• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

André Vianco

Olá pessoal,

Li todas as respostas desse tópico e vou dar minha opinião.

É claro que SEMPRE tem os que gostam, os que acham mais ou menos e os que odeiam. Eu gosto muito dos livros do André Vianco, tenho todos, gosto dos cenários que ele cria e das personagens.

Alguns podem até não gostar, mas acho exagerado dizer que é uma grande porcaria (já comentei isso no post do Ambrósia sobre o Senhor da Chuva). O cara já vendeu mais de 100 mil livros no Brasil, seu livro Os Sete está sendo traduzido para o inglês (e para isso acontecer, deve ter alguém interessado em publicar lá fora). O sucesso que ele faz, nenhum outro escritor brasileiro do gênero faz, ainda mais falando de vampiros, um tema que muita gente abomina e muitas editoras torcem o nariz. Se fosse uma grande porcaria não teria vendido tanto e não faria tanto sucesso.

É o que eu sempre digo, criticar com argumentos é uma coisa, falar simplesmente que é uma porcaria é outra. Opiniões como "É uma grande porcaria" ou "O cara escreve mal e ponto" são completamente ignoráveis.

Por exemplo, a tal da Sthepanie Mayer vendeu sei lá quantos milhões de livros no mundo e eu mal consegui terminar de ler o primeiro. Acho muito ruim. Mas tem muita gente que gosta. Mas porque você acha muito ruim Tiago?? Alguns vão me perguntar. E eu respondo. Acho a ideia do livro ruim, não consigo perceber se ela quer escrever uma história de amor ou se quer falar sobre vampiros. Seus vampiros são estranhos, longe do mito (muito longe) que os fãs dessas criaturas gostam. A escrita é meio confusa, ela repete muito as coisas, como por exemplo descrever duas vezes o mesmo personagem. Se já descreveu uma, pra que a segunda ??

Viu, alguns argumentos, mesmo que muita gente não concorde, é uma opinião melhor do que "É uma porcaria", a qual eu poderia dar também, porque acho uma grande porcaria.

É isso!
Vamos opinar, mas com argumentos!
 
Pois é Tiago, vc falou tudo, estou lendo Crepusculo e está sendo duro terminar, parece história de menina apaixonada da 7 série, estou no meio do livro e achando que tem uma idéia legal mas o enredo é ruim que dói.

Os livros de Vianco em Hq´s eu não gostei nem um pouco dos desenhos, nem me interessei em comprar.
 
Li A Casa e depois de tanto criticar acabei me apaixonando, é lindo!!!!
a parte mais marcante é a do Helio e seu ódio pela filha, gente como chorei e admiti isso para o André Vianco no evento que ele esteve e ele gostou
 
Eu também não gostei muito das HQ's, mas o próprio André disse que foi um projeto experimental e é a editora Novo Século que decide se continua ou não. Caso continue, provavelmente será com outro desenhista.

Já a história que é contada na HQ, da época em que os Sete vampiros do rio D'Ouro foram amaldiçoados, deve sair em livro breve, mas sob outra ótica e bem mais profunda.

Com relação A Casa, Rafaela, eu ainda não li. Tenho, mas não li pois tenho uma fila enorme de livros pra ler aqui, alguns que ganhei para resenhar no site. Mas esse livro, assim como O Caminho do Poço das Lágrimas, último do André, são propostas diferentes do que ele está acostumado a escrever, mas que estão fazendo bastante sucesso também.
 
Sim Thiago, mas ele vai voltar ao tema pois está fazendo a continuação de o Turno da Noite, Vampiro-Rei e o que como vc comentou a história dos Sete em Portugal. Mal posso esperar!
 
O André já é um autor consagrado do gênero fantástico no Brasil e tem seu expressivo número de fãs. Todos os livros que ele lançar no estilo Os Sete, Bento, etc., com certeza vai vender bastante e trazer mais fãs para o gênero.

Acredito que os livros A Casa, O Caminho do Poço das Lágrimas e até o Sementes no Gelo, são tentativas de diversificar um pouco suas obras.
 
Bom como eu tinha dito antes eu curto os livros do André baseado em vampiros, curti o Senhor da Chuva MAS a escrita do cara não é de alto-nível.

E isso é diferente de dizer que ele é uma porcaria (atpe pq se eua chesse isso não teria comprado todos os livros deles), mas que ele peca em alguma coisa. As ideias e os personagens são legais (exceções pra melhor e pior sempre vão existir) só que a escrita dele tem alguams cosias bisonhas, outras só ruins e, é claro, acertos.

Agora qualquer pessoa que tenha o hábito de ler percebe que ele evoluiu nos trabalhos feitos e só tropeçou de novo nos "Turno da Noite", em que obviamente ele correu pra entregar mais livros e aproveitar a onda de vampiros.

Agora eu TENHO que comentar algumas coisas ditas (escritas) pelo Tiago:


tiagocastro disse:
"O cara já vendeu mais de 100 mil livros no Brasil...", "...Se fosse uma grande porcaria não teria vendido tanto e não faria tanto sucesso. ..."
....

Por exemplo, a tal da Sthepanie Mayer vendeu sei lá quantos milhões de livros no mundo e eu mal consegui terminar de ler o primeiro. Acho muito ruim...
Concorda que aqui vc foi, no mínimo, confuso? Vianco é bom PORQUE vende muito, e a Mayer é ruim APESAR de vender muito?

Sim, depois vc explica que isso tudo é em SUA opinião, entretanto usar a vendagem pra afirmar se uma obra é boa ou ruim SEMPRE é um péssimo argumento. Sempre.


tiagocastro disse:
O sucesso que ele faz, nenhum outro escritor brasileiro do gênero faz, ainda mais falando de vampiros, um tema que muita gente abomina e muitas editoras torcem o nariz.
Cara Vianco só virou hype DEPOIS da onda de vampiro que varreu o mundo, isso antes de ser "revivida" (:sacou:) com o tal Crepusculo. Qualquer editora hoje lança qualquer coisa sobre vampiros pq tá na moda; só que hoje tem que ser "vampiro pra meninas", mas antes eram vampiros e pronto.

Quando lançaram os filmes do Senhor dos Anéis pipocaram escritores com mundos alternativos de fantasia medieval também...

tiagocastro disse:
É o que eu sempre digo, criticar com argumentos é uma coisa, falar simplesmente que é uma porcaria é outra. Opiniões como "É uma grande porcaria" ou "O cara escreve mal e ponto" são completamente ignoráveis.

As vezes a pessoa ficou tão puta por ter gasto tempo e dinheiro lendo algo que acaba nem explicando pq é ruim. Eu tive o desprazer de ler uma atrocidade que até hoje fica difícil eu escrever o pq eu detestei tanto...

Mas concordo contigo: o ideal é falar o porque gostou/desgostou, até pra ajudar quem ainda não leu a formar uma opinião pré-compra.
 
Ramalokion disse:
Bom como eu tinha dito antes eu curto os livros do André baseado em vampiros, curti o Senhor da Chuva MAS a escrita do cara não é de alto-nível.

O Senhor da Chuva, apesar de não ter sido o primeiro livro publicado, foi o primeiro que o André escreveu, por isso acho que não está de alto nível.

Ramalokion disse:
Agora qualquer pessoa que tenha o hábito de ler percebe que ele evoluiu nos trabalhos feitos e só tropeçou de novo nos "Turno da Noite", em que obviamente ele correu pra entregar mais livros e aproveitar a onda de vampiros.

Gostei do Turno da Noite ... rsrs!


Ramalokion disse:
Agora eu TENHO que comentar algumas coisas ditas (escritas) pelo Tiago:

Vamos lá ...


Ramalokion disse:
Concorda que aqui vc foi, no mínimo, confuso? Vianco é bom PORQUE vende muito, e a Mayer é ruim APESAR de vender muito?

Sim, depois vc explica que isso tudo é em SUA opinião, entretanto usar a vendagem pra afirmar se uma obra é boa ou ruim SEMPRE é um péssimo argumento. Sempre.

Acho que não soube me expressar. O que eu quis dizer é que o André vende muito porque é um bom escritor, ou pelo menos seus livros são bons ou tem algo de bom. Stephanie Meyer é uma boa escritora, ou seus livros são bons ou tem algo de bom, por isso ela vende muito. Mas ... EU gosto do André Vianco e EU não gosto da Stephanie Meyer, por alguns motivos que falei no post anterior. MAS, não quer dizer que ela ruim. Se vende muito é porque muita gente gosta, logo, é uma boa escritora, ou tem um bom trabalho em mãos. Confuso ainda?? Um pouco né ... rsrs!

Ramalokion disse:
Cara Vianco só virou hype DEPOIS da onda de vampiro que varreu o mundo, isso antes de ser "revivida" (:sacou:) com o tal Crepusculo. Qualquer editora hoje lança qualquer coisa sobre vampiros pq tá na moda; só que hoje tem que ser "vampiro pra meninas", mas antes eram vampiros e pronto.

Quando lançaram os filmes do Senhor dos Anéis pipocaram escritores com mundos alternativos de fantasia medieval também...

Concordo, mas ele ainda consegue vender muito mesmo não escrevendo um livro com "vampiro pra meninas"

Ramalokion disse:
As vezes a pessoa ficou tão puta por ter gasto tempo e dinheiro lendo algo que acaba nem explicando pq é ruim. Eu tive o desprazer de ler uma atrocidade que até hoje fica difícil eu escrever o pq eu detestei tanto...

Nesse caso é melhor não escrever do que simplesmente escrever que é uma grande porcaria ... rsrs!
 
[align=justify]Bom os livros dele que eu li eu gostei, li há uns 6 anos atrás antes da febre vampiresca, e é aquilo que o Rama falou, ele não é o ou ainda não é (acredito piamente na escala evolutiva literária), um escritor primoroso, mas mesmo assim conta a história de uma maneira que me atrai, e pra mim isso é suficiente para algumas horas de entretenimento. Gostei bastante de ambientação da história ser no Brasil, bem ou mal nos aproxima do texto.

estrelinhas coloridas...[/align]
 
pOIS É, hoje em dia concordo mais com o pessoal que a escrita dele tem que melhorar alguns pontos, não digo que é ruim, digo apenas melhorar em alguns pontos, a palavras repetidas em demasia em alguns trechos, e as referências a todas as marcas tem hora que fica meio chato, por mais que se faça necessário para podermos imaginar tudo direitinho, mesmo assim gosto muito, pois pode ter alguns pontos chatos, mas a narrativa é super-envolvente, não dá vontade de parar.
 
Bem, sou nova por aqui, mas já gostaria de dar alguma contribuição ao fórum.

Por favor, corrijam-me se estiver errada, mas dando uma passeada pelo site não vi nenhum comentário sobre este autor.

Fui apresentada à seus livros por um ex colega de trabalho bem antes desta nova “moda” vampiresca atual.

Confesso que, por não ser muito fã do gênero não me senti muito empolgada quando meu colega me entregou o primeiro livro – “os sete”. Mas, como era de um ator brasileiro que, até então, não conhecia, e já estava louca para ler um novo livro, não me fiz de rogada.

O que posso dizer? André Vianco é de uma imaginação incrível! Seus livros são muito cativantes! São histórias incríveis, de perder o fôlego, e querer sempre mais. O autor consegue explorar o sobrenatural, o fantástico e o imaginário popular através de sua leitura de fantasia e terror de uma forma cativante, “levando o leitor a uma viagem sem volta, a um “vício” do bem”.

Depois do primeiro fui fisgada. Li, sem intervalo, outros tantos (Sétimo, Bento, Vampiro Rei, Vampiro Rei 2...) ufa!!! Tive que me segurar para dar um “break” e ir atrás de outras aventuras... outros gêneros... novos autores. Mas, ainda tenho uma estante repleta de “Andrés Viancos” me esperando para saboreá-los! Me aguardem!!!

É uma ótima dica para aqueles que gostam do gênero ou, como eu, estão abertos a novas possibilidades!!!

E vocês, conhecem o autor? Quais suas impressões sobre este brasileiro meio louco e aterrorizante???

Um grande abraço a todos!
 
Hoje fui na palestra do André Vianco no Fantasticon e soube que ele está gravando a série do Turno da Noite!!! E que o livro dele, Noite Maldita, sai até o fim do ano!!! Além de ter dado uma ótima palestra!
 
Então Cabal, ela está começando por esse, mas ele falou que se tudo der certo, ele vai fazer alguns longas!!!! Imagina Bento no cinema!!!!!!!!!
 
Depois de tanto site babando ovo pro André Vianco, eu finalmente achei um com críticas que se enquadram com o que eu penso.
Estou lendo "os sete" e só posso falar por ele. Realmente o cara teve uma boa idéia. Só que na hora de realizar, beira ao desastre.
Concordo com a Anica que disse que se irritava lendo o livro. Também me irrito e me irrito mais em pensar que, empolgada com a promoção do submarino, comprei logo 2 livros! ahhahahah
Tenho "Bento" pra ler também.

Voltando a "Os Sete", começa pelo sotaque mal pesquisado dos portugueses que se chamam de Gajo o tempo inteiro, como se fosse a única palavra existente em portugal... Mas como posso querer que ele tenha um amplo conhecimento do vocabulário lusitano, se o vocabulário brasileiro dele também é pobre? Isso faz com que a história pareça vazia... Fica faltando algo... É triste, porque a história realmente é boa. Tanto que estou insistindo em ler até o final (ainda não terminei)

Antes de entrar aqui no fórum, escrevi um email para uma amiga, comentando do livro... E o que eu disso foi que parecia um livro escrito por um garoto de 7a série, que joga RPG. - Nada contra jogar RPG. Eu mesma já joguei e acho a mitologia criada para "A Máscara", por exemplo, riquíssima! Então quero enfatizar a 7a série para a escrita pobre e o RPG seria o causador da criatividade para a idéia. rsrsrsrsr E aí encontro alguém dizendo que parece readação da 5ª série... rsrsrs

Acho que vou começar a publicar meus contos... Tô perdendo tempo... e dinheiro! rrsrsrsrs
 
Pois é, Vianco é igual a todos os outros escritores, alguns gostam e outros não, o único fato a aceitar é que o cara conseguiu, escrevendo bem ou mal conseguiu. Tem que ter algo a mais do que só escrever bem, caso o contrário o que não faltaria no mundo seriam escritores de sucesso.

Quando ao caso do Gajo, tem gente aqui no Brasil que fala truta, mano, meu, broder, rei, cara, cumpadre e por aí vai, não tem como afirmar que usou isso por ser limitado em vocabulário portugues, podemos escrever um livro sobre personagem do Brasil que só se chamam de Meu ou Mano caso se passo em São Paulo e isso não significaria pouco conhecimento de vocabulário. Agora fico a pensar, como foi possível ouvir o sotaque deles pelo livro ?
 
Pois é, Vianco é igual a todos os outros escritores, alguns gostam e outros não, o único fato a aceitar é que o cara conseguiu, escrevendo bem ou mal conseguiu. Tem que ter algo a mais do que só escrever bem, caso o contrário o que não faltaria no mundo seriam escritores de sucesso.

o algo a mais não precisa necessariamente ter a ver com questões literárias, infelizmente.

Agora fico a pensar, como foi possível ouvir o sotaque deles pelo livro ?

marcas de oralidade, exatamente como a expressão gajo que foi comentada. esse tipo de coisa é possível, especialmente quando bem feito :dente:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo