1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Aparêcia dos Elfos

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Anakruss, 23 Mar 2004.

1. Anakruss

Anakruss Usuário

vc q é viciado em raças saberia me responder como seria a aparencia certa dos elfos de acordo com Tolkien?
    Seria igual a aparencia dos elfos do Peter J.:
    altos,
    cabelos lisos e compridos,
    as orelhas em forma de folha,
    olhos claros...

E como será a aparencia dos principais representantes da raça como:
    Fëanor, Finfolfin, Finrod, Finwë, Finarfin, Tuor,...

outra coisa: elfos podem vir a ter barba? :o?:

2. Proview

Proview Go

Todos os elfos são altos e esbeltos...
    Alguns possuem cablos lisos ou ondulados e as cores são dourado (loiros), ruivos, pretos e prateados...
    Os elfos são imberbes por natureza... Cirdan é o único elfos com barba.

3. Anakruss

Anakruss Usuário

pq só Círdan?

4. Proview

Proview Go

Não se sabe ao certo...
    Provavelmente foi um deslize de Tolkien...
    Ele escreveu uma versão antiga em q Cirdan tinha barba e, posteriormente, esqueceu de corrigir esse detalhe...

5. Anakruss

Anakruss Usuário

Valeu!

6. Proview

Proview Go

Só p/ por uma pequena correção de meus posts anteriores:
    Talvez isso não tenha sido esquecimento não... e Parece q Cirdan tbm não era o único elfo de Barba. Vejam só essa nota lateral q o Deriel descobriu do Vinyar Tegwar 41:
    Incrível não? 8O

7. Deriel

Deriel Administrador

Malditas citações obscuras :disgusti: Tem mais uma coisa sobre barbas que eu vou postar no Valinor Obras hoje ainda

8. Curufinwë ¥

Curufinwë ¥ Usuário

Fëanor era alto, belo de rosto e dominador, tinha os cabelos negros e lustrosos.
    Dá uma olhada no meu avatar!!!

9. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Só uma coisa: as orelhas em forma de folhas são dadas como certas em algum lugar?

10. kilson Viegas

kilson Viegas Usuário

Os elfos seriam muito semelhantes aos homens porem eram todos belos, esse lance da orelha é folclore já q Tolkien não fez menção a elas........
    E havia algo em seu olhar q denunciava a sua longa maturidade apesar de sempre aparentarem ser jovens

11. Tilion

Tilion Administrador

Tolkien menciona as orelhas dos elfos sim em um trecho do HoMe V, "The Lost Road and Other Writings":

"Las (1)
    *lasse 'folha': Q lasse, N lhass; Q lasselanta 'queda-das-folhas, outono', N lhasbelin (*lassekwelene), cf. Q Narquelion [ KWEL ]. Lhasgalen 'Verdefolha' (Nome gnômico de Laurelin). (Alguns acham que esta está relacionada com a próxima [entrada] e à *lasse 'orelha'. As orelhas quendianas eram mais pontudas e em forma de folhas do que [as humanas].)"

Esse é um trecho do Etimologias, o mais completo compêndio sobre as línguas élficas escrito pelo próprio Tolkien.

Gnomos é como os Noldor eram chamados nos estágios mais primitivos do legendário, embora a língua gnômica mencionada aqui seja o nome antigo do noldorin, que acabou virando sindarin mais tarde.

12. Então os elfos começam a ter barbas a partir do seu "terceiro ciclo da vida". O que seria isso?? E, de quebra, quem era o elfo mais velho vivo na TM?

13. Vëon Alcarohtar

Vëon Alcarohtar Usuário

Com relação ao ciclo de vida, não posso afirmar com certeza, mas o elfo mas velho da TM acho q era elfa... Galadriel (me corrijam se estiver errado, mas ela não vive desde a 1 Era? :wink: )

Vëon, Elfo Tupiniquim

14. Proview

Proview Go

Na terra-média era Cirdan, de certeza absoluta...
    Sim ela está viva desde antes da 1º era do Sol (ela nasceu em Valinor), mas Cirdan é ainda mais velho q Galadriel (muuuito mais velho por sinal).

15. Vëon Alcarohtar

Vëon Alcarohtar Usuário

16. Proview

Proview Go

Cirdan participou (de certeza) da Grande Viajem até Beleriand, e não foi p/ Aman junto dos outros teleri...
    Já Galadriel nasceu em Aman, depois da Grande Viajem...
    Eu supus q ele era beeem mais velho, pq antes dentre os elfos q ficaram em Beleriand, Cirdan já era lider de um grupo deles chamados de elfos-das-falas...
    Assim ele tinha q ter uma certa idade e sabedoria, p/ ser considerando um líder...

Mas realmente ninguém pode dizer com certeza se ele despertou ou nasceu...

17. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Bem, eu entrei em contato com o webmaster da Dúvendor e ele me disse que nem ele tem certeza se o Círdan nasceu ou despertou. Portanto, não dá pra saber a verdade. Mas com certeza ele era o mais velho elfo na Terra Média, o cara tinha até barba!!! (e graças à revelação de Lord Deriel isso pode ser possível sim!)

E Tilion, agora eu tenho provas o suficiente pra acreditar ue as orelhas pontudas não eram fruto da minha imaginação!

18. kilson Viegas

kilson Viegas Usuário

Então eu estava errado os elfos possuen orelhas pontudas, isso é supresa pra mim :mrgreen:

Quanto a Cirdan na minha opnião ele é o cara mais velho

19. °Arien°

°Arien° Usuário

Sobre Fëanor já falaram.
    "Finarfin era semelhante à sua mãe (Indis, dos vanyar) em mente e corpo e possuía o cabelo dourado dos vanyar, seu temperamento nobre e gentil e seu amor pelos Valar".
    "Finrod saíra ao pai no belo rosto e cabelos dourados, bem como no coração nobre e generoso"
    sobre Tuor, palavras de Gelmir e Arminas:
    "Você não é um dos edain de outrora, que moravam nestas terras antes das Nirnaeth? E de fato creio que seja da famílida de Hador e Húrin; pois assim o declara o ouro de sua cabeça".
    Finwë eu acho que tinha cabelos escuros, já que era um noldo e olhos cinzentos, mas agora não consigo encontrar nenhum trecho sobre isso
    Tenho a impressão que Fingolfin também tinha cabelos escuros, mas não tenho certeza, e pode ser que não, já que ele também era filho de Indis.

20. Siëlenor

Siëlenor Usuário

Ah, bem, não tem muito a ver com o assunto, mas eu vou postar assim mesmo:
    Hoje eu estava passeando no Shopping com as minhas amigas e vi, na praça de alimentação um homem IGUAL a um senhor elfo!!! Ele era alto, bonito, magro, mais ou menos 40 anos e o mais incrível, tinha cabelos compridos, até o meio das costas, lisíssimos e prateados.
    Eu cheguei a ficar assustada. Parecia que o cara tinha saído da gravação do SdA.
    Infelizmente não consegui ver se as orelhas dele eram pontudas :disgusti:

Compartilhar