• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Altura

Não acho que a altura era sininimo de poder, se assim fosse os anões perderia sempre guerras contra homens e elfos e facilmente o que não ocorre em lugar algum, e outra levando pela lógica, se o mais alto entre todos tinha 2,41 m, então por que saurom não poderia ter 3 a 3,5 metros de altura, os valara ums 4 a 4,5 e erú uns 5 a 5,5 metros, hehehe, lógico que são hipotese mas creio que saurom não tinha mesno de 3 metros de altura.
 
Não acho que a altura era sininimo de poder, se assim fosse os anões perderia sempre guerras contra homens e elfos e facilmente
Não Lyvitito, quando se diz poder e majestade é uma "forma" de grandeza. Não significava que por serem grandes seriam melhor em guerra que pequenos. É tudo meio equilibrado dependendo de vários fatores...
 
Porém, a questão da grandeza (mesmo física) é sim ligada ao poder, mesmo que não seja na prática algo de extrema relevância, basta lembrarmo-nos dos Titãs da Grécia Antiga, o tamanho incorpora em si o poder.
 
Não acho que a altura era sininimo de poder, se assim fosse os anões perderia sempre guerras contra homens e elfos e facilmente o que não ocorre em lugar algum, e outra levando pela lógica, se o mais alto entre todos tinha 2,41 m, então por que saurom não poderia ter 3 a 3,5 metros de altura, os valara ums 4 a 4,5 e erú uns 5 a 5,5 metros, hehehe, lógico que são hipotese mas creio que saurom não tinha mesno de 3 metros de altura.

Bom, mas Tolkien traz a altura de Númenor como sinônimo de grandeza.
E sobre os anões...eles eram anões!
Thorin era o maior da companhia..por que? Porque era mais poderoso (entend desta forma, como ele era um herdeiro de Durin, ele eram maior qe os demais).
E veja, os anões anões (como Mîm) eram menos nobres do que os Naugrim.
Agora sobre Saurom...aquilo é cinema..ele não era um Titã...embora teria uns 2,51..não era o dobro do tamanho de Elendil, como mostra o filme.
 
Bom, se Thingol, que era um Alto-Elfo da linhagem dos teleri, que por sua vez eram menores em estatura do que os noldor e mais baixos do que os vanyar; então um elfo de Aman baixinho não teria menos de 2,41m. Credo, Galadriel era uma giganta chinesa de basquete. No mínimo 2,50m pra ela.
 
Bom, se Thingol, que era um Alto-Elfo da linhagem dos teleri, que por sua vez eram menores em estatura do que os noldor e mais baixos do que os vanyar; então um elfo de Aman baixinho não teria menos de 2,41m. Credo, Galadriel era uma giganta chinesa de basquete. No mínimo 2,50m pra ela.

Realmente, Thingol tinha a desculpa de ter visto a luz das Árvores, e por ter sido escolhido como emissário ja era uma prova de sua posição dentro da comunidade...
 
Bom, se Thingol, que era um Alto-Elfo da linhagem dos teleri, que por sua vez eram menores em estatura do que os noldor e mais baixos do que os vanyar; então um elfo de Aman baixinho não teria menos de 2,41m. Credo, Galadriel era uma giganta chinesa de basquete. No mínimo 2,50m pra ela.
Acho que não Elring.
De acordo com CI sabe-se que Galadriel devia ter perto de 1,90m e ela era a mulher mais altas dos Noldor (que eram mais altos que os elfos da TM).
Dentre os Homens o mais alto era Elendil (seguido de Tuor), e é dito que em geral o povo de Númenor era mais alto que os Noldor.

De acordo com o Silma acho, Thingol era o mais alto de todos os filhos de Ilúvatar.
 
Acho que não Elring.
De acordo com CI sabe-se que Galadriel devia ter perto de 1,90m e ela era a mulher mais altas dos Noldor (que eram mais altos que os elfos da TM).
Dentre os Homens o mais alto era Elendil (seguido de Tuor), e é dito que em geral o povo de Númenor era mais alto que os Noldor.

De acordo com o Silma acho, Thingol era o mais alto de todos os filhos de Ilúvatar.


É que me baseei no que está no Silma sobre as Três Casas eldarim :dente:, e os teleri eram mais baixos que os noldor e vanyar. Não sei se é o caso, mas, biológicamente falando, o fato de os elfos viverem por muitas eras influencia na altura dele? Digo isso com relato nos dados estatísticos sobre a altura da população que é bem maior do que a 50 ou cem anos atrás.
 
Gente tudo bem que o Legendarium é muito realista, mas Tolkien não tinha conhecimento de muitas coisas relacionadas a genética e certos dados estatíscos que hoje qualquer aluno de ensino médio (ou mesmo fundamental) sabe. Até pq os estudos genéticos na época dos primeiros escritos de Tolkien eram muito imaturos.

Então, embora seja efetvo em alguns casos, não dá p/ ver certas características sob a óptica da genética. A Altura é um desses casos.
Claro que isso é apenas minha opinião.
 
Só usei o exmplo da biologia para traçar um paralelo entre o fato de sermos mais alto em função do aumento de nossa expectativa de vida e da melhoria em nossa alimentação. Creio que em Valinor um elda vivesse ainda melhor que nós. Sei que naquela época nem se cogitava em genética. Mas que o Professor entendia de escalas e medições de tempo, isso ele entendia :cerva:
 
Só usei o exmplo da biologia para traçar um paralelo entre o fato de sermos mais alto em função do aumento de nossa expectativa de vida e da melhoria em nossa alimentação. Creio que em Valinor um elda vivesse ainda melhor que nós. Sei que naquela época nem se cogitava em genética. Mas que o Professor entendia de escalas e medições de tempo, isso ele entendia :cerva:
Se não me engano, de acordo com o Leis e Costumes, um elfo atingia sua maturidade física (adulto pleno) aos 50 anos, então não creio que eles mudassem muito fisicamente nos anos posteriores, mas pode até ser que sim.

De fato Tolkien foi impecável nas questões de escalas e tempo. :mrgreen:
 
Bom, se Thingol, que era um Alto-Elfo da linhagem dos teleri, que por sua vez eram menores em estatura do que os noldor e mais baixos do que os vanyar; então um elfo de Aman baixinho não teria menos de 2,41m. Credo, Galadriel era uma giganta chinesa de basquete. No mínimo 2,50m pra ela.

Não, ela teria a minha altura no máximo...

Acho que não Elring.
De acordo com CI sabe-se que Galadriel devia ter perto de 1,90m e ela era a mulher mais altas dos Noldor (que eram mais altos que os elfos da TM).
Dentre os Homens o mais alto era Elendil (seguido de Tuor), e é dito que em geral o povo de Númenor era mais alto que os Noldor.

De acordo com o Silma acho, Thingol era o mais alto de todos os filhos de Ilúvatar.

Sim, ele foi o maior de todos os Eruhin.

Se não me engano, de acordo com o Leis e Costumes, um elfo atingia sua maturidade física (adulto pleno) aos 50 anos, então não creio que eles mudassem muito fisicamente nos anos posteriores, mas pode até ser que sim.

Sim, e os eram maiores que os elfos.
 
Tolkien estava permeado das idéias de Darwin, e chegou a ser influenciado (dentro da medida do possível) pelo Darwinismo Social. Claro, o legendarium sendo um corpo mais vetusto das obras pode estar em contradição com idéias posteriores, justamente por seu contexto, mas, considerar que a genética é algo atual, é uma ingenuidade, para dizer o mínimo. Tolkien estava, além do mais, embasando seu mito, relacionando altura e majestade, não genética. O que descarta a hipótese em questão.

Tolkien pensa a decadência moral, uma questão moral não fisiológica.
 
Eu não disse q a genética é algo atual, mas é fato que seus estudos eram imaturos na época. No entanto há preceitos básicos que Tolkien respeita e claro que ele tentou deixar suas histórias o mais realista possível (é isso que me faz admirá-lo tanto).

Mas nesse caso específico, como vc mesmo falou, a altura do elfos e numenorianos tinham mais relação com a 'majestade' do que com a genética propriamente dita.
 
Bom, mas Tolkien traz a altura de Númenor como sinônimo de grandeza.
E sobre os anões...eles eram anões!
Thorin era o maior da companhia..por que? Porque era mais poderoso (entend desta forma, como ele era um herdeiro de Durin, ele eram maior qe os demais).
E veja, os anões anões (como Mîm) eram menos nobres do que os Naugrim.
Agora sobre Saurom...aquilo é cinema..ele não era um Titã...embora teria uns 2,51..não era o dobro do tamanho de Elendil, como mostra o filme.

3 a 3,5 metros não poderia-se considerar um titan..., se for levar por esse lado os titãn da mitologia grega eram gigantescos poe 10 m ou mais ai e se for levar em consideração altura a poder saurom era sim muito grande, não desproporcionalmente mas era e morgoth então maior que ele.
 
3 a 3,5 metros não poderia-se considerar um titan..., se for levar por esse lado os titãn da mitologia grega eram gigantescos poe 10 m ou mais ai e se for levar em consideração altura a poder saurom era sim muito grande, não desproporcionalmente mas era e morgoth então maior que ele.

Cara, veja, no filme mostram ele com uns 4,5 metros...mas não vejo ele assim, penso que el eseria pouca cosia mais alto que Elendil. (isso não última aliança)
 
Acho que em relação a altura Tolkien devis estar usando aquelas ideia que pode ser encontradas por exemplo n"Os trabalhos e os dias" de Hesíodo, com suas gerações de homens, sendo que os homens da idade de ouro eram puros ( que hesíodo se referia como os guardiões), sabios mais vigorosos e maiores, os de prata um pouco menos e os de bronze seriam os heróis ( como Aquiles ), a ultima humanidade é a da idade do Aço, que é mediocre e pequena. . .
 
levando em conta que as pessoas tem em media 1,65 (se nao me engano)..
acho que eram altos pelo fato de que a altura sempre foi associada a beleza e ate certo ponto poder..
tanto que a gnte estranha o fato de napoleao ter sido tao baixinho.. sempre imaginamos os poderosos como homens grandes..
eh uma visao meio infantil, pois tudo que eh alto ou grande eh deslumbrante..
 
Eu sempre imaginei os homens e elfos com mais ou menos a mesma estatura: entre 1,70 e 2,00. Sobre Maiar e Valar, eu sempre os imaginei por volta de 3,00. Com relação aos Numenoreanos, eu sacho que a grandeza deles está somente relacionada à imponência deles por causa de Númenor.

Mal do filme, hehehehehe

Não acho que a altura era sininimo de poder, se assim fosse os anões perderia sempre guerras contra homens e elfos e facilmente o que não ocorre em lugar algum, e outra levando pela lógica, se o mais alto entre todos tinha 2,41 m, então por que saurom não poderia ter 3 a 3,5 metros de altura, os valara ums 4 a 4,5 e erú uns 5 a 5,5 metros, hehehe, lógico que são hipotese mas creio que saurom não tinha mesno de 3 metros de altura.

Altura nada significava mesmo. E também não acredito nessa hierarquia de estatura. A essência e o poder é que tinham sentido. Sauron tinha aquela forma corpórea só pra amedontrar, ele poderia ter a forma de um rato, e ser tão maligno quanto antes.
 
Porém, essa é apenas sua opinião pessoal (não que eu discorde), mas cabe também entender que a idéia de "altura" é historicamente ligada a idéia de "majestade", e isso não pode ser ignorado. =]

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo