• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arda/Ëa

Dúnadan Thorongil

Mensageiro de Gondor
E ae pessoal, tudo bom? Bom essa minha dúvida muita gente deve saber, mas eu já procurei em muitas fontes e meio que não entendi direito heheh

Qual é a diferença entre Arda e Ëa? Eu li uma vez, não lembro onde, que um era como se fosse o planeta coisa assim. É isso mesmo?
 
Exemplificando, eu creio que seja assim. Ëa seria o universo, enquanto Arda seria apenas um planeta dentre tantos que consituiria esse universo.

Bom, isso é simplificando o máximo possível. Tem gente mais entendida no assunto no fórum, que pode te explicar melhor. ^^
 
Eä é como se fosse a canção transformada em algo material. Eä é a palavra dita por Eru para que o mundo se tornasse real. É algo como uma idéia.

Arda é como o planeta ficou conhecido como depois da chegada de Manwë.

É algo assim, Eru disse Eä, querendo dizer: Galera, esse é o resultado da canção. Logo, Eä se refere a tudo o que foi pensado na canção dos ainur.

Arda é o nome do mundo, o planeta, o nome que o Manwë achou mais bonitinho.
 
Eä: Na obra de ficção de J.R.R.Tolkien Eä é o nome do Mundo, que comporta Aman e a Terra-média, criado por Eru. Eä significa em élfico "Que seja". Sob o governo de Manwë, Eä recebe o nome de "Reino de Arda".

Arda: Arda, nas histórias de J.R.R. Tolkien, significa "o Reino", nome do universo de Tolkien.


Agora não vamos confundir "Universo" com espaço e constelações, e sim TUDO que Tolkien criou, ou seja, tudo é englobado.
 
Ao contrário Belf. Arda é a Terra. Eä, o resto tudo junto.
 
É completamente o contrário do que o Belfalas falou.

Eä é o universo bem como o conhecemos: milhares de estrelas no espaço e tudo o mais.
Arda é o planeta Terra. Embora já tenha ouvido por aí que Arda seria o sistema Sol-Lua-Terra.

Quando Eru apresentou aos Ainur o resultado de sua Canção, a visão que tiveram foi de uma esfera no Vazio. Essa esfera era Eä (o universo) e dentro dela ficava Arda (a Terra).
 
Hum... como Arda seria o sistema Sol-Lua-Terra se na Obra o Sol e a Lua não são astros, exatamente?

Mas concordo que Ëa seria o (espaço total) e Arda seria apenas o círculo do mundo.
 
Hum... como Arda seria o sistema Sol-Lua-Terra se na Obra o Sol e a Lua não são astros, exatamente?
Exatamente por isso que você falou: como o sol e a lua estão "dentro" de Arda, eles fariam parte da mesma. Por isso de dizerem as vezes que Arda é o sistema Sol-Lua-Terra.
Mas eu prefiro concordar que é apenas a Terra.
 
Eä: toda a existência, uma idéia, ''que seja'', concedida por Eru, seria como o que existe e fora disto está apenas o vazio, dentro de Eä, estão as estrelas, o sol, a lua, bem como o planeta(Arda).

Arda: tudo que compreende dentro dos círculos do mundo/planeta.

nota: meu entendimento sobre a questão.
 
Exatamente por isso que você falou: como o sol e a lua estão "dentro" de Arda, eles fariam parte da mesma. Por isso de dizerem as vezes que Arda é o sistema Sol-Lua-Terra.
Mas eu prefiro concordar que é apenas a Terra.

Ah tá. Eu tinha entendido que eles tinham citado o Sol e a Lua como astros mesmo.
Sorry :smile:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo