• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anúncio exibindo um recém-nascido homossexual gera polêmica na Itália

... atualmente vê-se a homossexualidade como se algumas pessoas viessem "programadas" para tal, sendo que o meio ativaria ou não...

Pode-se citar como um tipo de discussão que envolve as teorias do desenvolvimento cognitivo: inatista, ambientalista, e interacionista.

Acho que posso enfatizar um pouco do interacionismo, onde a criança já nasce pré-disposta a seguir alguns conhecimentos que se dizem 'biológicos', mas esse conhecimento é articulado com influências do meio.

Eu acho que a campanha força bem essa teoria, de que deve haver algo de genético no ser humano recém-nascido, que deve nascer com uma pré-disposição a ser homossexual ou não, mas eu concordo que o meio influencia bastante na escolha.

Quanto ao futuro do bebê, bem... essa questão já será uma questão de moral a ser levantada pela própria pessoa da imagem, daqui a uns 15, 20 anos. Enquanto ela é um bebê, ela não sabe o que quer, talvez tenha isntinto pra isso, mas não tenha refletido sobre as influências do meio em que ela vive. É o que acho.
 
A criança ali funciona como um ator, não há motivo para ela se sentir ofendida por ter feito esse papel. Pode-se falar que feriram a liberdade dela, não dando a opção de escolher ou não o papel (podendo, no futuro, não gostar dele), mas se fosse assim poderíamos criticar todas crianças dessa idade e até mais velhas que participam de vários filmes, novelas, etc; o fato de que papel elas fizeram acaba sendo pouco importante, se fossemos criticar a "liberdade".
 
Sem falar que é um recém nascido com cara de joelho, como todos os outros bebes, e com o rosto desfocado. É um bebe completamente anônimo e vai continuar sendo daqui 15 ou 20 anos.
 
Mas então que colocassem o boneco Falcon, ou a Barbie, ou os Ursinhos Carinhosos. Já que a propaganda era atingir em cheio os adultos, nada melhor do que os brinquedos preferidos da infância de muita gente para derrubarem o preconceito.
 
Mas então que colocassem o boneco Falcon, ou a Barbie, ou os Ursinhos Carinhosos. Já que a propaganda era atingir em cheio os adultos, nada melhor do que os brinquedos preferidos da infância de muita gente para derrubarem o preconceito.

Não, tinha que ser uma pessoa. Não tem nada referente à infância na proposta, mas ao ser humano em si. E não é apenas destinada aos adultos, visto que o anúncio vai ser colocado próximo a escolas, por exemplo.

Nada de mais em colocar uma criança, era o meio mais efetivo e mais claro de passar a mensagem.
 
Eu respeito a opinião de todos, apesar de nem sempre concordar com tudo. Mas não consigo aceitar o fato de que a pessoa já tenha nascido "homo" ou "hetero"...acredito sim na influência de muitos outros fatos e pessoas que venham a fazer parte da vida desde recém-nascido.
 
Sobre a questão genética x opção.. bom isso é aquele famoso dilema de eu traço meu caminho ou tudo está predestinado e sou apenas um maria vai com as outras?:P

Eu até acho que podem ocorrer 'genes' que se ativados possam causar essa pré-disposição.. de repente mexendo na produção de hormônios ou na percepção do meio ambiente. A questão é que não devemos esquecer que os genes não são pó de pirlimpimpim que tá ali e faz a mágica acontecer... na ignorância da humanidade a única coisa que temos mais certeza é que eles estão ali primordialmente para transcrever proteínas. E aí minha dúvida, o que uma proteína poderia efetivamente fazer para alguém se sentir atraído por alguém do mesmo sexo? Além do mais óbvio, que é negar toda a carga primitiva contida no nosso DNA que tá louquinho para replicar e se espalhar por aí? (ou seja, se reproduzir, logo, com alguém do sexo oposto?). Essa pergunta não é retórica, por mais que pareça.. realmente acho interessante buscar isso, pois acredito que algo deve ocorrer sim...

Com certeza há diversas ações que uma (ou diversas) ptns podem fazer no nosso corpo que gere essa tendência homossexual, apesar do meu parco conhecimento sobre anatomia e desenvolvimento animal... o que me atiça nisso é que olhando fria e racionalmente isso (assim como diversos outros comportamentos nossos, como comer batata frita e se encher de radicais livres, mas é tão BAUM) seria uma anomalia genética.. (OMG, morri apedrejada) Pq? Pq no momento em que a pessoa escolhe ser homossexual (excluindo-se as possibilidades laboratoriais) ela está dizendo para tds seus gametinhas felizes e consequentemente suas cadeias de DNA que para eles acabou por aí.. que eles não seguirão em frente e não irão se reproduzir... e isso, biologicamente falando, é o fim. Logo, racionalmente, eu me pergunto pq dentre tds as possibilidades genéticas derivadas de mutações e afins, se a homossexualidade é guiada por isso, pq ela surgiu E se mantém?

- Não faz sentido geneticamente, pois os pares homossexuais não deixariam descendentes, portanto, não passariam esses genes responsáveis pela homossexualidade para frente (apesar de sim, mts serem casados ou não assumirem, etc etc, e portanto estariam passando esse gene para frente, mas seria questão de tempo de ir cada vez diminuindo mais a 'tendência', com a aceitação e recorrência de casais atualmente- e a diminuição não é o que ocorre!)- Eu, ao contrário de muitos aí, não tenho amigos homossexuais, simplesmente por falta de oportunidade (ou por ignorância da verdade, mas aí presumo que eu não era tão amiga assim >P). Porém, acho que é pouco recorrente o fato de filhos homossexuais terem pais homossexuais.
3) É um suicídio genético fadado à extinção da espécie. :P Pensando geneticamente, eu (super leiga em evolução!) não consigo pensar em pontos muito positivos para essa "nova" 'adaptação' ao meio..

Porém podemos pensar que talvez, (como tdo que eu disse acima:especulando), pode ser até um 'meio de controle' que foi selecionado em prol de toda a humanidade para controle de nascimentos... Meio que no conceito, mas obviamente não no estilo, lemmings.. Mas não sei, não acho que seria isso..

Porém, não acredito apenas na força-motriz-dos genes, e acredito que nós, pela consciência que temos, passamos (até demais) essa fase de 'reprodução à tdo custo' primitiva e nos permitimos à prazeres que não são a melhor opção para nosso físico (fumar, comer coisas gostosas gordurosas, stc), nos impedindo de deixar descendentes mais aptos.. Logo, se já fazemos escolhas nesse nível, não sei pq a homossexualidade tem que ser arrastada para esses critérios primitivos de 'está no gene' e não assumir que é algo que a pessoa acaba admitindo por teoricamente deixá-la mais eliz..


Bom.. além disso eu acho que mesmo ocorrendo efetivamente 'genes tendenciosos', não seja algo predisposto do msm jeito, pq mesmo que a pessoa tenha o gene, não quer dizer que ela vai transcrever a ptn ou o que quer q seja e que aquilo será o suficiente para sua mudança de comportamento! Eu acho que os fatores do meio que a pessoa vive, cresce, percepções do mundo.. tdo isso conta muito mais... e pode acabar sendo sim algo inato, mas específico daquela pessoa naquele contexto! Pq do jeito que ela teve a vida dela, a direcionou para esse caminho ou a possibilitou novas abordagens.. Não acredito em extremismos... portanto se há influência genética, acho que ainda assim não é o fator decisivo, mas sim o caminho que a pessoa vai construindo ao longo da vida... e nisso, podem ocorrer sinais internos que ajudem no processo, mas não sejam os determinantes..


Tinha mais uns argumentos, mas além de tarde e com sono, e de já ter enjoado à qq umq tenha lido, eu esqueci XD

*Sobre o bebê.. bem, achei que foi muito mais para sensacionalismo do que para obter alguma conscientização por parte das pessoas, e isso por si só já o desmerece para mim...

Edit: Olha só o que acabei de ler no notícias e tal, assim como tem milhares de outras: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL158682-5603,00.html
 
Última edição:
1192136445083.jpg
 
tadinha da criança nasce e ja dizem oque éla vai ser...
Eu acho e eles fizeram uma bela porcaria pq não a como uma pessoa ja nascer com sua sexualidade formada isso vem de anos pra se formar...
Mas foi o jeito que eles encontraram para serem ouvidos...
 
usar criança pra isso é um absurdo, recem entaum nem falo, os pais da criança deveriam levar na cabeça. Nada contra homossexuais...tenho varios amigos e amigas q curtem outro sexo respeito 100% mas colocar criança para uma campanha no way, sou contra total... e ca entre nos, italia frança brasil, q seja, o papa poderia morar em qqr lugar q ia ter homossexuais da mesma forma e na europa é lotado...
 
Eu fico impressionada é com a incapacidade de alguns em compreender a mensagem da propaganda... :roll:

Enfim, o caso é que crianças passam a imagem de inocência total, e sexo (em qualquer de suas modalidades) é uma coisa muito suja para ser atribuída a bebês... :lol:
 
Última edição:
É verdade, essa campanha também era polêmica. Como será que esse feto abortado vai se sentir daqui a 15, 20 anos, quando encontrar esse anúncio guardado em algum lugar?
:rofl:ZILLA

Você precisaria fazer algumas pesquisas antes de dizer o que é fato ou não, né? Mas tem uns tiozinhos de jaleco que já estão fazendo e, volto a insistir, atualmente vê-se a homossexualidade como se algumas pessoas viessem "programadas" para tal, sendo que o meio ativaria ou não (e aí entraria na questão que o Maedhros falou de assumir ser gay. aliás, acho que antes de assumir para outras pessoas, já é um passo bem grande - dada nossa sociedade preconceituosa - assumir isso para si.).
Nisso eu concordo. Até alguém achar um sim ou não cientificamente para a questão de nascer programado para um tipo de orientação sexual, é besteira ficar aqui colocando nossas opiniões de leigos sobre o assunto.

Mas (adoro um mas...:lol:) imagino que qualquer que for a opinião de todos os geneticistas, não vai interferir na OPÇÃO sexual que o individuo escolher.

Penso assim. O rapaz daqui a uns (sei lá vamos chutar aqui 20 anos) anos vai até a farmácia e compra o Teste de Homossexualismo. Sim, igual ao de grávida mas com o intuito diferente. Depois de várias pesquisas os médicos descobriram que é possível dizer se a pessoa será ou não homossexual. O Pai do cara, muito receoso porque no futebol de sábado todos os amigos juram de pé juntos que os filhos fizeram e deu negativo, ordena que ele vá fazer o teste.
Bem, ele vai lá e faz. Pronto. Deu negativo. O pai todo orgulhoso fica feliz.
O sujeito fica meio assim e cresce com isso e depois de algumas tentativas frustantes com o sexo oposto, se apaixona pelo vizinho.

E ai eu pergunto. O que muda? O que tem de diferente dos dias de hoje?
A situação poderia ser inversa. O resultado poderia ser Positivo mas o cara, pela criação rígida dos pais e a sociedade que ele vive o fez se sentir super confortável com uma mulher a ponto de nem ter olhos para homens...

Isso tudo pra mim é e sempre será uma maneira de racismo.
Tentar separar indivíduos da mesma raça por uma questão de gosto já tentou ser feito por um Austríaco Louco de Bigodinho feio...
Será que não aprendemos nada?
 
Thatá disse:
Eu respeito a opinião de todos, apesar de nem sempre concordar com tudo. Mas não consigo aceitar o fato de que a pessoa já tenha nascido "homo" ou "hetero"...acredito sim na influência de muitos outros fatos e pessoas que venham a fazer parte da vida desde recém-nascido.

Mas aí é que tá. Eu também não acredito numa predisposição genética à homossexualidade. Para mim, é o meio que vai moldando a pessoa. E como é o meio, não é uma escolha ou opção. E isso faz com que seja uma coisa natural, com o tempo, etc. Por isso o uso da imagem de um recém-nascido. Pois ele pode muito bem vir a ser um homossexual. Não sendo uma opção, propriamente dita.
Não que apenas o meio, interfira na sexualidade. Senão, casais de homossexuais também tenderiam a ser homossexuais. E casais de heterossexuais nunca se "transformariam" em gays.
 
Esse é o problema, Dirhil. Se é uma questão de escolha, porquê colocar um recém-nascido? É querer brincar de vidência ao definir a opção sexual de alguém com uma pulseirinha que alguém colocou. Alías, duvido que qualquer um se lembre de alguma coisa com um mês, cinco, dez ou um ano de vida.

E já que assunto era causar impacto para a questão, eu pergunto: quem poderia obter uma maior repercussão? Um astro como Michael Jordan convocar a imprensa e assumir sua homossexualidade, ou um bebê anônimo? Com quem as pessoas teriam maior simpatia? Alguém de grande fama que teve coragem de assumir-se em público ou simplismente alguém que teve a brilhante idéia de usar uma criança, como o próprio publicitário?
 
Elring disse:
Esse é o problema, Dirhil. Se é uma questão de escolha, porquê colocar um recém-nascido? É querer brincar de vidência ao definir a opção sexual de alguém com uma pulseirinha que alguém colocou. Alías, duvido que qualquer um se lembre de alguma coisa com um mês, cinco, dez ou um ano de vida.
MAs aí é que está!!! Não é uma questão de escolha!
E é isso que a campanha simboliza!

Elring disse:
Um astro como Michael Jordan convocar a imprensa e assumir sua homossexualidade, ou um bebê anônimo? Com quem as pessoas teriam maior simpatia? Alguém de grande fama que teve coragem de assumir-se em público ou simplismente alguém que teve a brilhante idéia de usar uma criança, como o próprio publicitário?
Michael Jackson chamaria mais atenção sempre. Mesmo que assumisse que tira meleca do nariz e gruda debaixo da mesa.
 
Mas aí é que tá. Eu também não acredito numa predisposição genética à homossexualidade. Para mim, é o meio que vai moldando a pessoa. E como é o meio, não é uma escolha ou opção. E isso faz com que seja uma coisa natural, com o tempo, etc.
...
Não que apenas o meio, interfira na sexualidade. Senão, casais de homossexuais também tenderiam a ser homossexuais. E casais de heterossexuais nunca se "transformariam" em gays.



Di, sério, não entendi...pode me chamar de pateta se quiser, hoje eu tô realmente zumbi.

Se não é apenas uma questão de predisposição genética, o que realmente não acredito a não ser que me provem cientificamente, mas o meio em que a pessoa vive também influencia. Como pode não ser uma questão de escolha ou opção?

Como você mesmo disse, filhos de casais homossexuais tenderiam a ser homossexuais também e o mesmo aconteceria com os heterossexuais. E não é assim que funciona. Ai é o que acredito ser mais influenciavel e demonstra que realmente é uma questão de escolha. A criança cresce naquele convívio, a maioria diria que ela tem toda tendência de ser igual aos pais, mas não é...ela escolha ser diferente.
 
Di, sério, não entendi...pode me chamar de pateta se quiser, hoje eu tô realmente zumbi.

Se não é apenas uma questão de predisposição genética, o que realmente não acredito a não ser que me provem cientificamente, mas o meio em que a pessoa vive também influencia. Como pode não ser uma questão de escolha ou opção?

Como você mesmo disse, filhos de casais homossexuais tenderiam a ser homossexuais também e o mesmo aconteceria com os heterossexuais. E não é assim que funciona. Ai é o que acredito ser mais influenciavel e demonstra que realmente é uma questão de escolha. A criança cresce naquele convívio, a maioria diria que ela tem toda tendência de ser igual aos pais, mas não é...ela escolha ser diferente.

Mas ninguém disse que é um ou outro, mas sim a hipótese de que uma pré-disposição genética aliada a fatores do meio gerem uma tendência.

Não são idéias conflitantes, são na verdade idéias complementares.
 
Mas ninguém disse que é um ou outro, mas sim a hipótese de que uma pré-disposição genética aliada a fatores do meio gerem uma tendência.

Não são idéias conflitantes, são na verdade idéias complementares.

Pera ai, pelo que entendi até agora tem gente dizendo que não é uma questão de escolha mesmo. E por isso estou questionando, pq o que eu entendi da campanha é exatamente isso, que não é uma questão de escolha, a pessoa nasce assim e pronto. E, eu discordo totalmente, porém não significa que todos devam pensar da mesma forma, estou apenas tentando entender os fatos.

Se são disposições genéticas, que ninguém comprovou ainda, com uma tendência do meio de convivência da pessoa...pra mim fica entendido que então é sim uma questão de escolha da vida de cada um.
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo