• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ateus, graças a Deus

Deus não criou bonecos, Deus nos criou com livre-arbítrio. Podemos fazer de tudo, menos criar outro ser humano (um clone, mesmo que criado, seria uma cópia de outro ser) ou reverter a morte. Deus não criou o mal, Deus criou a possibilidade para o mal. Nós escolhemos que caminho seguir, que decisões tomar, e cada escolha que tomamos, muda o nosso rumo, a nossa vida.

Como Deus é bondoso. Ele nos deu o "livre-arbítrio" mesmo sabendo todo sofrimento que este traria (E quantos exercem de fato o livre-arbítrio? O que adianta ter livre-arbítrio se é desnutrido, explorado, sofredor?). Sendo que ele, como onipotente, poderia dar o livre-arbítrio sem sofrimento - o poder de Deus é (ou seria, já que Deus não existe) ilimitado, não há porque ele fazer X para só então fazer Y, a não ser que queria que X seja feito. "O mal pôde existir para que o livre-arbítrio existisse, mas Deus não o desejava!". Besteira. Limitações lógicas seriam defeitos da mente humana e não de Deus. Cada ponto do que foi ou é teria sido porque Deus quis, ele poderia criar cada ponto diferente, visto que não teria sua vontade limitada. Então Deus criou o sofrimento, a dor, a morte, e tudo que julgam "mal" ou "ruim", simplesmente porque quis. Assim como poderia, segundo a visão teísta, criar um triângulo plano com mais de 180º e tudo o mais que a mente não alcança.

Acho que um dos caras mais "cristões" que existiram, ao menos com pensamento mais cristão, foi o de Schopenhauer, ateu (e um dos primeiros grandes filósofos modernos ateus, em geral os anteriores eram deístas). Justamente por estender toda sua compaixão a todos seres e compartilhar seu sofrimento a ponto de negar a realidade como possuidora de qualquer caráter divino (e, em consequencia, negar a própria vida, mas essa parte é mais questionável).

Exatamente. Existem cientistas que defendem a tése de que a vida na Terra veio do espaço, sem nenhuma eivdência do mesmo.
E existem pessoas que defendem a tese de que anjos, santos, Deus existem objetivamente, sem nenhuma evidência (ou, sendo mais rigoroso, sem evidências razoáveis, "concretas", visto que para praticamente tudo há evidências). Acho que essas pessoas não tem o que reclamar das mais toscas teorias científicas, mesmo porque esta é, por sua própria natureza, uma visão temporária e particular, e não uma "verdade revelada".

O curioso é que quando surge uma teoria científica "criacionista", ninguém (daquelas pessoas) é rigoroso ao pedir evidências.

A ciência muitas vezes apenas reafirma o que nós cristãos já sabíamos sobre a criação. :lol:

Nunca vi um smilie tão apropriado!

 
Última edição por um moderador:
Cita nada e é você que está fazendo papel de ridículo. Isso que me cansa nos crentes. Eles distorcem tudo (leviatham, behemoth), até os próprios textos sagrados, pra se adaptar ao que acreditam.

A palavra dinossauro surgiu já no século XIX, como você quer que ela apareça na bíblia? Seria bem legal ver Moisés usando palavras de origens gregas...:roll:

Falando nisso, Neithan, quantas bruxas você já matou? Está cumprindo seu dever? Afinal, eu sei que você conhece algumas pessoalmente e elas estão por aí vivas, ao contrário do que manda sua Bíblia (Ex 22:18).

Então Deriel, vários textos do velho testamento citam costumes do povo Judeu, e de tradições a muito tempo esquecidas. E vocês ateus também adoram citar apenas um versículo, esquecer totalmente o contexto, para querer condenar a bíblia.. Como muitos sabem, sou Cristão, não preciso usar um cordeiro para me "limpar", nem preciso acreditar em Santos de madeira para me aproximar de Deus.

Faz parte da crença delas. Elas têm que dizer isso pois é nisso que elas acreditam ué. Se elas nãodissessem não acreditariam e não seriam crentes. Entende?

As religiões são incompatíveis entre si. Não existe um "vivamos bem e em tolerância religiosa" e nunca vai existir pq as religiões pregam coisas absolutamente diferentes umas das outras.

Ai ai....não estou aqui defendendo a religião. Dane-se se os indianos adoram uma vaca. Eu creio no Deus Cristão, não em Chiva. Eu creio e defendo a existência e a divindade de Cristo, não de Buda. Eu não estou aqui para dizer que existem deuses gregos, estou aqui dizendo que Cristo é a Verdade.

A religião é a base da intolerância. Pedir que um religioso seja tolerante é como tentar lamber a própria nuca.

Sim, a religião é a base da intolerância....por isso não existem ateus "cruéis", como Stalin, Mao Tsé Tung e outros cristãos fervorosos...

Como Deus é bondoso. Ele nos deu o "livre-arbítrio" mesmo sabendo todo sofrimento que este traria (E quantos exercem de fato o livre-arbítrio? O que adianta ter livre-arbítrio se é desnutrido, explorado, sofredor?). Sendo que ele, como onipotente, poderia dar o livre-arbítrio sem sofrimento - o poder de Deus é (ou seria, já que Deus não existe) ilimitado, não há porque ele fazer X para só então fazer Y, a não ser que queria que X seja feito. "O mal pôde existir para que o livre-arbítrio existisse, mas Deus não o desejava!". Besteira. Limitações lógicas seriam defeitos da mente humana e não de Deus. Cada ponto do que foi ou é teria sido porque Deus quis, ele poderia criar cada ponto diferente, visto que não teria sua vontade limitada. Então Deus criou o sofrimento, a dor, a morte, e tudo que julgam "mal" ou "ruim", simplesmente porque quis. Assim como poderia, segundo a visão teísta, criar um triângulo plano com mais de 180º e tudo o mais que a mente não alcança.

Haran, Deus é todo-poderoso, certo? O que significa ser todo-poderoso? Significa que ele pode fazer tudo que seja possível, tudo que faça sentido. Deus não pode fazer com que ele mesmo deixe de existir, ele não pode transformar bem em mal. Dizer que Deus poderia criar o homem com livre-arbítrio e ao mesmo tempo sem a possibilidade para o mal, seria a mesma coisa de perguntar porque Deus não criou um quadrado redondo.


E existem pessoas que defendem a tese de que anjos, santos, Deus existem objetivamente, sem nenhuma evidência (ou, sendo mais rigoroso, sem evidências razoáveis, "concretas", visto que para praticamente tudo há evidências). Acho que essas pessoas não tem o que reclamar das mais toscas teorias científicas, mesmo porque esta é, por sua própria natureza, uma visão temporária e particular, e não uma "verdade revelada".

O curioso é que quando surge uma teoria científica "criacionista", ninguém (daquelas pessoas) é rigoroso ao pedir evidências.


Cara, simples. Quem duvida do Criacionismo, precisa primeiro apresentar algo concreto de como o mundo e o universo foi criado. O número de provas do evolucionismo é o mesmo número de provas do criacionismo.




E uma dúvida, se vocês ateus pudessem responder, seria bem interessante (pura curiosidade mesmo, sem críticas ou preconceito):
Quem criou o Universo?
Foi criado a 15 bilhões de anos?
Quando a Terra foi criada?
Por que existe o mal no mundo?
Quem criou o bem e o mal?
Depois de bilhões de anos de evolução, por que ainda existem mal e sofrimento no mundo?
Existe alma?
O que é o Amor?
Por que amamos? São apenas estímulos cerebrais?
Por que existem sentimentos, sendo que somos animais, evoluídos de outros primatas?
Por que o homem é tão diferente de qualquer outra criatura que já existiu na Terra?
Vocês ateus creem que 95% da população mundial, ao longo de toda a história, eram loucas, inferiores, só por crerem em um Deus?
Qual o sentido da vida para um ateu?
O que é fazer o bem para vocês ateus?
O que é o bem e ou mal?
Se bem que acho difícil responderem isso com coerência...se responderem...afinal o forte dos ateus é criticar toda a humanidade por crerem em um Deus...
 
Vamos lá!

A palavra dinossauro surgiu já no século XIX, como você quer que ela apareça na bíblia? Seria bem legal ver Moisés usando palavras de origens gregas...:roll:

Então porquê?:

Neithan disse:
Assim como a Bíblia também cita a existência dos Dinossauros.

Haran, Deus é todo-poderoso, certo? O que significa ser todo-poderoso? Significa que ele pode fazer tudo que seja possível, tudo que faça sentido.

Não, todo poderoso significa que pode fazer tudo! Nada é dito sobre "tudo o que faça sentido"! E quem é que dita o que faz ou não sentido? Se Deus criou realmente tudo, então ele ditou o que faz sentido ou não! Mas nós não o sabemos e criamos uma noção do que faz sentido, para nós!

Deus não pode fazer com que ele mesmo deixe de existir, ele não pode transformar bem em mal. Dizer que Deus poderia criar o homem com livre-arbítrio e ao mesmo tempo sem a possibilidade para o mal, seria a mesma coisa de perguntar porque Deus não criou um quadrado redondo.

E porque é que Deus não pode fazer essas coisas? A definição de todo-poderoso é essa! Tudo pode fazer! Mas aí está a questão, pois se Deus criou o Homem com livre-arbítrio, ele terá, obrigatoriamente, criado o mal!

Quanto ao trocadilho do quadrado redondo, não creio ser um bom exemplo, porque isso são termos que criamos para distinguir duas formas diferentes! Um quadrado tem características incompatíveis com ser redondo. Se é isto que queres dizer em relação ao mal e ao livre-arbítrio, repito, realmente seria uma impossibilidade lógica, mas para Deus criar o livre-arbítrio, Deus terá de ter criado o mal, nem que seja para o Homem o poder escolher.

Cara, simples. Quem duvida do Criacionismo, precisa primeiro apresentar algo concreto de como o mundo e o universo foi criado. O número de provas do evolucionismo é o mesmo número de provas do criacionismo.

E porque é que quem duvida do Criacionismo é que tem de trazer provas? Porque não o contrário? Se outros criticam o criacionismo, devem trazer provas contra ele, se os criacionistas criticam os que acreditam na ciência, têm de trazer provas! Não existe um direito a "ser o primeiro".

Quanto às questões, eu vou responder à mesma, apesar de não ser ateu. Responderei como agnóstico que sou:

E uma dúvida, se vocês ateus pudessem responder, seria bem interessante (pura curiosidade mesmo, sem críticas ou preconceito):
Quem criou o Universo? Não sei
Foi criado a 15 bilhões de anos? Não sei
Quando a Terra foi criada? Não sei
Por que existe o mal no mundo? Porque o homem o pratica
Quem criou o bem e o mal? Não sei
Depois de bilhões de anos de evolução, por que ainda existem mal e sofrimento no mundo? Porque a "lei do mais forte" ainda subsiste
Existe alma? Não sei
O que é o Amor? Não sei (tu sabes? :ahn?:)
Por que amamos? São apenas estímulos cerebrais? Não sei
Por que existem sentimentos, sendo que somos animais, evoluídos de outros primatas? Não sei
Por que o homem é tão diferente de qualquer outra criatura que já existiu na Terra? Diferente como? Geneticamente somos semelhantes a vários animais! Quanto a outros assuntos, Não sei
Vocês ateus creem que 95% da população mundial, ao longo de toda a história, eram loucas, inferiores, só por crerem em um Deus? Não
Qual o sentido da vida para um ateu? Não sei
O que é fazer o bem para vocês ateus? O bem e o mal são coisas muito próprias que são limitadas também pela sociedade que nos rodeia, demasiado complexo para explicar
O que é o bem e ou mal? Não me é possível explicar
Se bem que acho difícil responderem isso com coerência...se responderem...afinal o forte dos ateus é criticar toda a humanidade por crerem em um Deus...

Então agora, Neithan, eu desafio-te, como Cristão, a responder às mesmas perguntas que nos colocastes! Quero saber quais são as respostas para estas perguntas que tu tens, por seres Cristão!

;D
 
Lendo suas questões, acho que você precisa estudar um pouco de Biologia. teoria da Evolução não tem nada a ver com bem e mal, não somos "evoluídos dos outros primatas" (wtf!!) nem nada disso. Você tem alguma noção do que a Teoria da Evolução diz, não o que você acha que ela diz e que evolução não tem nenhum conceito moral? Você percebe o papel ridículo que está fazendo? :eek:

Aliás, você sabe que Teoria da Evolução não fala absolutamente nada sobre início da vida, criação do universo, bem e mal, nem nada disso?



Então Deriel, vários textos do velho testamento citam costumes do povo Judeu, e de tradições a muito tempo esquecidas. E vocês ateus também adoram citar apenas um versículo, esquecer totalmente o contexto, para querer condenar a bíblia.. Como muitos sabem, sou Cristão, não preciso usar um cordeiro para me "limpar", nem preciso acreditar em Santos de madeira para me aproximar de Deus.

Não há contexto nenhum. A Bíblia manda mater feiticeiras e pronto. Não há um senão, porém ou explicação. E você não segue. E os dez mandamentos são também apenas "costumes do povo judeu" e você orgulhosamente afirma seguir.

Há partes da Bíblia que não valem mais hoje em dia? Que não são a palavra de deus e são apenas "costumes judaiscos"? Quem decide quais partes são essas? Quem decide o que seguir? Há partes que são apenas lendas e costumes? A Bíblia vale ou não vale?
 
Última edição:
Cara, simples. Quem duvida do Criacionismo, precisa primeiro apresentar algo concreto de como o mundo e o universo foi criado. O número de provas do evolucionismo é o mesmo número de provas do criacionismo.
NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO!!!! :disgusti:



:roll: Cara, existem algumas (muitas, na verdade) provas que sugerem que a evolução por seleção natural é o que ocorre. E os fósseis são os melhores exemplos disso. Neles são percebidas as mudanças anatômicas progressivas que ocorreram entre as formas primitivas e as atuais. As formas intermediárias entre uma espécie e outra proporcionam uma grande quantidade de informações a respeito dos mecanismos da evolução.
 
Só para enfatizar: Teoria da Evolução não tem nada a ver com criação do mundo ou do universo. Por favor, não sejam ignorantes.

Só para provocar um pouco (saboreiem a ironia, aqueles crentes que a entenderem), eu recomendo como melhor lugar para se familiarizar com a evolução a Coluna Visões da Vida, do Reinlado José Lopes (nosso Imrahil), uma das pessoas mais corretas e inteligentes que eu já conheci, lógico, racional e um crente.

Por favor pessoas, não passem ridículo e se informem um pouco antes de despejarem barbaridades.
 
Última edição:
Que arrogância desse Neithan...

A palavra dinossauro surgiu já no século XIX, como você quer que ela apareça na bíblia? Seria bem legal ver Moisés usando palavras de origens gregas...

Andou assistindo as palestras do DR. ADAUTO? Vai dizer que o castigo da serpente no Éden, de ter que rastejar, é ALEGORIA para a existência dos dinossauros?

Dinossauros foram um evento importantíssimo. Se quem escreveu a Bíblia soubesse deles, com certeza teria dado mais relevância no livro, não citações dúbias.

E vocês ateus também adoram citar apenas um versículo, esquecer totalmente o contexto, para querer condenar a bíblia..

Nah... Quem faz isso são os crentes. Dizem que Deus ama, ama, ama, que só fez coisas boas, citam trechinhos da Bíblia, fazem adesivos com as frases boas dela, mas esquecem dos massacres, das maldades, das ignorâncias, até mesmo da duas vezes em que Deus se arrependeu de ter criado os Homens, como se ele não pudesse ter previsto que daria merda.

Ai ai....não estou aqui defendendo a religião. Dane-se se os indianos adoram uma vaca. Eu creio no Deus Cristão, não em Chiva. Eu creio e defendo a existência e a divindade de Cristo, não de Buda. Eu não estou aqui para dizer que existem deuses gregos, estou aqui dizendo que Cristo é a Verdade.

Como sabe que Jesus é a Verdade? Judeus discordam muito de você.
Qual teu critério para essa escolha? Você compreende que também é ateu, só que em relação a outros deuses, né? Em que Jesus é melhor do que Maomé?

Sim, a religião é a base da intolerância....por isso não existem ateus "cruéis", como Stalin, Mao Tsé Tung e outros cristãos fervorosos...

Falaciazinha das mais clichês. Stalin, Mao, Hitler... Não mataram POR CAUSA do ateísmo. Não queriam converter os outros ao ateísmo. Isso é coisa da Igreja Católica e dos islâmicos. Nunca verá uma manchete dizendo que ateus e agnósticos entraram em guerra por divergência de idéias, nem que um ateu matou um crente por motivo ideológico.

Haran, Deus é todo-poderoso, certo? O que significa ser todo-poderoso? Significa que ele pode fazer tudo que seja possível, tudo que faça sentido. Deus não pode fazer com que ele mesmo deixe de existir, ele não pode transformar bem em mal. Dizer que Deus poderia criar o homem com livre-arbítrio e ao mesmo tempo sem a possibilidade para o mal, seria a mesma coisa de perguntar porque Deus não criou um quadrado redondo.

Não. Ser todo-poderoso significa poder fazer tudo, não venha com gracinha. Nunca foi imposto um limite para o poder de Deus. Até na Bíblia Deus diz isso. A partir do momento em que você começa uma frase dizendo "Deus não pode", você está automaticamente anulando a onipotência dele.

Cara, simples. Quem duvida do Criacionismo, precisa primeiro apresentar algo concreto de como o mundo e o universo foi criado. O número de provas do evolucionismo é o mesmo número de provas do criacionismo.

Aqui expõe seu desconhecimento TOTAL do assunto. Criacionismo só existe onde Evolucionismo AINDA não tem resposta. Pode procurar à vontade, é só isso que encontrará. Não existe uma TEORIA DA CRIAÇÃO, tão válida quanto qualquer outra. Ela é um parasita, esperando o momento em que a ciência não dará uma resposta para colocar Deus ali. É preguiçosa e incapaz de fornecer respostas. Só sobrevive onde há lacunas.

---

E uma dúvida, se vocês ateus pudessem responder, seria bem interessante (pura curiosidade mesmo, sem críticas ou preconceito):

Nota-se.

Quem criou o Universo?

Por que precisa ser um QUEM? Não pode ser O QUÊ? Ou COMO? Se você ficar perguntando desse jeito, sempre chegará à mesma resposta. "QUEM" só leva à Deus. E note que "quem" não é necessariamente o Deus cristão, inteligente, preocupado, que vai te mandar pro inferno. Pode ser muitos outros. Tente estudar COMO antes de perguntar QUEM/O QUÊ.

Foi criado a 15 bilhões de anos?

Mesma coisa aqui. "Foi criado". Pode ter se criado sozinho. Então, sim, pode ter se criado sozinho há aproximadamente 15 bilhões de anos, segundo foi observado e calculado.

Quando a Terra foi criada?

Mesma coisa de cima + aproximadamente 4,5 bilhões de anos.

Por que existe o mal no mundo?

Mal é um ponto de vista. Mas ok. Existe porque o ser humano é falho, por vezes intolerante. Porque fazer o Mal é mais fácil do que fazer o Bem. E aqui você adiciona diversos fatores culturais, políticos, neurológicos e sociais que podem levar alguém a fazer o Mal.

Quem criou o bem e o mal?

Ninguém. É um resultado e um fator inerente da possibilidade de escolha e da existência.

Depois de bilhões de anos de evolução, por que ainda existem mal e sofrimento no mundo?

Hahaha... Não sei, talvez por causa dos religiosos? Mas é como Deriel disse, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Posso te perguntar também, depois de bilhões de anos que Deus criou o universo, por que o mal existe? Depois de dois mil anos de Jesus, por que o mal existe, mais ainda em cristãos*?

*(população crente nas cadeias é muito, muito maior do que de descrentes)

Existe alma?

Não. E você não pode provar que existe.

O que é o Amor?

É o resultado de reações químicas naturais do cérebro, que por si são resultado da evolução e da necessidade de reprodução. Não tem nada de mágico ou sobrenatural.

Por que amamos? São apenas estímulos cerebrais?

Yeah.

Por que existem sentimentos, sendo que somos animais, evoluídos de outros primatas?

???????
Animais também sentem. É resultado do cérebro também.

Por que o homem é tão diferente de qualquer outra criatura que já existiu na Terra?

Existiram diversas raças de homens. Só restaram os homo sapiens. Temos 99% de semelhança com chimpanzés. Não somos tão diferentes, apenas desenvolvemos melhor o cérebro.

Vocês ateus creem que 95% da população mundial, ao longo de toda a história, eram loucas, inferiores, só por crerem em um Deus?

Nem todos os ateus acham isso. E não sei de onde tirou essa estatística.
Mas sim, para todos os fins, pode-se dizer que crentes são loucos, mas porque é algo que MUITA gente acredita, então é visto como normal. Imagine um país onde todos pensassem que são, sei lá, pássaros. Ninguém te chamaria de louco lá.
Além do mais, a idéia de Deus é reconfortante e já existe há tempo demais, então acaba se tornando quase uma verdade.

Qual o sentido da vida para um ateu?

Nenhum. Estamos aqui ao acaso. Devemos aproveitar a única vida que temos, em vez de esperar uma recompensa que não sabemos se virá. O ateu não tira o sentido da vida dele de Deus, mas de coisas concretas. Pode ser amigos, família, amor, coisas materiais, momentos, etc.

O que é fazer o bem para vocês ateus?
O que é o bem e ou mal?

Pra mim, o Mal é caracterizado por tudo aquilo que eu não gostaria que fizessem comigo ou com alguém que gosto. Fazer o bem é ajudar, progredir.


Se bem que acho difícil responderem isso com coerência...se responderem...afinal o forte dos ateus é criticar toda a humanidade por crerem em um Deus...

Hm, vou citá-lo:

(pura curiosidade mesmo, sem críticas ou preconceito):

Além disso, quem vive criticando é crente. Se acham tão certos que precisam empurrar isso pra todo mundo, até mesmo crianças, e se necessário, com violência.
 
Última edição:
Hahaha! A teoria da evolução, como está explícito no nome, diz respeito à evoilução dos seres vivos. Que ignorância! Por isso que acabam falando que o homem veio do macaco! Que louco! Ele provém de uma linhagem de primatas que em um momento se enraizou em várias vertentes, uma das quais deu origem ao homem.:joy::hanhan:
 
Como Deus é bondoso. Ele nos deu o "livre-arbítrio" mesmo sabendo todo sofrimento que este traria (E quantos exercem de fato o livre-arbítrio? O que adianta ter livre-arbítrio se é desnutrido, explorado, sofredor?).
Isso não tem lógica. O livre-arbítrio deveria existir para nos privar de sofrer, para nos dar um berço esplêndido no qual repousar eternamente sem que mal algum nos atinja? O sofrimento é intrínseco ao livre-arbítrio? Toda liberdade é má? Os homens deveriam ser mantidos mental e espiritualmente coesos, segundo a ótica de um Criador, para que tudo seja bom, por que assim é certo? Por que assim é melhor para nós?

Duas coisas não devem ser feitas: acreditar num Deus que não podemos ver e desacreditar naquilo que não enxergamos. É um balaio de gato, não há como provar muitas (talvez todas) as crenças das religiões mundo afora, mas não há porque desacreditar nelas. Não é mais correto ser ateu, nem mais acertado ser religioso, as pessoas que levem sua vida pelo caminho que julgarem mais conveniente para seus interesses, sejam eles quais forem. O problema nisso tudo está em tentar observar Deus segundo nossa própria ótica, ou segundo alguma ótica moral qualquer (da Bíblia, das crenças, etc.). Deus não é o deus cristão, nem o muçulmano, nem o hindu e por aí vai; o conceito puro de Deus, o julgamento de sua existência ou não, deve ser inicialmente analisado livre de preceitos religioso, respondendo-se à pergunta: é possível que Ele exista? Quer saber a única resposta verdade? É, sim. É possível. Uma segunda pergunta: é possível que Ele não exista? A resposta para isso, obviamente, também é sim.

Quando vocês (tanto os ateus quanto os crentes) abandonarem seus preconceitos e seachismos e tratarem o assunto Deus com o mínimo de respeito que ele merece (que é igual ao de que qualquer outro assunto), poderão ter uma discussão não só prazerosa como altamente informativa, porque o conceito de Deus que deve ser primariamente considerado não é o de Papai do Céu, mas o de Criador. E, como disse anteriormente, é possível que ele exista como tal, assim como é igualmente impossível.

Sendo que ele, como onipotente, poderia dar o livre-arbítrio sem sofrimento
E poderia ter me dado um Porsche também, mas não deu. SHAME ON YOU YHWH. Agora eu O odeio mortalmente porque quero um Porsche e minha mãe não pariu um quando eu nasci.

Críticas ao livre-arbítrio são das mais inconsistentes. Você, sinceramente, acha que haveria livre-arbítrio em um universo onde não existisse sofrimento? Tá de brinks comigo.

"O mal pôde existir para que o livre-arbítrio existisse, mas Deus não o desejava!". Besteira. Limitações lógicas seriam defeitos da mente humana e não de Deus.
Nesse ponto, concordo contigo, Haran. O Deus cristão poderia muito bem ter banido o Mal do mundo, "VÁ DE RETRO SATANÁS!", etc. Se ele não fez, talvez haja uma lógica nisso. Ou talvez não. Ou talvez haja. Ou talvez não. Ou talvez haja. Ou talvez o Mal não exista, assim como o Bem é inexistente.

Bem e Mal são coisas do rabino, coisas do padre, coisas do aiatolá e sei lá de mais quem. Bem e Mal são conceitos, Bem e Mal não são substâncias, Bem e Mal são escolhas. Deus não é o Bem, Ele não é a Bondade. Satã não é o Mal. O que nós temos são ações socialmente codificadas segundo certos aspectos morais considerados bons e ruins, que tendem (apenas tendem) a criar um conceito aparentemente universalista de Bem e Mal. O código original, segundo a tradição cristã (à qual estou me atendo) teria sido enviado por Deus aos homens, etc. Qual o padrão Dele para o Bem, então? Tá brincando que isso passou pela sua cabeça, né? Ah, malandro!

O que é bom para uma religião é aquilo que é bom para o seu povo ou para certa camada de seu povo. A vida nos é cara. Meu Senhor, temos que proteger todos os seres-humanos, evitar que sejam mortos! AIAIAIAI, vamos curar as doenças, dar segurança, tratar os enfermos... etc. Isso é coisa nossa, esse é o nosso código. Por que Deus privilegiaria a vida em relação a morte? Por que os homens em relação às mulheres? Por que o casamento em relação à liberalidade sexual? As coisas podiam ser invertidas, Ele podia permitir o homossexualismo e reprimir os héteros. Ia ser legal. Mas não é assim que acontece, e por quê? Porque, bem, boa parte daquelas normas escritas na Bíblia e outros livros sagrados não são divinas. E disse "boa parte" para não excluir a possibilidade de algumas delas terem sido realmente inspiradas por Ele (não quero defender nem os ateus nem os crentes, etc.).

O livre-arbítrio independe da existência do Mal. O livre-arbítrio é o Mal em si mesmo. A "promiscuidade", o assassínio, os roubos, tudo isso é derivado do livre-arbítrio, da possibilidade ilimitada de escolha, da liberdade de ser o que se quer ser. Satã, a Serpente do Éden, todos esses são apenas "encarnações" de valores "maléficos" socialmente eleitos. Olha, eu quero continuar vivo, então matar é coisa do Capeta, tá bem? Tá me ouvindo? OMG, EU AINDA ESTOU VIVO! Thanks God is Friday.

Cada ponto do que foi ou é teria sido porque Deus quis, ele poderia criar cada ponto diferente, visto que não teria sua vontade limitada. Então Deus criou o sofrimento, a dor, a morte, e tudo que julgam "mal" ou "ruim", simplesmente porque quis. Assim como poderia, segundo a visão teísta, criar um triângulo plano com mais de 180º e tudo o mais que a mente não alcança.
Não. Você trabalha com conceitos universais de bem, mal, dor, felicidade, etc. O que é bom pra você é bom pra mim? O que te deixa feliz me deixa feliz? O que é apenas dor pra você é apenas dor pra mim? E por aí vai.

Não, Deus não "criou o sofrimento, a dor, a morte e tudo que julgam 'mal' ou 'ruim'", foi você. As interpretações do que acontece conosco dependem de nós para existir. A felicidade depende da mente humana. Esse Deus do qual você fala não te obriga a se alegrar toda vez que vê uma camisa vermelha. Você é livre pra ser feliz cada vez que avistar uma camisa azul também. Sentimentos não são conceitos fixos e idênticos a todas as pessoas/povos/blablabla, então, o que te faz sofrer, pode deixar alguém FELIZÍSSIMO. Quem está certo? Ele deve eliminar o seu sofrimento, banindo-o da face da Terra e impedindo que outras pessoas o experimentem, assim condenando outros a jamais se alegrarem com o que poderia te fazer sofrer? Ou deve deixar os outros sempre felizes, fazendo com que todos estejam sujeitos ao que você considera ser sofrimento?

E existem pessoas que defendem a tese de que anjos, santos, Deus existem objetivamente, sem nenhuma evidência (ou, sendo mais rigoroso, sem evidências razoáveis, "concretas", visto que para praticamente tudo há evidências). Acho que essas pessoas não tem o que reclamar das mais toscas teorias científicas, mesmo porque esta é, por sua própria natureza, uma visão temporária e particular, e não uma "verdade revelada".

O curioso é que quando surge uma teoria científica "criacionista", ninguém (daquelas pessoas) é rigoroso ao pedir evidências.
Tudo o que você disse aqui (pra mim, então pensem os demais o que quiserem) tem um valor inquestionável, e concordo plenamente.
 
Sim, a religião é a base da intolerância....por isso não existem ateus "cruéis", como Stalin, Mao Tsé Tung e outros cristãos fervorosos...

O problema desses governos é que eram demasiados parecidos com a religião, com o culto a personalidade, a exigência de uma fé e fidelidade ao sistema, a imposição de conceitos dogmáticos, e tudo mais. E, além do mais, o ateísmo era um acessório, uma ferramenta, uma arma dessas doutrinas, e não a base ou inspiração delas.

Haran, Deus é todo-poderoso, certo? O que significa ser todo-poderoso? Significa que ele pode fazer tudo que seja possível, tudo que faça sentido. Deus não pode fazer com que ele mesmo deixe de existir, ele não pode transformar bem em mal. Dizer que Deus poderia criar o homem com livre-arbítrio e ao mesmo tempo sem a possibilidade para o mal, seria a mesma coisa de perguntar porque Deus não criou um quadrado redondo.

Mas é Deus que escolhe o que faz ou não sentido. Deus não está recluso a nenhum tipo de lógica - ela provém dele. Se algo parece ilógico a nós, é porque provém da natureza da criação e portanto porque Deus quisera que assim fosse. Se Deus quisesse poderia criar um quadrado redondo, ou qualquer coisa, basta ele juntar elementos contraditórios. Deus não estaria recluso ao tão humano princípio da não-contradição. Do contrário este é maior que ele e ele não é onipotente.

Cara, simples. Quem duvida do Criacionismo, precisa primeiro apresentar algo concreto de como o mundo e o universo foi criado. O número de provas do evolucionismo é o mesmo número de provas do criacionismo.

Cientificamente falando não precisa não, visto que, embora não haja ainda teorias "concretas" (o que é bastante relativo) sobre a origem do universo, o criacionismo não é uma teoria de caráter científico, e sim religioso. "Deus criou o universo" não é nem de longe uma proposição científica. Como criou? O que é Deus? Quais evidências empíricas? Cadê a descrição matemática? Querem acreditar em algo vá em frente, a ciência não é o suporte da verdade e do conhecimento humano - o duro é religiosos quererem impor isso como uma teoria científica enquanto a sociedade científica, como um todo (pois praticamente qualquer visão de mundo é seguida por uma minoria, mesmo sendo esta científica) não a vê como tal.

E se eu afirmar que o mundo foi criado como descreve a mitologia grega? E aí, isto é uma teoria científica? Mesmo porque é um tipo de criacionismo.

E uma dúvida, se vocês ateus pudessem responder, seria bem interessante (pura curiosidade mesmo, sem críticas ou preconceito):

Não há como "nós, ateus" respondermos. O que poderia é eu, como indivíduo, fazê-lo, pois o ateísmo não é um pensamento linear e padronizado, não tem opinião "oficial" sobre a origem do universo, o bem e o mal, etc. Há ateus e ateus.
 
Edu, eu estava olhando a coisa sob o ponto de vista judaico-cristão. Nesse ponto de vista, de um Deus bondoso, o livre-arbítrio e o sofrimento não fazem sentido. Mas estou ciente da crítica feita contra a absolutização do conceito de Bem e Mal, de Moral, de Verdade, e tudo mais escrito com maiúscula. Tanto é que me referi ao ateísmo de Schopenhauer como cristão, justamente porque ele vai mais ou menos nesse caminho, do indivíduo que percebe o mundo como algo ruim e abandona o conceito de Deus e da própria vida como algo boa.

Já sua visão é praticamente nietzschiniana, a de que o mundo é formado por uma profusão de forças, de "vontades de potência", entre as quais destacam-se a fortes e as fracas; as boas, isto é, aquelas que prevalecem, e as ruins, aquelas que são incapazes de prevalecer, e, ressentidas, vêem as boas como más. Para o lobo ele é simplesmente o mais forte e a ovelha a mais fraca, ele é bom na arte da sobrevivência e a ovelha é ruim, não há conceito de bem ou mal. O mal viria dos fracos que, fugindo do Bom X Ruim, vão para o âmbito do Bem X Mal - na medida em que eles não são bons no deveriam fazer, isto é, viver, inventam um âmbito onde eles são bons, a moral, e os outros são maus (Visto que quem acusaria os lobos de serem ruins?! São bons naquilo que fazem), e inventam também um outro mundo (o céu/o paraíso/as idéias/o mundo social utópico) onde prevalecerão. O forte, quando deixa-se levar pela moral, conceito dos fracos, é derrotado em seu cenário (a vida presente, único cenário real) e os fracos saem vencedores.

Eu particularmente oscilo entre o conceito schopenhauriano e nietzschiano. Não consigo ver a vida tão cheia de sofrimento de modo tão natural e alegre como Nietzsche propunha. A minha vida pode ser ótima, mas por causa disso a vida, a existência será boa? Não consigo reduzir-me ao meu ponto de vista e não daqueles que estão embaixo (embora talvez seja "hipocrisia" minha, afinal vivo minha vida sem atuar ativamente ou significativamente contra o sofrimento geral, e Schopenhauer também, no final ele era só um lobo com problemas de consciência que ainda comia as ovelhas). Por outro lado, discordo de Schopenhauer de seu abandono da vida, melancólico - isso não ajuda em absolutamente nada. Schopenhauer parece-me ser teórico, vê a vida sem importar com as conseqüências (suicidas) que tais visões trazem, e Nietzsche prático, como ele próprio afirmava: sua visão não está comprometida com a verdade, e sim com afirmação da vida, e qualquer má-consciência seria uma infiltração da mentalidade fraca. Não questiona-se porque a vida é boa e devemos vivê-la, afinal é uma questão inútil: só temos ela, ou melhor, só temos, cada um de nós, a própria vida, uma luta, é ela que interessa.

Agora, de modo particular não vejo a necessidade de Deus* fora desse âmbito moral de Bem ou Mal, um mundo perspectivista/relativista não é divino, pois o que há é devir, é vontade de potência, é perspectiva, é não a existência de Deus, mas a “interpretação deísta/religiosa dos fenômenos" (parafraseando o Bigode). Não há Deus fora do conceito do Bem, fora disso é um conceito vazio que insiste em sair de seu cenário natural para invadir campos impróprios, como a filosofia. O Deus de Espinosa, por exemplo, nada difere de uma visão ateísta no mundo a não ser no nome. Na minha opinião é um esforço de manter o nome Deus, e, subconscientemente, a crença nele.

*O que é diferende de deuses humanos como os deuses gregos, que são, no fundo no fundo, humanos e não deuses e não tem relação com o conceito de divindade moderna e contemporânea. Tais deuses humanos, segundo o Bigode, são bons pois afirmam a vida humana, cheia de paixões e forças. Zeus derruba o Cronos que fizera o mesmo com o pai Urano - Zeus não é o criador, e sim o dominador de deuses "latentes", como Gaia, a terra, Éter, o ar, Pontos, o mar (que antecede Poisedon, veja, ele prevalece sobre o mar, então é o deus do mar) e deuses "não-latentes", inimigos, como os titãs. Tal elogio funciona como um soco no estômago do ateísmo cientificista atual e da época (o positivismo).

Tu-também-darás disse:
Então agora, Neithan, eu desafio-te, como Cristão, a responder às mesmas perguntas que nos colocastes! Quero saber quais são as respostas para estas perguntas que tu tens, por seres Cristão!

Porra Tortorugito, tá brincando que você ainda o encoraja a postar a visão cristã da idade do universo e outros assuntos do tipo! :rofl:
 
Última edição:
E uma dúvida, se vocês ateus pudessem responder, seria bem interessante (pura curiosidade mesmo, sem críticas ou preconceito):

Só não vá achar que os ateus formam um "corpo" de idéias idênticas entre si. Cada um pode pensar de maneira muito diferente sobre os mais variados aspectos, tendo em comum apenas o fato de não acreditarem em um deus.

Vou responder conforme minha visão, apesar de não ser necessariamente um ateu, mas alguém que simplesmente não se preocupa o mínimo com questões teológicas


Quem criou o Universo?
Foi criado a 15 bilhões de anos?
A mente humana é incapaz de responder com exatidão a essas perguntas. Mas, pelo que empiricamente se levantou até hoje, provavelmente o Universo não foi criado por ninguém, há cerca de 15 bihões de anos.


Quando a Terra foi criada?
4,5 bilhões de anos, aproximadamente.


Por que existe o mal no mundo?
Mal é um conceito de valor criado pelo homem e variável para cada indivíduo. Logo, ele existe por que existe o homem.

Quem criou o bem e o mal?
Ninguém em específico. São valores frutos do entendimento humano, como dito acima.


Depois de bilhões de anos de evolução, por que ainda existem mal e sofrimento no mundo?
E o que a evolução tem a ver com a extição do mal?


Existe alma?
Comprovadamente, não. Mas talvez sim.


O que é o Amor?

Por que amamos? São apenas estímulos cerebrais?
Cientificamente são, sim, estímulos cerebrais relacionados a hormônios etc.
Mas descrever a extensão e profundidade desse sentimento está além da capacidade das palavras.

Por que existem sentimentos, sendo que somos animais, evoluídos de outros primatas?
Você quer dizer que outros animais não possuem sentimentos? :lol:



Por que o homem é tão diferente de qualquer outra criatura que já existiu na Terra?
Bem respondido pelo puck.


Vocês ateus creem que 95% da população mundial, ao longo de toda a história, eram loucas, inferiores, só por crerem em um Deus?
Não.


Qual o sentido da vida para um ateu?
O sentido da vida é dar à vida um sentido.


O que é fazer o bem para vocês ateus?
Para mim, é buscar a felicidade das pessoas ao meu redor e tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei.


O que é o bem e ou mal?
Como já disse, são valores criados pelo homem e variáveis para cada indivíduo e sociedade.

Mas não se preocupe, ateus e consortes também sabem que matar é mau e ajudar o próximo é bom. Mas por uma compreensão lógica, não pelos motivos fantasiosos criados por religiões.


Se bem que acho difícil responderem isso com coerência
É, você acha que ateus são incoerentes, e depois nega que a religião seja a base da intolerância. Muito bom. :clap:
 
Última edição por um moderador:
Dance monkeys, pode ser ofensivo para algumas pessoas.

Mas essa moralidade toda retratada pelos cristãos, eu me questiono se todos realmente conhecem a origem de suas crenças. Pelo que entendo, a maioria dos cristãos e de outras pessoas que seguem algumas religiões não tem nada de tolerância e por muitas vezes desconhecem a que deus servem e o que o mesmo espera deles.

Os cristãos falam tanto de um deus de amor, mas esquecem que o livro ao qual seguem é uma obra humana, porque eu não consigo crer que existe alguma inspiração divina. A fé não é factual para que a consideremos um argumento debatível. Portanto, trata-se a bíblia de um livro altamente versátil.

Quanto ao bem e o mau, são fatores sociais que fazem com que tenhamos esse parâmetro, não a religião.

:tsc:
 
8-O Nossa, me ausento uma semana, e isso parece um campo de batalha 8-O

Neithan disse:
Sim, como disse no livro acima, procure pela internet (mande-me uma MP) e te falo sobre ele. Evidências arqueológicas e históricas sobre Cristo existem. Agora, mostrem-me provas contra Cristo.

Mostre-me provas que esse Cristo que existiu eram filho de deus, transformou água em vinho, recuscitou etc.

Neithan disse:
A fé não é pura razão, senão não seria fé. Mas ela pode se basear em evidências, achados ou escrituras antigas. Minha fé não é uma fé cega. Inclusive, estudar sobre a parte "racional" do cristianismo, fez minha fé crescer, baseada nesses novos argumentos.

Escrituras antigas, feitas por homens, nada diz que eles não inventaram o que escreveram ou, e nesse caso, deviam ser considerados esquizofrénicos, tiveram alucinações e viram o que escreveran :roll:

Neithan disse:
Então cara, aí é mais embaixo...será que se você deixar de lado todos preconceitos sobre a fé cristã, todos os receios e buscar a Deus verdadeiramente, de todo o seu coração, não terá resultado? Eu não posso te fazer "experimentar" Deus. Isso é algo extremamente pessoal. Só você e Ele.

Você não vai sentir deus, nunca. Talvez, num momento de fraqueza, passando por um momento dificil, você sinta qualquer coisa, totalmente imaginária, apenas um estimulo psicológico, que você decide dizer que é deus.

Neithan disse:
Ué, se ele tinha tanta certeza assim, e outras 1,6bi de pessoas também, será que é puro egocentrismo? Sem nenhuma verdade nisso?

A expansão do cristianismo é fácil de explicar. O cristianismo se formou na Europa. Se expandiu cá muito rápido. Depois, durante os descobrimentos, os marinheiros cristãos conseguiram que índios quase primitivos da América se convertessem ao cristianismo. Para mais, muitos dos colonos que foram para a América eram da Europa, ou seja, já traziam consigo o cristianismo. Em África, exactamente a mesma coisa. Na Índia, exactamente a mesma coisa. E pronto. Não é por Jesus Cristo ter dito toda a verdade, e realmente ser filho de deus, que o cristianismo de expandiu.

Neithan disse:
Sim, Cristianismo não é uma mera religião, é algo muito mais amplo e coerente do que simplesmente dogmas.

Cristianismo é igual a todas as outras religiões. Com que base você diz que o que diz na Bíblia é mais coerente do que o que diz no Corão? E mais coerente em que sentido?

Neithan disse:
:roll: Falam que o cristianismo seria extinto desde quando mesmo? Cristianismo é diferente de catolicismo. Um dia Roma pode cair, e o catolicismo morrer, mas não o cristianismo. Isso tenho certeza.

O que quis dizer foi que a religião católica, dentro de alguns anos, será estudada como uma religião antiga, tal como acontece com a religião Grega, Egípcia, Romana etc. Peço desculpas se usei um termo incorrecto.

Neithan disse:
Ishi, maaais uma vez: se informe. A bíblia é bem clara quanto a criação do Ser Humano, que foi bem depois da criação dos animais, plantas, e tudo o mais. Assim como a Bíblia também cita a existência dos Dinossauros. Por favor, se informe, fica chato assim. A ciência muitas vezes apenas reafirma o que nós cristãos já sabíamos sobre a criação. :lol: Depois nós somos os cegos e tapados...

A Bíblia cita a existência de dinossauros? Cite essa citação, se não for incómodo.

Deus criou o homem ao sexto dia, e no mesmo dia criou os animais. Seis dias antes de criar o homem, criou os céus e a terra. No segundo dia a terra produziu as plantas. Isso esta na Bíblia, o que li foi o Gênesis 1, de 1 a 31.

Têm a certeza que é um cristão correcto Neithan? Cristão que não sabe a Bíblia é estranho.

Neithan disse:
Prove a existência de vida inteligente fora da Terra, e eu me torno ateu.

Prove a não existência de vida inteligente fora da Terra, e eu me torno cristão.
 
Eu não sou ateu mas respeito quem são e nem tento ser melhor do que os outros pelo contrario temos que respeitar uns aos outros cada um na sua!!
 
Como Deus é bondoso. Ele nos deu o "livre-arbítrio" mesmo sabendo todo sofrimento que este traria (E quantos exercem de fato o livre-arbítrio? O que adianta ter livre-arbítrio se é desnutrido, explorado, sofredor?). Sendo que ele, como onipotente, poderia dar o livre-arbítrio sem sofrimento - o poder de Deus é (ou seria, já que Deus não existe) ilimitado, não há porque ele fazer X para só então fazer Y, a não ser que queria que X seja feito. "O mal pôde existir para que o livre-arbítrio existisse, mas Deus não o desejava!". Besteira. Limitações lógicas seriam defeitos da mente humana e não de Deus. Cada ponto do que foi ou é teria sido porque Deus quis, ele poderia criar cada ponto diferente, visto que não teria sua vontade limitada.

Então Deus criou o sofrimento, a dor, a morte, e tudo que julgam "mal" ou "ruim", simplesmente porque quis.

Essas coisas são resultados da escolha humana. Deus não "cria" as coisas que NÓS julgamos como ruins. Vejamos, a morte: antes do pecado original, o ser humano (entenda-se, Adão e Eva) não morria. Passou à condição de mortal pois seguiu a própria curiosidade (comer do fruto oferecido pela serpente). Não vamos nos esquecer que existe algo chamado metáfora, e que certos trechos (como aquele relacionado a arrancar olhos, pés e mãos caso a pessoa peque)dizem respeito a evitar continuar num mesmo caminho infrutífero (pelas consequências dentro de uma moral que era seguida relativamente entre os judeus) O Livre-arbítrio existe por causa da curiosidade humana, antes de mais nada.

Muito provavelmente o homem não conheceria o mal se não fosse por sua própria curiosidade natural. Portanto, o mal é fruto da escolha humana, e o livre-arbítrio não existe por causa do mal, mas o contrário. Concordo contigo em sua exposição lógica. Apesar que, às vezes, vc dá a entender que acha que todo cristão interpreta a Bíblia de maneira literal. Mas vendo o modo como vc discerne bem cada pessoa com suas respectivas idéias, não deve ser o caso de generalizar.


Ambos os lados padecem os mesmos defeitos de quererem defender o próprio ponto de vista, sem que se consiga a revelação de uma verdade inquestionável. Esse é um problema que sempre desemboca no ponto de partida: iniciamos uma discussão como essa e, sempre, invariavelmente, voltamos ao princípio onde cada pessoa continua com suas idéias a respeito de Deus e de tudo derivado.


Vamos lá!

E porque é que Deus não pode fazer essas coisas? A definição de todo-poderoso é essa! Tudo pode fazer! Mas aí está a questão, pois se Deus criou o Homem com livre-arbítrio, ele terá, obrigatoriamente, criado o mal!


Se Deus é algo não criado, existe a possibilidade de Satã tbm ser algo não criado. A Bíblia na maior parte das vezes, independentemente dos propósitos (julgar essa questão é particular), trata determinados assuntos por meio de metáforas. Creio que, bem e mal dependem um do outro. Sem um "arquiteto" o caos e seus elementos em turbilhão disforme nunca gerariam vida. Foi preciso uma reação de um Ser Superior para dar ordem aos elementos para que reagissem com outras forças e criasse um ambiente propício ao desenvolvimento da vida. Mas é meio nonsense ficar divagando sobre as formas pelas quais uma força Superior agiria.

Enfim...De que forma Deus interagiria com elementos físicos para daí gerar um ambiente propício que gerasse vida. Minha teoria é que existia (e existe) algo totalmente diferente, "fora" do ponto singular que deu origem à explosão da energia do Big Bang. Mas é foda ficar aqui imaginando ou querendo achar alguma lógica de acordo com conceitos elaborados de maneira parcial (como seres humanos, de qualquer forma, ao questionarmos Deus estamos sendo parciais, levando em consideração apenas nossa visão em detrimento da visão de algo externo a nós).

O fato de não existir provas de vida inteligente além da nossa (ainda assim, nem podemos dizer que a vida inteligente se aplique à maioria dos seres humanos, e falo sério!) não nos dá direito de nos comportarmos de maneira arrogante e insensata. Se desconhecemos o desconhecido, tanto a defesa ferrenha de um Deus quanto a inabalável posição cética não vão descobrir a verdade. Mas se ambas as posições caminharem no sentido do respeito das verdades individuais de cada um, teremos um ambiente mais propício a uma argumentação mais prolífica e menos subjetiva.


Aliás, você sabe que Teoria da Evolução não fala absolutamente nada sobre início da vida, criação do universo, bem e mal, nem nada disso?
Exalt!



O Deus cristão poderia muito bem ter banido o Mal do mundo
Interessante... Deus não poderia ter banido o mal, pq creio que o mal é algo natural e indissociável na interação de forças antagônicas. O mal é natural assim como um caos que não necessariamente adveio de Deus. O Gêneses diz que Deus viu que no início só existiam trevas (mas não diz que essas trevas eram partes da criação de Deus, tendo em vista que, quando ele diz "Fiat Lux" (faça-se a Luz, ou seja, o início da Criação), é algo que se dá posterior ao fato observado pelo próprio Deus. Não há nada que nos faça crer que tudo, ABSOLUTAMENTE TUDO, o que está no cosmos veio Dele, e que sim que Deus estava dentro de um contexto no qual só havia o caos, as trevas, e que, sem um motivo mais claro para nós, houve a tal "explosão" do Big Bang que talvez seja a mesma coisa que essa frase contida do Gêneses.

Podemos muito bem considerar que o mal ( Lúcifer ou whatever) foi convenientemente considerado como advindo de Deus devido à força prevalecente deste. Uma dominação natural. Mas não total. Não que ele não pudesse dominar e excluir o mal de qualquer inteRferência na vida humana, mas daí a entender os motivos são outros quinhentos. A tal árvore da Vida, a serpente no Éden e tudo o mais ligado ao pecado original é uma das metáforas mais misteriosas que existem.

A Bíblia cita a existência de dinossauros? Cite essa citação, se não for incómodo.
Na verdade a Bíblia diz algo como (não sei se no Gêneses ou no capítulo subsequente) algo como: " e o homem terá poder sobre todos os seres viventes, sobre os que andam e sobre os que rastejam". A Bíblia é bem clara ao afimar (bom, pelo menos fica claro o subentendimento), de que antes do homem existiam os répteis e outros animais; e que ao homem fora dado poder para triunfar sobre eles. Podemos entender os tais répteis como sendo, por que não, além dos répteis da fase Cenozóica, todos os répteis que até então reinavam sobre a Terra, , dando a entender que um novo tipo de vida estava a povoar o mundo: o humano.

disse:
Deus criou o homem ao sexto dia, e no mesmo dia criou os animais. Seis dias antes de criar o homem, criou os céus e a terra. No segundo dia a terra produziu as plantas. Isso esta na Bíblia, o que li foi o Gênesis 1, de 1 a 31.
A contagem humana é uma e a contagem para Deus seria outra. A Bíblia diz que 1 dia para Deus é como se fossem 1.000 anos, porém, mil anos é como se fossem apenas 1 dia. Medimos o tempo de maneira precária...
 
Na verdade a Bíblia diz algo como (não sei se no Gêneses ou no capítulo subsequente) algo como: " e o homem terá poder sobre todos os seres viventes, sobre os que andam e sobre os que rastejam". A Bíblia é bem clara ao afimar (bom, pelo menos fica claro o subentendimento), de que antes do homem existiam os répteis e outros animais; e que ao homem fora dado poder para triunfar sobre eles. Podemos entender os tais répteis como sendo, por que não, além dos répteis da fase Cenozóica, todos os répteis que até então reinavam sobre a Terra, , dando a entender que um novo tipo de vida estava a povoar o mundo: o humano.

Na minha opinião isso não refere em nada os Dinossauros. Segundo a Bíblia, os animais foram criados antes do homem. Todos os animais. Isso se refere exclusivamente aos répteis actuais.

Roy Batty disse:
A contagem humana é uma e a contagem para Deus seria outra. A Bíblia diz que 1 dia para Deus é como se fossem 1.000 anos, porém, mil anos é como se fossem apenas 1 dia. Medimos o tempo de maneira precária...

Peço desculpa pelo meu erro, então.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo