• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aparêcia dos Elfos

Tenho a impressão que Fingolfin também tinha cabelos escuros, mas não tenho certeza, e pode ser que não, já que ele também era filho de Indis.
parece que tem um HoMe que diz que ele tinha cabelos escuros.

eu também fiquei com dúvida, o que eram essses ciclos de vida?
 
Tolkien só falou especificamente como ruivo no caso de Maedhros mas eu acho que nada impede que existissem outros elfos ruivos, porém Maedhros era uma exceção já que ele não tinha parentes com essa cor de cabelo, isso mostra que provavelemnte ele foi realmente o unico, na verdade até onde lembro nem emsmo homens na terra-média são descritos como ruivos.
 
Imadofus disse:
Nerdanel, mulher de Fëanor, era ruiva, assim como Maedhros, Amrod e Amras.


Nossa! onde vc leu isso Ima? Se foi no silma ou contos, então passou despercebido por mim...
 
bm tipo que se agente pegar de uma forma geral, isot e, englobando outors mundos tb como os diferentes tipo de RPG nos veremos que realmente existem varios "tipos" de elfos: loiros, ruivos, morenos; c/ olhos de todas as cores: azui, verde, cinza, ocre, marrom, preto; e todo tipo de cabelo: liso, ondulado, cacheado, pequeno, grande.

bm quanto os citados (Feanor, Fingolfin,...) eu ñ sei dizer pq ainda ñ li o Silmarillion.
quanto a Cirdan...eh...po tipo que...bm...no filme ele aparece s/ barba, o quer dizer que o proprio Peter interpretou que Tolkien ñ quizesse que eles tivessem barba. Alem do que eles fariam melhor a imagem de "seres iluminados" se eles tivessem carinha de "bundinha de bebe" do que algo semelhante a uma parte "mal cuidada" rosto, certo?????????
 
ñ eh por nada ñ, mas se mahedros era ruivo, ele era filho de fëanor neh ?
entaum, assim,pelo q eu lembro celebrinbor era decendente de Fëanor, pode ñ ter nada haver, mas alguem sabe como ele era ?
 
bm agora eu me lembrei o TUOR ta na capa do CI entao quem tiver a curiosidade,a boa vontade de ir la procurar a capa p/ ver e, principalmente, tiver o livro podera perceber que naquele desenho, "totalmente" proporcional, onde a espada e o escudo sao maiores do que o proprio TUOR, ele e branco de cabelos negros e meio que "magrelo" e pelo jeito tem pelo menos uma barba mal-feita.
 
Re: Aparência dos Elfos

sobre Tuor, palavras de Gelmir e Arminas:
"Você não é um dos edain de outrora, que moravam nestas terras antes das Nirnaeth? E de fato creio que seja da famílida de Hador e Húrin; pois assim o declara o ouro de sua cabeça".

Por este trecho, não vejo nenhuma dúvida em relação a Tuor. Mesmo porque Tuor era um homem, não um elfo... e havia homens de todos os tipos na TM: sua aparência não seria muito diferente dos homens "reais".

Quanto a ilustrações, Legolas, eu tomaria um certo cuidado com elas. Os ilustradores interpretam uma obra de livre e espontânea vontade, e isso não significa que aquela seja de fato a descrição do autor - ainda que apenas "sugerida".

A barba... eu sou do time que Círdan é um deslize. E não vejo como afirmar que ele era o mais velho da TM - não há informações conclusivas prá isso. A dedução de que ele "deve" ser o mais velho vem justamente da barba - só que esse "terceiro ciclo de vida" também é bastante controverso, posto que a princípio os elfos não teriam ciclos, sendo imortais. No fim, ao meu ver, isso não passa de mais uma divagação de Tolkien, tentando corrigir as barbas do infeliz.

Vale lembrar que Tulkas também tinha barba. Porém, considerando que ele, de todos os valar, era o mais parecido com os humanos, em forma e gênio, pode-se supor que ele inspirou sua aparência em um humano, e não em um elfo. O mesmo pode-se dizer dos anões. Mas, o contexto geral da obra - e a própria observação de Christopher no CI depõe contra elfos barbados. Ok, foi o filho quem disse - porém esse filho viveu sua vida inteira ao lado do pai, acompanhou toda a produção de sua obra, e mais que ninguém conhecia suas opiniões...

Orelhas pontudas, é certo que eles tinham ( e a garota que achou o elfo no shopping perdeu uma ótima oportunidade: eu teria me aproximado dele justamente prá conferir as orelhas... 8-) )

Cabelos... bem, minha opinião sobre cabelos élficos vocês podem conferir aqui.

http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=35646

Alguma coisa eu já mudei em relação a alguns aspectos, mas no geral é isso.

Valeu !
 
Fabianderson disse:
ñ eh por nada ñ, mas se mahedros era ruivo, ele era filho de fëanor neh ?
entaum, assim,pelo q eu lembro celebrinbor era decendente de Fëanor, pode ñ ter nada haver, mas alguem sabe como ele era ?
A esposa de Fëanor era ruiva. Fëanor tinha cabelos escuros. Só Amras, Amrod e Maedhros puxaram a coloração do cabelo da mãe.
Fingolfin, irmão de Fëanor, também tinha cabelos escuros, e Finarfin era loiro.

Legolas disse:
bm agora eu me lembrei o TUOR ta na capa do CI entao quem tiver a curiosidade,a boa vontade de ir la procurar a capa p/ ver e, principalmente, tiver o livro podera perceber que naquele desenho, "totalmente" proporcional, onde a espada e o escudo sao maiores do que o proprio TUOR, ele e branco de cabelos negros e meio que "magrelo" e pelo jeito tem pelo menos uma barba mal-feita.
Tuor era loiro. A Lasgalen até colocou um trecho que confirma isso. O John Howe desenhou errado. Aliás, não gosto daquela ilustração.
 
Nesse caso, o John Howe também desenhou errado essa imagem de Fingolfin. Mas eu sempre achei que ele fosse loiro, para combinar com a armadura e o escudo.
 
Aldamar disse:
Nesse caso, o John Howe também desenhou errado essa imagem de Fingolfin. Mas eu sempre achei que ele fosse loiro, para combinar com a armadura e o escudo.
Sim, errou.
Sobre os cabelos do Fingolfin, a cor deles é dita em um dos HoME.
 
Fingolfin é dito explicitamente como de cabelos escuros no HoME 12, o Shibboleth of Fëanor, e implicitamente nos glossários do Silmarillion e Contos Inacabados, no verbete Finarfin, onde é dito que ele era o único filho de Finwë que tinha herdado os cabelos louros de Indis. Não me lembro muito bem onde se encontra a informação, mas os noldor até que tinham uma variação razoável de cores de cabelo, podendo ser totalmente negros (caso de Fëanor), castanhos escuros ou ruivos.

Além de Maedhros, Nerdanel e Amrod (o mais jovem dos gêmeos de Fëanor), eram ruivos. Amras tinha cabelos escuros.

No começo do capítulo de Tuor d'Os Contos Inacabados, há uma descrição do herói, ele era louro e o homem mais alto de sua Casa.

Eu não vou entrar na discussão da barba do Círdan mais uma vez, mas, na minha opinião, ou é um erro ou o trecho foi escrito numa época em que alguns aspectos da obra não estavam muito bem definidos. Afinal, quando Tolkien descreve os Príncipes de Dol Amroth, ele diz que graças ao sangue-élfico eles mantêm a jovialidade e são imberbes, já que ser imberbe é uma característica de todos os elfos. Como uma característica dos eldar, é de se esperar que neles se manifeste. Por isso Círdan pode ser um deslize.
 
Basicamenete, e me corrijam se eu estiver esquecendo algo, é assim:
1-Teleri: têm cabelos negros e lisos e olhos negros (elfos escuros), ou loiros lisos quase prateados com olhos azuis claros (sindar);
2-Noldor: geralmente cabelos e olhos negros e lisos ou levemente ondulados, mas era comum noldor com olhos cinzas;
3-Vanyar: olhos de um azul vivíssimo e cabelos de um loiro bem amarelo e ondulado.
Obs.: todos os elfos tinham a pele branca ou levemente morena ("bege"), no caso dos elfos escuros. Não há, digo já, preconceito, já que isso se devia ao clima dos lugares em que viviam (Valinor era de clima temperado, e o sol era rápido ali, enquanto os elfos escuros viviam no leste, em terras quentes). Nunca ouvi falar de elfos com cabelos ruivos, creio que só os humanos tinham essa cor.
 
Cësárin disse:
Basicamenete, e me corrijam se eu estiver esquecendo algo, é assim:
1-Teleri: têm cabelos negros e lisos e olhos negros (elfos escuros), ou loiros lisos quase prateados com olhos azuis claros (sindar);
2-Noldor: geralmente cabelos e olhos negros e lisos ou levemente ondulados, mas era comum noldor com olhos cinzas;
3-Vanyar: olhos de um azul vivíssimo e cabelos de um loiro bem amarelo e ondulado.
Obs.: todos os elfos tinham a pele branca ou levemente morena ("bege"), no caso dos elfos escuros. Não há, digo já, preconceito, já que isso se devia ao clima dos lugares em que viviam (Valinor era de clima temperado, e o sol era rápido ali, enquanto os elfos escuros viviam no leste, em terras quentes). Nunca ouvi falar de elfos com cabelos ruivos, creio que só os humanos tinham essa cor.

Gente, eu fico imaginando de onde vem tanta imaginação (chega a ser temerário, gasp). 8-O

Cësárin, vc poderia postar, por favor, as fontes ( ou citações) de onde vc tirou essas informações de liso, ondulado, azul vivo, negro, pele beje...ou até mesmo essa definição de "elfo-escuro" como algo relacionado à pele?
icon_blink.gif


Por que elfo-escuro, prá mim, são simplesmente aqueles que nunca viram a luz das Árvores... independente de pele, local de moradia, clima (!) etc...
icon_mrgreen.gif
 
Lasgalen disse:
Gente, eu fico imaginando de onde vem tanta imaginação (chega a ser temerário, gasp). 8-O

Cësárin, vc poderia postar, por favor, as fontes ( ou citações) de onde vc tirou essas informações de liso, ondulado, azul vivo, negro, pele beje...ou até mesmo essa definição de "elfo-escuro" como algo relacionado à pele?
icon_blink.gif


Por que elfo-escuro, prá mim, são simplesmente aqueles que nunca viram a luz das Árvores... independente de pele, local de moradia, clima (!) etc...
icon_mrgreen.gif
Acho que quanto aos cabelos dependiam muito do salão de beleza utilizado, e moda do local.

Mas quanto à pele, nunca ouvi (ou li) nada a respeito.
 
Quando eu digo elfo-escuro também estou me referindo aos elfos que não foram a Valinor e não viveram em junto a Melian, ficando bem mais a leste. Nós sabemos que no leste as terras eram mais quentes. Quanto aos noldor, na descrição de vários deles podemos ouvir dizer que tinham cabelos negros e olhos cinzas (Arwen, Elrond...), ou negros (Fëanor). Inclusive, a família de Aragonr era mais ou menos assim, e era aparentada de Arwen (de muitas gerações anteriores, é claro!). A casa de Finarfin era exceção, pois havia sangue Vanyarin ali. Tolkien, à época da guerra da ira, se refere às "hostes douradas dos Vanyar", e imaginei (somando a isso o fato de a casa louríssima de Finarfin ter sangue vanyarin) que cabelos louros escuros ou dourados fossem a regra pra essa classe de elfos. Quanto aos sindar, me lembro do elfo escuro que se casou com uma noldo (eles tiveram um filho que acabou levando à ruína de Gondolin, mas não me lebro do nome), ele era um telere e tinha cabelos pretos. É dito que Thingol tinha cabelos louros bem claros, e imagino que Celeborn, que era seu parente, também os tinha. Acho que a luz de Melian influenciou a aparência de Beleriand, e, por isso, dos sindar, tornando-os mais belos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo