1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[ Artigo ] As Guerras dos Glorfindels

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Deriel, 10 Ago 2004.

1. Deriel

Deriel Administrador

Categoria: 3 Michael Martinez
    Tipo: FAQ

Nome do Artigo: As Guerras dos Glorfindels
    Autor: Aquila Marin
    Descrição: Texto acerca dos Glorfindels de Arda

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Devo comentar que adorei esse texto. Não tem grande valor analítico, mas é prazeiroso de ler. E não sabia que já havia a intenção de ligar os dois Glorfindels no SdA. Mas pra mim a melhor parte foi a falando do T.C.B.S. Fiquei imaginando aqueles jovens discutindo e criando, e o enorme fruto que se originou daí, e a tragédia da guerra. As analogias do Martinez foram feitas com cuidado, servindo de comparação e não tentando impor um sentido restrito. Mostra que o Martinez não faz bem só os ensaios de análise mesmo.

3. Swanhild

Swanhild Usuário

Estou gostando muito desse texto. O Ringil tinha me alertado para o fato de que se tratava de um texto muito bom, e vindo dele essa opinião, tive a curiosidade de fazer a leitura (não tendo muito tempo para essas coisas eu sou seletiva com o que leio sobre Tolkien, e ultimamente tenho lido só os textos dos livros mesmo e outros que sejam realmente necessários).

Bem, uma coisa que eu adoro num texto sobre Tolkien é aprender algo novo. E de cara o texto já abre com essa nota, que para mim traz uma informação inteiramente nova e também um novo modo
    de encarar a HoME series:

Isso até onde dá para notar vem de material que eu não conheço ainda, certamente de um dos HoMEs 6 a 9. Esse é um dos poucos exemplos que eu conheço de aplicação da informação que está naqueles volumes da HoME series. Via de regra os volumes 1 a 5, 10 e 11 são bem estudados por causa do interesse em torno da construção do Silma pelo CT, enquanto que os volumes 6 a 9 são deixados de lado por se considerar que o SdA é cânon (premissa correta) e que portanto a informação que está nele é suficiente (conclusão falsa). Essa pequena nota no texto do Martinez é um claro exemplo de que essa visão é errada.

4. Swanhild

Swanhild Usuário

Bem, terminei de ler o texto. Agradável de se ler, e a parte inicial é muito boa. Apenas no final senti a falta de uma citação ao Quenta Noldorinwa na lista de textos que foram usados para o capítulo 23 do Silma:

5. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Concordo com você, Swan, a primeira parte é muito boa. Depois cai um pouquinho.

Compartilhar