabar, também acabará a Igreja (eu pelo menos ouvi isto várias vezes, da boca de sacerdotes, incluido). Eu concordo, quando muitos dos mistérios actuais forem descobertos, as religiões deixarão de ter utilidade.

A fé não é pura razão, senão não seria fé. Mas ela pode se basear em evidências, achados ou escrituras antigas. Minha fé não é uma fé cega. Inclusive, estudar sobre a parte "racional" do cristianismo, fez minha fé crescer, baseada nesses novos argumentos.

Desculpa, a sério, peço mesmo desculpa, mas continuo a não perceber!

Provavelmente deve-se ao facto de não ter sentido, alguma vez, algo do género. Nunca senti nenhum tipo de sensação transcendente em relação a isso! Talvez por isso não compreenda, mas gostaria que mo explicassem.


Então cara, aí é mais embaixo...será que se você deixar de lado todos preconceitos sobre a fé cristã, todos os receios e buscar a Deus verdadeiramente, de todo o seu coração, não terá resultado? Eu não posso te fazer "experimentar" Deus. Isso é algo extremamente pessoal. Só você e Ele.

Eu acredito na existência de Jesus Cristo, mas verdade seja dito, bota egocêntrico nisso! O homem acreditava ser o Messias e por isso é desculpável, mas acreditar que é o caminho para a vida eterna, acreditar que é filho de Deus, pow, custa!

Ué, se ele tinha tanta certeza assim, e outras 1,6bi de pessoas também, será que é puro egocentrismo? Sem nenhuma verdade nisso?

Bem, datas confundem-se. Descobri há pouco tempo que a data de nascimento de Jesus Cristo é 6 a. C. e não o ano 0/1 (nem sei!). Pelo menos os historiadores acreditam nisso. Os escritos, realmente existem, mas "vários autores diferentes" seria o quê?

Bom, só no Novo Testamento de hoje, temos mais ou menos 6 autores, como Lucas (que na minha opinião é o mais detalhista), Paulo, João, e outros. Fora escrituras que não estão na Bíblia.

Mais uma vez, digo e repito, a Bíblia foi feita por Homens que a escreveram segundo os seus costumes. Eu sei que a condição com que vivo me foi imposta de alguma forma alheia às minhas escolhas e não consigo acreditar que é suposto, segundo a Igreja, eu ir contra os meus sentimentos, o meu coração ou seja lá o que for, para poder entrar no céu. Simplesmente é custoso demais para mim e vou continuar a acreditar que SE existe um Deus, ele ama-me da mesma forma que ama qualquer outro e vai compreender as minhas dúvidas e questionamentos.

A bíblia também diz: Deus o ama incondicionamente (tá certo?), e não faz acepção de pessoas. Deus te ama, não importa suas decisões ou gostos.


Eu vi muitos posts nesse tópico pregando a infalibilidade da ciência. Isso não deixa de ser um certo tipo de crença. Cientistas as vezes podem ser extremamente irracionais. Não estou com isso dizendo que Deus realmente exista. Mas exageros podem partir de ambos os lados.

Exatamente. Existem cientistas que defendem a tése de que a vida na Terra veio do espaço, sem nenhuma eivdência do mesmo.


De acordo! Aliás, o cristianismo é uma filosofia antes de tudo, e como tal deveria ser encarada, pois assim evitaria tanto preconceito e quem sabe até as pessoas céticas poderiam absorvê-la como absorvem ensinamentos dos grandes pensadores. Grandes personagens bíblicos são exemplos de inspiração e sabedoria, como qualquer grande filósofo.

Sim, Cristianismo não é uma mera religião, é algo muito mais amplo e coerente do que simplesmente dogmas.


Na verdade, o Cristianismo só desenvolveu-se graças à propalação da crença através de Constantino, que tornou o cristianismo a crença oficial de todo o Império. Antes disso, os discípulos e apóstolos pregavam nas periferias, e muitas vezes longe dos olhos de quem poderia denunciá-los. Portanto, desde a morte de Cristo até a proclamação de Constantino sobre a oficialidade do cristianismo, a mensagem cristã era "clandestina", embora tenha atingido áreas relativamente abrangentes, como a Grécia.

Não houve um número significativo de cristãos nos primeiros anos (principalmente nos 2 primeiros séculos depois de Cristo). Os dissipadores da mensagem foram poucos, talvez não ultrapassassem algumas centenas. Isso eu pude comprovar lendo diversos autores e pesquisando diversos estudos sobre as origens da Igreja e do Cristianismo. Existiram sim pequenas "comunidades" identificadas como cristãs e que estas é que sofreram nas mãos dos romanos antes de Constantino. No entanto, a mensagem do Cristianismo foi timidamente espalhada, mas tal mensagem fixou-se de maneira muito forte por onde passou. Mas o fator a ser relevado é o poder modificador que a palavra cristã causou em poucos, e não exatamente no número de fiéis (estes, sim, cresceram de maneira descontrolada depois da morte de Constantino, pois a Igreja tornara-se sólida e nunca mais perderia seu status de condutora da mentalidade européia, pelo menos até o advento do Protestantismo de Lutero).

Então, centenas creio que não. Na judéia, na época de "Atos dos apóstolos" por exemplo, temos vários acontecimentos de pregadores cristãos, perseguidos, mas que levavam a palavra cristã por toda a judéia. Aliás, se eu não me engano, Paulo levou o cristianismo a Roma, e anos depois, essa sua missão resultou na "conversão" do Império Romano por Constantino.

Mas, em contrapartida, muitos, mas MUITOS ateus simplesmente não querem nem pensar na existência de Deus. Como se acreditar em Deus significasse perder a liberdade e a personalidade. O que não procede.


Genial! Exatamente, muitas vezes por orgulho, muitos cientistas simplesmente não querem acreditar que possa existir algo além da natureza, algo como um Deus, um arquiteto inteligente. Por orgulho, preconceito, não sei o que mais, eles simplesmente oferem novas idéias, teorias, sem nenhuma evidência ou sentido, como universos paralelos, para não crer em um Deus, talvez por acharem que a existência de um Deus diminuiria de alguma forma nossa própria existência.


Infelizmente muitas pessoas têm repulsa pela religião cristã por causa da Igreja Católica, sendo que esta é o último "exemplo" a ser seguido. O cristianismo é algo muito simples, e livre de dogmas criados por uma Igreja que durante muito tempo foi guiada por homens de caráter duvidoso, sendo que muitos deles antes nem eram realmente ligados ao cristianismo, mas às vantagens do poder que a Igreja oferecia. Aliás, provavelmente nunca houve, na história depois de Cristo, uma Instituição tão influente negativamente quanto a Igreja Católica. Principalmente no que se refere ao conhecimento: ela detinha o conhecimento dos maiores pensadores dos tempos antigos (gregos principalmente) e daqueles tempos, deixando uma esmagadora maioria numa completa ignorância e escuridão, enquanto o mundo árabe florescia grande e ricamente do ponto de vista filosófico e cultural , sob o islamismo de Maomé.

Claro, durante toda a Idade Média europeia, a Igreja e os poderes políticos constituídos eram um só no sentido de controle sobre a massa, a despeito das divergências naturais daquele período, e ambos se ajudavam e controlavam a maioria esfomeada e servil. Muitos dos absurdos inerentes a dogmas religiosos foram criados como mecanismos de controle mesmo (impondo medo aos "infiéis" para que andassem na linha e não ameaçassem a tranquilidade de um reino. Nisso vemos como a Igreja confundia-se com o Estado, ditando as regras espirituais e inclusive laicas, como se fossem "inspiradas" por Deus, e que eram adotadas como Leis pelos governos provinciais, inclusive. Com o tempo, por não haver quem enfrentasse a Igreja, esses mecanismos transformaram-se em rituais religiosos (que em nada têm a ver com o Cristianismo primitivo).


Felizmente existiram homens de visão que romperam com a Igreja, como é o caso de Lutero e Calvino.

Meu, você disse tudo.


Exatamente, esqueçam o catolicismo. Estamos falando de cristianismo, que é muuuito mais do que igreja católica. Eu prego a existência de um Deus, de um criador inteligente, perfeito e eterno.

Isso é uma das coisas que me fascina... o homem não foi criado á imagem e semelhança de Deus? Então deus nao era assim tao perfeito

Deus não criou bonecos, Deus nos criou com livre-arbítrio. Podemos fazer de tudo, menos criar outro ser humano (um clone, mesmo que criado, seria uma cópia de outro ser) ou reverter a morte. Deus não criou o mal, Deus criou a possibilidade para o mal. Nós escolhemos que caminho seguir, que decisões tomar, e cada escolha que tomamos, muda o nosso rumo, a nossa vida.

Se eu nao fosse morrer e desaparecer da face da terra daqui a 60 anos, eu fazia aqui uma aposta! Em quanto tempo o cristianismo irá desaparecer? Sim, porque daqui a algum tempo (algum tempo na escala da história da terra, não da história da humanidade), já o cristianismo estará sendo investigado pela ciência como uma antiga religião.

:roll: Falam que o cristianismo seria extinto desde quando mesmo? Cristianismo é diferente de catolicismo. Um dia Roma pode cair, e o catolicismo morrer, mas não o cristianismo. Isso tenho certeza.


A vida na terra, existe há muito mais tempo do que aquele em que surgiu o homem. Isso é explicado pela ciência, mas a Bíblia diz o contrário. E ai eu digo todo o blábláblá dos dinossauros, e animais pré-históricos, que, cientificamente, está provado serem mais antigos, muito mais, que os homens. Mas ai, você me fala que a ciência está errada. E o que argumento eu?

Ishi, maaais uma vez: se informe. A bíblia é bem clara quanto a criação do Ser Humano, que foi bem depois da criação dos animais, plantas, e tudo o mais. Assim como a Bíblia também cita a existência dos Dinossauros. Por favor, se informe, fica chato assim. A ciência muitas vezes apenas reafirma o que nós cristãos já sabíamos sobre a criação. :lol: Depois nós somos os cegos e tapados...

E porque raio uma merdinha de religião, saida da cabeça de uma raça chamada de humana, nesse canto do Universo, tem de explicar os mistérios de tão grande cosmos? A vaidade do homem, provém de Deus! Segundo a biblia, somos os unicos com vida nesse enorme universo!

Prove a existência de vida inteligente fora da Terra, e eu me torno ateu.



Já que não entedemos a superioridade de Deus, lhe damos as costas? Isso é ser racional?

AH sim, me atrasei. Feriadão, pascóa....sabem como é, né?

Feliz pascoa atrasada! Viva a ressurreição de Cristo!!!
 
Assim como a Bíblia também cita a existência dos Dinossauros.

Cita nada e é você que está fazendo papel de ridículo. Isso que me cansa nos crentes. Eles distorcem tudo (leviatham, behemoth), até os próprios textos sagrados, pra se adaptar ao que acreditam.

Falando nisso, Neithan, quantas bruxas você já matou? Está cumprindo seu dever? Afinal, eu sei que você conhece algumas pessoalmente e elas estão por aí vivas, ao contrário do que manda sua Bíblia (Ex 22:18).
 
Última edição:
E também não adianta nada não acreditar em Deus e se sentir mais inteligente ou esperto (e acabar julgando os outros) por isso.

Eu concordo plenamente Com Neithan...
Digo isso porque tenho um amigo ateu que se sente superior a todos que acreditam em algum deus. Ele julga as pessoas, e até chama elas de "menos esclarecidas". Muito preconceituoso.
Eu acho que o fato de uma pessoa ser atéia, não dar o direito a ela de julgar as pessoas... do mesmo modo que religiosos não têm o direito de sair dizendo que as pessoas vão "queimar no inferno".
Cada um faz o que quer da vida... Eu acredito em um ser superior, ou um deus, mas sou agnóstico, e tenho como um dos meus princípios respeitar a todos, o que deveria ser o mais importante...
 
Eu acho que o fato de uma pessoa ser atéia, não dar o direito a ela de julgar as pessoas... do mesmo modo que religiosos não têm o direito de sair dizendo que as pessoas vão "queimar no inferno".

Faz parte da crença delas. Elas têm que dizer isso pois é nisso que elas acreditam ué. Se elas nãodissessem não acreditariam e não seriam crentes. Entende?

As religiões são incompatíveis entre si. Não existe um "vivamos bem e em tolerância religiosa" e nunca vai existir pq as religiões pregam coisas absolutamente diferentes umas das outras.

A religião é a base da intolerância. Pedir que um religioso seja tolerante é como tentar lamber a própria nuca.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo