• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Anúncio exibindo um recém-nascido homossexual gera polêmica na Itália

Thatá disse:
pra mim fica entendido que então é sim uma questão de escolha da vida de cada um.

Uma questão de escolha seria se vc acordasse um dia e dissesse: "A partir de hoje sou lésbica". Você optou por essa escolha.

Só que não é isso que ocorre.

E eu acho que ninguém em sã consciência optaria em ser homossexual. Ninguém optaria por escolher uma vida de exclusão e preconceito, apenas por escolha
 
Uma questão de escolha seria se vc acordasse um dia e dissesse: "A partir de hoje sou lésbica". Você optou por essa escolha.

Só que não é isso que ocorre.

E eu acho que ninguém em sã consciência optaria em ser homossexual. Ninguém optaria por escolher uma vida de exclusão e preconceito, apenas por escolha


Mas Di, tem muitas escolhas que fazemos na vida e sabemos das consequências, inclusive em muitos casos de preconceitos que enfrentaremos. A exclusão faz parte da vida, do cotidiano de muitas pessoas, independente das escolhas que elas fazem, mesmo assim ainda há pessoa que não tem medo de enfrentar suas escolhas e o restante da população.

Bom, eu falo isso baseada na história de um amigo meu que é homossexual. Mas talvez eu não seja a pessoa certa pra discutir isso, eu reamente não entendo essa questão de escolha ou não, lindinho, sério.
 
Pera ai, pelo que entendi até agora tem gente dizendo que não é uma questão de escolha mesmo. E por isso estou questionando, pq o que eu entendi da campanha é exatamente isso, que não é uma questão de escolha, a pessoa nasce assim e pronto. E, eu discordo totalmente, porém não significa que todos devam pensar da mesma forma, estou apenas tentando entender os fatos.

Se são disposições genéticas, que ninguém comprovou ainda, com uma tendência do meio de convivência da pessoa...pra mim fica entendido que então é sim uma questão de escolha da vida de cada um.

Eu acredito que a intenção da campanha não é tentar discutir se uma pessoa nasce homossexual ou se torna um. E sim, qual a reação das pessoas ao fato de outra SER (não importando se nasceu ou escolheu ser) homossexual. Entendo o bebê como uma idéia de que se partindo da hipótese que ser homossexual é uma questão genética(como ser negro, por exemplo) qual a validade de se tratar homossexualidade como doença ou desvio de caráter?
 
Última edição:
Entendo o bebê como uma idéia de que se partindo da hipótese que ser homossexual é uma questão genética(como ser negro, por exemplo) qual a validade de se tratar homossexualidade como doença ou desvio de caráter?

De onde vc tirou isso?! Ninguém aqui falou nada sobre doença ou desvio de caráter, muito pelo contrário. :roll:
 
Thatá disse:
Mas Di, tem muitas escolhas que fazemos na vida e sabemos das consequências, inclusive em muitos casos de preconceitos que enfrentaremos.

Há uma escolha sim na hora de assumir ser homossexual. Aí sim, é um momento de risco onde nem sempre sabemos quais serão as consequências. Um conhecido meu assumiu pra mãe este final de semana. Ela riu, e levou super na boa. O que era totalmente imprevisível. No meu caso, a minha mãe chorou, e nunca mais tocou no assunto, como se isso não fosse verdade.


Thatá disse:
Bom, eu falo isso baseada na história de um amigo meu que é homossexual. Mas talvez eu não seja a pessoa certa pra discutir isso, eu reamente não entendo essa questão de escolha ou não, lindinho, sério.
Claro que vc entende questão de escolhe. De manhã vc escolhe sair com o sapato verde ou com o rosa. A nossa vida é cheia de escolha.

Eu só acredito que homossexualidade não seja uma delas.
 
De onde vc tirou isso?! Ninguém aqui falou nada sobre doença ou desvio de caráter, muito pelo contrário. :roll:

Isso é o que os homófobos falam: homossexualidade ou é doença ou é desvio de caráter. Essa campanha não é pra quem é "desencanado" em relação à homossexualidade e sim pra quem NÃO é.
 
Mas aí é que tá. Eu também não acredito numa predisposição genética à homossexualidade. Para mim, é o meio que vai moldando a pessoa. E como é o meio, não é uma escolha ou opção.
E isso faz com que seja uma coisa natural, com o tempo, etc. Por isso o uso da imagem de um recém-nascido. Pois ele pode muito bem vir a ser um homossexual. Não sendo uma opção, propriamente dita.


Não que apenas o meio, interfira na sexualidade. Senão, casais de homossexuais também tenderiam a ser homoss
exuais. E casais de heterossexuais nunca se "transformariam" em gays.


Justamente... logo acho que vc está se contradizendo..senão alguém teria que ser bandido, só pq nasceu na favela.. e não é assim! O meio é essencial, mas para que nosso senso crítico/emocional/espiritual, sei lá, absorva aquilo e decida (e aqui sim, pode ser uma influência até inconsciente) o que a pessoa pretende ser..de acordo com o que ela é.. Concordo que sim, seria um processo natural, claro! Mas DAS SUAS ESCOLHAS, em última instância, em resposta ao MEIO que se vive... assim, ao meu ver, tem sempre a ver com a sua resposta aos estímulos à sua volta.

Entendo o bebê como uma idéia de que se partindo da hipótese que ser homossexual é uma questão genética(como ser negro, por exemplo) qual a validade de se tratar homossexualidade como doença ou desvio de caráter?

Não entendi o que vc quis dizer. Só pq seria genético não seria doença? (Calma lá, não me apedrejem ainda >P). Diversasssssss doenças são genéticas! Então pelo contrário, acho que justamente por ser genético levaria ao preconceito..assim como ocorre até hj com tds os povos que não são os 'adorados-salve-salve" caucasianos...
O que é óbvio não deixa de ser a maior panaquice, já que a presença de um gene que determina diferentes características físicas, seja cor de pele, seja formato de olho, não altera em nada as possibilidades que a pessoa tem na vida, isso é clichê até de comentar.. mas isso não está realmente aceito por tds nós e é difícil absorver 100% devido ao preconceito já arraigado nos ossos... (vide as notícias recente s do Dr. Watson - quem quiser vá no Notícias sobre Ciência e tecnologia..) E definitivamente não seria a comprovação de predisposição genética que acabaria com o preconceito..
 
Última edição:
[/B]Não entendi o que vc quis dizer. Só pq seria genético não seria doença? (Calma lá, não me apedrejem ainda >P). Diversasssssss doenças são genéticas! Então pelo contrário, acho que justamente por ser genético levaria ao preconceito..assim como ocorre até hj com tds os povos que não são os 'adorados-salve-salve" caucasianos...

O fato da homossexualidade poder ser definida geneticamente, não implica em doença. Sim, diversas doenças são genéticas, mas são os genes também que promovem esta enorme biodiversidade que conhecemos. Aceitar que a homossexualidade pode sim ser genética não significa dizer que estamos rotulando alguém, mas sim que devemos aceitar esta variante e compreender que nem tudo é preto ou branco, as matizes é que fazem a diferença!
O que não descarta a idéia da influência do meio, sim na maioria dos casos é o meio que determina o fenótipo, então o meio tem sim sua parcela a ser considerada.
E quanto a opção, o Maedhros disse tudo....
a opção está em assumir que se é gay ou não, literalmente sair do armário!
E continuo achando que a campanha foi muito bem manjada!
 
O fato da homossexualidade poder ser definida geneticamente, não implica em doença. Sim, diversas doenças são genéticas, mas são os genes também que promovem esta enorme biodiversidade que conhecemos. Aceitar que a homossexualidade pode sim ser genética não significa dizer que estamos rotulando alguém, mas sim que devemos aceitar esta variante e compreender que nem tudo é preto ou branco, as matizes é que fazem a diferença!


Foi justamente o que eu tentei dizer... pelo visto não consegui...

A questão é que mesmo que fosse considerado 100% genético isso não livraria o mundo do preconceito, assim como ainda há com pessoas de diferentes raças... E justamente por diversas doenças serem genéticas, isso poderia se tornar argumento para preconceituosos de plantão.. Já que não é uma escolha, mas uma determinação genética.

Aliás, nisso, onde se encaixariam os bi e afins? :P
 
Aliás, nisso, onde se encaixariam os bi e afins? :P

Eis uma questão para se pensar...:think:

Se ficasse comprovado que genes estão envolvidos na determinação da sexualidade, então bi e afins poderiam ser casos de herança genética multifatorial??

Ou seriam os bi homossexuais que não optando por assumir a homossexualidade "viveriam em cima do muro"?

Acho que isso ainda vai dar muito o que falar....
 
Justamente... logo acho que vc está se contradizendo..senão alguém teria que ser bandido, só pq nasceu na favela.. e não é assim! O meio é essencial, mas para que nosso senso crítico/emocional/espiritual, sei lá, absorva aquilo e decida (e aqui sim, pode ser uma influência até inconsciente) o que a pessoa pretende ser..de acordo com o que ela é.. Concordo que sim, seria um processo natural, claro! Mas DAS SUAS ESCOLHAS, em última instância, em resposta ao MEIO que se vive... assim, ao meu ver, tem sempre a ver com a sua resposta aos estímulos à sua volta.
Exatamente. O problema é que essas respostas aos estimulos acontecem inconscientemente na Primeira infância, ou seja, não é uma escolha, você não tem nenhum poder de decisão sobre isso. Ninguém coloca um pênis e uma vagina na sua frente e manda você escolher o que quer.

E essa coisa de predisposição genética é balela também, existem gêmeos univitelínicos em que um é gay e o outro não e etc.

Ou seriam os bi homossexuais que não optando por assumir a homossexualidade "viveriam em cima do muro"?
Obviamente, isso também é uma grande balela. Não é? Segundo o Freud todos nacem bissexuais, daí alguns continuam bissexuais por toda a vida.
Ok, sem maiores complicações.

Sinceramente, eu não consigo entender toda essa tempestade em copo d'água que se faz em torno da sexualidade.
 
Última edição:
Oh, no... Freud não, vá? Por favoree..

Considere os estudos dele sobre inconsciente, mas segregado dessa perversão sexual que ele tem :P Credo...
Nesse aspecto sou muito mais Jungzinho do coração...

O problema é que essas respostas aos estimulos acontecem inconscientemente na Primeira infância, ou seja, não é uma escolha, você não tem nenhum poder de decisão sobre isso. Ninguém coloca um pênis e uma vagina na sua frente e manda você escolher o que quer.

E essa coisa de predisposição genética é balela também, existem gêmeos univitelínicos em que um é gay e o outro não e etc.

Tá, mas aí eu não entendo! Na sua primeira infância, vc está começando a formar quem vc é... é quase um quadro em branco.. então a única coisa que faria a variação da resposta aos estímulos seria SIM a variação genética! Acho que vc se contradiz com isso, portanto...
Acho que é muito superficial dizer que é tão cedo na vida que isso ocorre e então é imutável.. é quase iguala dizer que é predisposição genética...
E qual seria esse meio tão influente que faz a pessoa desde cedo já escolher o que quer?
 
Tá, mas aí eu não entendo! Na sua primeira infância, vc está começando a formar quem vc é... é quase um quadro em branco.. então a única coisa que faria a variação da resposta aos estímulos seria SIM a variação genética! Acho que vc se contradiz com isso, portanto...
Claro que não. Assimilação de estimulos não tem nada a ver com formação genética.

Acho que é muito superficial dizer que é tão cedo na vida que isso ocorre e então é imutável.. é quase iguala dizer que é predisposição genética...
Ué, superficial pq? acontece muito cedo e é imutavel.

E qual seria esse meio tão influente que faz a pessoa desde cedo já escolher o que quer?
É TODO o meio, toda a sociedade e tal.
E o meio é igual para todos, as assimilações que a pessoa faz, na primeira infancia de forma inconsciente, é que vão dizer se ela gosta de azul ou vermelho, homem ou mulher.
 
Claro que não. Assimilação de estimulos não tem nada a ver com formação genética.

Ok, então pq pessoas criadas no mesmo ambiente produzem respostas diferentes?

Ué, superficial pq? acontece muito cedo e é imutavel.

Uau!:mrgreen: Qual o sentido da vida? Vc sabe essa tb?

É TODO o meio, toda a sociedade e tal.
E o meio é igual para todos, as assimilações que a pessoa faz, na primeira infancia de forma inconsciente, é que vão dizer se ela gosta de azul ou vermelho, homem ou mulher.

Isso ainda tem a ver e contradiz o que vc msm diz primeiro.. se não ocorre diferença no meio então o que faz as respostas terem variação? A alma, o espírito, a reencarnação? Ainda mais se vc próprio generaliza o meio assim... que não, claro que não é igual para todos!

E cruz em credo achar que eu já sou determinada desde minha primeira infância e que tdas as experiências que passarei pela minha vida não ajudarão a formar quem eu sou.. sinto muito mas acho essa hipótese muito limitada e sim, superficial.. A vida não é um livro didático..
 
Alguém citou que a nossa sociedade ainda não é tão evoluída para aceitar estas pessoas.

A discussão decorrente desta simples campanha publicitária é um termômetro e um impulso para atingir este objetivo. Se estamos todos confortáveis, o nosso aprendizado estagnou. E fingimos que somos tolerantes quando na verdade, descobrimos que não somos.
 
Ok, então pq pessoas criadas no mesmo ambiente produzem respostas diferentes?
Daí tem que perguntar pra um psicólogo. Mas duvido muito que seja por diferenças genéticas. Se fosse não iriam existir casos, como eu já citei, de irmão gêmeos univitelínicos com orientação sexual diferente, ou gemeos em que um vira médico e o outro garí, por exemplo.

Isso ainda tem a ver e contradiz o que vc msm diz primeiro.. se não ocorre diferença no meio então o que faz as respostas terem variação?
Não sei. =/
Só sei que é inconsciente.

Ainda mais se vc próprio generaliza o meio assim... que não, claro que não é igual para todos!
Ah, não foi isso que eu quis dizer. Eu quis dizer que o meio em que um gay cresce é, basicamente, o mesmo do hetero.
Generalizando, todos tem uma família, normal, que acha que o mundo deve ser heterossexual, todos assistem as mesmas novelas na Globo, etc etc.
 
Vou falar o óbvio, mas tudo bem. O grande mal de nossa sociedade é o tabu sobre a sexualidade das pessoas. O conceito de pecado, de desvio comportamental... e por aí vai. A começar por nossos pais que, por causa da educação rígida ou repressora que tiveram ao longo de sua formação da personalidade, irão retransmitir estes mesmos valores aos seus filhos. Assim que estes demonstrarem os primeiros sinais de atração pelo sexo oposto ou pelo mesmo sexo. É neste caso que a coisa complica. Não fomos preparados para lidar com jovens que gostem de jovens do mesmo sexo. E a quem vamos recorrer quando estas dúvidas acerca de nossa sexualidade afloram? À mãe, ou mui raramente ao pai.

Infelizmente, quebrar este círculo vicioso leva tempo, tempo demais. Sempre haverá quem vocifere contra este "atentado à moralidade". E para que a ruptura aconteça, alguém deve tornar-se um novo "Aquiles" da nossa geração. E quem seria ele? Há muitos, em cargos de grande poder, artistas famosos, jogadores, políticos, médicos de renome... ou seja, quanto mais pessoas que estão no topo deixarem seus próprios receios e se declararem, como Sir Ian Mackelen ou Cássia Eller, maior será a aceitação. Pois deixarão de ser vistos como raridades em nossa sociedade. É isso.
 
Ué, para mim a escolha da sexualidade depende tanto da genética quanto dos estímulos. É a genética que define a resposta dos estímulos. O que justifica pessoas de uma mesma vivência terem orientações diferentes. Além disso, os estímulos podem ser diferentes, o que faz com que uma pessoa com um dado perfil genético, em um outro possível ambiente, pudesse ter uma opção diferente.
 
Ué, para mim a escolha da sexualidade depende tanto da genética quanto dos estímulos. É a genética que define a resposta dos estímulos. O que justifica pessoas de uma mesma vivência terem orientações diferentes. Além disso, os estímulos podem ser diferentes, o que faz com que uma pessoa com um dado perfil genético, em um outro possível ambiente, pudesse ter uma opção diferente.


Concordo. Por isso falei na questão do tabu. Se desde o momento em que o pai ou a mãe descobrem ou desconfiam das tendências do filho. Das duas uma: ou vão dar-lhe toda a compreenção e carinho e aceitarão numa boa, ou vão descer o cacete, xingar e encher-lhe de tantas culpas que o levarão a se tornar um adulto frustrado e inseguro com relação aos próprios (to escrevendo demais essa palavrinha...) sentimentos.
 
Respondendo a questão que a Ana levantou no primeiro post:
Já até postaram isso aqui, é um bebê desfocado, ninguem (nem mesmo ele) vai saber quem ta na foto, sem que alguem fale e comprove isso... Não vai ter nenhum guri da escola que vai chegar falando "pô vc não é o bebê viado da propaganda?!" Então eu não vejo grilo nenhum...

Respondendo sobre a propaganda em si:
Concordo completamente com o Shazan... o cara mandou muito mal... se ele queria que as pessoas entendessem que HOMOSEXUALIDADE é uma questão CONGENITA, ele deu com os burros n'agua.... A única coisa que ele conseguiu foi a revolta e indignação de um monte de gente ignorante (ignorante acerca da HOMOSEXUALIDADE).
A propaganda não tem nada de mais nela... correta até no meu ver, mas foi um tiro no pé pq não alcançou o objetivo (acho eu :roll: )

Respondendo sobre nascer ou não gay:

Sou gay e muitos que postaram nesse tópico sabem disso... Com base no que eu sou, vivi e estudei EU acredito que a pessoa nasça sim gay... O que não quer dizer em nenhum momento que eu acredite que isso é um fator genético... uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra.... Deixa eu tentar explicar
Se uma mulher na gestação fuma, seu bebê pode nascer com problemas respiratórios.
Se uma mulher na gestação usa drogas pesadas, o bebê pode nascer com algum tipo de retardo mental (motor ou cognitivo).
Se a mulher na gestação contrair rubéola, o bebê pode nascer com deformidades físicas (até grotescas).
Se a mulher na gestação viver em um meio conturbado e violento, o bebê tem tendências a ser um criança, ou jovem ou até mesmo adulto agitado e violento.
Se a mulher na gestação fizer uma alimentação errada (rica em gordura), o bebê pode nascer gordo.
Se uma mulher na gestação tiver um nível alto do hormônio “X”, o bebê pode nascer, careca, cabeludo, banguela, com dentes, etc e etc.
Viram o tanto de coisa que um individuo pode ser só pelo simples fato de algo diferente acontecer enquanto ele esta sendo gerado?! E pra que isso acontecesse nenhum gene precisou se quer se abalar...
Ninguém sabe o pq disso até hj, e não vou ser eu quem vai descobrir, mas o resultado muita gente sabe e eu tenho a convicção de que nasci assim... Tenho memórias de quando eu tinha 3 ou 4 anos de idade e lembro claramente que eu me sentia mais curioso a respeito de meninos do que meninas, queria estar perto e tocar meninos... não tinha libido ou “atração sexual” e eu nem sabia que eu era gay... pra mim aquilo era uma coisa normal... quando me chamavam de bicha eu ficava puto, pq eu acreditava não ser gay. Só na puberdade eu entendi o pq daquilo tudo...

Tudo o que eu escrevi é como eu já disse antes é o que eu vivi, estudei, aprendi e entendi... não é a mais pura verdade.... apesar que acredito que tem um pouco mais de coerência do que muita coisa que li nesse tópico...
Povo antes de sai dizendo que isso é certo ou que aquilo é fato vcs tem que tentar entender um pouco mais do assunto, e tentar enchergar os fatos sem preconceitos... E não venham com aquele papo de que “eu aceito numa boa” ou “ah mas eu tenho um monte de amigos gay”... Isso só mostra que vcs não são tão descriminativos quanto grande parte da população, mas não que vcs não tenham preconceito... e esses argumentos a cima são totalmente furados...

É verdade, essa campanha também era polêmica. Como será que esse feto abortado vai se sentir daqui a 15, 20 anos, quando encontrar esse anúncio guardado em algum lugar?
:clap:
Acabei de te conhecer mas já gostei de vc :abraco: como amigo antes que algum pervertido venha pensar besteiras deixando-se levar pela tematica do topico:roll:
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo