• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As terras do Leste

Haldor

Usuário

Estou aqui perante os grandes Valar e Maiar, e também a todos os quendi viventes nas terras imortais.
Sou novato no fórun e desejo começar uma discussão com o seguinte assunto:
O que deve existir ao leste, além do mar de Rhûn? Apenas montes de humanos bárbaros servidores de Sauron ou um reino bem maior e além da imaginação dos seres do universo onde ocorre O Senhor dos Anéis?
Talvez existam avari, ou então incríveis raças desconhecidas, mas nem por isso menos belas...
E porque não os eldar também não poderiam navegar a partir do Leste para as terras imortais???
:D
P.S: Não devemos nos esquecer de Alatar e Pallando os istari que foram ao leste.
 
Alo, Haldor do leste. Conheci poucos com coragem para fazer um topico assim que se cadastram (eu proprio naum fiz nehum topico ainda :mrgreen: ). Bem vindo.
O que existe alem do mar de Rhûn? Vamos ver... de povos que eu me lembre, temos os carroceiros, que talvez possuam um reino à nordeste do mar de rhun. temos os povos de Harad e Harad proximo, e outros povos que eu não me lembro. Já ouvi especulações de um reino de elfos, que estão ali desde o despertar, que estão resistindo faz tempo aos povos que acabei de citar. Mas tudo é muito especulativo, dada a falta de material do proprio tolkien à respeito.
Eu acredito em comunidades muito proximas daquelas que eram encontradas entre os homens da TM na 2º era (não os numenorianos - os outros). Um sociedade dividida em clãs, nada muito sofisticado como os povos do oeste de rhun. quanto aos elfos do leste... eu não faço a menor ideia, meu conhecimento é mais voltado aos povos humanos da TM (Ar-pharazon kicks Figolfin asses!!! :D ).
Quanto aos 2 maiars, esses podem se especular MUITO! Aparentemente eles seriam algo como os protagonistas do inico da 4º era. pelo qui sei, eles fundariam cultos que sobreviveriam por muito tempo alem da destruição de Barad-dûr. esses cultos seriam o novo mal, creio eu. Mas como não acredito em "novo mal", acho que eles morreram tentando cumprir o dever deles. de alguma forma foram traidos por saruman. 8-)
 
Bem Vindo! :D

Que nem o Mulder já disse, os povos do leste deviam ser parecidos com os bárbaros da idade média, muitos serviam a Sauron desde os Anos Escuros, e muitos ainda desde Melkor, mas dai tbm ja expeculei um pouco, mas as vezes ate é. E sobre animais, talvez vc encontre por lá umas Minhocas gigante, mas nao devem ser nada belas, no hobbit bilbo cita elas, mas hobbit é hobbit
 
Mulder, você acredita que Tolkien deixou os dois magos azuis, "perdidos" no Leste para poderem servir de gancho a continuação maléfica pós Sauron??

Acredito que Tolkien não premeditava muito as coisas quando escrevia, não esse tipo de coisa pelo menos, mas acho que há uma chance dele ter feito isso inconscientemente pensando na continuação do sda.....

Afinal.. o que se sabe sobre essa nova sombra no reino de Aragorn e Arwen?
Tudo o que eu ouvi ateh aogra foram especulçaões como essas....

De onde tiraram isso? alguém sabe?
 
Há um texto do próprio Tolkien, que se chama The New Shadow, sobre um culto que se desenvolve no reinado de Eldarion, algo assim, não lembro com clareza. Na Valinor tem, eu acho.
 
Não havia nada mais a ser dito, segundo ele. E eu concordo plenamente. O New Shadow é legalzinho, mas eu não acho que a Quarte Era pudesse render algo realmente bom. A partida dos Portadores do Anel foi a Chave de Ouro pra encerrar a Obra de Tolkien.

E eu gosto de sempre lembrar que a idéia de Tolkien é que a TM fosse uma Europa mítica e muito antiga. Então, o Leste seria algo assemelhado à Ásia e o Sul seria algo como a África. Legal, né? :D

Ah sim, e para os preguiçosos, o link: www.VALINOR.com.br :aham:

A Nova Sombra: http://www.valinor.com.br/artigos/artigo.asp?id=71 :wink:
 
E eu gosto de sempre lembrar que a idéia de Tolkien é que a TM fosse uma Europa mítica e muito antiga. Então, o Leste seria algo assemelhado à Ásia e o Sul seria algo como a África. Legal, né?
Sim, muito....

Deveras! Daí leva-me a pensar em duas coisas...
1. o Tolkien dizia-se narrador dos fatos e nao criador, e como ele disse, as religiões politeistas seriam as que nao tiveram contato com o deus unico, dai podemos pensar que o Brahmanismo (um estilo de Xamanismo/Druidismo) hindu poderia ser uma manifestação dos istari já que se dá por entidades divinas (valar) e seus intercessores magos na terra (os Brahmanes...)
2. Se o Professor botasse o sauron denovo em uma história seria realmente estressar o nome do cara, afinal de contas ele era sim um lord do mal, mas mesmo os lordes do mal alvejam sua aposentadoria num condomínio na Florida! hehe, mas sério, a partida dos portadores do anel selou a saga do sauron na TM.
mas isto tudo é viajem minha... mas acho que o maglor, o panda, o fearuin e a swanhild jah se acostumaram com meus devaneios....

Ow cara, realmente vc jah chegou incendiando.. hehe! :x
:lol: :lol: :lol:
 
Acho q a missao dos Magos Azuis no leste era de trazer os avari para as Terras Imortais. Ou ajudar os povos sob poder de Sauron.
 
Eu não acho que os "azuis" foram corrompidos. Se lembrem que saruman foi com eles e voutou só. Talvez tenha traido eles de algum jeito, ou sabe Deus o que for. É a unica coisa realmente concreta sobre o assunto: Saruman e os 2 foram - Saruman vouta sozinho. Vale lembrar que saruman já estava no caminho errado desde a chegada nos portos cinzentos.
 
Antes de mais nada, bem vindo, Haldor.
E quanto a Alattar e Pallando, foram para o extremo leste combater no mano-a-mano com os orientais, e daí vai ver que eles morreram, e seu fëa voltou pra Aman...porquê se eles não tivessem sido mortos ou corrompidos por Sauron, provalvemente eles iriam voltar para Aman pelos Portos Cinzenos, e isso não é citado.
Vai saber.
 
Haldor (seja bem vindo :D ): Não havia Eldar a leste do Rhûn. Os Eldar são os elfos que fizeram parte da Grande Marcha. A maior parte deles (Vanyar, Noldor, Falmari, Sindar) foi para Beleriand e os demais (Nandor) ficaram a leste das Montanhas Nebulosas. Não há registro, que eu saiba, de que elfos Eldar tenham voltado para algum lugar a leste do Rhûn. Os elfos dali eram todos Avari, e os Avari daquela região não tinham nenhum interesse em ir para o Oeste (Quendi e Eldar, HoME 11).

Perguntaram se tem alguma coisa no texto A Nova Sombra que possa ser relacionado aos dois Istari azuis. Não, não há. Pelo que eu sei, todo o material que existe a respeito deles está mesmo no ensaio no final do Contos e numa carta do Tolkien. E nada concreto, que eu saiba, sobre qual era a missão deles na TM. Nessa carta (211) o Tolkien diz, em um parágrafo de apenas onze linhas, que *acha* que eles foram para o Leste como emissários para terras inimigas, falharam nessa missão, e se tornaram os responsáveis por cultos secretos e tradições mágicas que sobreviveram nessas regiões depois da queda de Sauron.
 
É, e vale a pena lembrar também que Saruman nem sempre foi mau-caráter não. Ele foi se corrompendo aos poucos. Quando ele voltou do leste, ele ainda era alguém de boa índole.
 
Sabe-se que Saruman era um mago com boas índoles, como o Gandalf. Entretanto, seu fascínio pelo estudo dos anéis fez com que ele se corrompesse e desejasse para si o Um Anel. Como isso aconteceu apenas quando ele ficou em Orthanc, até então, ele não devia ter tentado corromper os magos azuis.

Entretanto, o destino dos magos azuis é algo que realmente deixa muito mistério. Afinal, se os istaris eram inimigos de Sauron, não deviam voltar para Aman quando o trabalho foi cumprido? Apenas Gandalf fez.

E por último, ao mesmo tempo que a ausencia dos magos azuis faz falta nos Portos Cinzentos, também não quer dizer muita coisa, pois Radagast não é citado e sabemos que ele não fora corrompido...
 
Muito Inteligente o comentário do Dragon Rider: não existe nada afirmando q o Radagast vai p/ os portos. Se ele ficou mais um tempo, Alattar e Pallando (se não tivessem morrido ou corrompido) poderiam ficar mais tempo tb...O maior problema (julgo eu) é q Tolkien não tinha uma idéia formada sobre eles. :D :D
 
Nemesis disse:
Antes de mais nada, bem vindo, Haldor.

Sim sim, bemvindo. :wink:

Nemesis disse:
E quanto a Alattar e Pallando, foram para o extremo leste combater no mano-a-mano com os orientais, e daí vai ver que eles morreram, e seu fëa voltou pra Aman...

Não, porque os Istari foram enviados para guiar e aconselhar os povos livres da Terra Média. Não para combater abertamente Sauron. Tanto que seus poderes e memórias foram severamente tolhidos pelos Valar antes de sua jornada.

Dragon Rider disse:
E por último, ao mesmo tempo que a ausencia dos magos azuis faz falta nos Portos Cinzentos, também não quer dizer muita coisa, pois Radagast não é citado e sabemos que ele não fora corrompido...

De certa forma, ele foi. Pelo menos a meu ver.

Você observa seu fascínio pela natureza... fascínio tamanho, que ele abandonou sua missão pra conviver com aquelas criaturas.

PS: Quanto aos magos azuis, vou pelo caminho cortado por Occam, até que novos dados surjam na discussão:

Eles foram pros Ermos e provavelmente foram mortos pelos povos de lá, servos de Sauron.
 
Radagast se apaixonou pela natureza da Terra-média. Ele pode até ter partido, mas não junto com Gandalf e os Portadores. Se ele foi, foi só mais tarde. Mas Radagast sempre foi fiel como Gandalf. Ele só era mais ingênuo. Ele podia até errar, e errou, pois acabou ajudando Saruman na captura de Gandalf, mas apenas porque sua inocência fazia com que ele não duvidasse da índole de outrem, ainda mais alguém como Saruman, que, no passado, havia sido um grande exemplo.

Allatar e Pallando foram para o Leste e não voltaram, o próprio Tolkien disse algo como: "o que aconteceu com eles eu não sei, mas podem ter sido os iniciadores de novos cultos após a queda de Sauron".
 
Alcarintur disse:
"o que aconteceu com eles eu não sei, mas podem ter sido os iniciadores de novos cultos após a queda de Sauron".
Poderia-se então imaginar que criaram um Culto da Luz no Harad Próximo e/ou Extremo Harad, de forma anular a influência maligna de Melkor e Sauron, onde foram lentamente educados e corrompidos para a Escuridão. Do Harad diz-se homens bárbaros, porém "homens de valor, que por muito enganados, aprenderam a odiar o Oeste". Considerando que tendo sido enganados e não malignos em sua índole natural, poderiam ser esclarecidos a eles e revelado a Luz do Oeste, e sendo que na Quarta Era considera-se que mantinham a amizade recém-adiquirida com os Reinos de Gondor ao Norte, não seria correto afirmar que se iniciariam então uma espécie de globalização entre os dois povos, talvez até mesmo serviços de intercâmbio, com o intuito de aumentar a cultura de ambos e firmar laços de amizade recém-descobertos?

PS: em momentos de devaneios escreve-se coisas incríveis... :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo