• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Análise das Estratégias de Batalha

Os melhores sitiadores da antiguidade foram os babilônicos, não hà dúvidas... Os assírios e persas aprenderam com eles, e avançadas técnicas de cerco foram difundindo-se em direção oeste, até os gregos e romanos, e outros europeus... Quando a primeira catapulta grega foi inventada, o império babilônico já havia sido extinto a séculos...
 
SIm, eu sempre gostei muito do cerco ROmano em Cartago, na terceira guerra púnica. Eles não deram chances para os Cartagineses. Sò foram cruéis demais, mataram mais de dois terços da população.
 
Na minha opinião, a mais heróica resistência foi a que aconteceu no cerco a Leningrado(São Petersburgo). Ali que foi um massacre...

Os russos resistiram bravamente ao avanço nazista. Os alemães fizeram o cerco direitinho, mas a resistência russa foi mesmo impressionante. Morreu muito russo ali...
 
SIm. A Rússia ja resistiu bravamente sim. Essa da segunda guerra, foi um cerco impressionante, que frustrou HItler.
 
Quanto à análise das estratégias de Sauron e Saruman, eu julgo precipitado dizer que eles tinham poucas estratégias (ou nenhuma). O ataque de Sauron contra Gondor foi precipitado, primeiro porque ele precisava de uma desculpa para soltar os Nazgûl sem suspeitas para caçar os anéis, então atacou Osgiliath. O ataque contra Minas Tirith foi propositadamente atraído por Aragorn, se revelando com o Palantír de Orthanc; Sauron teve medo, pois o Herdeiro de Isildur se revelou, e ele julgou mais conveniente atacar logo antes que seus inimigos se fortalecessem - e "aprendessem" a usar o Anel. Ele atacou tão rápido, e com tanta força, que Aragorn disse que quase se arrependeu de se revelar tão cedo.
No livro, haviam trincheiras cheias de fogo guardando os caminhos vulneráveis no sítio de Minas Tirith; só que os Rohirrim atacaram vindos de um caminho secreto em meio às montanhas, e se abateram sobre os flancos de seu exército em surpresa. Ao ver isto, a cavalaria de Dol Amroth saiu do 2º Círculo da cidade para romper o cerco; o maior erro tático de Sauron (ou antes do Rei dos Bruxos) nessa batalha foi destruir a muralha externa da cidade, a Rammas Echor, ao invés de mantê-la contra potenciais reforços que passassem as trincheiras (como os Rohirrim fizeram...).
No Habismo de Helm, Saruman não usou nenhuma tática fora do comum, apenas posicionou seu grande exército e atacou as muralhas e portões (e o ponto mais frágil das muralhas, a grade por onde passava o rio). Mas, embora os sitiados não soubessem, os huorn estavam lá, ameaçando a retaguarda deles, e eles foram atacados pelos flancos pelos reforços que Gandalf reuniu (e ele nem levou todo mundo que achou) enquanto Théoden, Éomer e Aragorn rompiam o cerco.
 
O ataque de Sauron contra Gondor foi precipitado, primeiro porque ele precisava de uma desculpa para soltar os Nazgûl sem suspeitas para caçar os anéis, então atacou Osgiliath.

Elda, parabéns por suas análises, especialmente por incluir a visão do livro (que aliás acho mais completa).

Só não entendi esse trecho acima, O ataque de Sauron a Osgiliath ser uma desculpa para soltar os Nazgûl. Mas Sauron já desde o início já não tinha colocado os Nazgûl atrás do anel sem esconder isso de ninguém?
 
Ele atacou Osgiliath anos antes das grandes batalhas da guerra, tomou o lado leste, e com isso, soltou os Nove sem levantar suspeitas. Só que de lá, eles partiam rumo ao Norte, à procura do Condado, e de um tal de Bolseiro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo