• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Altura

A maça de Saurom não era gigante a ponto de arremessar 5 soldados de uma vez ela era no máximo no filme do tamnaho de elendil até um pouco menor, ele arremessa 5 de uma vez na visão do PJ, pra mostrar algo como um tipo de poder oculto utilizado pelo saurom para fazer aquele estrago monstruoso, assista o filme e preste atenção direitinho, a massa não era tão grande assim.

E voltando ao Topico em tolkien é claro que Altura é sinonimo de poder por issao essa discurssão, devo citar a exceção dos anões que são pequenos porem muito robustos e por isso são poderosos e os hobbits em termos fisicos são fracos, a ele é mais dirigido a inteligencia agilidade e furtividade, enuqnato um trol mata com um ataque e esse ataque é demorado o hobbit mata com 6 só que rapidos ta entendendo mais ou menos isso.

O que você sempre esquecem é que não dá pra usar o filme como base para discutir a obra.
Porque?
Por que o filme em muitos casos foi adaptado segundo a visão de seu diretor, ou seja, nem tudo o que aconteceu no filme pode não ter acontecido no livro. Nem tudo o que é mostrado no filme é mostrado da mesma forma no livro.

Qual o problema de que no filme SAuron tivesse 12 km de altura e com um soco acabasse com metade do exército da aliança??? Nenhum!!!

Em um filme coisas como tamanho, força, escuridão, medo... são relacionadas ao que é mal.
Ali, com Sauron maior e com os humanos menores, Ele mais forte e os humanos mais "fracos", fez as pessoas que não leram o livro entender que a luta contra Sauron foi terrível. que Sauron com o Anel era poderoso demais.

MAs nós que lemos os livros sabemos que não foi bem assim....
Não dá pra discutir um pelo outro.
 
Na verdade são doiis assuntos diferenes.

O que Pj queria passar com aquela cena.

E o que e porque Tolkien fazia seus Reis e outras coisas de forma grande e majestosa... (essa aqui já bem discutida nesse tópico)
 
Bem a primeira ele queria mostrar que Saurom era poderosissimo para os leigos e que le não poderia voltar de jeito nenhum. Saurom é sim poderosissimo mas da forma que o Pj passou não, ele exagerou um pouco, e seu tamanha creio que tem uma certa logica tendo em vista a altura ser sinonimo de poder em tolkien.
 
Mas, tem exceções: Eldar. Os noldor não eram tão altos quanto os Edain. Porém, eram mais poderosos e majestosos certo?
 
Não, eles eram mais altos, e mais majestosos. Raros exemplos de humanos foram mais altos, como Tuor. No entanto, isso apenas ressalta as virtudes de Tuor, por exemplo, mas não é algo generalizado.
 
Não, eles eram mais altos, e mais majestosos. Raros exemplos de humanos foram mais altos, como Tuor. No entanto, isso apenas ressalta as virtudes de Tuor, por exemplo, mas não é algo generalizado.

Mas Elessar, os elfos eram mais baixos qeu os humanos. Quase certeza....estou sme os livros aqui. Mas, por exemplo: Niniel, eram mais alta que todos os guardas que a acompanharam até Nargthrond.
Mas, vou procurar sorbe isso.
Tipo, os Edain e os Dunedain eram sim mais alts. Não eram?
Ok, te dou certeza de noite.
 
Só pra deixar claro, lembrem que em "O Senhor dos Anéis", é dito várias vezes como Aragorn parece mais alto e austero depois de determinada atitude ou com tal vestimenta.

Acho que em relação a altura Tolkien devis estar usando aquelas ideia que pode ser encontradas por exemplo n"Os trabalhos e os dias" de Hesíodo, com suas gerações de homens, sendo que os homens da idade de ouro eram puros ( que hesíodo se referia como os guardiões), sabios mais vigorosos e maiores, os de prata um pouco menos e os de bronze seriam os heróis ( como Aquiles ), a ultima humanidade é a da idade do Aço, que é mediocre e pequena. . .

Na verdade, a última Idade é a de Ferro. A liga de aço é uma descoberta relativamente recente (séc. XVII se não me engano...). Os gregos do século V a.C. (como Hesíodo) não conheciam o aço.

Como coloquei desde o início, eu não discordo da opinião de vocês, de que, pensando hoje, ou na prática, a altura não tem importância

Eu discordo. :mrgreen:

Abraços. =]
 
A questão da altura relacionada a majestade é uma construção histórica, e remete a nada mais que a força física primordial, isso seria algo advindo de um período arcaico da humanidade, como paleolítico, que sobreviveu (por ser "natural"). Não precisamos enfocar exemplos "factuais", nem nada do tipo, seria um tanto quanto trabalhoso e inútil descontruir desta forma essa questão.

(obs: Kainof, adoro ler Sartres, até mesmo Foucault é tolerável, no entanto, são todos "crias" de algo maior, Nietzsche, hehehe)
 
ACHEI!!!!

Bom, Galadriel, a mais alta das eldar, tinha 1,90 de altura (seis pés e dez polegadas). (diz isso nos Contos Inacabados- medidas numenoreanas)

Galadriel era tão alta (se não mais) que Celeborn. (SdA- Lothlorien)

Celeborn era um linda (um dos teleri), e era considerado alto entre eles. (Contos-medidas novamente)

Se Celeborn era considerado alto entre os Teleri, e não possuia mais do que 1,90, a média dos teleri deveria ser no máximo 1,80 certo?

É dito que, os Noldor eram um tanto maiores em compleição e altura. Então...deveriam ter (por pura lógica) uma média de altura de 2 metros. Praticamente a mesma altura dos Dunedain.

Ou seja: Dunedain era tão altos quanto os eldar. =D
 
Irrelevante. Não estou discutindo o conceito subjetivo de nobreza.

Estou afirmando que em Tolkien, os mais nobres - objetivamente falando - são mais altos sim senhor, independente do que você (no sentido amplo de todos os fãs) considera nobre. É irrelevante o que você considera nobre, é relevante o que Tolkien, em suas obres, afirma ser nobre e estes sim são mais alto e mais longevos (e normalmente com olhos cinzentos).

Sintetizando; nas obras (como também nos filmes) a altura nos remete a majestade, ao poder. Altura é sinônimo de poder.

Abraços.

Ok, mas e onde Sauron se encaixa nisso? Ou ele é mais baixo que os seus iguais tb? Pois penso que ele tb é uma degeneração, assim como a sofrida pelos homens e pelos elfos.. ele é a própria degeneração...

Sauron possui nobreza? Possui poder, e sim, esse aspecto que foi defendido primordialmente, eu concordo. Altura é sinônimo de poder, mas de majestade, não sei se é possível realmente afirmar essa condição. Mas sei lá tb.. não quero me meter entre os grandes :mrgreen: Foi só uma dúvida que surgiu...:roll:

Quanto a exemplos que deram dos titãs e afins, acho que não cabe aqui.. estamos discutindo como era a altura para Tolkien.. até pq os titãs afinal de conta não dominaram o mundo :P E se é para falar de altura E nobreza, nada melhor que Golias e Davi.. capiche?


Eu discordo. :mrgreen:

Nhó, que graça.. ele é mais majestoso que nós, simples mortais, pq possui genes que mandaram ele crescer um montão... que fofo..:obiggraz: *aperta a bochecha*

Eu, nesse aspecto, sou a escória sub humana do mundo :mrgreen: :confete:
 
É verdade. Os Edains são mais altos que os Elfos.

Os Altos Homens, ou "Edain", tendem a ser mesmo mais altos que os Elfos. Homens atingem de 1,80 m a 2,10 m de altura.

Homens Comuns são menores. Homens atingem de 1,65 m a 1,90 m, mulheres de 1,50 m a 1,70 m.
Olha só.
 
Eu SABIA!! Tinha certeza disso. Os Noldor eram quase da altura dos Edain, mas, o motivo de Turin ser chamado de homem elfo não era pela sua altura, e sim, pela sua beleza. Eu me matei medindo Galadriel e agindo por lógica...e deu (por lógica) que os Edain e Dunedain eram mais altos...afinal, Celeborn, considerado alto entre os linda, tinha 1,90 no mááximo, Elendil 2,40m. Ok, Elendil é apelação, mas Aragonr teria dois metros. E...os Dunedain estavam diminuindo..então, em Numenor, eles teria a média de 2m de altura.
 
Vou repor parte do meu post na página anterior:
Nos Contos Inacabados, no texto sobre "Medidas lineares numenoreanas", Tolkien explica que a medida conhecida como ranga (passo grande), o "metro" numenoreano, era mais comprida que uma jarda, atingindo 38 polegadas (exatos 96,52 cm). O texto diz que "a 2 rangar chamava-se freqüentemente "altura de Homem", o que a 38 polegadas, dá uma altura de 6 pés e 4 polegadas. Fazendo a conversão, vemos que a altura média dos numenoreanos era de 1,93m. Altos? Sim, mas menos altos do que já haviam sido, pois "isso passou-se numa data tardia, quando a estatura dos Dúnedain parece ter diminuído (...). Diz-se, no entanto, que os grandes povos do passado eram os mais altos dos homens.
 
Ok, mas essas medidas viriam da época de explendor (e queda) de Númenor certo? Ou de Gondor, já que o capítulo está após o "Desastre nos Campos de Lis"? Pois, assim, confime a média de dois metros no início da segunda era certo?


PS: Droga, sou baixinho perto de Turin e Tuor.
 
É como vc disse Neithan, a altura média do povo de Númenor devia ser por volta dos 2,0m isso que eu pus aí em cima fala dos Dúnedain da 3º Era, se bem me lembro.
 
Exato!

Dunedain, no inicio da Terceira Era: 1,90m
Dunedain, no início da Segunda Era: 2,00m
Edain: 2,10m???
Teleri: 1,80 média (por lógica, já que Celeborn tinha 1,90 e era considerado alto)
Noldor: 2 metros?
Elfos Silvestres: não é dito, mas é dito que eram menores que os altos-elfos (:sacou:) então, 1,70m talvez.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo