1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Evento As 5 melhores (21ª semana) - Engenheiros do Hawaii

Tópico em 'Música' iniciado por Fúria da cidade, 30 Abr 2012.

1. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Engenheiros do Hawaii
    é uma banda brasileira formada em 1984 na cidade de Porto Alegre, que alcançou grande popularidade com suas canções irônicas e críticas. O vocalista Humberto Gessinger é o único integrante original a permanecer no grupo até hoje.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Nas fotos abaixo é possível ver os músicos que passaram pelas várias formações da banda ao longo das últimas décadas:

O grupo nasceu com uma característica bastante humorada e crítica e isso já começa pelo nome da banda. O primeiro quarteto a formar a banda era composto por Humberto, Carlos Stein, Marcelo Pitz e Carlos Maltz, estudantes de Arquitetura da UFRGS, e alunos do curso tinham rivalidades com os engenheiros da universidade. Como os engenheiros costumavam usar bermudas praianas, de surfista, nada mais digno do que curtir com a cara deles e ainda serem criativos.

Integrantes Atuais: Humberto Gessinger, Gláucio Ayala, Fernando Aranha e Pedro Augusto

Ex-integrantes: Adal Fonseca, Augusto Licks, Bernardo Fonseca, Carlos Maltz, Carlos Stein, Fernando Deluqui, Luciano Granja, Lucio Dorfman, Marcelo Pitz, Paolo Casarin, Paulinho Galvão e Ricardo Horn

Formação Original: Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria)

Site oficial da banda:

Comentários: Pra mim foi com muita alegria ter acompanhado desde o surgimento esta banda que ganhou rápida projeção nacional na segunda metade dos anos 80 fazendo um pop/rock bem interessante em relação as outras bandas nacionais que estavam em maior evidência (Legião, Paralamas, Titãs, Barão Vermelho, etc) e nisso eles se tornaram uma ótima nova opção e conquistaram seu espaço.

Segue a minha lista:

Toda a forma de poder (Longe Demais das Capitais - 1986)
    - Letra clássica, pra mim muito nostálgica com uma batida rápida, umas senão a que mais impulsionou a banda ao grande estrelato, com grande número de execução nas FM´s.

Piano Bar (Várias Variáveis - 1991) - Bem antes das bandas nacionais entrarem na onda dos acústicos da MTV, os Engenheiros já tinham sucessos que se adequavam perfeitamente ao formato instrumental desses programas e Piano Bar é um deles.

Era um garoto que como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones (O Pap é Pop - 1990) - Embora seja uma regravação de um antigo sucesso italiano que até então eu desconhecia completamente, aqui os Engenheiros deram um toque todo brasileiro a essa música que sintetiza bem como seria as faixas deste clássico álgum marcado bastante pelo uso de teclados e bateria eletrônica.

Terra de Gigantes (A Revolta dos Dândis - 1987) - Letra onde que pra mim fica bem expresso o senso crítico que a banda mostrava em suas canções dos anos 80.

Ninguém é igual a Ninguém (Gessinger, Licks & Maltz - 1992) - Essa é minha preferida da época da formação pra muitos considerada a mais clássica que foi com Humberto Gessinger ao lado de Carlos Maltz e Augusto Licks.

Última edição por um moderador: 6 Out 2013
  2. Quickbeam

Quickbeam Rock & Roll

Eu era mais fã do triunvirato Titãs, Legião e Paralamas, mas escutei bastante Engenheiros até meados de 1991, quando o sucesso excessivo de O Papa é Pop começou a me incomodar. Cheguei a ouvir Filmes de Guerra, Canções de Amor (que não me impressionou muito), mas só voltei a ter interesse na banda com o álbum Simples de Coração. Acho que o sucesso exauriu o grupo e os tornou pastiche deles mesmos, talvez por isso tenha gostado da tentativa de renovação em Simples de Coração.

[TABLE="class: tborder"]
    [TR]
    [TD]1[/TD]
    [TD]Terra de Gigantes (A Revolta dos Dândis, 1987)

A Revolta dos Dândis permanece sendo meu disco favorito dos Engenheiros e essa música, mesmo depois de tanto tempo, continua relevante para mim. É uma das melhores letras de Humberto Gessinger e é impossível não lembrar de versos como:

[/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]2[/TD]
    [TD]Segurança (Longe Demais das Capitais, 1986)

Uma amostra do humor peculiar da banda. Skazinho redondo. E é bacana ouvir 'bon vivant' rimando com Ray-Ban, Vietnã e Yves Saint-Laurent. XD
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]3[/TD]
    [TD]Além dos Outdoors (A Revolta dos Dândis, 1987)

Não resisti e incluí outra grande canção da Revolta dos Dândis. Adoro particularmente o refrão:

[/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]4[/TD]
    [TD]A Perigo (Simples de Coração, 1995)

Gosto do arranjo com o acordeom e da melodia dessa singela faixa de Simples de Coração.
    [/TD]
    [/TR]
    [TR]
    [TD]5[/TD]
    [TD]Ouça o que Eu Digo: Não Ouça Ninguém (Ouça o que Eu Digo: Não Ouça Ninguém, 1988)
    [/TD]
    [/TR]
    [/TABLE]

Última edição por um moderador: 6 Out 2013
  3. Ivo Basay®

Ivo Basay® Banned

Refrão de bolero
    Parabólica
    Pra ser sincero
    Infinita Higway
    Toda forma de poder

4. rochvellon

rochvellon Usuário

Olha foi díficil escolher apenas 5 de tantas ótimas músicas. Algumas eu coloquei de última hora, mas aí estão elas:

1 – 3x4
    2 – Negro Amor
    3 – Ninguém é Igual a Ninguém
    4 – Números
    5 - Pose

5. Eriadan

Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

1. O Papa é Pop
    2. Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles E Os Rolling Stones
    3. Pra Ser Sincero
    4. Terra de Gigantes
    5. Infinita Highway