1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Até que ponto Orthanc é indestrutível?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lórien Leaf, 21 Mai 2008.

  1. Lórien Leaf

    Lórien Leaf Usuário

    Nos livros diz que a torre de Isengard foi feita com rocha indestrutível. Quando os ents dominam Isengard eles tentam destruir a torre não conseguem nada.

    Neste caso, Orthanc resistiria a um golpe dos valar? Manwe teria poder de destruir o que é indestrutível? Ou neste caso somente o Ilúvatar?:think:
     
  2. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Era feita de um material indestrutível, assim como Minas Tirith (a tal Rocha negra e lisa). Mas Aulë poderia (creio eu) cortar a torre, sem dúvida.

    Mas, uma vez eu li, aqui mesmo no fórum como derrubar essa torre: cavar a região em volta de Orthanc, para fazê-la perder a estabilidade e (por consequência) tombar. Povos antigos faziam isso com Muralhas, e funcionava, mas não sei se funcionaria com uma torre dessas.
     
  3. Lórien Leaf

    Lórien Leaf Usuário

    Bom, eu acho que é isso mesmo. Se mexer nas fundações ela poderia tombar mas não sei se iria se estraçalhar toda ao cair ao chão.
    Me parece que ela tinha 150 metros de altura, e então suas fundações eram muito fortes e profundas.
     
  4. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Exato. E outra, no meio de uma batalha, ficar cavando taõ fundo assim, não me parece bom. O melhor, seria sitiar a Torre, de uma boa distância. Até porque, qualquer um que tentasse conquistar Isengard, gostaria de ter a Torre inteira.
     
  5. TRISTAN2007

    TRISTAN2007 Usuário

    Concordo com o Neithan, se um exercito nao pode com algo que nao pode ser destruido o melhor é cercar o local e esperar até com os membros que estao sitiados começam e necessitar de suprimentos basicos para a sobrevivencia como : agua e comida.
     
  6. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Existiam poucas coisas que os Valar não podiam. acho que isso não era uma delas.
     
  7. acredito que indestrutivel para os filhos de Iluvatar.

    os valar acredito que poderiam destruir tudo o que criaram.
     
  8. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Considere duas coisas:

    1) o Livro foi escrito na visão de Bilbo e depois por Frodo. Ou seja, era como os Hobbits enxergavam as coisas (ou acreditavam que eram as coisas, depois de escutar uma estória).

    2) É uma mitologia que Tolkien criou para a Bretanha, ou seja, o mundo da Terra-mèdia é da época de Perseu, Osiris, Rei Arthur. Das 7 maravilhas do mundo, temos apenas as Pirâmides como relativamente intactas (e ainda espetaculares). Todo o resto precisa ser escavado por especialistas para termos idéia de quão grandioso eram.

    Ou seja, podemos deduzir que eram "indestrutíveis" no sentido de que eram espetacularmente mais fortes que o normal, mas que tudo no final acabou, assim como acabou a Era dos Elfos, já que não temos nenhum sinal dessa "construção" na Europa.

    Tolkien considerava sua obra fantasia, mas ele tomou o cuidado para que possa ser considerada uma mitologia para seu povo. Poucas coisas que pareciam indestrutíveis para nossos ancestrais permanecem em pé, fisicamente falando. Faz sentido descrever algo indestrutível até para as mãos de Ents, mas que inexoravelmente dobre-se aos efeitos do Tempo e do Clima.
     
    Última edição: 21 Mai 2008
  9. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    Hmmm os Valar poderiam quase tudo, afinal, só não podiam gerar a vida.
    E ainda assim uns e outros se arriscaram nessa empreitada...
    Logo, feito por eles, poderia ser destruído por eles.

    E outra caso quisessem derrubar a torre nesse esquema de cavar um fosso ao redor e tentar abalar a fundação poderia não dar certo. A torre foi feita por Aulë, certo?
    Aulë que tinha participado da construção do mundo, certo?
    Logo, essa torre poderia estar ligada à construção do mundo... Já pensou, se sua fundação for o próprio mundo?! :think:

    Viajei?
     
  10. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Bom, pelo q eu sei Orthanc não é obra da natureza e sim uma constução humana ou/e elfica. Então se pode ser construída, pode ser destruída né?
     
  11. De qualquer modo, como citado acima, também creio que para qualquer Valar era sim possível uma destruição de Orthanc se fosse necessário!

    Principalmente de levarmos em conta o fato de que toda a matéria de Arda ou Terra-Média foi "construída" pelos Valar, então não há porque pensar que haja alguma coisa que eles não podiam fazer nos âmbitos de Arda!
     
  12. Fimbrethil

    Fimbrethil Esse chato é um

    Nossa!!! Viajou muito hehehehehhehehehehe
    Como assim a torre foi feita por Aulë?
    A Torre foi construída pelos Numenoreanos, por isso é forte e praticamente indestrutível, mas eu acredito que um poder igual ou maior que o dos Numenoreanos poderia destrui-la.
    Talvez se Sauron em pessoa tivesse ido aos Campos do Pelennor, ele teria derrubado os muros de Minas Tirith.
    Talvez...
     
  13. Ehtyaron

    Ehtyaron filho de Eruantano.

    a rocha era de grande poder, indestrutível, mas creio que nem Aulë teria problema em partí-la ao meio. E não há nada que seria páreo a Ilúvatar em toda Eä.
     
    Última edição: 21 Mai 2008
  14. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Quando se feririu a indestrutivel, é que era impossivel ser destruida por forças de Homens, Elfos ou seres existentes na Terra Média.

    Contra os Valar minha querida, ninguém pode.

    Eu duvido muito que até mesmo o próprio Sauron conseguiria destruir por completa Orthanc.
     
  15. Lórien Leaf

    Lórien Leaf Usuário

    Nossa gente!

    Se levarmos em consideração a altura de Orthanc que é de 150 metros e que cada andar possui uma média de 3 metros, isso significa que Orthanc se iguala a um arranha-céu de 50 andares. Muito alta mesmo e se Saruman tivesse caído dela como foi no filme tinha virado suco de tomate. kkkkkkkkkkkkkkk
     
  16. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Indestrutível literalmente é um tanto forçado, já que de alguma forma os númenoreanos recortaram, encaixaram e selaram as rocha do Pináculo. Talvez a engenhosidade dos homens de Ponente a tenham construído de uma maneira tão forte que nenhum exército da Terra-média seria capaz de arranhar a superfície da torre.

    Provavelmente os artífices de Númenor foram abastecidos com muitas informações do front de batalha (de Umbar, Minas Anor, Osgiliath e Ithlilien), principalmente sobre o poderio de Sauron e seus alidados e queimado muitos pergaminhos para chegar a atual forma de Orthanc.
     
  17. Arveleg

    Arveleg Men of The West

    Essa estratégia era muito usada desde o tempo dos Romanos. Cava-se um túnel do acampamento de cerco (disfarçadamente é claro!!) até a base da fortificação. Conforme eles iam cavando, colocavam vigas de madeira para sustentação. Quando a escavação na base da estrutura estivesse pronta, colocava-se fogo nas vigas e então o túnel cedia com tudo o que estava em cima. Mas isso levava um bom tempo para fazer.
     
  18. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Ela não é TÃO indestrutível assim, os Ents deram uma arranhada nela no ataque a Isengard...
     
  19. Dhanun

    Dhanun Eu sempre fui um

    Como já foi citado aqui, eu creio que "idenstrutível" ela era para os meios convencionais de cerco: Uma catapulta, por exemplo, não causaria dano algum a torre.
    Mas um cerco prolongado faria qualquer um dentro da torre morrer sem suprimentos.
     
  20. J.H.M.Franco

    J.H.M.Franco Usuário

    Acredito q cerco algum podesse causar dano considerável a torre, porém um trabalho prolongado buscando destruir as fundações da torre podesse derrubala d verdade.
     

Compartilhar