Bem, muitas vezes que Tolkien se refere à altura, não é a altura fpisica, mas sim à altura, digamos que espiritual, é um sentido de realeza, por exemplo, quando Tolkien descreve o encontri de Arargon com Eowyn, Tolkien diz que ele a achou alta, se ela fosse alta físicamenete, Arargon não teria a achado alta, pois ele apenas verificaria que era tinha uma altura elevada.
Outra coisa, por exemplo, quando Tolkien se refere Altos-Elfos, eu não interpreto que o mestre queira dizer que os elfos sejam atos-não que eles não sejam- mas que teria um sinônimo de Nobres-Elfos. Quando ele diz que Galadriel eram a mais Alta das elfos, eu interpreto como sendo a mais nobre dentre dotas as elfos.
Mas isso é um fator também cultural, pois para a nossa sociedade, nobreza é sinônimo de beleza, de perfeição, por isso Tolkien relata os númenorianos e os Elfos, como sendo belos e altos, pois na nossa sociedade, muitas vezes o baixinho è descriminado...
Mas acho que Tolkien poderia também não dar muita importância a altura física, pois se fosse assim, os anões seriam pobres mendigos, e não viveriam em palácios reluzentes, cobertos de ouro, e Tolkien não daroa tanata importânia aos anões, como ele dá em sua obra.