• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Altura

Skylink

Squirrle!
Um negócio engraçado que eu notei é que quanto maior a importância e a majestade de uma pessoa, amsi alta ela é. Tuor era o mais alto dos homens, "os filhos dos numenorianos eram mais altos que os mais altos filhos dos homens", "e então ela cresceu a uma altura incomensuravel", e ele cresceu em altura e majestade(caso algo esteja diferente, é porque eu estou sem os livros). Por acaso a altura significava algo para Tolkien?
 
Nao em especial. A maior prova disso sao os hobbits, sua principal criação.
 
Tolkien descrevia Húrin como atarracado...
Ou seja, o grande guerreiro inabalável, que matou 70 trolls, não passava de um baixinho....
 
Lembre-se que também pode expressar-se como alguém sendo alto, por ter a majestade a que você referiu, não sendo necessariamente que ele tenha determinada estatura. Algumas vezes diz-se que a pessoa é alta, por seu estado de superioridade moral ou outra coisa. É o mesmo caso quando Tolkien diz que um mortal tem a aparência de um senhor élfico. Não quer dizer que ele tenha orelhas pontudas e não tenha nenhuma verruga ou pinta no rosto, mas que suas maneiras são de alguém nobre.
 
Isso aí. Não me lembro do trecho exato, mas quando Aragorn olhou no Palantír e se revelou a Sauron, não é dito que ele parecia "maior", "com uma majestade ainda maior"... Na maioria das vezes é mais um sentimento que uma transformação física.
 
Ok, mas eu não falo da altura espiritual. Me refiro a certas partes como o fato de Galadriel ser a mais alta elfa de Aman e os Numenorianos serem mais altos que os mais altos da terra média.
 
Eu acho que o Tolkien dá uma certa importancia a altura sim, parece representar uma certa qualidade sim, com exceção dos hobbits.

Ele parecia ter uma certa obcessão. Será que Tolkien era baixinho? :wink:

Mas tipo, reparem:

-Os Valar, são tido como os mais altos, provavelmente a ressaltar sua imponência como poderes. Estando acima de todos em Arda.

-Os elfos, são a elite de Arda e a raça mais alta também. Sendo que Thingol é colocado como o mais alto dos filhos de Eru.

-Já os humanos, no início é tido que tinham a mesma altura dos elfos, mas com o passar do tempo e com a corrupção humana, eles foram perdendo a altura (provavelmente p/ ressaltar a idéia de queda e diminuição da raça humana no sentido moral e espiritual). Já os numemorianos, recebem a graça e proteção dos Valar, colocando-os com a altura inicial provavelmente. Mas acredito que depors da destruição de Númenor, os dunedain passam a diminuir de altura.

:)
 
Bem, muitas vezes que Tolkien se refere à altura, não é a altura fpisica, mas sim à altura, digamos que espiritual, é um sentido de realeza, por exemplo, quando Tolkien descreve o encontri de Arargon com Eowyn, Tolkien diz que ele a achou alta, se ela fosse alta físicamenete, Arargon não teria a achado alta, pois ele apenas verificaria que era tinha uma altura elevada.

Outra coisa, por exemplo, quando Tolkien se refere Altos-Elfos, eu não interpreto que o mestre queira dizer que os elfos sejam atos-não que eles não sejam- mas que teria um sinônimo de Nobres-Elfos. Quando ele diz que Galadriel eram a mais Alta das elfos, eu interpreto como sendo a mais nobre dentre dotas as elfos.

Mas isso é um fator também cultural, pois para a nossa sociedade, nobreza é sinônimo de beleza, de perfeição, por isso Tolkien relata os númenorianos e os Elfos, como sendo belos e altos, pois na nossa sociedade, muitas vezes o baixinho è descriminado...

Mas acho que Tolkien poderia também não dar muita importância a altura física, pois se fosse assim, os anões seriam pobres mendigos, e não viveriam em palácios reluzentes, cobertos de ouro, e Tolkien não daroa tanata importânia aos anões, como ele dá em sua obra.
 
Concordo contigo Saradoc Flashman! Os Altos Elfos eram Nobres Elfos, os mais sábios. Só tenha minhas dúvidas qto à Arwen; naquele momento acho que era relativo a altura física sim.
 
Segundo o que eu me lembro do contos inacabados, Galadriel era sim a mais alta das elfas de Aman. Quanto a altura espiritual, eu concordo que ele muitas vezes se referia a ela. Só que em alguns casos como o de Elendil, dos numenoreanos e de Galadriel ele se referia a altura física além da espiritual. Pra mim parece que existe uma relação entre altura física e espiritual (no caso de humanos e elfos).
 
Skylink disse:
Segundo o que eu me lembro do contos inacabados, Galadriel era sim a mais alta das elfas de Aman. Quanto a altura espiritual, eu concordo que ele muitas vezes se referia a ela. Só que em alguns casos como o de Elendil, dos numenoreanos e de Galadriel ele se referia a altura física além da espiritual. Pra mim parece que existe uma relação entre altura física e espiritual (no caso de humanos e elfos).

Acho que Tolkien, usou isso como uma espécie de artifíco literário, por exemplo, acho que Tolkien, poderia ter imaginado que quanto mais uma pessoa é nobre em espírito, mais alta em estatura ela seria, mas quando ele se referia aos númenorianos e a Galadriel, acho que queria dizer em altura espirirtual, pois seria inútil, Tolkien se referir a altura física, pois penso, que Galadriel ser maior em estatura que os demais elfos, não fazia dela mais importante que os mais baixos.
 
Lembra dum nome dela que significa Mulher homem :?: Ao que você acha que se deve esse fato :?: 8) 8)
 
Altura para Tolkien

O maior triunfo de Tolkien em relação a altura, é ele ter colocado os hobbits pequenos. Ele provou que altura não é importante, e sim o valor que cada pessoa carrega. Acho que todo esse lance sobre altura, só serviu para realçar mais a importância dos hobbits. :D
 
eiii..nao se esquecam dos anoes!!!
eles tambem sao baixinhos criados por SALVE AULE!! e sao importantissimos!
 
Skylink disse:
Lembra dum nome dela que significa Mulher homem :?: Ao que você acha que se deve esse fato :?: 8) 8)

Bem, esse nome significa, não que ela se parecesse fisicamente com homens, mas sim que sua fibra, seu espírito, se parecia com espírito de um homem, pois acredito eu que que se ela fosse parecida fisicamente com um homen, nem hobits, nem anões ou homen algum, a acharia bela, e não é isso que acontece nos livros de Tolkien.
 
Bem, esse nome significa, não que ela se parecesse fisicamente com homens, mas sim que sua fibra, seu espírito, se parecia com espírito de um homem, pois acredito eu que que se ela fosse parecida fisicamente com um homen, nem hobits, nem anões ou homen algum, a acharia bela, e não é isso que acontece nos livros de Tolkien.

Ok. Mais uma tentativa: Porque Tolkien disse então, que ela era alta e rivalizava-se com os atletas do eldar. Não se esqucendo também que ela era uma das mais sabias de Aman (ou a mais sabia) e perdia em poder e sabedoria apenas para Fëanor.
 
Skylink disse:
Ok. Mais uma tentativa: Porque Tolkien disse então, que ela era alta e rivalizava-se com os atletas do eldar. Não se esqucendo também que ela era uma das mais sabias de Aman (ou a mais sabia) e perdia em poder e sabedoria apenas para Fëanor.


Err....perdia em poder e sabedoria para Fëanor?

Hmmm...Fëanor era sem duvida nenhuma muito habilidoso e excelente orador. Mas sábio? :?

Nós vemos que as atitudes deles ao longo da obra não são nada sábias, aliás ele é sempre um inconsequente. :wink:
 
Skylink disse:
Ok. Mais uma tentativa: Porque Tolkien disse então, que ela era alta e rivalizava-se com os atletas do eldar. Não se esqucendo também que ela era uma das mais sabias de Aman (ou a mais sabia) e perdia em poder e sabedoria apenas para Fëanor.
Glaurung disse:
Fëanor era sem duvida nenhuma muito habilidoso e excelente orador. Mas sábio? Nós vemos que as atitudes deles ao longo da obra não são nada sábias, aliás ele é sempre um inconsequente.
Sem falar que não podemos afirmar categoricamente que Galadriel foi sempre sábia. Ela é uma personagem bem nebulosa, pelo que podemos constatar pelo que é relatado nos Contos Inacabados. Ela cometeu inúmeras besteiras no decorrer do tempo, dentre elas, seguir Feanor no exílio [apesar desta história nunca ter ficado clara na cabeça de Tolkien se ela participou ou não do fraticídio]. Somente com o SDA, na Terceira Era, parece que Galadriel realmente toma um prumo, adotando a postura de sábia. Assim, foram necessárias 3 eras para que ela amadurecesse.
 
Skylink disse:
Bem, esse nome significa, não que ela se parecesse fisicamente com homens, mas sim que sua fibra, seu espírito, se parecia com espírito de um homem, pois acredito eu que que se ela fosse parecida fisicamente com um homen, nem hobits, nem anões ou homen algum, a acharia bela, e não é isso que acontece nos livros de Tolkien.

Ok. Mais uma tentativa: Porque Tolkien disse então, que ela era alta e rivalizava-se com os atletas do eldar. Não se esqucendo também que ela era uma das mais sabias de Aman (ou a mais sabia) e perdia em poder e sabedoria apenas para Fëanor.

Bem, não me lembroe de ter visti essa passagem na obra de Tolkien, sobre ela rivalizar com os atletas de Aman, siceramente não me lembro.
De onde você tirou isso???
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo