• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento As 5 melhores (21ª semana) - Engenheiros do Hawaii

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
200px-A_Revolta_dos_D%C3%A2ndis.jpg


Engenheiros do Hawaii
é uma banda brasileira formada em 1984 na cidade de Porto Alegre, que alcançou grande popularidade com suas canções irônicas e críticas. O vocalista Humberto Gessinger é o único integrante original a permanecer no grupo até hoje.

humberto_gessinger_16032005_02.jpg


Nas fotos abaixo é possível ver os músicos que passaram pelas várias formações da banda ao longo das últimas décadas:

enghaw_10001.jpg
engenheiros_do_hawaii.jpg
engenheiros-do-hawaii.jpg
Engenheiros+Do+Hawaii.jpg
O grupo nasceu com uma característica bastante humorada e crítica e isso já começa pelo nome da banda. O primeiro quarteto a formar a banda era composto por Humberto, Carlos Stein, Marcelo Pitz e Carlos Maltz, estudantes de Arquitetura da UFRGS, e alunos do curso tinham rivalidades com os engenheiros da universidade. Como os engenheiros costumavam usar bermudas praianas, de surfista, nada mais digno do que curtir com a cara deles e ainda serem criativos.

Integrantes Atuais: Humberto Gessinger, Gláucio Ayala, Fernando Aranha e Pedro Augusto

Ex-integrantes: Adal Fonseca, Augusto Licks, Bernardo Fonseca, Carlos Maltz, Carlos Stein, Fernando Deluqui, Luciano Granja, Lucio Dorfman, Marcelo Pitz, Paolo Casarin, Paulinho Galvão e Ricardo Horn

Formação Original: Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria)

Site oficial da banda: http://www2.uol.com.br/engenheirosdohawaii

Comentários: Pra mim foi com muita alegria ter acompanhado desde o surgimento esta banda que ganhou rápida projeção nacional na segunda metade dos anos 80 fazendo um pop/rock bem interessante em relação as outras bandas nacionais que estavam em maior evidência (Legião, Paralamas, Titãs, Barão Vermelho, etc) e nisso eles se tornaram uma ótima nova opção e conquistaram seu espaço.

Segue a minha lista:

Toda a forma de poder (Longe Demais das Capitais - 1986)
- Letra clássica, pra mim muito nostálgica com uma batida rápida, umas senão a que mais impulsionou a banda ao grande estrelato, com grande número de execução nas FM´s.


Piano Bar (Várias Variáveis - 1991) - Bem antes das bandas nacionais entrarem na onda dos acústicos da MTV, os Engenheiros já tinham sucessos que se adequavam perfeitamente ao formato instrumental desses programas e Piano Bar é um deles.


Era um garoto que como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones (O Pap é Pop - 1990) - Embora seja uma regravação de um antigo sucesso italiano que até então eu desconhecia completamente, aqui os Engenheiros deram um toque todo brasileiro a essa música que sintetiza bem como seria as faixas deste clássico álgum marcado bastante pelo uso de teclados e bateria eletrônica.


Terra de Gigantes (A Revolta dos Dândis - 1987) - Letra onde que pra mim fica bem expresso o senso crítico que a banda mostrava em suas canções dos anos 80.


Ninguém é igual a Ninguém (Gessinger, Licks & Maltz - 1992) - Essa é minha preferida da época da formação pra muitos considerada a mais clássica que foi com Humberto Gessinger ao lado de Carlos Maltz e Augusto Licks.

 
Última edição por um moderador:
Eu era mais fã do triunvirato Titãs, Legião e Paralamas, mas escutei bastante Engenheiros até meados de 1991, quando o sucesso excessivo de O Papa é Pop começou a me incomodar. Cheguei a ouvir Filmes de Guerra, Canções de Amor (que não me impressionou muito), mas só voltei a ter interesse na banda com o álbum Simples de Coração. Acho que o sucesso exauriu o grupo e os tornou pastiche deles mesmos, talvez por isso tenha gostado da tentativa de renovação em Simples de Coração.

1Terra de Gigantes (A Revolta dos Dândis, 1987)
A Revolta dos Dândis permanece sendo meu disco favorito dos Engenheiros e essa música, mesmo depois de tanto tempo, continua relevante para mim. É uma das melhores letras de Humberto Gessinger e é impossível não lembrar de versos como:

"A juventude é uma banda
Numa propaganda de refrigerantes."
2Segurança (Longe Demais das Capitais, 1986)
Uma amostra do humor peculiar da banda. Skazinho redondo. E é bacana ouvir 'bon vivant' rimando com Ray-Ban, Vietnã e Yves Saint-Laurent. XD
3Além dos Outdoors (A Revolta dos Dândis, 1987)
Não resisti e incluí outra grande canção da Revolta dos Dândis. Adoro particularmente o refrão:

Você sabe
O que eu quero dizer não tá escrito nos outdoors
Por mais que a gente grite
O silêncio é sempre maior.
4A Perigo (Simples de Coração, 1995)
Gosto do arranjo com o acordeom e da melodia dessa singela faixa de Simples de Coração.
5Ouça o que Eu Digo: Não Ouça Ninguém (Ouça o que Eu Digo: Não Ouça Ninguém, 1988)
 
Última edição por um moderador:
Olha foi díficil escolher apenas 5 de tantas ótimas músicas. Algumas eu coloquei de última hora, mas aí estão elas:

1 – 3x4
2 – Negro Amor
3 – Ninguém é Igual a Ninguém
4 – Números
5 - Pose
 
1. O Papa é Pop
2. Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles E Os Rolling Stones
3. Pra Ser Sincero
4. Terra de Gigantes
5. Infinita Highway
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo