• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[ Artigo ] As Guerras dos Glorfindels

Devo comentar que adorei esse texto. Não tem grande valor analítico, mas é prazeiroso de ler. E não sabia que já havia a intenção de ligar os dois Glorfindels no SdA. Mas pra mim a melhor parte foi a falando do T.C.B.S. Fiquei imaginando aqueles jovens discutindo e criando, e o enorme fruto que se originou daí, e a tragédia da guerra. As analogias do Martinez foram feitas com cuidado, servindo de comparação e não tentando impor um sentido restrito. Mostra que o Martinez não faz bem só os ensaios de análise mesmo.
 
Estou gostando muito desse texto. O Ringil tinha me alertado para o fato de que se tratava de um texto muito bom, e vindo dele essa opinião, tive a curiosidade de fazer a leitura (não tendo muito tempo para essas coisas eu sou seletiva com o que leio sobre Tolkien, e ultimamente tenho lido só os textos dos livros mesmo e outros que sejam realmente necessários).

Bem, uma coisa que eu adoro num texto sobre Tolkien é aprender algo novo. E de cara o texto já abre com essa nota, que para mim traz uma informação inteiramente nova e também um novo modo
de encarar a HoME series:

Na verdade, originalmente, Tolkien escreveu que "Glorfindel conta de sua origem ancestral em Gondolin", em uma nota que esquematizava os acontecimentos do Conselho de Elrond

Isso até onde dá para notar vem de material que eu não conheço ainda, certamente de um dos HoMEs 6 a 9. Esse é um dos poucos exemplos que eu conheço de aplicação da informação que está naqueles volumes da HoME series. Via de regra os volumes 1 a 5, 10 e 11 são bem estudados por causa do interesse em torno da construção do Silma pelo CT, enquanto que os volumes 6 a 9 são deixados de lado por se considerar que o SdA é cânon (premissa correta) e que portanto a informação que está nele é suficiente (conclusão falsa). Essa pequena nota no texto do Martinez é um claro exemplo de que essa visão é errada.
 
Bem, terminei de ler o texto. Agradável de se ler, e a parte inicial é muito boa. Apenas no final senti a falta de uma citação ao Quenta Noldorinwa na lista de textos que foram usados para o capítulo 23 do Silma:

O conto em O Silmarillion é um pasticho adaptado por Christopher Tolkien de "A Queda de Gondolin" e "De Tuor e sua Chegada a Gondolin".
 
Concordo com você, Swan, a primeira parte é muito boa. Depois cai um pouquinho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo